domingo, 22 de maio de 2016

 Seleção de Conjunto da Ginástica Rítmica garante vaga em duas finais da Copa do Mundo de Minsk
Equipe estará nas decisões das cinco fitas e de arco e maças neste domingo (22)




A Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica conseguiu mais um bom resultado na Copa do Mundo de Minsk, na Bielorrússia, neste sábado (21). Após ficar em sétimo lugar nas cinco fitas e garantir vaga na final, a equipe formada pelas ginastas Beatriz Pomini, Emanuelle Lima, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Jéssica Maier e Morgana Gmach ficou com sexto lugar no arco e maças, com a nota 16,550, e estará em mais uma decisão neste domingo (22). No geral, o conjunto somou 32,950 pontos e fechou a competição no sétimo lugar.

Para as finais, a expectativa da comissão técnica é que o conjunto consiga melhorar as notas da classificatória. "Vamos torcer para que elas entrem em quadra bem amanhã. Temos muitas apresentações e competições pela frente até os Jogos Olímpicos para as ginastas executarem as séries cada vez melhor", disse a técnica do conjunto, Camila Ferezin.

Pelo individual, Natália Gaudio ficou em 19º nas maças com a nota 16,450 e em 25º na fita com a pontuação de 15,350. No individual geral, a capixaba encerrou a competição em 21º lugar, somando 63,750 pontos.

Para Natália, o saldo da competição foi positivo. "A série de maças foi muito boa, já na fita me desconcentrei um pouco, pois cometi uma falha no começo da série. Acho que entrei ansiosa por conta da música nova. Ontem, no arco e na bola fiz ótimas séries. O saldo geral de toda a competição foi muito bom. Agora é treinar para melhorar os meus resultados nas próximas competições", avaliou Natália, que estreou a série de fita com a música Cidade Maravilhosa.

Neste domingo (22), o conjunto volta à quadra às 6h (horário de Brasília) para a prova das cinco fitas e às 7h30 para a série de arco e maças. A Seleção de conjunto e Natália Gaudio já têm vaga garantida nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Programação

Domingo (22)
5h: finais arco e bola individual
6h: final cinco fitas conjunto
6h30: finais maças e fita individual
7h30: final arco e maças conjunto
8h15: premiações por aparelhos individual e conjunto

Delegação brasileira

Seleção Individual de Ginástica Rítmica
Ginasta: Natália Gaudio
Técnica: Monika Queiroz

Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica

Ginastas: Beatriz Pomini, Emanuelle Lima, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Jéssica Maier e Morgana Gmach
Técnicas: Camila Ferezin e Ekaterina Pirozhkova
Chefe de delegação: Bruna Rosa
Médico: Thiago Leal
Fisioterapeuta: Agilson Lisboa
Árbitra: Maria da Conceição Costa 


Fonte: Photoegrafia

sexta-feira, 20 de maio de 2016



Público vê show brasileiro nas classificatórias da Copa do Mundo de Ginástica Artística de São Paulo
País estará representado nas finais de todos os aparelhos; decisões serão neste sábado (21) e domingo (22)

                                                                            Fotos Ricardo Bufolin




São Paulo (SP) - O público de São Paulo (SP) pôde conferir, nesta sexta-feira (20), um pouco do que está por vir da ginástica artística nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. Isso porque teve início no Ginásio do Ibirapuera a etapa da Copa do Mundo, que reuniu grandes nomes do Brasil na modalidade e atletas de outros países que também fizeram bonito. Os brasileiros estarão nas finais de todos os aparelhos com dois participantes em cada. Um resultado bastante positivo para o momento importante de preparação que estão vivendo. 

As finais serão divididas em dois dias. Neste sábado (21), a programação será das 14h às 17h. Irão competir os finalistas de solo, cavalo com alças e paralelas masculinas, salto e barras assimétricas femininas. No domingo (22), será a vez das decisões da barra fixa, argolas e salto masculino e trave e solo feminino. No sábado (21) haverá transmissão dos canais SporTV e no domingo (22) no Esporte Espetacular da Rede Globo. 

O solo masculino levantou o público com as apresentações de Arthur Nory Mariano e Diego Hypolito. O último, especialista no aparelho, fez uma ótima série e se classificou em primeiro lugar, com 15,600 pontos. Nory também garantiu vaga na etapa decisiva com a sétima posição do dia ao somar 14,050. O chileno Tomás Gonzales fez 15,250 e conquistou a segunda posição, seguido por Hiroki Ishikawa, do Japão.

Para Diego, o apoio do público foi imprescindível como sempre. "A torcida colaborou muito com meu resultado hoje. É muito mais difícil fazer um treinamento bom do que uma competição boa porque aqui o público grita, te ajuda e isso é fundamental. Sentir que todos estão gritando meu nome e acreditando no meu trabalho é o que me faz chegar aqui", comentou o ginasta.

Diego faz parte da Seleção Masculina, que está se preparando para os Jogos Olímpicos, e tem o objetivo de garantir um resultado histórico, caso seja convocado. "Não sei se irei conseguir uma medalha olímpica, mas estou trabalhando para isso. Estou com uma boa série. Se a medalha vier será ótimo, mas quero conseguir um bom resultado."

Assim como o irmão, Daniele Hypolito, assim que entrou em cena, fez bonito no salto e se classificou para as finais com a primeira posição da etapa classificatória. Ela obteve 14,350 no primeiro salto e 13,800 no segundo, com média de 14,075. A alemã Michelle Timm foi a segunda colocada, com 13,900, e a colombiana Catalina Gomez, a terceira, com 13,825.

O cavalo com alças colocou também dois brasileiros nas finais. Caio Souza fez a terceira melhor nota (14,300) e Sérgio Sasaki ficou com a quarta posição (14,100). Os dois primeiros colocados na etapa foram japoneses. Kaito Imabayashi, com 15,050, e Fuya Maeno, com 14,700.

Nas assimétricas, a primeira colocação foi do Brasil com Rebeca Andrade (14,550). Lorrane Oliveira também garantiu vaga na decisão, com a terceira posição e 13,600. A segunda colocação ficou com a alemã Kim Biu, com 14,550.

Um dos momentos mais esperados do dia foi a disputa das argolas. Arthur Zanetti deu show novamente e garantiu a primeira posição na classificatória. A nota foi 15,850 e o público foi ao delírio com a apresentação do campeão olímpico. O argentino Federico Molinari, um dos principais concorrentes do brasileiro, ficou com a segunda posição, com 15,800. Outro argentino, Daniel Villafane, com 14,450, foi o terceiro colocado. Francisco Barretto Júnior também irá disputar as finais, pois terminou na quarta colocação, com 14,350.

"Esta Copa está sendo boa para vermos como a torcida reage. Hoje eu fiz uma série menor. Provavelmente na final devo fazer a completa", contou o campeão olímpico, que segue em ritmo intenso de preparação para os próximos Jogos Olímpicos. "Tenho procurado cumprir uma rotina parecida com a que tive em Londres, em 2012, mas não entro na competição como favorito. Me sinto simplesmente um ginasta brigando pelo pódio. Chego como mais um atleta que tem que passar por todas as etapas para conseguir um resultado", acrescentou.

Francisco Barretto e Caio Sousa serão os representantes brasileiros nas finais das paralelas. "Chico" garantiu a quarta colocação ao somar 15,000. Caio foi o sexto, com 14,850. O primeiro colocado foi o colombiano Jossimar Calvo Moreno, com 15,800. Também da Colômbia, Javier Sandoval ficou em segundo, com 15,400, e o alemão Lukas Dauser foi o terceiro, com 15,350.

Na trave, Rebeca Andrade garantiu novamente a primeira posição e a vaga para a final, com 14,100. Daniele Hypolito veio logo em seguida, com 13,750. A venezuelana Jéssica Lopez ficou em terceiro, com 13,600.

No salto masculino, mais uma dobradinha brasileira. Arthur Nory foi o primeiro colocado, com 14,950 (15,000 no primeiro salto e 14,900 no segundo). O segundo foi Sérgio Sasaki, com 14,725 (15,250 no primeiro e 14,200 no segundo). O japonês Jumpei Oka fez 14,450 e ficou com a terceira colocação.

O solo feminino levantou o público com belas apresentações. Daniele Hypolito, com 13,850, foi a primeira colocada, seguida por Kim Bui, da Alemanha, com 13,350. Caroline Pedro e a chilena Simona Castro ficaram empatadas na terceira posição, com 13,200.

"Meu treinador e eu estamos muito focados no que estamos planejando. Estamos unidos em busca de um objetivo. É muito importante ter esse companheirismo. Eu estou treinando bem e muito focada. É uma preparação que está sendo feita em conjunto", destacou Daniele, em referência ao técnico Alexandre Carvalho.

O colombiano Jossimar Calvo Moreno garantiu mais uma vez a primeira posição, desta vez na barra fixa, com 15,050. O segundo lugar ficou com Kaito Imabayashi, do Japão, com 14,900. Arthur Nory e Sérgio Sasaki vieram em seguida, somaram 14,800, e garantiram vaga na decisão.

Nory ficou satisfeito com o desempenho de hoje, mas ainda vê detalhes a acertar. "Fiz hoje um salto novo. Era para testar mesmo. No solo acho que deixei a desejar um pouco, mas quero melhorar para as finais. Vou clocar a cabeça no lugar e fazer o que eu tenho treinado. Toda competição e treinamento para nós agora é muito importante. É um dia de cada vez. Tenho que mostrar meu máximo todo dia", encerrou.

Ingressos - Os ingressos para assistir às apresentações estão sendo vendidos na bilheteria do ginásio Ibirapuera e são divididos em três setores. Para a cadeira superior, o valor é de R$ 65,00 (R$ 32,50 a meia entrada). Para o setor Gold, o preço fica em R$ 130,00 (R$ 65,00 a meia entrada). Já para o setor Premium, os ingressos vão fica em R$ 230,00 (R$ 115,00 a meia entrada).

Programação

Sábado (21) - finais
14h: solo masculino
14h35: salto feminino
15h05: premiação
15h20: cavalo com alças
15h55: barras assimétricas feminino
16h30: paralelas masculino
17h05: premiação

Domingo (22) - finais
10h10: barra fixa
10h40: premiação
10h50: argolas
11h20: premiação
11h30: solo feminino
12h: premiação
12h10: salto masculino
12h45: premiação
12h55: trave
13h25: premiação

Serviço
Copa do Mundo de Ginástica Artística Masculina e Feminina
Datas: 20, 21 e 22 de maio
Local: Ginásio do Ibirapuera, na Rua Manoel da Nóbrega, 1361, Ibirapuera, em São Paulo (SP)
Ingressos à venda no site da LivePass (www.livepass.com.br)
Transmissão pelos canais SporTV

Delegação brasileira

Ginástica Artística Masculina

Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Henrique Flores, Lucas Bitencourt e Sérgio Sasaki
Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Árbitros: Edgard Ferreira e Frederico Gonçalves
Chefe de delegação: Leonardo Finco

Ginástica Artística Feminina

Ginastas: Carolyne Pedro, Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade
Chefe de equipe: Alexander Alexandrov
Técnicos: Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko e Keli Kitaura
Fisioterapeuta: Júlio César Mattos
Árbitras: Elaine Gueriero e Patrícia Braga
Chefe de delegação: Georgette Vidor 
Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica se classifica para a final da Copa do Mundo de Minsk
Equipe ficou em sétimo lugar nas cinco fitas e participará da decisão do aparelho, no domingo (22)


Da redação, em Santo André (SP) - A Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica, que já está classificada para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, estreou na Copa do Mundo da Minsk, na Bielorrússia, com um ótimo resultado nesta sexta-feira (20). A equipe formada pelas ginastas Beatriz Pomini, Emanuelle Lima, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Jéssica Maier e Morgana Gmach, ficou com o sétimo lugar nas cinco fitas, com a nota 16,400, e vai disputar a final do aparelho no domingo (22).

Técnica do Conjunto, Camila Ferezin, elogiou a nota da equipe, mas acredita que as meninas têm potencial para melhorar. "Apesar dos erros, foi uma boa nota. Talvez nossa ginasta estreante em competições neste ano, que é a Emanuelle, sentiu um pouco a pressão. Agora vamos focar ainda mais para as provas de amanhã, esperando que elas cravem a série de arco e maças", disse.

Pelo individual geral, Natália Gaudio, que também já está classificada para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, participou das provas de arco e bola. Na primeira, ela garantiu a nota 15,850 e na segunda conseguiu a pontuação de 16,100, ficando em 22º lugar nas duas provas.

"Fiquei bem satisfeita com as minhas séries. Foi ótimo, porque pude testar algumas mudanças que fizemos durante os treinos na Bulgária e foi tudo dentro do esperado", comentou Natália.

As brasileiras voltam a competir neste sábado (21). O Conjunto disputa a classificatória de arco e maças, enquanto Natália Gaudio está nas provas de maças e fita. Para a capixaba, a classificatória da fita será especial, pois ela fará a estreia da nova música Cidade Maravilhosa, interpretada por Dudu Nobre.

"Será bem legal estrear a nova música aqui e ver a reação do público. Gostei bastante e isso dá uma energia a mais para competir. Estou muito animada", concluiu a ginasta.

Programação

Sábado (21)
9h às 12h15: classificatórias maças e fita individual
12h30 às 13h: classificatória arco e maças conjunto
13h: premiações individual geral e conjunto geral

Domingo (22)
5h: finais arco e bola individual
6h: final cinco fitas conjunto
6h30: finais maças e fita individual
7h30: final arco e maças conjunto
8h15: premiações por aparelhos individual e conjunto

Delegação brasileira

Seleção Individual de Ginástica Rítmica
Ginasta: Natália Gaudio
Técnica: Monika Queiroz

Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica

Ginastas: Beatriz Pomini, Emanuelle Lima, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Jéssica Maier e Morgana Gmach
Técnicas: Camila Ferezin e Ekaterina Pirozhkova
Chefe de delegação: Bruna Rosa
Médico: Thiago Leal
Fisioterapeuta: Agilson Lisboa
Árbitra: Maria da Conceição Costa
Fonte Photegrafia
Ginastas espantam frio com treino de pódio da Copa do Mundo de Ginástica Artística de São Paulo
Atletas de vários países iniciam nesta sexta-feira (20) a competição no Ginásio do Ibirapuera
Fotos Ricardo Bufolin







São Paulo (SP) - Atletas de vários países pisaram pela primeira vez na área de competição montada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), para a Copa do Mundo de Ginástica Artística, que tem início nesta sexta-feira (20). Hoje, os competidores deixaram o frio da capital paulista de lado e fizeram o treino de pódio, o ensaio geral para a disputa. A expectativa é a melhor possível tanto para brasileiros quanto para os ginastas de fora que vieram ter uma pequena prévia do que está por vir nos Jogos Olímpicos em agosto, com a presença do público e a energia típica da torcida brasileira.

Amanhã será realizada a etapa classificatória, das 14h às 18h15. No sábado (21), será a primeira parte das finais, das 14h às 17h05, e no domingo (22), o restante das decisões, das 10h10 às 13h25.

Os primeiros a testarem os aparelhos foram os homens. O Brasil estará muito bem representado por Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior e Sérgio Sasaki. Além disso, Henrique Flores e Lucas Bitencourt serão hour concours, ou seja, se apresentam sem concorrer a medalhas.

Arthur Nory fará as provas de solo, cavalo com alças e barra fixa, Arthur Zanetti a de argolas, Caio se apresenta no salto e paralelas, enquanto Diego faz solo, e Francisco argolas e paralelas. Para fechar, Sasaki estará no cavalo com alças, salto e barra fixa.

Neste momento, o mais importante para Diego é aproveitar o carinho da torcida. "O meu maior objetivo nesta Copa do Mundo é estar com o público. A plateia nos favorece. Quero fazer boas provas, independentemente do resultado, sem me preocupar em ganhar ou perder", afirmou o ginasta de 29 anos, o mais experiente da equipe masculina, completando que 2016 tem sido um ano muito positivo na carreira dele.











Para Sérgio Sasaki, a oportunidade de competir no Brasil mais uma vez promete ser especial. Em abril, o brasileiro participou do evento-teste, no Rio de Janeiro (RJ), e se apresentou pela primeira vez pelo individual geral após cirurgia. Agora, o momento é de mais confiança. "Posso garantir que a minha confiança aumentou uns 80% do evento-teste para cá. No evento-teste, estava voltando depois de um longo tempo me recuperando, acabei não indo tão bem e fiquei chateado, mas sabia que aquilo fazia parte do processo. Tenho indo bem nos treinos, nas avaliações internas da Seleção e estou bem confiante. É claro que depois de uma cirurgia, a gente passa a ter medo de como o corpo vai responder, mas depois do evento-teste estou melhor, mais concentrado e seguro", revelou.

As meninas, que tem a equipe formada por Carolyne Pedro, Daniele Hypolito, Lorrane Oliveira, Rebeca Andrade e Jade Barbosa (hour concour) também fizeram o aquecimento logo na sequência. Agora mais tranquilas após a conquista da vaga por equipe para os Jogos Olímpicos, elas esperam colocar em prática toda a preparação e encantar o público com as séries cheias de novidades.

Carolyne compete no solo, Daniele no salto e na trave, e Lorrane nas barras assimétricas. Já Rebeca se apresenta nas barras assimétricas, trave e solo.

Lorrane, que estava com dores no calcanhar e ficou duas semanas longe dos treinos, está retornando em grande estilo e pretende avaliar a performance nas paralelas. No ano passado, a ginasta competiu no solo e na trave nesta mesma competição e teve um bom desempenho. "Quero me divertir e chegar aqui amanhã e dar o meu melhor. Fazer bonito para todo mundo ver. Continuo com a mesma série, só estamos procurando limpá-la um pouco mais para aumentar a nota", disse.

Além do Brasil, atletas da Argentina, Alemanha, Chile, Colômbia, Finlândia, Japão e Venezuela também participarão desta etapa da Copa do Mundo.

Ingressos - Os ingressos para assistir às apresentações estão à venda no site da LivePass (www.livepass.com.br) e são divididos em três setores. Para a cadeira superior, o valor é de R$ 65,00 (R$ 32,50 a meia entrada). Para o setor Gold, o preço fica em R$ 130,00 (R$ 65,00 a meia entrada). Já para o setor Premium, os ingressos vão fica em R$ 230,00 (R$ 115,00 a meia entrada).

Programação

Quinta-feira (19)
14h às 16h30: treino de pódio masculino
16h30 às 19h: treino de pódio feminino

Sexta-feira (20)
14h às 18h15: classificatórias masculinas e femininas

Sábado (21) - finais
14h: solo masculino
14h35: salto feminino
15h05: premiação
15h20: cavalo com alças
15h55: barras assimétricas feminino
16h30: paralelas masculino
17h05: premiação

Domingo (22) - finais
10h10: barra fixa
10h40: premiação
10h50: argolas
11h20: premiação
11h30: solo feminino
12h: premiação
12h10: salto masculino
12h45: premiação
12h55: trave
13h25: premiação

Serviço
Copa do Mundo de Ginástica Artística Masculina e Feminina
Datas: 20, 21 e 22 de maio
Local: Ginásio do Ibirapuera, na Rua Manoel da Nóbrega, 1361, Ibirapuera, em São Paulo (SP)
Ingressos à venda no site da LivePass (www.livepass.com.br)
Transmissão pelos canais SporTV

Delegação brasileira

Ginástica Artística Masculina

Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Sérgio Sasaki, Henrique Flores e Lucas Bitencourt
Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Árbitros: Edgard Ferreira e Frederico Gonçalves
Chefe de delegação: Leonardo Finco

Ginástica Artística Feminina

Ginastas: Carolyne Pedro, Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Rebeca Andrade e Lorrane Oliveira
Chefe de equipe: Alexander Alexandrov
Técnicos: Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko e Keli Kitaura
Fisioterapeuta: Júlio César Mattos
Árbitras: Elaine Gueriero e Patrícia Braga
Chefe de delegação: Georgette Vidor 

Fonte: Photoegrafia

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Brasil avança para final de Copa do Mundo de Ginástica Artística
Thauany Araújo está classificada para a decisão do salto na etapa de Varna, na Bulgária


Da redação, Santo André (SP) - Um dos jovens talentos da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina, Thauany Araújo está classificada para a final do salto da Copa do Mundo de Varna, na Bulgária. A atleta fez uma boa apresentação na classificatória e garantiu a vaga na decisão deste sábado (14), das 8h50 às 9h25 (horário de Brasília).

Na qualificatória do salto, Thauany foi a terceira colocada, com 14,200 pontos (14,700 no primeiro salto e 13,700 no segundo). Na sequência, a brasileira se apresentou na trave e ficou em 13°, com 12,650. Para fechar, no solo, foi a 11ª, com 12,200.

"Eu poderia ter ido melhor e conquistado vaga em outras finais, mas nós também aprendemos com as falhas e tudo vale como mais uma experiência", afirmou Thauany. "Na decisão do salto, amanhã, as minhas expectativas estão ótimas. Vou entrar na competição para fazer o meu melhor", completou a ginasta de 17 anos.

Já Julie Kim Sinmon participou pela primeira vez de uma competição após passar por uma cirurgia no joelho, em outubro. A ginasta se apresentou apenas nas barras assimétricas e ficou na 11ª colocação, com 12,550.

A técnica Keli Kitaura, que está na Bulgária acompanhando a dupla, fez uma avaliação sobre as classificatórias. "A Thauany foi muito bem no salto e passou em terceiro. Na trave e no solo, teve uma queda. Ela vai bem na trave, tinha chance de medalha, mas com a falha não teve como entrar nessa final. Já para a Julie, o mais importante era voltar às competições depois da cirurgia, ganhar confiança e foi exatamente isso que ela fez aqui. Apresentou uma prova simples, mas bem executada. As duas estão sendo muito bem preparadas. Todas ainda têm chances de estar nos Jogos Olímpicos", explicou a treinadora, que faz parte do corpo técnico da Seleção Brasileira.

Programação
Horário de Brasília

Sábado (14)
8h50 às 9h25: final salto (Thauany)
9h25 às 9h40: premiação
10h30 às 11h05: final barras assimétricas
11h05 às 11h20: premiação

Domingo (15)
8h50 às 9h25: final trave
9h25 às 9h40: premiação
10h30 às 11h05: final solo
11h05 às 11h20: premiação

Delegação brasileira

Ginastas: Julie Kim Sinmon e Thauany Araújo
Técnicos: Keli Kitaura e Ricardo Pereira
Árbitra: Valéria Sato
Fisioterapeuta: Ana Lyra
Chefe de delegação: Keli Kitaura

Fonte: Photoegrafia

terça-feira, 3 de maio de 2016

OLÁ GALERA DA UFRJ

AULA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (Bacharelado e Licenciatura), e DANÇA DA EEFD.

Documentos: cópia do CPF e do DRE, e atestado médico recente

HORÁRIOS DAS AULAS: SEG E QUA - 11:30 as 12:30
13:30 as 14:30
Faça sua inscrição nos horários de aula no Ginásio de Ginástica Artística da EEFD! VAGAS LIMITADAS