terça-feira, 6 de outubro de 2015

Ginastas fazem treinos finais no Brasil antes do embarque para aclimatação para o Mundial
fotos: Ricardo Bufolin



Seleções de Ginástica Artística Masculina e Feminina seguem com preparação intensa para a competição, que vale vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016


Santo André (SP) - Na próxima semana, as Seleções de Ginástica Artística seguem para a aclimatação visando o Campeonato Mundial de Glasgow, na Escócia, competição classificatória para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. As primeiras a embarcarem serão as ginastas do feminino, já na terça-feira (6), para a Alemanha e em seguida para a França. Na quarta-feira (7), será a vez do masculino seguir para Anadia, em Portugal, para o último estágio de treinamentos. Antes disso, os atletas continuam com as atividades intensas no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ).

Entre os meninos, os inscritos são Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva. Já pelo feminino são Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira e Thauany Araújo. Julie Kim Sinmon também havia sido relacionada, mas devido a um rompimento do ligamento cruzado anterior durante treino de salto, na última semana, permanecerá no Brasil em tratamento.

A comissão técnica do feminino segue avaliando as ginastas no Rio de Janeiro (RJ). Nessa reta final, a preparação terá a participação de renomados profissionais internacionais, como a presidente do Comitê Técnico de Ginástica Artística Feminina da Federação Internacional de Ginástica (FIG), Nellie Kim.

"Esses próximos dias serão muito importantes para nós, já que teremos mais controles oficias. Essas atividades contarão com a avaliação de árbitros nacionais, da árbitra colombiana Rubi Velazquez e também da Nellie Kim, que farão observações", ressaltou a coordenadora da Seleção de Ginástica Artística Feminina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Georgette Vidor.

Assim como no feminino, o coordenador da Seleção de Ginástica Artística Masculina da CBG, Leonardo Finco, comentou que os atletas continuam sendo avaliados constantemente pela comissão técnica para que sejam definidos os seis titulares da competição, de 23 de outubro a 1 de novembro. "Nós ainda não temos definidos o reserva, já que isso será feito somente no processo final. Até o último momento avaliaremos tudo e todos", assegurou.

Para conquistar o objetivo grandioso da classificação olímpica, os ginastas precisam estar entre os oito melhores por equipe no Mundial. Para o coordenador, os atletas já provaram que é possível - a Seleção Masculina conquistou a inédita sexta colocação por equipe no Mundial da China, em 2014 -, e Leonardo enalteceu o crescimento do grupo neste ciclo olímpico. "Os meninos evoluíram muito, melhoraram a qualidade técnica na execução dos exercícios, as dificuldades e têm competido cada vez melhor. Para chegarmos a esses nomes, levamos em conta o desempenho nas avaliações que fizemos nos últimos meses, já que as notas que eles conquistaram nos testes podem contribuir para o resultado da equipe no Mundial. É claro que consideramos o potencial de medalha nos aparelhos, mas focamos mesmo no grupo e na classificação da equipe", explicou.

Os convocados pelo masculino, com idade entre 21 e 29 anos, são experientes, todos com participação em Mundiais e com medalhas em competições importantes, como etapas de Copa do Mundo. Toda essa bagagem internacional também foi importante na escolha dos convocados. "O Mundial pré-olímpico é sempre o mais complicado e disputado, então a experiência competitiva pode ajudar bastante. Esperamos que eles possam competir com tranquilidade, confiança no que foi planejado e evitar erros o máximo possível. Esse é o nosso foco", frisou Leonardo.

Programação das Seleções - A Seleção de Ginástica Artística Masculina fará a aclimatação em Anadia e, de Portugal, seguirá direto para Glasgow, onde chega no dia 17. Já as meninas vão à Alemanha para um Meeting entre brasileiras, alemãs e suíças. No dia 11, elas seguem para a França para aclimatação, País em que ficam até o dia 17, quando vão para a Escócia. Os treinos de pódio serão de 19 a 22 de outubro, já as classificatórias de 23 a 26 e as finais de 27 a 1º de novembro. 

Fonte: Photoegrafia

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

QUEM NÃO FOI PERDEU!!


O IV SEMINÁRIO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA E RÍTMICA 
DE COMPETIÇÃO FOI UM SUCESSO






Keith Russel, Hardy Fink, Andrea João e Flavio Bessi

Nesta sexta (2) e Sábado (3) de Outubro aconteceu em São Paulo o IV Seminário de Ginástica Artística e Rítmica de Competição. Organizado pelas Universidades Públicas (USP, UNICAMP e UNESP), o evento realizado na Escola de Educação Física da USP contou com mais de 300 participantes de vários estados brasileiros. Dentre os convidados internacionais estiveram presentes:

Keith Russel - Presidente do Comitê Técnico Científico da FIG

Hardy Fink - Diretor dos Programas Educacionais FIG Academy da Federação Internacional de Ginástica.
Monèm Jemni (Qatar University, College of Arts and Sciences. Department of Sport Science, Doah, Qatar), 
Monique Louqet -Doutora em Didática-França, Maria de Lourdes Tristão- Doutora em Ciência do Desporto-Portugal, Astrid Schubring – Gothenburg University, Suécia, Natalie Barker – Gothenburg University, Suécia, Roslyn Kerr – Lincoln University, Nova Zelândia, 

Tudo foi muito proveitoso, as palestras, as discussões, o encontro com vários amigos, mas o que me deixou realmente feliz foi visitar a exposição de posters. A foto abaixo dá a noção de que um grupo ousado de professores tem investido no conhecimento científico para aprimoramento do esporte. E a galera de estudantes vem comprando a ideia, apresentando trabalhos interessantíssimos e sinalizando que o vazio existente na literatura científica da ginástica começa a ser preenchido. Isso não quer dizer que já não existam publicações de qualidade, mas aqui me refiro á quantidade necessária de estudos para resolver os complexos problemas das ginásticas ritmica e artística.



Quero ressaltar também a presença da Presidente da Federação do Amazonas, Artemis Soares, da Federação Paulista de Ginástica, Marcio Tadashi, do técnico campeão olímpico, mundial e panamericano de argolas Marcos Goto, o ex ginasta Mosiah Rodrigues e o árbitro internacional Rodrigo Caron, que ao participar do evento aproximam de forma inédita os técnicos, árbitros, ginastas e as instituições que administram o esporte ao ambiente acadêmico.

Quero parabenizar os Prof. Doutores Marcos Bortoleto, Myrian Nunomura, Laurita Shiavon Michele Carbinatt oe Eliana de Toledo pela excelente organização, coragem, iniciativa e acima de tudo, comprometimento com a Ginástica Brasileira.

Andréa João, Eliana de Toledo, Myrian Nunomura, Laurita Shiavon, Michele Carbinatto








A extensa programação teve as seguintes atividades: 
2/10/2015 (sexta-feira)
13h The enhancement of gymnastics performance: Where to start and what should be included? How do physiology, biomechanics and psychology interact in this process com:  Monèm Jemni (Qatar University, College of Arts and Sciences. Department of Sport Science, Doah, Qatar)
14h Atividades Simultâneas:
  • Mini Curso GA I
  • Mini Curso GR I
16h Atividades Simultâneas:
19h30 Solenidade de Abertura – Local: Auditório István Jancsó (Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária)
20h30 Conferência de Abertura “A Academia de Formação de Técnicos da Federação Internacional de Ginástica”. Com: Hardy Fink - Diretor dos Programas Educacionais FIG Academy da Federação Internacional de Ginástica. Mediação: Michele Viviene Carbinatto
 3/10/2015 (sábado)
8h30 Mesas-Redondas Simultâneas:
  • Ginástica Artística I – Local: Auditório Prof. Dr. José Geraldo Massucato (Bloco B) – EEFE
    Com: Roslyn Kerr – The Soviet coach in NZ: Examining cross-cultural expectations in gymnastics e Natalie Barker and Astrid Schubing – Coming of Age in WAG: An ecological perspective of factors contributing to career prolongationMediação: Marco Antonio Coelho Bortoleto
  • Ginástica Rítmica I – Local: Sala de Aula da EEFE
    Com: Anita Kleman e Anna Danielyan – Gestão Esportiva na GR e Letícia Barros – Gestão Esportiva nas Olimpíadas RIO 2016.
    Mediação: Kizzy Antualpa
11h Mesa-Redonda Simultânea:
  • Ginástica Artística II – Local: Auditório Massucato (EEFE-USP)
    Com: Mosiah Rodrigues – Bolsa Atleta e Rodrigo Caron – Arbitragem na GA
    Mediação: Laurita Marconi Schiavon.
  • Ginástica Rítmica II – Local: Sala de Aula da EEFE-USP
     Com: Monique Loquet e Maria de Lurdes Avila Tristão – Questões Artísticas na Ginástica RítmicaMediação: Eliana de Toledo
14h Atividades Simultâneas
  • Mini Curso GA II
    Clínica de Paralelas, Prof. Cleiton
  • Mini Curso GR II
    Composição coreográfica e dança criativa. 
    Objetivo: a procura e pesquisa de novas ou renovadas formas de construção do movimento e do conteúdo coreográfico
    Com: Maria de Lurdes Avila Tristão
16h Sessão de Pôsteres / Exposição Fotográfica – Local: Hall de Entrada EEFE
18h às 19h Encontro Paralelo: Docentes de Ginástica do Brasil – Local: Sala de Aula da EEFE
19h15 Cerimônia de Encerramento: Quadra EEFE
20h Palestra de Encerramento com Keith Russell- Presidente do Comitê Técnico Científico da FIG
Mediação: Myrian Nunomura.
21h Coquetel de Encerramento

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

MEUS AMIGOS, AÍ VAI A DICA DA SEMANA

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL 
DE GINÁSTICA ARTÍSTICA E RITMICA DE COMPETIÇÃO

O Brasil tem conquistado vários títulos em eventos internacionais. No entanto a carência de estudos científicos para fundamentar a prática dos ginásios, infelizmente ainda é muito grande. Atualmente no esporte de alto rendimento o que diferencia os atletas que estão no topo são os detalhes da sua performance. Só alcançarão as medalhas os países que tiverem o suporte da ciência. 
Assim, peço que compartilhem e prestigiem essa iniciativa maravilhosa dos grupos de estudos em ginástica, das universidades públicas de São Paulo. O evento reunirá grandes nomes da ginástica nacional e internacional. Vamos lá pessoal, todos rumo a São Paulo no próximo final de semana!!


domingo, 20 de setembro de 2015

DOMINGO DOURADO PARA A 
GINÁSTICA ARTÍSTICA BRASILEIRA
por Andréa João

Os brasileiros conquistaram 3 medalhas de ouro na Copa do Mundo de Ginástica Artística que terminou hoje na Croácia, com Arthur Zanetti nas argolas, Arthur Nory na barra e Jade Barbosa na trave.

Três performances chamaram minha atenção. Caio Souza na barra apresentou ligações de alta dificuldade, está com uma técnica excelente e conseguiu uma execução limpa com pequena perda de pontos. Arthur Nory fez uma prova fantástica de barra, além de realizar muita dificuldade, conseguiu impor um ritmo na execução que fez a prova parecer fácil. Largadas altas e com retomadas precisas não deixou a desejar, cumprindo com o seu papel e fechando a competição com chave e medalha de ouro. Jade Barbosa nunca me fez duvidar do seu enorme talento. Entre altos e baixo na carreira, voltando de uma lesão no joelho, fez a prova de trave mais segura e confiante que já vi até hoje. A série teve ritmo, dificuldade e quase nenhum desequilíbrio. O ouro foi mais do que merecido. 
Parabéns aos ginastas, treinadores e à toda comissão técnica que participaram desta etapa na Croácia. Sem dúvida o Brasil chegará no mundial pré-olímpico muito bem preparado e confiante. Agora é manter o foco e repetir essa bela atuação em Glasgow. 


Brasil conquista cinco medalhas na última competição antes do Mundial de Ginástica Artística

No total, foram três ouros e dois bronzes na etapa de Osijek, na Croácia, da Copa do Mundo
Santo André (SP) - Os objetivos foram cumpridos pelas Seleções de Ginástica Artística na Copa do Mundo de Osijek, na Croácia. Última competição antes do Mundial de Glasgow, de 23 de outubro a 1º de novembro, os brasileiros tinham como meta, acima de tudo, realizar uma boa preparação final para o campeonato na Escócia, mas fizeram mais do que isso e subiram em cinco pódios da competição. Nas finais deste domingo (20), foram quatro medalhas, com Arthur Zanetti, Arthur Nory Mariano, Caio Souza e Jade Barbosa. Ontem, a estreante Thauany Araújo, de 16 anos, já havia garantido o bronze nas barras assimétricas.

"Foi uma excelente participação nesse evento", elogiou um dos técnicos da Seleção Masculina e chefe de delegação, Marcos Goto. "Os meninos conquistaram duas medalhas de ouro e uma de bronze e foi uma das melhores participações que já tivemos em etapas de Copa do Mundo. A preparação foi muito positiva para o Mundial, pois mesmo nos aparelhos que não fomos medalhistas os ginastas conseguiram notas importantes para nosso planejamento. A comissão técnica masculina parabeniza os nossos atletas Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio e Lucas por toda a dedicação e garra nessa competição. Eles trabalharam com muita disciplina e deixaram mais uma vez uma marca muito positiva da evolução da ginástica brasileira para o mundo. Parabéns para todos os profissionais envolvidos com a nossa modalidade", destacou o treinador, que agradeceu ainda o trabalho em prol da ginástica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e aos clubes dos respectivos ginastas.

Entre os homens, o campeão olímpico, mundial e pan-americano nas argolas, Arthur Zanetti, novamente foi medalhista de ouro no aparelho, com 15,750 pontos. O ucraniano Igor Radivilov veio na sequência, com 15,425, assim como o ginasta da Grã-Bretanha Courtney Tulloch, com 15,275. Lucas Bitencourt ficou em sétimo, com 14,500.

Na barra fixa, dobradinha brasileira no pódio. Arthur Nory Mariano conquistou o ouro, com 14,975, e Caio Souza o bronze, com 14,850. O argentino Nicolas Cordoba fez 14,950 e levou a prata. Caio foi ainda o sétimo colocado no salto, com 14,375.

Entre as mulheres, Jade Barbosa, líder na trave na etapa classificatória, confirmou o favoritismo e obteve o ouro, com 14,225. A húngara Dorina Boczogo ficou com a prata, com 13,575, e a atleta do Panamá Isabella Amado Medrano levou o bronze, com 13,450. Thauany Araújo, finalista nos dois aparelhos que disputou, ocupou a oitava colocação, com 12,375.

Sobre o desempenho de Thauany ontem, quando conquistou o bronze nas barras assimétricas, o treinador Francisco Porath foi só elogios a jovem. "Eu gostei muito da atuação da Thauany, porque essa foi a primeira participação dela em uma etapa da Copa do Mundo, com um sistema de competição que ela nunca tinha feito. Algumas ginastas costumam ficar inseguras na execução dos elementos, mas a Thauany superou o nervosismo e fez a parte dela", encerrou.

A delegação brasileira desembarca no Rio de Janeiro (RJ) nesta terça-feira (22) às 5h (Lufthansa, 0500).

Delegação

Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Arthur Zanetti, Arthur Mariano, Caio Souza e Lucas Bitencourt
Técnicos: Marcos Goto e Renato Araújo
Fisioterapeuta: Caio Buonanotte
Árbitro: Robson Caballero
Chefe de delegação: Marcos Goto

Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Jade Barbosa e Thauany Araújo
Técnico: Alexander Alexandrov e Francisco Porath
Arbitra: Adriana Rita Alves
Chefe de delegação: Marcos Goto
Fonte: Photoegrafia

sábado, 19 de setembro de 2015

DE MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL PARA REALIDADE, THAUANY SUPERA O MITO DE ESTREANTE E GANHA O BRONZE NAS PARALELAS.
por Andréa João

Com 16 anos Thauany foi para Copa do Mundo de Ginástica Artística da Croácia para ganhar experiência. Foi a primeira a competir, nas paralelas (aparelho mais fraco do Brasil), primeira vez participando em uma competição internacional, ou seja, com cenário totalmente desfavorável, a ginasta do Flamengo superou as expectativas e fez uma bela apresentação, que rendeu uma medalha de bronze, única do país no primeiro dia de finais.
Fico muito "PROUD" (orgulhosa) dessa guerreira, pois senti na pele e sei como são dolorosos esses árduos treinos de ginástica. Thauany volta amanhã, na companhia de Jade para disputar a prova de trave. Jade foi a lider da classificatória e Thauany ficou em terceiro empatada com a ginasta Isabella do Panamá. Será que vai dar uma dobradinha do Brasil??

Caio Souza não deixou por menos na prova de paralelas. Com uma apresentação impecável, ele chegou bem perto do podio, mas deu dois passinhos na saída que certamente lhe custaram a medalha.

Amanhã, domingo (20) tem mais. Não perca às 19:00 o VT Inédito no Sportv 2.


Thauany Araújo conquista primeira medalha da carreira em uma etapa de Copa do Mundo de Ginástica

Caio Souza, também finalista deste sábado (19), foi o quarto colocado nas paralelas; decisões seguem neste domingo (20) com participação dos brasileiros
Santo André (SP) - A estreia de Thauany Araújo, da Seleção de Ginástica Artística Feminina, em uma etapa de Copa do Mundo não poderia ter sido melhor. Em uma das competições mais fortes da modalidade, a jovem de 16 anos garantiu o bronze nas barras assimétricas no Gradski Hall, em Osijek, na Croácia, neste sábado (19). Caio Souza, também finalista de hoje, foi o quarto colocado nas paralelas. Neste domingo (20), Thauany, Caio e os outros quatro brasileiros convocados para a competição estarão nas finais, das 11h30 às 14h15 (horário de Brasília), com transmissão dos canais SporTV.

Após somar 12,700 pontos na classificatória das barras assimétricas, Thauany melhorou a pontuação na final e ficou com 13,175, na terceira colocação. A medalhista de ouro foi a atleta da Grã-Bretanha Ruby Harrold, com 14,125, e a de prata ficou com a finlandesa Annika Urvikko, com 13,275.

"A Thauany superou o nervosismo e alcançou o objetivo, que eram as finais e agora essa medalha. Ela está de parabéns", resumiu um dos técnicos da Seleção Feminina, Francisco Porath. "Para amanhã, vamos torcer para que tanto a Thauany quanto a Jade consigam realizar tudo o que vêem apresentando nos treinamentos. A Jade tem feito boas séries e se mostrado bastante motivada", completou.

Nas paralelas masculinas, Caio obteve 15,150 e ficou atrás apenas do ucraniano Oleg Verniaiev, com 16,050, do turco Ferhat Arican, com 15,250, e do japonês Hidetaka Miychi, com 15,225.

Nas finais de amanhã, o Brasil terá duas chances de subir ao pódio das argolas, com Arthur Zanetti e Lucas Bitencourt. Já no salto, a vaga é de Caio, que também é finalista da barra fixa, ao lado de Arthur Nory Mariano. No feminino, Thauany e Jade Barbosa estão na decisão da trave.

Delegação

Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Arthur Zanetti, Arthur Mariano, Caio Souza e Lucas Bitencourt
Técnicos: Marcos Goto e Renato Araújo
Fisioterapeuta: Caio Buonanotte
Árbitro: Robson Caballero
Chefe de delegação: Marcos Goto

Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Jade Barbosa e Thauany Araújo
Técnico: Alexander Alexandrov e Francisco Porath
Arbitra: Adriana Rita Alves
Chefe de delegação: Marcos Goto

Programação
Horário de Brasília

Domingo (20)
11h30 às 11h55 - Final do salto GAM (Caio)
12h às 12h50 - Final das argolas GAM (Zanetti e Lucas) e da trave GAF (Jade e Thauany)
12h50 às 13h05 - Premiação argolas e paralelas GAM e trave GAF
13h05 às 13h55 - Final da barra fixa GAM (Caio e Nory) e do solo GAF
13h55 às 14h15 - Premiação barra fixa GAM e solo GAF
Fonte: Photoegrafia

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Seleções de Ginástica Artística conquistam vaga em nove finais da Copa do Mundo da Croácia

Todos os ginastas brasileiros presentes na etapa de Osijek estão nas decisões deste sábado (19) e domingo (20), a partir das 11h30 (horário de Brasília), com transmissão dos canais SporTV

Santo André (SP) - Os seis atletas das Seleções de Ginástica Artística convocados para a Copa do Mundo de Osijek, na Croácia, estão indo muito bem na competição e conquistaram vaga nas finais. Nesta sexta-feira (18), o Brasil voltou ao Gradski Hall e garantiu vaga em sete decisões, após se classificacar para as paralelas, com Caio Souza, e para as barras assimétricas, com Thauany Araújo, ontem. As finais serão neste sábado (19) e domingo (20), das 11h30 às 14h15 (horário de Brasília), com transmissão dos canais SporTV.

Nas argolas, o Brasil terá duas chances de subir ao pódio, com Arthur Zanetti, na liderança da qualificatória, com 15,800, e Lucas Bitencourt, na sétima colocação, com 14,850. Já no salto, a vaga é de Caio Souza, após somar 14,450 e ficar em oitavo. Arthur Nory Mariano, em 10°, com 14,375, está na reserva. Caio e Nory são finalistas da barra fixa, ambos com 14,500. Devido a nota de partida, Caio se classificou em segundo e Nory em terceiro. No feminino vieram outros excelentes resultados, com Jade Barbosa na liderança da trave, com 14,350, e com Thauany em terceiro, com 13,600.

Com vaga nas finais dos três aparelhos que disputou nas qualificatórias, Caio segue se firmando como um dos principais nomes brasileiros no individual geral. Bastante feliz após os resultados, o ginasta contou que isso é fruto de muita dedicação. "Nas paralelas fiz uma boa série, mas não foi a minha melhor. Mesmo assim, consegui tirar uma nota alta (15,000) e fiquei em segundo, por uma diferença de apenas 0,050 em relação ao primeiro. No salto não consegui fazer o que eu estava treinando, mas com os que realizei ainda fiquei na oitava posição. Na barra fixa consegui fazer a minha série e tirei uma boa nota. Eu não poderia estar mais feliz, vendo que o trabalho que tenho feito junto à comissão técnica e ao meu treinador, o Fernando Lopes, está dando certo. Agora é focar nas finais para que eu possa fazer ótimas séries", analisou Caio.

Um dos técnicos da Seleção Masculina e chefe de delegação, Marcos Goto reforçou que, mais importante do que medalhas, é fazer os ajustes finais do grupo para o Campeonato Mundial de Glasgow, de 23 de outubro a 1º de novembro - a Copa do Mundo da Croácia será o último compromisso do grupo antes do evento na Escócia, classificatório para os Jogos Olímpicos de 2016. "Nós estamos mais preocupados em dar uma preparação adequada para toda a nossa equipe. Hoje conseguimos boas notas nas argolas e na barra fixa, por exemplo, e isso já nos deixa muito contentes", encerrou.

Delegação

Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Arthur Zanetti, Arthur Mariano, Caio Souza e Lucas Bitencourt
Técnicos: Marcos Goto e Renato Araújo
Fisioterapeuta: Caio Buonanotte
Árbitro: Robson Caballero
Chefe de delegação: Marcos Goto

Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Jade Barbosa e Thauany Araújo
Técnico: Alexander Alexandrov e Francisco Porath
Arbitra: Adriana Rita Alves
Chefe de delegação: Marcos Goto

Programação
Horário de Brasília

Sábado (19)
11h30 às 11h55 - Final do solo GAM
12h às 12h45 - Final do cavalo com alças GAM e salto GAF
12h55 às 13h10 - Premiação solo e cavalo com alças GAM e salto GAF
13h10 às 14h - Final das paralelas GAM (Caio) e das barras assimétricas GAF (Thauany)
14h às 14h15 - Premiação paralelas GAM e barras assimétricas GAF

Domingo (20)
11h30 às 11h55 - Final do salto GAM (Caio)
12h às 12h50 - Final das argolas GAM (Zanetti e Lucas) e da trave GAF (Jade e Thauany)
12h50 às 13h05 - Premiação argolas e paralelas GAM e trave GAF
13h05 às 13h55 - Final da barra fixa GAM (Caio e Nory) e do solo GAF
13h55 às 14h15 - Premiação barra fixa GAM e solo GAF

Fonte: Photegrafia

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Na estreia da Copa do Mundo da Croácia de Ginástica Artística, Brasil conquista vaga em duas finais

       Caio Souza, nas paralelas, e Thauany Araújo, nas barras assimétricas,
                          estarão na decisão da etapa de Osijek;
classificatórias seguem nesta sexta-feira (18)
                                                Santo André (SP) - As Seleções de Ginástica Artística já estão garantidas em duas finais da Copa do Mundo da Croácia, a última competição antes do Campeonato Mundial de Glasgow, na Escócia, em outubro. Nas classificatórias desta quinta-feira (17), Caio Souza obteve a classificação para a decisão das paralelas, enquanto Thauany Araújo na das barras assimétricas. As qualificatórias seguem amanhã, das 9h às 13h (horário de Brasília), e as finais no sábado (19) e no domingo (20), com transmissão dos canais SporTV.

"Nós viemos para essa Copa do Mundo com o intuito de melhorarmos ainda mais para o Mundial e trouxemos quatro ginastas que fazem parte da base da Seleção", comentou um dos técnicos da Seleção Masculina e chefe de delegação, Marcos Goto. "Estamos muito satisfeitos com esse primeiro dia de classificatórias. No solo, ficamos na 10ª e na 14ª colocação com o Nory e o Zanetti, respectivamente, entre 48 participantes. No cavalo com alças, o Nory ficou na 10ª colocação também, em um aparelho com 38 ginastas e, entre eles, vários atletas mundialmente conhecidos, o que deixou a disputa da final ainda mais difícil. Para fechar, tivemos uma excelente participação do Caio nas paralelas, que fechou a qualificatória em segundo lugar no aparelho, que contava com 40 participantes", explicou Marcos.

Caio foi realmente muito bem nas paralelas e conquistou 15,000 pontos, uma pequena diferença para o primeiro colocado, o atleta da Grã-Bretanha Ashley Watson, que fez 15,050. Já Lucas Bitencourt foi o 18°, com 13,650.

Ainda pelo masculino, mas no solo, Arthur Nory Mariano somou 14,550 pontos, ocupou a 10ª colocação e está como reserva na final. O companheiro de Seleção Arthur Zanetti fez 14,400 e ficou em 14°. No cavalo com alças, Nory ficou com 14,250, novamente foi o 10° colocado e está na reserva. Lucas, com 12,700, foi o 28°.

Pelo feminino, Thauany foi a oitava nas barras assimétricas, com 12,700. Jade Barbosa, com 11,700 e em 17°, não avançou para a final.

Delegação

Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Arthur Zanetti, Arthur Mariano, Caio Souza e Lucas Bitencourt
Técnicos: Marcos Goto e Renato Araújo
Fisioterapeuta: Caio Buonanotte
Árbitro: Robson Caballero
Chefe de delegação: Marcos Goto

Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Jade Barbosa e Thauany Araújo
Técnico: Alexander Alexandrov e Francisco Porath
Arbitra: Adriana Rita Alves
Chefe de delegação: Marcos Goto

Programação
Horário de Brasília

Sexta-feira (18)
9h às 13h - Classificatórias (argolas, salto e barra fixa GAM) (trave e solo GAF)

Sábado (19)
11h30 às 11h55 - Final do solo GAM
12h às 12h45 - Final do cavalo com alças GAM e salto GAF
12h55 às 13h10 - Premiação solo e cavalo com alças GAM e salto GAF
13h10 às 14h - Final das paralelas GAM (Caio) e das barras assimétricas GAF (Thauany)
14h às 14h15 - Premiação paralelas GAM e barras assimétricas GAF

Domingo (20)
11h30 às 11h55 - Final do salto GAM
12h às 12h50 - Final das argolas GAM e da trave GAF
12h50 às 13h05 - Premiação argolas e paralelas GAM e trave GAF
13h05 às 13h55 - Final da barra fixa GAM e do solo GAF
13h55 às 14h15 - Premiação barra fixa GAM e solo GAF

                                          Fonte: Photoegrafia