FIG assina Memorando de Entendimento do COI
sobre a luta contra a corrupção no esporte
Iniciativa tem como objetivo principal
garantir competições justas
Santo
André (SP) - A Federação Internacional de Ginástica (FIG) reafirmou o
compromisso com a luta contra a corrupção no esporte ao assinar o Memorando
de Entendimento sobre o Sistema de Inteligência de Integridade (IBIS) do
Comitê Olímpico Internacional (COI). O IBIS é uma plataforma digital de
compartilhamento de informações, que permitirá que a FIG e as federações
membros, entre elas a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), possam
obter uma extensa rede de monitoramento e de dados sobre o assunto.
Os objetivos principais dessa iniciativa para competições justas é proteger as modalidades da ameaça ligada às apostas ilegais, apoiar as federações com intercâmbio de informações e criar um quadro de maior transparência, confidencialidade e confiança para todos os usuários. Com isso, a FIG junta-se à outras Federações que já aderiram ao IBIS, tendo em vista os próximos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016. O IBIS está em vigor não somente para as competições de ginástica nos Jogos Olímpicos e nos Jogos Olímpicos da Juventude, mas também para os principais torneios da FIG. O sistema já irá monitorar os próximos Mundiais, em 2015.
A Confederação Brasileira de Ginástica
é patrocinada pela Caixa Econômica Federal.
|
Fonte: Photo&Grafia Comunicação
|
sábado, 27 de junho de 2015
quarta-feira, 10 de junho de 2015
FEDERAÇÕES CRIAM CONSELHO PARA ALAVANCAR O ESPORTE NO RIO DE JANEIRO
Com presença dos Secretários Estadual e Municipal de Esportes foi fundado hoje o Conselho de Federações Desportivas do Estado do Rio de Janeiro- COFDERJ.
Depois de anos amargando uma crise no esporte olímpico do Rio de Janeiro, as Federações Estaduais se uniram para dar um passo ousado que pode alavancar o esporte na cidade olímpica.
Na presença do Secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro, Marco Cabral e do Secretário Municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Marcos Braz, as Federações Estaduais de Atletismo, Aquática, Basquete, Boxe, Futebol de Salão, Ginástica, Handebol e Volley-Ball se reuniram na Vila Olímpica da Rocinha para assinar o termo de Fundação do Conselho de Federações Desportivas do Estado do Rio de Janeiro/COFDERJ.
O Presidente da Federação de Basquete, Alvaro Leonides abriu a sessão com a leitura da ata de fundação da nova entidade. O Secretário Marco Cabral falou dos projetos que o estado tem para auxiliar às Federações e juntamente com o Secretário Marcos Braz garantiram total apoio à COFDERJ.
Marco Cabral, Alvaro Leonides e Marcos Braz
A idéia de unir as Federações para criar uma entidade forte para atrair tanto patrocinadores, como o apoio do poder público, não é nova. As Federações de Volley-Ball, Basquete e Ginástica já tinham feito essa tentativa, e conseguiram até aprovar uma lei municipal do Vereador S. Ferraz para garantir recursos para as Federações, mas infelizmente foi vetada na última instância.
Dado o pontapé inicial, agora é torcer para que esse esforço conjunto impulsione o esporte desde a base até o alto rendimento. Essa é a primeira vez que os poderes estadual, municipal e Federações se unem para trabalhar em sintonia.
Andréa João e Marco Cabral
Parabéns a todos e que essa união seja benéfica e proveitosa para todos os níveis do esporte, "desde o cidadão até o atleta olímpico"
Assinar:
Postagens (Atom)