sexta-feira, 30 de setembro de 2016


Resultados do Brasileiro e do Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica

Competições das categorias infantil, infantojuvenil, juvenil e adulta foram realizadas em Belo Horizonte (MG)


Da redação, Santo André (SP) - O Campeonato Brasileiro e o XIII Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica foram realizados no Ginásio da EEFFTO, dentro da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG). As competições reuniram atletas das categorias infantil, infantojuvenil, juvenil e adulta.

Confira os resultados completos no endereço: http://bit.ly/2cSw97Z


Clubes participantes
Campeonato Brasileiro: Centro Esportivo Ramiro (RJ), São Paulo Futebol Clube (SP), Sociedade Esportiva Palmeiras (SP), UFMG (MG) e Universidade Federal de Lavras (MG)Torneio Nacional: Centro Esportivo Ramiro (RJ), São Paulo Futebol Clube (SP) e UFMG (MG)

Fonte: Photo &Grafia

sexta-feira, 23 de setembro de 2016



CONFEF se posiciona contra Medida Provisória de reforma do Ensino Médio


O Conselho Federal de Educação Física se posiciona radicalmente contra a Medida Provisória publicada nesta sexta-feira, 23/09, pelo Governo Michel Temer, que altera os parágrafos 1º, 2º, 3º e 7º do Art.26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Com a alteração, a disciplina de Educação Física que antes era prevista em todas as etapas da educação básica (infantil, fundamental e médio) passa a ser obrigatória apenas nos ensinos infantil e fundamental.
O CONFEF considera um contrassenso que no momento em que inúmeras pesquisas apontam o crescimento da obesidade e do sedentarismo infanto-juvenil, e sabendo que a atividade física é a medida mais eficaz para evitar esse mal, o Governo Federal proponha a retirada da Educação Física do Ensino Médio. Sobretudo por se tratar do país que acabou de atravessar a década de megaeventos esportivos, sediando recentemente os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, onde ficou clara a importância da atividade física na manutenção da saúde e da formação cidadã.
A MP ainda terá de ser aprovada em até 120 dias pela Câmara e pelo Senado, caso contrário, perderá o efeito. Desta forma, o Conselho Federal de Educação Física se compromete a fazer todo o esforço possível junto ao Congresso Nacional a fim de rejeitar a medida. Contamos ainda com o apoio dos Profissionais de Educação Física e da sociedade em geral para trabalhar junto aos Deputados e Senadores dos seus respectivos estados a reprovação da proposta.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016


Brasileiro e Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica têm início nesta quinta-feira (22)

Competições serão no Ginásio da EEFFTO, na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG)




Da redação, Santo André (SP) - Vai começar o Campeonato Brasileiro e o XIII Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica. A programação tem início nesta quinta-feira (22) com a cerimônia de abertura, às 19h. Na sexta-feira (23) e no sábado (24) serão as provas, no Ginásio da EEFFTO, dentro da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG). As competições vão reunir atletas das categorias infantil, infantojuvenil, juvenil e adulto.

De acordo com a coordenadora do comitê técnico de Ginástica Aeróbica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Maria Eduarda Poli, o Brasileiro deverá ser de alto nível. "Na edição desse ano, contaremos com grandes clubes dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A competição promete ser muito acirrada, com equipes que vêm participando dos eventos internacionais e conquistando ótimos resultados, principalmente dentro do continente americano. A minha expectativa é encontrar os ginastas em ótima forma física e técnica, com coreografias e músicas vibrantes que, certamente, vão encantar o público. Espero também que todos estejam felizes com a realização de mais um Torneio Nacional para os iniciantes, o que agrega mais adeptos para a modalidade", explicou Eduarda.

Para cerca de 30 ginastas, o Brasileiro será ainda mais importante, já que a competição servirá também como preparação para o Pan-Americano da modalidade, em novembro, no Peru.





Clubes participantes
Campeonato Brasileiro: Centro Esportivo Ramiro (RJ), São Paulo Futebol Clube (SP), Sociedade Esportiva Palmeiras (SP), UFMG (MG) e Universidade Federal de Lavras (MG)
Torneio Nacional: Centro Esportivo Ramiro (RJ), São Paulo Futebol Clube (SP) e UFMG (MG)

Programação

Quinta-feira (22)
11h30 às 18h35: treinamentos escalonados
19h: cerimônia de abertura

Sexta-feira (23)
12h30: aquecimento geral
13h30 às 18h30: classificatórias por provas e competição por equipes
Campeonato Brasileiro

Sábado (24)
9h30: aquecimento geral
10h30 às 11h30: Torneio Nacional
12h: premiação Torneio Nacional
13h30: aquecimento geral
14h30 às 19h30: finais por provas - Campeonato Brasileiro
20h: premiação - Campeonato Brasileiro

Serviço
Campeonato Brasileiro e XIII Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica
Data: 22 a 25 de setembro
Local: Ginásio da EEFFTO, na Universidade Federal de Minas Gerais, na Pampulha, em Belo Horizonte (MG)

Fonte: Photo&Grafia

terça-feira, 20 de setembro de 2016

DESPEDINDO DE SUCRE, TCHAU BOLÍVIA!!!
MISSÃO ARBITRAR CUMPRIDA

O Campeonato Panamericano Juvenil e Adulto de Especialistas chegou ao fim, e o Brasil sagrou-se o campeão no quadro geral de medalhas.

Minha missão neste evento foi atuar na arbitragem. Fiquei muito feliz com a convocação da Confederação Brasileira de Ginástica.

                                              Quadro de arbitragem da competição feminina

Com os amigos, Fabricio Pinto (Presidente da Federação Boliviana de Ginástica) e Naomi Valenzo (Presidente da União Panamericana de Ginástica).


                                                  Com os árbitros da competição masculina

                                                         Emoções na espera da abertura

 Com técnicos e ginastas da Seleção Feminina e árbitro masculino
Roger, Robson, Renata, Leticia, EU, Julie, Milena, Beatriz e Thais

Nossos ginastas da seleção brasileira masculina
Bernardo, Fellipe, Caio, EU, Murilo, Angelo, Diogo e Tomás

 Com o Comitê Técnico da União Panamericana de Ginástica
Mônica Calabro, Yazaira Cabrera, Hélen Laliberté, EU, Anabeth Vargas, Kristie Phillips


Com os super treinadores das nossas seleções e queridos amigos: Renata Valente, Roger Medina, Hilton Dicheli, Keli Kitaura e Ricardo Pereira

Com as fofíssimas Thais Fidelis e Beatriz Simão



Thais Fidelis, Vice-Campeã Panamericana em Sucre na Bolívia




Caio Souza, vice-campeão de paralela e Milena Theodoro, campeã de trave e solo





Letícia Costa, vice-campeã de salto e o treinador Ricardo Pereira

O treinador Antonio Perez e seus ginastas Bernardo Miranda, ouro no AA e Fellipe Arakawa, ouro no cavalo com alças


A galera toda: Ginastas, técnicos e árbitros participantes do evento

                                                         Quadro geral de Medalhas


A competição foi muito bem organizada e a Bolívia está crescendo muito no que diz respeito a promoção de eventos de ginástica. Em breve os bolivianos estarão sediando o Campeonato Sulamericano. Adorei ter participado.

domingo, 18 de setembro de 2016

CAMPEONATO PANAMERICANO 
DE GINÁSTICA ARTÍSTICA JUVENIL E ADULTO

A cidade de Sucre na Bolívia foi palco do Campeonato Panamericano de Ginástica Artística. E seguindo o extraordinário desempenho conseguido nos Jogos Olímpicos os meninos e meninas do Brasil fizeram bonito, tanto no juvenil quanto na categoria adulta.


A grande revelação e destaque deste evento foi sem dúvida o ginasta juvenil de 17 anos BERNARDO MIRANDA. O garoto conquistou 7 medalhas, sendo ouro no individual geral,  barra e solo, prata por equipes, paralela e argolas e bronze no cavalo com alças. O desempenho de Bernardo foi considerado espetacular pelo seu treinador Antonio Perez. Eles estão juntos a 9 anos, desde que Perez deixou Cuba e assinou com o Minas Tênis Clube para treinar a equipe masculina.
Anote esse nome pessoal, sem dúvida é uma grande promessa para defender o Brasil futuramente na categoria adulta.

Mas não parou por aí: Fellipe Arakawa também do Minas Tênis Clube foi ouro no cavalo com alças (categoria adulto).

Caio Souza também da categoria adulto fez bonito e levou a prata nas paralelas.


Mas o feminino não ficou atrás. A jovem Thais Fidelis do CEGIN foi a vice-campeã geral no juvenil, levou ouro no salto e prata na trave. O técnico Roger Medina ficou satisfeito com a pupila, mas disse que ela pode ir mais longe pois teve pequenas falhas na competição. Thais competiu na semana anterior e foi a campeã brasileira juvenil.  Roger acha que o cansaço pode ter influenciado na performance da ginasta. Imagina quando ela estiver com força total!! Thais é uma das ginastas mais promissoras da nova geração.


Na categoria adulta a estrela do domingo foi Milena Theodoro do Clube de Regatas do Flamengo. A ginasta levou 2 ouros sendo um na trave e outro no solo. Milena estava radiante assim como sua treinadora Keli Kitaura. 


E ainda pelo feminino Leticia Costa também do Flamengo, ficou com a prata no salto, e encheu de orgulho o treinador Ricardo Pereira.



Infelizmente tivemos uma baixa na equipe, pois o ginasta Angelo Assunção que já estava classificado para as finais, sofreu uma ruptura no tendão de aquiles. Estamos torcendo para uma rápida recuperação do ginasta.

Com esses resultados o Brasil foi o CAMPEÃO no quadro de medalhas da competição onde participaram 15 países.

Vamos em frente moçada, parabéns a todos pelo brilhante desempenho. Parabéns aos clubes dos ginastas, comissão técnica e à Confederação Brasileira de Ginástica.

Delegação brasileira 

Seleção Adulta de Ginástica Artística

Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Ângelo Assumpção, Caio Souza e Fellipe Arakawa
Técnico: Hilton Dichelli Júnior
Fisioterapeuta: Gustavo Toledo Castro
Árbitro: Robson Caballero

Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Julie Kim Sinmon, Letícia Costa e Milena Theodoro
Técnico: Ricardo Pereira
Árbitra: Andréa João
Chefe de delegação: Keli Kitaura

Seleção Juvenil de Ginástica Artística

Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Bernardo Actos Miranda, Diogo Brajão Soares, Murilo Miguel de Souza Pontedura e Tomás Rodrigues Florêncio
Técnico: Antônio Lameira

Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Beatriz Simão dos Santos e Thaís Fidelis dos Santos
Técnicos: Renata Valente e Roger Medina
Chefe de delegação: Keli Kitaura 

Visite também:
facebook.com/andreajoao.1
fb.com/andreajoao.gymania
instagram.com/andreajoao.gymania 

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

DA ÁFRICA PARA BOLÍVIA
Cochabamba foi palco de mais um curso Internacional de Ginástica

Após o sucesso do curso de Ginástica Acrobática em Moçambique, segui para Cochabamba, desta vez para ministrar os cursos de Ginástica de Trampolim e Ginástica Artística da Federação Internacional.
Seis anos após o curso de coreografia que ministrei em Cochabamba, fiquei encantada com a evolução dos treinadores e ginastas da Bolívia. O primeiro impacto foi chegar no ginásio e ver que estava lotado de crianças praticando ginástica artística no Centro de Treinamento. Fui informada que lá estão em torno de 2000 jovens inscritos no esporte. Foi gratificante também rever os amigos bolivianos depois de tanto tempo.

Dá uma olhada nas fotos e diga se não é apaixonante:








Meus parceiros no curso de Ginástica Artística foram os experts Gustavo Sito (Argentina) e Andrés Llanos (Panamá). Já atuamos juntos a bastante tempo. E na Ginástica de Trampolim foi minha segunda experiência dividir o curso com Jose Miguel (Espanha) e Luis Nunes (Portugal), que tive o prazer de conhecer.

                                                          Andrés, Jose, Eu, Gustavo e Luis

Participaram do curso 18 treinadores na ginástica artística feminina, 12 na masculina e 8 no Trampolim. É de impressionar a quantidade de treinadores das Américas que buscam esses cursos de capacitação. O grupo era muito jovem de uma maneira geral, mas de um nível muito bom e obtiveram ótimos resultados nos exames práticos e teóricos.

Não posso deixar de destacar a atuação do brasileiro Wilson Pinheiro de Carvalho Filho, mais conhecido como "Brutus", que obteve a maior pontuação nos exames. Valeu Brutusssss!!!!
Parabéns também ao Filipe e ao Carlos, maiores resultados na ginástica masculina e no trampolim.

                                                             Filipe, Brutos e Carlos

Atribuo o sucesso do curso ao empenho de algumas pessoas, lá vai:

Fabricio Pinto, prresidente da Federação Boliviana de Ginástica, e querido amigo, que não poupou esforços para que tudo desse certo.


À super equipe do Fabrício, Gabriela e Carol, que nos ajudaram todo tempo atendendo a todas as necessidades. E à Natalia Sanches, ginasta da Colômbia que sempre tem nos ajudado com a demonstração dos exercícios


                                                          Natalia, Gabriela, Carol e Eu

Ao maravilhoso grupo de treinadores de diferentes países: Brasil, Bolivia, Nicarágua, México, Portugal, Argentina.


E por fim, parabéns aos ginastas e muito obrigada por nos auxiliarem. Afinal de contas tudo é feito para eles e em função deles.







quinta-feira, 8 de setembro de 2016



Calendário nacional da ginástica segue com competições em várias partes do Brasil


Próximo evento será o Brasileiro Juvenil de Ginástica Artística, em Belo Horizonte (MG), desta quinta-feira (8) a domingo (11)

Imagens: Ricardo Bufolim




Da redação, Santo André (SP) - Após o sucesso da ginástica nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o interesse pela modalidade aumentou ainda mais. Até dezembro, o público ainda pode acompanhar campeonatos de várias categorias em diversas partes do Brasil. 





Nesta semana, de quinta-feira (8) a domingo (11), o Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), será palco do Brasileiro Juvenil de Artística. Na sequência, de 22 a 25, será a vez do Brasileiro de Aeróbica das categorias infantil, infantojuvenil, juvenil e adulta, também na capital mineira, no Ginásio da Universidade Federal de Minas Gerais.

Em outubro, três estados recebem competições. De 7 a 9, São Bernardo do Campo (SP) será sede do Brasileiro de Acrobática das categorias infantil, juvenil, intermediária e adulta. Logo depois, de 13 a 16, será o Brasileiro Infantil de Artística, em Belém (PA). Para fechar o mês, de 18 a 23, será realizado o Brasileiro Júnior e Elite de Trampolim, em Contagem (MG).




Em novembro, de 1 a 6, ginastas da categoria pré-infantil de artística se reúnem no Brasileiro da categoria, em Natal (RN). Principais competições nacionais da artística adulta, o Brasileiro e a I Etapa Caixa serão de 8 a 13, em São Paulo (SP). Na semana seguinte, outro grande evento da ginástica: o Brasileiro, a Copa Brasil de Conjuntos e a II Etapa Caixa de Rítmica, de 16 a 20, em Aracaju (SE). Ainda pela rítmica, o tradicional Ilona Peuker das categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulta será de 23 a 26, em Florianópolis (SC).

O calendário nacional de 2016 será encerrado com uma grande festa. O Festival Gym Brasil, evento de ginástica para todos, modalidade que se baseia em danças, expressões folclóricas e jogos, será de 2 a 4 de dezembro, em Goiânia (GO).

Todas as competições nacionais de ginástica contam com entrada gratuita.

Fonte: Photo&Grafia