quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ACADEMIA FIG DE GINÁSTICA ACROBÁTICA NO PANAMÁ 
BATE RECORD DE PARTICIPANTES






Treinadores de Ginástica Acrobática da América do Sul e América Central participaram de 30-09 a 08-10 da Academia FIG de Ginástica Acrobática Nível 1 no Panamá.

Para quem não conhece ou ouviu falar da Academia FIG, é um projeto da Federação Internacional de Ginástica  (FIG) que tem por objetivo capacitar treinadores de todo o mundo em todas as modalidades de Ginástica. O curso é dividido em três níveis, dura uma semana em média e é realizado uma vez por ano.

Participantes de 6 países, entre eles o Brasil, tiveram uma semana intensa de estudos e intercâmbio. As aulas teóricas foram sobre Anatomia, Biomecânica, Psicologia e Teoria do Treinamento. As aulas práticas foram divididas em elementos estáticos e dinâmicos, onde foram mostradas as metodologias de ensino para realização de diversas figuras, e elementos individuais acrobáticos. Para esses cursos a FIG convida experts para ministrar os conteúdos. Lourenço e Vanda Videira, ambos de Portugal, atuaram como experts da Academia nas aulas práticas. Eles são treinadores consagrados com medalhas em campeonatos panamericanos, europeus e mundiais de Ginástica Acrobática. Eu (Andrea João) fiquei responsável pela maioria das aulas teóricas e pela preparação artística (coreografia). Além da metodologia foram ensinados exercícios de preparação física específico para os elementos ensinados.




                                                                                       Vanda, Andréa João e Lourenço (experts )

Ao final da Academia os alunos são submetidos a exames teórico e prático. O resultado foi excelente o que deixou professores e alunos muito felizes. O curso foi organizado pela Federação Panamenha de Ginástica que não mediu esforços para que tudo desse certo.

Conheci os treinadores brasileiros de Ginástica Acrobática que participaram do evento. Nelson Araujo, Alexandre Pereira, Raphael Andrade, Nelson Junior e Marcia Janete fizeram bonito no curso.

Esta foi a Academia com maior número de participantes, e isso já pode ser um sinal de que a Ginástica Acrobática na América veio para ficar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário