sexta-feira, 24 de abril de 2015

Acampamento de Ginástica Rítmica do Programa de Idades da FIG

O Programa do Grupo de Desenvolvimento e Competição FIG por idade foi desenvolvido para Ginástica Rítmica em 2014 e agora está sendo introduzido em sessões de treinamento ao redor do mundo. É análogo ao programa que tinha sido desenvolvido para Ginástica Artística Masculina e Feminina e que foi introduzido em 49 sessões de treinamento ao redor do mundo nos últimos três anos, com outros nove previstos para o mês que vem.

O terceiro camping de treinamento para a introdução da ginástica rítmica foi organizada pela Federação de Ginástica da Guatemala no Gimnasio Federación Nacional de Gimnasia na Cidade da Guatemala de 18 a 20,  de abril 2015.

As primeiras duas dessas sessões de treinamento, introdução e acampamentos foram sediados pela África do Sul e Singapura para federações membros da FIG em sua região. Com a conclusão deste terceiro acampamento, 63 treinadores de 26 países já participaram dessas sessões.

A Federação Internacional de Ginástica (FIG), com o apoio financeiro do Comitê Olímpico Internacional (COI) convidou 15 federações da América Central e do Caribe para participar com financiamento integral. Nenhum dos países do Caribe de língua Inglesa escolheu participar. No entanto, vinte e seis treinadores de nove federações participaram - Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Porto Rico e Venezuela. Andrea João do Brasil, que servirá como líder e expert FIG para atuar em seguida na Academia nível 1 de Ginástica Rítmica, financiou-se para assistir a estes dias extras. Foi bom também ter Nicarágua participando de um evento FIG pela primeira vez.

O programa FIG Faixa Etária inclui um programa de testes e monitoramento para habilidades físicas específicas da Ginástica Rítmica e elementos  técnicos e habilidades de manuseio dos aparelhos, bem como um programa completo de competição com regras modificadas para cada faixa etária e exercícios de competição com conteúdo obrigatório para todas as idades. Ele também inclui uma variedade de informações adicionais relacionadas com o desenvolvimento de um programa de ginástica sistemático que pode levar a alta performance e compreensão das questões relacionadas com a formação intensiva em idades jovens.

Expects FIG: Helena Dias, Hardy Fink e Nadja Alexandrova


O conteúdo técnico do programa foi desenvolvido em conjunto pelo ex-treinador búlgaro e British National Academy e pelo grupo de trabalho especializado: Nadya Aleksandrova e freqüente expert da FIG Academy e a juiza internacional Eunice Lebre sob a orientação de Hardy Fink, o Diretor de Programas  Educacionais da Academia FIG, que assegurou que a filosofia e formato refletiria a de outros programas educacionais da FIG.

Os experts foram Hardy Fink como  líder, Nadya Aleksandrova da Grã-Bretanha e Helena Dias de Portugal, outra expert freqüente da Academia FIG. Nadya e Hardy viajaram para a Guatemala diretamente  de uma Academia  nível 3 na Colômbia e Nadya e Helena ficaram depois para uma Academia FIG  nível 1 na Guatemala. Cada um deles apresentou diferentes componentes do programa de faixa etária e Hardy Fink apresentou aulas teóricas adicionais para melhorar a compreensão e educação dos treinadores participantes. Apresentou a filosofia FIG sobre treinamento intensivo de crianças e como melhorar a qualidade e evitar lesões.

As federações participantes vão agora estudar os componentes deste novo programa oferecido pela FIG com seus líderes da federação e decidir se desejam adotar e implementá-lo em seus países e regiões.

                                                                Participantes

Se a decisão for positiva, então para cada federação será oferecido um amplo campo de treinamento de 5 dias em seus próprios países, para que mais treinadores e ginastas possam ter acesso à informação e ter o seu progresso monitorado em um acampamento de seguimento um ano depois. A FIG irá incorporar o aprendizado e as observações destas sessões introdutórias e fazer pequenas modificações e melhorias para o programa, se necessário.

A hospedagem e apoio da Federação de Ginástica da Guatemala foi excelente. A Presidente Genit Maldonado de Sandoval estava presente com freqüência para assegurar que o evento corresse bem e sua filha  e Treinadora  Nacional, Barbara Sandoval garantiu que todas as necessidades fossem preenchidas e um grupo de nove excelentes ginastas de demonstração.

Um camp adicional do programa de faixa etária será realizado no final do ano e no início de 2016. Entretanto, o programa Academia FIG continua este mês com academias na Guatemala para a ginástica rítmica e em Cuba e Namíbia para Ginástica Artística. Um acampamento de faixa etária para a Ginástica Artística Masculina e Feminina foi realizado no Uruguai e mais nove estão programados na América em lingua espanhola nas próximas quatro semanas.
Fonte: FIG website

Nenhum comentário:

Postar um comentário