Bicampeã brasileira e sul-americana de ginástica olímpica, Andréa João conquistou aos 24 anos o posto de treinadora da Seleção Brasileira. De lá pra cá, nunca deixou de estar à frente do esporte, e trabalhou como técnica, árbitro e coordenadora de clubes como o Fluminense, Flamengo e Tijuca na cidade do Rio de Janeiro. Dentre as atletas que estiveram sob seu comando estão Daniela Mesquita, Ane Fernandes, Adriana Andrade, Harumi Ota, Heine Milani, ex-integrantes da seleção brasileira e Soraya Carvalho, várias vezes campeã brasileira e representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.
A carreira de empresária sempre caminhou junto com suas funções no ambiente da ginástica. Mas foi em 1991, que Andréa teve a oportunidade de iniciar seu próprio negócio. E inaugurou na Barra da Tijuca, na academia Akxe, uma Escolinha de Ginástica Olímpica, em que atuava tanto como gestora quanto como professora.
Foi aí que decidiu abrir a firma “Andréa João Promoções Esportivas”, da qual foi diretora (1991 – 2005) e usar o sucesso de sua primeira experiência na área para inaugurar novas filiais de sua escolinha nas Academia Rômulo Arantes, Clube Monte Sinai, Academia Rio Swim e Marina Barra Clube. Presidente da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ) por 16 anos (2000-2016) e comentarista de TV nos principais eventos de ginástica (TV Globo e Sportv), Andréa João é uma das principais referências da ginástica brasileira e internacional. Ministrou mais de 30 cursos como expert da Federação Internacional de Ginástica, em vários países.
Seus mais de 40 anos de experiência vão muito além das atividades práticas. PhD em Ciência do Desporto (Portugal), Mestre em Ciência da Motricidade Humana (Universidade Castelo Branco, 2002), pós-graduada em Treinamento Desportivo (Universidade Gama Filho, 1984) e em Biomecânica (UFRJ, 2005), Andréa é professora do Curso de Educação Física da Universidade Federal do RJ, e coordenadora do projeto de extensão da Ginástica Artística.