domingo, 22 de dezembro de 2019

DESAFIO SUPERADO!

MINISTRAR AULAS NO PRIMEIRO CURSO DE PARKOUR DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA!

Gente, bota desafio nisso!! Após minha participação no Curso de Introdução ao Parkour, em Cali na Colômbia, iniciou a I Academia FIG de Parkour, no mesmo local de 6 a 14 de dezembro. E lá fomos nós fazer história de novo. 
22 treinadores de vários países estiveram presentes: Argentina, Bolívia, Colômbia, México, Chile, Perú. 




 Neste curso minhas aulas foram essencialmente teóricas: Anatomia, Fisiologia e Psicologia aplicadas ao Parkour.











 Outros experts ministraram as atividades práticas: Hardy Fink (Canadá) foi o líder e supervisor do curso, Francisco De La Riva (Bélgica) Charles Perrìere (França) e Micaela Buono (Argentina)


















Foi muito especial e como eu disse HISTÓRICO, receber meu certificado de expert nesse curso.

Este é o cara, Jaime Corredor, Presidente da Federação Colombiana de Ginástica, que solicitou o curso e organizou maravilhosamente bem o evento. Parabéns Jaimito!!!

Os participantes passaram por exames teóricos e práticos e também receberam seus certificados nessa cerimônia de encerramento


 E por fim um brinde a I ACADEMIA DE PARKOUR DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA

domingo, 15 de dezembro de 2019

E AS FÉRIAS FORAM.... NA COLÔMBIA 

APRENDENDO PARKOUR!!!!!!!!!!

Mas calma gente... eu não vou sair saltando de um edifício para o outro ou subindo paredes, a ideia foi participar do Curso de Introdução ao Parkour por Idades da Federação Internacional de Ginástica (FIG), e aprender como essa modalidade pode ser ensinada a jovens atletas. 



Pra quem não sabe o PARKOUR é a mais nova das modalidades da FIG, e entrou para a instituição a exatamente um ano. Vai ser um esporte de demonstração nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 e poderá se tornar um esporte olímpico em 2024. 

Todas as modalidades de ginástica da FIG, tem um programa educacional para treinadores chamado Age Group, que serve como uma orientação da entidade para países em desenvolvimento treinarem crianças e adolescentes. A proposta é oferecer um guia para auxiliar os treinadores a trabalhar de forma segura, respeitando as etapas de crescimento e maturação dos jovens atletas. Esse foi o primeiro Age Group de Parkour do mundo. SIM, FIZEMOS HISTÓRIA. 

Foram 3 dias de curso ministrados pelo Diretor dos programas educacionais da FIG, Prof. Hardy Fink, pelo Co-fundador do Parkour no mundo, Charles Perrière e por Francisco de La Riva, do grupo de estudos de Parkour da FIG. 

Francisco, Charles e Hardy

EU, do Brasil, Micaela Buono da Argentina, Einar Bustamante da Bolívia, Luis Esteban do Chile, Diego Sanchez da Colômbia e Alex Cordova do Peru fomos os represnetantes oficiais dos nossos países, mas ainda participaram mais 19 treinadores da Colômbia e 1 do Chile. 

Eu, Micaela, Luis, Francisco, Charles, Hardy, Diego, Alex e Einar

As aulas foram teóricas e práticas


Teve também aula ao ar livre num parque de Parkour ao lado do ginásio






O Presidente da Federação Colombiana de Ginástica, Prof. Jaime Corredor esteve presente na abertura e início do curso, já que foi um evento histórico. 

Hardy, Eu e Jaime

A organização foi muito boa e ficou nas mãos de Mariela de Vinas, que nos auxiliou o tempo todo. Palmas pra ela. 

Foi muito especial participar deste acontecimento, aprendi muito, fiz novos amigos e estou ansiosa para compartilhar essa experiência no Brasil. Agradeço à Presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende, que me deu total apoio para que eu pudesse estar lá, e quem sabe ser a precursora dessa modalidade no Brasil. 
Me segue: instagram.com/andreajoao.gymania
                 facebook.com/andreajoao.gymania
                 facebook.com/andrea.joao.1

Não perca o próximo post, sobre o primeiro curso de PARKOUR DA FIG!!






sábado, 23 de novembro de 2019

E NO MÉXICO TAMBÉM TEVE CAPACITAÇÃO 
ESSA FOI DE GINÁSTICA RÍTMICA

Guadalajara (24/09 a 02/11) foi o ponto de encontro de treinadores do Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Brasil, ávidos por ampliar seus conhecimentos e adquirir o certificado da Academia FIG nível 2 de ginástica rítmica.

Esta foi uma capacitação diferente pois dividimos as aulas com as candidatas a expert do México. Assim o grupo que ministrou as aulas foi grande o que enriqueceu o evento. Foi a primeira vez que atuei com Tereza Simas de Portugal, mas repeti a dose com Helena Dias, irmã de Teresa. Hardy Fink do Canadá, nosso diretor foi o líder do curso e ministrou aulas de biomecânica.


Eu, Tereza Simas, Monica Guzman, Maria ParedesMaria Figueroa, Claudia Ramos, Veronica DominguezDiana Valdez , Helena Dias e Hardy Fink

Ministrei palestras sobre anatomia, fisiologia e psicologia:



E olha que charmosas as ginastas que nos auxiliaram demonstrando os exercícios




Mônica Queiroz e Marcia Aversani do Brasil, obtiveram o primeiro e segundo melhor resultado do curso. Foi um orgulho tê-las no curso e presenciar esse momento de sucesso das brasileiras.  



Meu certificado foi entregue pelo Prof. Hardy Fink, diretor educacional dos programas da Federação Internacional de Ginástica, a quem eu muito admiro. 


E no encerramento recebemos uma lembrança da Federação do México e confraternizamos com o grupo.