quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Seleção de Ginástica Artística estreia na Copa do Mundo de Osijek nesta quinta-feira (17)
                                                                     Fotos: Ricardo Bufolin

Brasil embarca com seis atletas para a Croácia e busca se preparar para o Mundial da modalidade

Santo André (SP) - Depois de encerrar os Jogos Pan-Americanos de Toronto com cinco medalhas, a Seleção Brasileira de Ginástica Artística já está pronta para o próximo desafio: a Copa do Mundo de Osijek, na Croácia, de 17 a 20 de setembro. No masculino, o Brasil contará com os atletas Arthur Zanetti, Arthur Mariano, Caio Souza e Lucas Bitencourt. Já no feminino, Jade Barbosa e Thauany Araújo representarão o País. A Seleção embarcou rumo à Croácia na segunda-feira (14) e já está treinando no local da competição.

Entre os meninos, Arthur Zanetti vai competir nas argolas e solo, Arthur Mariano no solo, cavalo com alças, salto e barra fixa, Lucas Bitencourt no cavalo com alças, paralelas e barra fixa, e Caio Souza nas argolas, salto e paralelas. "O nível da competição estará muito alto, já que é a última competição da Federação Internacional de Ginástica (FIG) antes do Mundial de Glasgow, na Escócia. Vamos levar os nossos principais atletas, competindo em seus melhores aparelhos. O nosso principal objetivo na Croácia não será conquistar medalhas, mas fazer boas provas como preparação ao Mundial", afirmou o coordenador de Ginástica Artística Masculina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Leonardo Finco.

Enquanto isso, entre as meninas, Jade e Thauany vão disputar as provas em todos os aparelhos, mas com objetivos diferentes. "A competição será importante para nós. No caso da Jade, a participação nos dará uma ideia ainda melhor de como ela está. Já a Thauany nunca competiu em um campeonato internacional tão forte e isso dará bagagem para ela", explicou a coordenadora da Seleção de Ginástica Artística Feminina da CBG, Georgette Vidor. A Copa do Mundo de Osijek será a segunda competição internacional que Jade Barbosa vai disputar depois da cirurgia no joelho. Até então, ela só havia participado do Sul-Americano da Colômbia, quando ganhou a medalha de ouro nas barras assimétricas e por equipes.

As apresentações no Gradski Hall começam na quinta-feira (17), a partir das 9h (horário de Brasília), com as provas qualificatórias do solo, cavalo com alças e argolas no masculino, e salto e barras assimétricas no feminino. Já na sexta-feira (18), também a partir das 9h (horário de Brasília), os homens entram em ação nas qualificatórias do salto, paralelas e barra fixa, e as mulheres na trave e solo. No sábado (19) e domingo (20) serão realizadas as finais de cada aparelho, sempre a partir das 11h30 (horário de Brasília).

A Copa do Mundo de Osijek será o último compromisso da Seleção Brasileira antes do Mundial de Glasgow, na Escócia, de 23 de outubro a 1º de novembro, que será classificatório para os Jogos Olímpicos de 2016.

Delegação

Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Arthur Zanetti, Arthur Mariano, Caio Souza e Lucas Bitencourt
Técnicos: Marcos Goto e Renato Araújo
Fisioterapeuta: Caio Buonanotte
Árbitro: Robson Caballero
Chefe de delegação: Marcos Goto

Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Jade Barbosa e Thauany Araújo
Técnico: Alexander Alexandrov e Francisco Porath
Arbitra: Adriana Rita Alves
Chefe de delegação: Marcos Goto

Programação
Horário de Brasília

Quinta-feira (17)
9h às 13h - Classificatórias (Solo, cavalo com alças e argolas GAM) (Salto e barras assimétricas GAF)

Sexta-feira (18)
9h às 13h - Classificatórias (Salto, paralelas e barra fixa GAM) (Trave e solo GAF)

Sábado (19)
11h30 às 11h55 - Final do solo GAM
12h às 12h45 - Final do cavalo com alças GAM e salto GAF
12h55 às 13h10 - Premiação solo e cavalo com alças GAM e salto GAF
13h10 às 14h - Final das argolas GAM e das barras assimétricas GAF
14h às 14h15 - Premiação argolas GAM e barras assimétricas GAF

Domingo (20)
11h30 às 11h55 - Final do salto GAM
12h às 12h50 - Final das paralelas GAM e da trave GAF
12h50 às 13h05 - Premiação salto e paralelas GAM e trave GAF
13h05 às 13h55 - Final da barra fixa GAM e do solo GAF
13h55 às 14h15 - Premiação barra fixa GAM e solo GAF

 PROGRAMAÇÃO NO SPORTV

SÁBADO DIA 19/09 – AO VIVO NO SPORTV 3  DAS 11:30 HS ÀS 13:30 HS;
DOMINGO DIA 20/09 – SERÁ EXIBIDO ÀS 18:00 HS NO SPORTV 2.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Secretaria de Esporte lança edital para custear viagens de atletas olímpicos e paralímpicos
POR TIAGO ROGERO
11/09/2015 14:36

A secretaria estadual de Esporte quer custear as viagens de atletas e paratletas para competições estaduais, nacionais e internacionais. Por meio do "Mais esporte", lançado anteontem, fará licitação para contratar uma agência de viagem.
O atleta que se interessar terá de apresentar carta da respectiva federação justificando a relevância da competição.
Maravilhosa iniciativa da Secretaria Estadual de Esportes do RJ. A notícia foi bastante comemorada entre atletas e técnicos da Federação de Ginástica do RJ. Ainda não foi nem feita a licitação e as instituições filiadas já estão perguntando quando podem solicitar as passagens. A demanda por isso é muito grande, pois tem atletas que vem de famílias pobres ou entidades que não tem como custear a ida às competições. Essa iniciativa vai ajudar os ginastas a participarem dos campeonatos fora e dentro do estado. Parabéns Secretário Marco Cabral. 
Andréa João
Presidente da Federação de Ginástica do RJ

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Natália Gaudio conquista a classificação para Rio 2016 no Mundial de Ginástica Rítmica

Capixaba de 22 anos foi a melhor brasileira no individual geral da competição realizada em Stuttgart, na Alemanha; no sábado (12) será a estreia do conjunto verde e amarelo
Fotos: Ricardo Bufolin



Stuttgart (ALE) - O dia 10 de setembro de 2015 ficará para sempre marcado no coração de Natália Gaudio, porque foi nessa data que a atleta da Seleção Individual de Ginástica Rítmica conquistou vaga para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. A capixaba garantiu o feito por ter sido a melhor brasileira no individual geral do 34º Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, que está sendo realizado na Porsche Arena, em Stuttgart, na Alemanha. Nesta sexta-feira (11), a competição segue com as finais do individual geral. O Brasil volta aos tablados neste sábado (12) para as provas do conjunto a partir das 8h (horário de Brasília), com transmissão do canal SporTV.

Antes mesmo do início do Mundial, o Brasil já tinha direito a uma vaga no individual e outra no conjunto por ser país-sede. O regulamento da Federação Internacional de Ginástica (FIG) determina que a vaga é da ginasta que conquistar o melhor resultado para o País no individual geral. Natália somou 46,766 pontos, enquanto a paranaense Angélica Kvieczynski ficou com 46,649 pontos.

Natália, de 22 anos, mostrou uma grande evolução em relação aos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em julho. Treinada por Monika Queiroz, a ginasta destacou que representar o Brasil em uma edição dos Jogos Olímpicos, ainda mais em casa, é a realização de um sonho.

"Ainda não caiu a ficha. Passou um filme na minha cabeça, de tudo o que vivi para chegar até aqui desde quando comecei. Quando eu tinha oito anos e me perguntavam qual era o meu sonho, eu dizia que era participar de uma edição de Jogos Olímpicos pelo individual. Hoje esse sonho está se realizando. Agradeço muito a Monika que acreditou em mim, porque sem ela tenho certeza que não chegaria até aqui", comemorou.

A brasileira obteve o feito ao som de muito samba, após apresentar a série de fita, a mais animada desta temporada, embalada pelo 'Ibiza Dance', da Bateria da Mocidade, que rendeu a ela a nota 15,750 (7,550 de dificuldade e 8,200 de execução). O retrospecto da ginasta na competição a deixou muito satisfeita - a atleta já havia garantido 15,500 pontos no arco, seguido por 15,058 na bola e 15,516 nas maças. Segundo Natália, o mais importante foi ter chegado ao último dia de classificatórias mantendo o equilíbrio e a tranquilidade.

"A fita não é o aparelho que costumo tirar as notas mais altas, mas deu tudo certo e confesso que estou impressionada. Eu consegui fazer o que queria no tablado e fechei a competição com chave de ouro. Em todos os momentos, procurei me concentrar ao máximo e pensar que a competição estava apenas começando, porque sabia que não podia me desconcentrar em nenhum segundo, e mantive essa concentração e o foco até a pose final", frisou.

Apesar da pouca idade, Natália demostra muita maturidade dentro e fora de quadra e contou que busca, sempre, mentalizar coisas positivas. "Eu acredito que a gente é o que pensa, então disse para mim mesma o tempo inteiro que sou capaz, que vou conseguir, que estou aqui porque mereço estar, que tudo vai dar certo. O tempo todo procurei agir assim e deu certo", ensinou.

A competição contou também com a participação da brasileira Angélica Kvieczynski, que conquistou 16,116 pontos na fita (7,950 de dificuldade e 8,166 de execução). A rotina, bem dançante, tem como tema a música 'Burlesque', da Cher. Nos três primeiros dias de competição, a paranaense de 24 anos garantiu ainda 15,333 no arco, 15,200 na bola e 13,466 nas maças.

Seleção de Conjunto - O conjunto fará o treino de pódio amanhã a partir das 4h (horário de Brasília). No sábado (12), das 8h às 11h25, serão as classificatórias, com transmissão do SporTV. As finais serão no domingo (13) e também serão televisionadas pelo canal.

Programação
Horário de Brasília

Sexta-feira (11)
4h: treinamento de pódio conjunto
11h às 13h30: final individual geral (ginastas da 13ª a 24ª colocação)
14h30 às 17h: final individual geral (ginastas da 1ª a 12ª colocação)
17h: Prêmio de Elegância Longines
17h: premiação individual geral

Sábado (12)
8h às 9h35: qualificação conjunto grupo A
10h às 11h25: qualificação conjunto grupo B
11h25: premiação conjunto geral
14h30 às 16h: Gala

Domingo (13)
8h às 8h40: final conjunto cinco fitas
8h40 às 9h20: final conjunto dois arcos e três pares de maças
9h20: premiações conjunto por aparelhos
9h45 às 10h05: cerimônia de encerramento

Delegação brasileira

Seleção Individual de Ginástica Rítmica
Ginastas: Angélica Kvieczynski e Natália Gaudio
Técnicas: Anita Klemann e Monika Queiroz

Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica
Ginastas: Beatriz Pomini, Dayane Amaral, Emanuelle Lima, Francielly Machado, Jéssica Maier e Morgana Gmach
Técnica: Camila Ferezin
Assistente técnica e professora de balé: Bruna Rosa

Médico: Reuthmann Madruga
Fisioterapeuta: Paulo Márcio Oliveira
Psicóloga: Lenamar Vieira
Árbitra: Maria de Fátima Negreiros
Chefe de delegação: Artemis Soares

Fonte: Photoegrafia

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

PROGRAMAÇÃO DO MUNDIAL DE GINÁSTICA RÍTMICA NO SPORTV!!

DIA 08/09 - TERÇA-FEIRA
MEIA NOITE E MEIA NO SPORTV 3 NA VIRADA DE TERÇA PARA QUARTA-FEIRA DIA 09. 

DIA 09/09 – QUARTA-FEIRA
NÃO TEM TRANSMISSÃO;

DIA 10/09 – QUINTA-FEIRA
AO VIVO NO SPORTV 2 DAS 15:00 HS ÀS 16:00 HS - 

DIA 11/09 – SEXTA-FEIRA
AO VIVO NO SPORTV 3 DAS 14:30 HS ÀS 17:10HS

AO VIVO NO SPORTV DAS 08:00 HS ÀS 11:40 HS 

AO VIVO NO SPORTV 2 DAS 08:00 HS ÀS 09:20 HS

Atenção: Os horários podem ser alterados a critério do canal.


terça-feira, 8 de setembro de 2015


Meninas do Brasil fazem boas séries com a bola no Mundial de Stuttgart de Ginástica Rítmica



        
Fotos: Ricardo Bufolin

O próximo aparelho de Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio será a maça, nesta quarta-feira (9), na competição que está sendo realizada na Alemanha

Stuttgart (ALE) - A Seleção Individual de Ginástica Rítmica entrou no tablado principal da Porsche Arena, em Stuttgart, na Alemanha, e se apresentou pelo segundo dia de classificatórias do Mundial da modalidade. Nesta terça-feira (8), foi a vez de Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio fazerem as coreografias com a bola, ambas bastante clássicas. A competição segue amanhã, a partir das 5h (horário de Brasília), e terá novamente as duas em quadra.


Angélica, que escolheu ‘A Pele que Habito’, de Alberto Iglesias, para a rotina de bola, conquistou a nota de 15,200 (7,500 de dificuldade e 7,700 de execução). Com o resultado, a paranaense ficou na 50ª colocação.



"Eu acredito que esses dois primeiros dias - ontem no arco e hoje na bola - estão sendo para tirar o nervosismo. A competição está muito forte, em um bom nível e estou satisfeita que, mesmo com algumas falhas, as minhas notas estão maiores do que no Pan de Toronto. Isso quer dizer que melhorei. Agora quero me concentrar para amanhã e fazer uma competição muito boa", contou Angélica, que nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, obteve 15,358 na final do arco e na 14,633 na da bola.



Já Natália, ao som de ‘Bandolins’, de Oswaldo Montenegro, somou 15,058 (7,025 de dificuldade e 8,033 de execução) e ocupou a 52ª posição. A capixaba, mais uma vez, saiu de quadra feliz com o desempenho, principalmente, por ter cumprido bem a série e por tudo ter dado certo. 



"Hoje eu estava um pouquinho mais nervosa do que ontem, mas é normal, porque a bola é o meu aparelho mais complicado. Estou muito feliz, porque consegui cumprir de forma perfeita o começo e o fim da série, que são as partes mais difíceis. Isso foi uma superação", destacou.



Para os próximos dois dias, as expectativas são ainda melhores, já que maças e fita são os principais aparelhos da brasileira. "São os que mais gosto de fazer. Já estreei bem no arco, já passou o mais difícil, que é a bola, então agora é respirar e focar em amanhã", encerrou.



Ontem, as brasileiras apresentaram as séries de arco. Natália, com 15,500 pontos (7,400 de dificuldade e de 8,100 execução) foi a 52ª. Angélica fez 15,333 (7,500 de dificuldade e 7,833 execução) e ficou em 56º. As finais dos dois aparelhos, com as oito primeiras colocadas em cada um, será ainda nesta terça-feira (8), das 15h às 16h. 



Durante as classificatórias do individual, as 143 ginastas, de 57 países, estão divididas em quatro grupos e fazem um aparelho por dia. As brasileiras estão no grupo B, que amanhã compete das 10h às 11h35. 



Seleção de Conjunto - A delegação brasileira desembarcou na Alemanha nesta terça-feira (8). As provas do conjunto serão nos dias 12 e 13.

Programação
Horário de Brasília

Terça-feira (8)
15h às 15h30: final individual arco
15h35 às 16h: final individual bola
16h: premiações individual arco e bola

Quarta-feira (9)
5h às 6h35: qualificatória individual maças e fita grupo D
6h55 às 8h20: qualificatória individual maças e fita grupo C
10h às 11h35: qualificatória individual maças e fita grupo B
11h55 às 13h30: qualificatória individual maças e fita grupo A

Quinta-feira (10)
5h às 6h35: qualificatória individual maças e fita grupo B
6h55 às 8h30: qualificatória individual maças e fita grupo A
10h às 11h35: qualificatória individual maças e fita grupo D
11h55 às 13h20: qualificatória individual maças e fita grupo C
15h às 15h30: final inbdividual maças
15h35 às 16h: final individual fita
16h: premiações individual maças, fita e por equipe

Sexta-feira (11)
4h: treinamento de pódio conjunto
11h às 13h30: final individual geral (ginastas da 13ª a 24ª colocação)
14h30 às 17h: final individual geral (ginastas da 1ª a 12ª colocação)
17h: Prêmio de Elegância Longines
17h: premiação individual geral

Sábado (12)
8h às 9h35: qualificação conjunto grupo A
10h às 11h25: qualificação conjunto grupo B
11h25: premiação conjunto geral
14h30 às 16h: Gala

Domingo (13)
8h às 8h40: final conjunto cinco fitas
8h40 às 9h20: final conjunto dois arcos e três pares de maças
9h20: premiações conjunto por aparelhos
9h45 às 10h05: cerimônia de encerramento

Delegação brasileira

Seleção Individual de Ginástica Rítmica
Ginastas: Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio
Técnicas: Anita Klemann e Mônika Queiroz

Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica
Ginastas: Beatriz Pomini, Dayane Amaral, Emanuelle Lima, Francielly Machado, Jéssica Maier e Morgana Gmach
Técnica: Camila Ferezin
Assistente técnica e professora de balé: Bruna Rosa

Médico: Reuthmann Madruga
Fisioterapeuta: Paulo Márcio Oliveira
Psicóloga: Lenamar Vieira
Árbitra: Maria de Fátima Negreiros
Chefe de delegação: Artemis Soares
Fonte: Photoegrafia

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Brasileiras estreiam bem no Mundial de Ginástica Rítmica

Fotos: Ricardo Bufolin
F


Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio se apresentaram com o arco e farão as séries com a bola nesta terça-feira (8)
Stuttgart (ALE) - O Brasil estreou bem no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, na Porsche Arena, em Stuttgart, na Alemanha. Nesta segunda-feira (7), no primeiro dia de classificatórias, Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio, da Seleção Individual, apresentaram a série de arco. Amanhã, as qualificatórias têm sequência a partir das 5h (horário de Brasília) e as brasileiras farão as coreografias de bola.

A primeira brasileira a entrar no tablado foi Natália, que fez a rotina ao som de ‘Amaluna’, do Cirque du Soleil, e conquistou 15,500 pontos - 7,400 de dificuldade e de 8,100 execução. Logo depois, foi a vez de Angélica com a performance embalada pela música ‘The Winner Takes It All’, do Abba. A nota da paranaense foi 15,333 - 7,500 de dificuldade e 7,833 execução.

A estreia não poderia ter sido melhor para Natália, capixaba de 22 anos que está em plena evolução. Segundo ela, é importante começar com tranquilidade e sempre com foco total. "No primeiro dia, é normal ter uma tensão a mais, mas consegui contornar isso. É bom fazer uma boa estreia e começar com o pé direito, assim você já mostra que está preparada. Isso é um cartão de entrada", assegurou.

Para Natália, os 15,500 pontos conquistados são motivo de muita satisfação, principalmente por perceber uma evolução dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, até o Mundial - no Canadá, a brasileira somou 14,975 na final do aparelho. "Eu tive uma grande melhora do Pan para cá. Nós - juntamente com a técnica Mônika Queiroz - trabalhamos muito para isso. As mudanças que fizemos ficaram boas e a nota de dificuldade aumentou. É importante ver que estamos evoluindo e conseguindo adequar as séries para que elas fiquem cada vez melhores. Quero que continue assim nos próximos dias, crescer a cada aparelho e fechar a classificatória com chave de ouro na série de fita. Acredito que estamos no caminho certo", constatou.

Natália, que constantemente posta mensagens de fé e encorajadoras nas redes sociais, frisou o que gosta de fazer nos momentos que não está no tablado. "Eu rezo muito e gosto de ler. Converso bastante com o meu psicólogo, que sempre me envia mensagens de incentivo, o que é importante para mim. Nas redes sociais, as pessoas também me enviam recados de carinho e acho isso bem legal. Eu só penso na felicidade, na satisfação e no orgulho de estar aqui, porque para mim é a realização de um sonho. Chegar a esse Mundial já é uma vitória, então quero desfrutar dessa competição e continuar sendo feliz em quadra", enalteceu Natália.

Durante as classificatórias do individual, as 143 ginastas, de 57 países, estão divididas em quatro grupos e fazem um aparelho por dia. Hoje e amanhã, por exemplo, as apresentações estão sendo apenas com o arco e com a bola. Como Angélica e Natália fizeram as provas de arco, nesta terça-feira (8) farão as da bola. As brasileiras estão no grupo B, que amanhã compete das 10h15 às 11h25 (horário de Brasília).

Seleção de Conjunto - A delegação brasileira embarcou de Aracaju (SE) com sentido ao Rio de Janeiro (RJ) na manhã de hoje. Da capital fluminense seguirão para a Europa às 22h35 (Lufthansa, 0501). As provas do conjunto serão nos dias 12 e 13.

Programação
Horário de Brasília

Terça-feira (8)
5h às 6h05: qualificatória individual arco e bola grupo C
6h05 às 7h15: qualificatória individual arco e bola grupo D
9h às 10h15: qualificatória individual arco e bola grupo A
10h15 às 11h25: qualificatória individual arco e bola grupo B
14h30 às 15h: cerimônia de abertura
15h às 15h30: final individual arco
15h35 às 16h: final individual bola
16h: premiações individual arco e bola

Quarta-feira (9)
5h às 6h35: qualificatória individual maças e fita grupo D
6h55 às 8h20: qualificatória individual maças e fita grupo C
10h às 11h35: qualificatória individual maças e fita grupo B
11h55 às 13h30: qualificatória individual maças e fita grupo A

Quinta-feira (10)
5h às 6h35: qualificatória individual maças e fita grupo B
6h55 às 8h30: qualificatória individual maças e fita grupo A
10h às 11h35: qualificatória individual maças e fita grupo D
11h55 às 13h20: qualificatória individual maças e fita grupo C
15h às 15h30: final inbdividual maças
15h35 às 16h: final individual fita
16h: premiações individual maças, fita e por equipe

Sexta-feira (11)
4h: treinamento de pódio conjunto
11h às 13h30: final individual geral (ginastas da 13ª a 24ª colocação)
14h30 às 17h: final individual geral (ginastas da 1ª a 12ª colocação)
17h: Prêmio de Elegância Longines
17h: premiação individual geral

Sábado (12)
8h às 9h35: qualificação conjunto grupo A
10h às 11h25: qualificação conjunto grupo B
11h25: premiação conjunto geral
14h30 às 16h: Gala

Domingo (13)
8h às 8h40: final conjunto cinco fitas
8h40 às 9h20: final conjunto dois arcos e três pares de maças
9h20: premiações conjunto por aparelhos
9h45 às 10h05: cerimônia de encerramento

Delegação brasileira

Seleção Individual de Ginástica Rítmica
Ginastas: Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio
Técnicas: Anita Klemann e Mônika Queiroz

Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica
Ginastas: Beatriz Pomini, Dayane Amaral, Emanuelle Lima, Francielly Machado, Jéssica Maier e Morgana Gmach
Técnica: Camila Ferezin
Assistente técnica e professora de balé: Bruna Rosa

Médico: Reuthmann Madruga
Fisioterapeuta: Paulo Márcio Oliveira
Psicóloga: Lenamar Vieira
Árbitra: Maria de Fátima Negreiros
Chefe de delegação: Artemis Soares

Fonte: Photoegrafia

domingo, 6 de setembro de 2015





Após primeiro dia de treinos de pódio, brasileiras têm boas expectativas para Mundial de Ginástica
 Fotos Ricardo Bufolin

Principal competição da ginástica rítmica no ano tem início nesta segunda-feira (7), às 5h (horário de Brasília), com participação de Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio

Stuttgart (ALE) - Durante todo este sábado (5), o Porsche Arena, em Stuttgart, na Alemanha, palco da 34ª edição do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, recebeu as ginastas do individual para o primeiro dia de treinamento de pódio, quando as atletas mostram para a banca de arbitragem as séries que irão apresentar na competição. Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio, ambas da Seleção Brasileira Individual, passaram pelo tablado principal do ginásio e voltam em cena amanhã às 11h30 (horário de Brasília) para a segunda parte dos treinamentos. A competição tem início nesta segunda-feira (7) às 5h.

Após esse primeiro dia, Natália contou estar bastante satisfeita com o que apresentou em quadra e também com toda a estrutura preparada para a competição. "Eu adorei aqui, achei o ginásio lindo, gostei do tablado e da forma como está montado. O meu treino foi muito bom e consegui fazer as séries da forma como eu queria. Isso é positivo, porque assim já mostramos para os árbitros que chegamos preparadas. Alcancei o meu objetivo de hoje", contou.

Com cerca de 150 ginastas inscritas somente no individual, Natália destaca que o nível estará altíssimo, maior do que nas últimas edições, principalmente pela competição ser classificatória para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. "Com certeza todas estão treinando mais, se dedicando mais. Esse é o ano que as ginastas focam mesmo para dar o máximo de si. As meninas que já estavam boas certamente estarão melhores ainda", resumiu.

Assim como Natália, Angélica também aprovou esse primeiro dia e frisou estar confiante para a competição. "Eu gostei bastante do meu treino, foi bem produtivo. Tive algumas falhas, mas pretendo corrigi-las amanhã. O importante é entrar forte na segunda-feira. Estou bem tranquila e darei o meu melhor", comentou.

Seleção de Conjunto - As brasileiras do conjunto embarcam para a Alemanha nesta segunda-feira (7). As ginastas seguem de Aracaju (SE) para o Rio de Janeiro (RJ) às 10h35 (Gol, 1937), e da capital fluminense para a Europa às 22h35 (Lufthansa, 0501). As provas do conjunto serão nos dias 12 e 13.

Programação
Horário de Brasília

Domingo (6)
Treinamento de pódio individual

Segunda-feira (7)
5h às 6h15: qualificatória individual arco e bola grupo A
6h15 às 7h25: qualificatória individual arco e bola grupo B
9h às 10h05: qualificatória individual arco e bola grupo C
10h05 às 11h15: qualificatória individual arco e bola grupo D

Terça-feira (8)
5h às 6h05: qualificatória individual arco e bola grupo C
6h05 às 7h15: qualificatória individual arco e bola grupo D
9h às 10h15: qualificatória individual arco e bola grupo A
10h15 às 11h25: qualificatória individual arco e bola grupo B
14h30 às 15h: cerimônia de abertura
15h às 15h30: final individual arco
15h35 às 16h: final individual bola
16h: premiações individual arco e bola

Quarta-feira (9)
5h às 6h35: qualificatória individual maças e fita grupo D
6h55 às 8h20: qualificatória individual maças e fita grupo C
10h às 11h35: qualificatória individual maças e fita grupo B
11h55 às 13h30: qualificatória individual maças e fita grupo A

Quinta-feira (10)
5h às 6h35: qualificatória individual maças e fita grupo B
6h55 às 8h30: qualificatória individual maças e fita grupo A
10h às 11h35: qualificatória individual maças e fita grupo D
11h55 às 13h20: qualificatória individual maças e fita grupo C
15h às 15h30: final inbdividual maças
15h35 às 16h: final individual fita
16h: premiações individual maças, fita e por equipe

Sexta-feira (11)
4h: treinamento de pódio conjunto
11h às 13h30: final individual geral (ginastas da 13ª a 24ª colocação)
14h30 às 17h: final individual geral (ginastas da 1ª a 12ª colocação)
17h: Prêmio de Elegância Longines
17h: premiação individual geral

Sábado (12)
8h às 9h35: qualificação conjunto grupo A
10h às 11h25: qualificação conjunto grupo B
11h25: premiação conjunto geral
14h30 às 16h: Gala

Domingo (13)
8h às 8h40: final conjunto cinco fitas
8h40 às 9h20: final conjunto dois arcos e três pares de maças
9h20: premiações conjunto por aparelhos
9h45 às 10h05: cerimônia de encerramento

Delegação brasileira

Seleção Individual de Ginástica Rítmica
Ginastas: Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio
Técnicas: Anita Klemann e Mônika Queiroz

Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica
Ginastas: Beatriz Pomini, Dayane Amaral, Emanuelle Lima, Francielly Machado, Jéssica Maier e Morgana Gmach
Técnica: Camila Ferezin
Assistente técnica e coreógrafa: Bruna Rosa

Médico: Reuthmann Madruga
Fisioterapeuta: Paulo Márcio Oliveira
Psicóloga: Lenamar Vieira
Árbitra: Maria de Fátima Negreiros
Chefe de delegação: Artemis Soares

Fonte: Photoegrafia