quarta-feira, 28 de julho de 2021

 

QUEM SÃO OS GINASTAS MAIS COMPLETOS DO MUNDO?

A Resposta Foi Revelada hoje na Final do Individual Geral da Ginástica Artística Masculina



Depois de virar duas noites e cair da cama as 6 da manhã por dois dias seguidos, meu cansaço foi superado quando despontou na tela o ginasta Diogo Soares, abrindo a competição individual geral da ginástica.

Esse é o formato de competição que abriga os ginastas mais completos, justamente porque TODOS tem que participar de TODAS as provas (no masculino são 6 no total). Quem chega até aqui é porque ficou entre os 24 melhores na classificatória, sendo permitido apenas 2 por país.

Diogo iniciou com um salto muito bem feito. Na sequência o coração disparou com Caio Souza nas argolas dando poucas oportunidades para os árbitros de tirar-lhe pontos. Para colocar pressão Caio finalizou o primeiro rodízio em 3º lugar. No salto ele mandou um Tsukahara com tripla pirueta, e marcou mais uma boa impressão.

E nas paralelas Caio presenteou a audiência com uma postura de quem continuava partindo pra cima. Série bem executada com muita técnica e bom grau de dificuldades.

No mesmo aparelho Diogo apresentou sua série como se estivesse no seu melhor dia de treino, demonstrando controle total do que estava fazendo. Um deleite!

Daí fomos para barra com Diogo Soares, e sua total confiança ao passar de um elemento para o outro, demonstrou que o Brasil está nos trilhos certos.

Foi demais também assistir o Caio tratar a barra como sua parceira e aliada. O ginasta teve um pequeno problema ao finalizar um exercício fora da vertical mas com sabedoria, contornou a situação e finalizou a série com sucesso.

Ah, mas logo perdi o fôlego com o Caio no solo, parece até que competi junto com ele naquela hora. No entanto, nosso brasileiro nem se abalou com uma desequilibrada na chegada da acrobacia e seguiu firma. Ufa!

Masss..... águas rolaram depois disso tudo. No cavalo com alças Caio sofreu uma queda e sua classificação despencou para o 17º lugar. Faz parte do jogo, e não tira o brilhantismo da sua participação. Então bora focar na final de salto que será sua próxima missão.

Enquanto isso Diogo seguia invicto nas apresentações, e cravou, cravou, cravou e cravou tudooooo no solo. Nosso novato estreante não deixou nada a desejar para os mais experientes.

Agora não pense que bastava nossos ginastas capricharem para pendurar uma medalha, porque o japonês Daiki Hashimoto, os chineses Sun Wei e Xiao Ruoteng além dos russos Dalaloyan e Nagorni disputavam a liderança entre si.

Entre um brasileiro e outro podíamos curtir a batalha entre Japão, China e ROC (Rússia). E com tantos expoentes em ação agente acaba até sem saber pra quem torcer.

Durante esse embate ficou marcante a presença de fisioterapeutas, que apareciam em cena entre uma prova e outra dos ginastas, tentando dar um conforto aos atletas e mostrando que o corpo está sendo exigido próximo dos limites.

Competir em todas as provas leva o atleta à exaustão, como pudemos ver em vários momentos da competição. Mas o que leva um ginasta a emprestar seu corpo a tamanho sacrifício? Bem isso é tema para outro post.

O saldo é que foi lindo ver os brasileiros fazendo parte deste seleto grupo de super-heróis da ginástica de alto rendimento.

· 🥇Ouro - Hashimoto Daiki (JPN)

· 🥈Prata - Xiao Routeng (CHN)

· 🥉Bronze - Nikita Nagornyy (ROC)

· 17º Caio Souza - Brasil

· 20º Diogo Soares - Brasil

@andreajoao.gymania

Um comentário:

  1. Eu tb gostei muito dos 2 jovens atletas brasileiros; até incrível que iriam ficar mais bem
    classificados e sofri com eles,mas....é isso aí.....o japones, o chinês e o russo foram excelentes e mereceram as medalhas recebidas
    .Vamos esperar amanhã e torcer por Rebeca, e com nossos (de todos) pensamentos positivos; tenho muita esperança nela. E voce como sempre nos dando uma aula como só você sabe ! Parabéns Andrea, pelos seus comentatarios tão sabios !!!




    ResponderExcluir