quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

CARNAVAL 2018 
UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA

Este ano resolvi fazer algo diferente da minha rotina. Aceitei o convite para coreografar as guardiãs de mestre sala e porta bandeira da Escola de Samba Império Serrano do Rio de Janeiro. 
A ideia do carnavalesco Fábio Ricardo era realmente inovar, levando para avenida meninas que pudessem representar a dança chinesa com fitas através de uma coreografia que seria realizada durante o deslocamento do primeiro casal de mestre sala e porta bandeira. 
Essa inovação na verdade era um risco já que esse quesito conta pontos para a escola. Para vocês entenderem melhor, as guardiãs deveriam evoluir durante o deslocamento do casal, porém quando eles chegam em frente ao jurados é o oposto, o casal deve mostrar toda sua evolução enquanto as guardiãs devem ficar imóveis. 
Sem pensar duas vezes aceitei o desafio, pois essa é a minha marca registrada. Daí fizemos algumas reuniões e comecei a conhecer pessoas incríveis. Os primeiros da lista foram o William (assistente do carnavalesco) e a Rita (responsável por nos dar todo suporte). 
Aí foram definidos o número de guardiãs, locais e estrutura para os ensaios, fantasia etc...

e fui a alguns ensaios na quadra da escola, onde conheci mais pessoas lindas como o João Machado (coreógrafo do casal) a Raphaela Caboclo e o Feliciano, primeira porta bandeira e mestre sala. 
                                                   Willian Costa, Raphaela e Feliciano

Fiz então o convite a várias ex-ginastas para compor a equipe. Na primeira reunião com o Fabinho (carnavalesco), foi explicado às meninas qual seria a função das guardiãs no desfile. 

                              Paula, Priscila, Nense, Camila, Grace, Isabella, Gisele e Khadine

O próximo passo foi experimentar as fantasias e fazer as adaptações necessárias para a performance com as fitas. 

 A maior preocupação era a cabeça, que estava linda, mas poderia atrapalhar os movimentos de círculos se os braços passassem muito próximo às orelhas. Então disse pra elas: - esqueçam a técnica da GR e façam em diagonal, kkkk, ou seja, tudo ao contrário do que suas técnicas sempre mandaram.

Outra novidade para nossas guardiãs foi quando pedi que usassem duas fitas, uma em cada mão. Vocês sabem que na Ginástica Rítmica se usa apenas uma fita. E não parou por aí, também trocamos o tecido, a largura e o comprimento da fita. Tudo para se adequar ao carnaval e dar o melhor visual possível na avenida. 

Por fim começaram os ensaios nas madrugadas. Foi um mês intenso. Começávamos as 23h e ia até as 2:00 da manhã. E no dia seguinte... claro, trabalho normal. 

Enfrentamos todas as dificuldades que vocês podem imaginar. a primeira e possivelmente a mais estressante, seria a dúvida do que fazer caso chovesse ou ventasse no dia do desfile. O mais óbvio seria fazer mãos livres, mas queríamos muito usar as fitas, já que era o grande diferencial das guardiãs. 

Então decidi, e convenci as meninas de que mesmo se chovesse iríamos usar as fitas. Mas como? Fomos para a avenida treinar debaixo de chuva. Cortei todas as fitas e pedi que elas fossem fazendo a "coreô" do início ao fim da avenida. Parecíamos umas loucas, mas sabe que deu certo! Elas já estavam feras em manejar fitas na chuva, kkkk, tadinhas, mas também terminaram mortas de cansaço e com os braços arrebentados, porque as fitas molhadas pesavam muito mais. 

Bom, pelo menos para chuva já tínhamos uma solução, mas o que fazer se estivesse ventando?? Para isso não consegui uma solução, então o negócio era rezar para não ventar. 

Justiça seja feita, a Rita e a Maria (sua filha) nos ajudaram o tempo todo, desatando nós de fitas, levando água, lanches, fabricando cabeças de papelão para simular a altura da cabeça da fantasia, levando caixa de som e muitas ajudinhas mais. 

Treinamos com a comissão de frente, com o casal de mestre sala e porta bandeira e revezamos espaço na avenida com comissões de frente de várias escolas. E assim foram os ensaios até o grande dia.

Como se não fossem poucas as adversidades enfrentadas, na véspera do desfile faleceu uma quase tia mãe de uma grande amiga. E outro tio estava muito mal no hospital, e veio a falecer logo depois do desfile. Confesso que isso tirou muito minha alegria, mas não deixei transparecer para que as meninas curtissem esse momento. 

Véspera do desfile - Nosso último treino foi tenso. Reconheço que fui dura com as meninas mas elas corresponderam e se empenharam bastante. 

Precisávamos acertar a entrada e saída dos jurados e a pose que ficariam paradas. E ainda executar a coreografia sem erros. O maior desafio era ficar estática os dois minutos da apresentação do casal para os jurados, elas ficavam muito cansadas. Enfim decidimos a pose e no fim do ensaio tudo tinha dado certo. UFA! 

Guardiãs : Nense, Paulinha, Lara, Giovana, Renata, Camila, Isabella, Khadine, Gisele, Iasmin e Tati

No próximo post vou mostrar como foi a nossa preparação no dia do desfile. Bjos





Nenhum comentário:

Postar um comentário