quarta-feira, 28 de maio de 2014

ENCERRA HOJE ACADEMIA FIG DE GINÁSTICA RITMICA NA COLÔMBIA
Adelina Magedanz e Christiane Mogk são as representantes do Brasil em Cali

 Andréa João, Adelina Magedanz, Marta Bobo, Christiane Mogk e Nadya Alexandrova

       UFA!! Termina hoje o curso de capacitação para técnicos de alto rendimento de ginástica rítmica da Federação Internacional de Ginástica "FIG ACADEMY GR NÍVEL 2", na Colômbia. 
          Para quem não conhece, este é um programa criado pela Federação Internacional que visa capacitar treinadores de alto rendimento de todos os países em todas as modalidades de ginástica. Neste caso a modalidade é a ginástica rítmica. O curso é dividido em 3 módulos de 8 dias cada, que inicia pelo nível 1 e vai aumentando de dificuldade a cada ano até o nível 3. A FIG convida experts para ministrar o curso. São ensinados conteúdos teóricos de Anatomia, Fisiologia, Teoria do Treinamento, Psicologia e Biomecânica e conteúdos práticos tais como equilíbrios, saltos e giros com os aparelhos arco, bola, maças e fita, ballet, preparação física e metodologia dos elementos da ginástica rítmica, além de composição de rotinas e uma novidade que é a classe de música. Eu fui a responsável por ministrar todas as aulas teóricas além de coordenar as diversas atividades do curso em colaboração com a FIG. As experts Marta Bobo da Espanha e Nadya Alexandrova (Búlgara que mora na Grã-Bretanha) ministraram as aulas práticas. O curso tem prova teórica e prática onde as alunas tem que apresentar um elemento da GR explicando a anatomia, metodologia, biomecânica e preparação física mostrando a aplicação da teoria na prática. A nota mínima para passar de um nível para o outro é 60% do total dos pontos.
          A FIG oferece duas vagas por país e os participantes recebem estadia, alimentação, curso e material didático tais como manuais e Cds, gratuitamente, devendo apenas pagar a passagem até o país anfitrião. As participantes brasileiras são Adelina Magedanz, do Paraná e Christiane Mogk de Santa Catarina. Conversando comigo Christiane disse que gostou muito da experiência, e que os elementos de dificuldade ensinados no nível 2 foram mais úteis, uma vez que o Brasil já tem um certo nível de conhecimento e os conteúdos do nível 1 foram mais básicos. A mais jovem brasileira da GR a participar da Academia, Adelina (que está grávida), falou da importância deste curso para seu clube (AER Sadia-Paraná) e para o crescimento da ginástica brasileira. Ela ressaltou ainda que o curso ajudou a refrescar conceitos que já havia esquecido, além de chamar a atenção para aspectos do treinamento que no dia a dia vão sendo deixados de lado pelos treinadores. Destaque para Luiz Eduardo da Colômbia, único representante masculino. 
          A presidente da Federação Colombiana, Cecilia Sabogal, está muito feliz em sediar o evento e com a oportunidade de capacitar as treinadoras do país. Já está inclusive preparando o nível 3 para o próximo ano.
         O clima é de muita cordialidade entre as técnicas de vários países, que além de aprender com o curso tem uma ótima oportunidade de intercâmbio entre elas.
          Estou muito feliz e agradecida à FIG por me dar mais essa oportunidade, pois sigo aprendendo, conhecendo e trocando experiências com treinadores de várias partes do mundo, e evoluindo como profissional, resultando em poder dar melhores aulas para meus alunos na universidade- UFRJ. Daqui, eu e Nadia Alexandrova seguimos para o México, para a "ACADEMIA FIG DE GR NÍVEL 1".













Nenhum comentário:

Postar um comentário