Credenciamento para o
Brasileiro de Ginástica Artística
Programação em São
Paulo (SP) terá início no dia 2
|
|
Da redação, Santo André (SP) - O credenciamento de
imprensa para a cobertura do Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica
Artística Adulto e Infantil está aberto. A competição será realizada do dia 4
a 6 de agosto, no E.C. Pinheiros, em São Paulo (SP).
A disputa servirá como seletiva para a Seleção
Brasileira, tanto no masculino, quanto no feminino, que disputará o Mundial
em Montreal, no Canadá, em outubro. O campeonato terá entrada gratuita.
As atividades terão início na quarta-feira (2) com
os treinos livres e o congresso técnico. Já na quinta-feira (3) serão os
treinos de pódio masculino e feminino, a partir das 8h30. A competição será
na sexta (4) para a categoria infantil, e no sábado (5) e domingo (6) para a
adulta.
Os principais atletas da modalidade estarão na
competição, entre eles Arthur Zanetti (ouro em Londres-2012 e prata na
Rio-2016 nas argolas), Diego Hypolito (prata no solo na Rio-2016) e Arthur
Nory (bronze no solo na Rio-2016) no masculino, e Flávia Saraiva, Rebeca
Andrade, Daniele Hypolito e Jade Barbosa no feminino, entre outras.
Os profissionais interessados na cobertura devem se
credenciar pelo e-mail malu@photoegrafia.com.br
até segunda-feira (31), às 12h.
Dados para o credenciamento
Nome: Veículo de comunicação: Função: E-mail: Telefone: Serviço Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Artística Data: 2 a 6 de agosto Local: E.C. Pinheiros, em São Paulo (SP) Entrada gratuita
Programação
Quarta-feira (2)
08h30 às 12h00 - Treino livre adulto GAM 08h30 às 11h00 - Treino livre adulto GAF 14h00 às 16h50 - Treino livre infantil GAM 13h30 às 17h40 - Treino livre infantil GAF 17h00 às 19h45 - Treino livre adulto GAM 17h10 às 19h10 - Treino livre adulto GAF 20h30 - Congresso técnico
Quinta-feira (3)
08h30 às 12h00 - Treino de pódio adulto GAM 08h30 às 11h00 - Treino de pódio adulto GAF 13h30 às 17h40 - Treino de pódio infantil GAF 14h00 às 17h10 - Treino de pódio infantil GAM Abertura 19h00
Sexta-feira (4)
08h30 às 11h00 - Treino escalonado adulto GAF 09h00 às 12h00 - Treino Livre adulto GAM 14h00 às 17h50 - Competição infantil GAM 14h00 às 19h05 - Competição infantil GAF
Sábado - (5)
08h30 às 14h15 - Classificatórias adulto GAM 08h50 às 12h50 - Classificatórias adulto GAF 14h30 às 18h20 - Competição infantil GAM 14h00 às 19h05 - Competição infantil GAF 19h15 - Premiação infantil GAF/GAM
Domingo (6)
08h30 às 12h00 - Competição AA e finais por equipe adulto GAM 08h30 às 11h00 - Competição AA e finais por equipe adulto GAF 12h15 - Premiação adulto GAM/GAF Fonte: CBG/ Photegrafia |
|
quinta-feira, 27 de julho de 2017
Melhores do País competem no Brasileiro
Caixa de Ginástica Artística na próxima semana
Campeonato no EC
Pinheiros servirá como seletiva para a Seleção Brasileira Masculina e FemininaFotos: Ricardo Bufolin
Na próxima semana, de 2 a 6 de agosto, São Paulo (SP), recebe os melhores atletas e clubes do País para o Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Artística Adulto e Infantil. A competição, que será realizada no EC Pinheiros, é a mais importante do calendário nacional da modalidade e, além dos títulos por equipe e all around (generalista), ainda servirá como seletiva para a Seleção Brasileira Masculina e Feminina, que disputará o Mundial em Montreal, no Canadá, em outubro.
As equipes participantes no Adulto Masculino são: Minas Tênis Clube, Esporte Clube Pinheiros, SESI-SP, Grêmio Náutico União, São Bernardo do Campo, Taubaté, SERC/São Caetano, Centro de Ginástica do Pará, Brasil Futebol Clube, Setor Leste, Adeco e CRF.
Os principais atletas da modalidade estarão na competição, entre eles os medalhistas olímpicos Arthur Zanetti (ouro em Londres-2012 e prata na Rio-2016 nas argolas), Diego Hypolito (prata no solo na Rio-2016) e Arthur Nory (bronze no solo na Rio-2016).
As atividades do Masculino começam na quarta-feira (2) com o treinamento escalonado, em dois períodos, manhã e tarde. No dia seguinte, será realizado o treinamento de pódio, enquanto os treinos livres ocorrem na sexta-feira (4). Sábado é o dia da classificatória, que começa às 8h30, enquanto as finais estão marcadas para o domingo, no mesmo horário.
Já no Adulto Feminino, os clubes que vão participar são: Clube de Regatas Flamengo, Cegin, Adeco, EC Pinheiros, SERC/São Caetano, ADC São Bernardo, Minas Tênis Clube e Grêmio Náutico União. Flávia Saraiva, Rebeca Andrade, Daniele Hypolito e Jade Barbosa são algumas das atletas que estarão na competição.
No dia 2, a programação inicia com o treinamento escalonado, de manhã e à tarde, seguido do treinamento de pódio no dia seguinte, quinta-feira. Na sexta, está marcado mais um treinamento escalonado. Já no sábado, ocorre a classificatória a partir das 8h50. Enquanto as finais estão marcadas para domingo, às 8h30.
Seletiva
Com o objetivo de definir os atletas que irão representar o Brasil no Mundial, as avaliações dos ginastas seguem durante o Brasileiro. A meta é que a definição seja a mais clara e transparente possível, levando em conta critérios técnicos, físicos e médicos.
Os atletas deverão atingir notas já pré-estabelecidas pela comissão técnica para alcançar uma vaga na Seleção. Para os generalistas, conta a média dos dois dias de competição. Já para os especialistas, o critério será a nota do primeiro dia. Em ambos os casos, as notas serão divididas entre bom, muito bom e excelente.
São 12 vagas em disputa para a Seleção Brasileira, tanto para o feminino quanto para o masculino, sendo seis para all around (generalistas), quatro para especialistas e duas que serão definidas pela comissão técnica.
Poderão ser realizadas, ainda
durante o ano de 2017, avaliações abertas para interessados em integrar a
Seleção principal, caso não sejam preenchidas as 12 vagas em disputa no
Campeonato Brasileiro. Essas avaliações adicionais serão divulgadas pela CBG com
a devida antecedência. Além da seletiva adulta para o Mundial, será realizada
também seletiva Juvenil para o Sul-Americano.
Fonte: Photo e Grafia
segunda-feira, 24 de julho de 2017
ACADEMIA FIG DE GINÁSTICA ARTÍSTICA NO PERU
Curso nível 2 para treinadores foi sediado na Villa Deportiva Nacional em Lima-Peru
As Academias FIG seguem de vento em popa, difundindo conhecimentos e capacitando treinadores de ginástica artística em todo o mundo.
O último curso aconteceu em Lima-Peru, no período de 16 a 24 de julho. Ministrei aulas de anatomia, biomecânica, teoria do treinamento desportivo, e preparação artística e coreográfica, além de coordenar o curso.
Atuaram comigo os experts Andrés Llanos do Panamá, que deu as aulas de psicologia e técnica nos aparelhos femininos e Gustavo Sito da Argentina que ministrou aulas de técnica nos aparelhos masculinos.
O curso aconteceu nas instalações da Villa Deportiva Nacional. Este fantástico Centro de Treinamento foi construído em 2015 e servirá de apoio para os Jogos Panamericanos que acontecerão em Lima em 2019.
O ginásio de ginástica está super bem montado e serve para as modalidades de ginástica artística masculina, feminina, rítmica e aeróbica.
Fiquei muito feliz em ver o ginásio em funcionamento com centenas de crianças sendo formadas e várias aulas acontecendo ao mesmo tempo. Dá uma olhada.
Tivemos 13 treinadores sendo 12 do Peru e 1 da Venezuela no masculino e 14 treinadores do Peru no feminino. Os ginastas da seleção nacional participaram demonstrando os exercícios.
Foi uma semana intensa de trabalho, mas de muito aprendizado.
Obrigada à Presidente da Federação Peruana, Jenny Martínez e sua equipe incansável, Walter Saavedra e Cesar por todo apoio dado ao curso.
Jenny está tão contente com os resultados que já vai escrever para FIG e pedir o curso nível 3.
VALEU AMIGOS PERUANOS, FOI UMA GRANDE E FELIZ EXPERIÊNCIA! SUCESSO!!!
domingo, 25 de junho de 2017
CBG divulga ginastas que conquistaram
vaga para Pan de Especialistas de Ginástica Artística
Além dos
atletas adultos, os juvenis competiram para compor Seleção transitória que irá
aos Jogos Sul-Americanos da Juventude
Para o Pan-Americano, eram seis vagas para a ginástica artística masculina e quatro para a feminina, sendo que o Brasil poderá inscrever dois ginastas em cada aparelho. Após as avaliações, os atletas que atingiram os índices estabelecidos são: Carolyne Pedro (Cegin-PR) e Flávia Saraiva (Flamengo-RJ) no feminino, com o técnico Francisco Porat; e Péricles Silva (Pinheiros-SP), Jared Azarini (São Bernardo-SP), Caio Souza (São Bernardo-SP) e Arthur Zanetti (SERC/São Caetano-SP), no masculino, com o técnico é Ricardo Yokoyama.
Segundo o coordenador das Seleções de Ginástica Artística da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Marcos Goto, vários fatores puderam ser avaliados por conta do formato da seletiva. "Em uma competição aberta, se testa a parte psicológica do atleta. Em um ginásio aberto, com público, com pressão. Ele tem que fazer a série com outros ginastas, não está à portas fechadas. É um diferencial para o ginasta fazer uma avaliação em real competição."
Essa foi a primeira vez que a definição da Seleção que irá a um campeonato foi feita dessa maneira, e o objetivo foi ser o mais justo e transparente possível. "Acho que foi o critério mais claro. Era a média dos dois dias. Era como se o atleta estivesse em um campeonato, então, ele se classifica em um dia e vai para a final no outro dia. É como competir por uma medalha", explicou. "O objetivo era que os atletas conseguissem atingir os critérios e as notas de corte que nós pedimos. No masculino conseguimos preencher quatro das seis vagas que tínhamos e no feminino de quatro vagas, duas atletas atingiram os critérios. Acho que o balanço é muito bom. Serve também para que todos vejam que há mudanças e elas são para que tudo seja o mais claro e objetivo possível. Todo mundo viu quem acertou, quem errou", acrescentou Goto.
Além dos atletas da categoria adulta, os jovens talentos da juvenil também competiram por vagas na equipe que vai aos Jogos Sul-Americanos da Juvenil, seguindo critérios. Os classificados foram: Laura Rocha (São Bernardo-SP), Luiza Silva (SERC/São Caetano-SP), Beatriz Silva (SERC/São Caetano-SP), Júlia Lopes (São Bernardo-SP) e Bianca Tavares (Fluminense-RJ), no feminino; e Diogo Soares (Piracicaba-SP), Lucas Souza (Minas Tênis Clube-MG), Murilo Pontedura (SERC/São Caetano-SP), Patrick Barone (Adeco-SP) e Matheus Silva (Minas Tênis Clube-MG).
"Conseguimos montar a melhor equipe masculina e feminina. O critério era definir quatro para o individual geral e mais um que contribuísse para a equipe. São garotos novos que estão passando do juvenil para o adulto daqui a um ou dois anos. É uma competição importante para eles, pois vale vaga para os Jogos Olímpicos da Juventude em 2018", apontou o coordenador.
Marcos Goto ressalta a forma
com que o início deste novo ciclo olímpico vem sendo conduzido para preparar os
ginastas para os próximos Jogos Olímpicos e para as competições que estão pelo
caminho. "Aqui foram avaliados os critérios técnicos. Depois tem outros,
como médicos, por exemplo. Nós fizemos um mapeamento no Rio com 20 atletas do
masculino e 20 do feminino, já para ver como cada um está, o que tem que
melhorar, se está com alguma lesão. É uma iniciativa feita pela primeira vez no
Brasil. Nesse mapeamento haviam vários profissionais envolvidos, psicólogos,
fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, biomecânicos, fisiologistas etc. Foi
uma bateria de testes muito interessante para que tivéssemos alguns dados que
ainda não tínhamos. A intenção é de estender isso após a formação da nova
Seleção", encerrou.
Fonte: Photoegrafia
sábado, 10 de junho de 2017
HARDY FINK, PARTICIPANTE ILUSTRE
NO DEUTCHES TURNFEST
Pessoal, vocês viram meu último post do Maior Evento de Ginástica do Mundo, o Deutches Turnfest? Pois é, além do evento ser um espetáculo, o que me chamou a atenção e até então eu desconhecia, é a competição de ginástica masculina para faixa etária de 70 a 74 anos.
Fotos: Hardy Fink, acervo pessoal
E sabe quem participou competindo nessa categoria? Hardy Fink. Isso mesmo, o diretor dos Programas Educacionais da FIG para grupos de idade (AGE GROUP PROGRAM) e do famoso FIG ACADEMY, programa para capacitação de treinadores de alto rendimento da Federação Internacional de Ginástica para todas as modalidades.
Este ano Hardy completou 70 anos em maio, e o avô de 5 netos tem um currículo admirável na ginástica. Ele foi ginasta, técnico da Seleção Canadense de Ginástica Artística Masculina, Presidente do Comitê Técnico Masculino da FIG, árbitro internacional em diversas olimpíadas e campeonatos mundiais, e tem viajado o mundo inteiro defendendo a prática da ginástica sem prejuízos à saúde do atleta e o respeito ao crescimento e maturação dos jovens ginastas que treinam para alcançar o alto nível.
Sabendo de sua participação no Deutches Turnfest deste ano, é lógico que não hesitei em lhe fazer algumas perguntinhas, as quais foram respondidas com entusiasmo e alegria. Confira:
O que o motivou a participar do Deutches Turnfest como atleta?
- Nos últimos 15 anos tenho dirigido os cursos FIG Academy e Programas para Grupos de Idade, além de participar de inúmeras reuniões, então decidi fazer algo diferente e me inscrevi para participar como atleta do Deutches Turnfest. Na verdade estou me dando este prazer como um presente de aniversário pelos meus 70 anos. Quatro outros parceiros meus de treinamento, da década de 1960, e suas esposas, também se inscreveram. Mas no final, eu fui o único do grupo a competir.
O senhor competiu na categoria de 70 a 74 anos. Como é o regulamento e a competição para essa faixa etária?
- Os participantes podem escolher três entre cinco provas da ginástica masculina (exceto argolas). Ainda tem a opção de participar de uma variedade grande de eventos tais como corrida de 50 metros, salto em distância, arremesso de peso etc... As competições são realizadas ao longo de vários dias, com árbitros diferentes nas diversas provas. Depois existe uma fórmula para determinar o ranking dos três eventos.
Em que provas o senhor participou?
- Eu escolhi paralelas, salto e barra, porque senti que eu poderia fazer os exercícios obrigatórios sem ter a necessidade de treiná-los (risos), já que não existiria nenhuma possibilidade real para isso.
- Eu tive uma explosão absoluta de felicidade. Gostei de cada minuto da minha competição e de todos os outros eventos que eu consegui apreciar brevemente. Gostei do sentimento de estar de novo em frente aos árbitros, depois de 33 anos, e o ligeiro nervosismo e a satisfação de completar até mesmo estas séries bem básicas. Nós na FIG costumamos falar de ginástica como uma atividade vitalícia, mas muito poucas pessoas realmente o fazem. Esta foi uma oportunidade para eu "colocar meu discurso em prática" ao invés de apenar falar. E foi gratificante ver outros competidores, duas décadas mais velhos, ainda praticar ginástica competitiva com alegria. É uma oportunidade de ser lembrado de certa forma em todas as atividades da ginástica, e SIM, ela pode ser feita durante todas as fases da vida.
- O resultado mais importante foi a enorme alegria que senti, mas foi ainda mais especial porque recebi o uniforme da Seleção Nacional Canadense para competir, pois não consegui encontrar o meu de quando competi há quatro décadas atrás. Outro resultado importante foi que eu participei deste evento maravilhoso pela primeira vez em 1973, sendo que minha primeira competição foi em 1984, e constatei que ainda consigo realizar esses exercícios obrigatórios bastante simples e cravar todas as aterrissagens. Mas o resultado menos importante, mas satisfatório, no entanto, foi o sexto lugar geral.
Para os que conhecem Hardy Fink e seu extraordinário senso de humor, não vão se espantar em saber que ele ainda gostaria de reclamar de suas notas com os árbitros (kkkk). De um máximo de 14 pontos ele obteve a excelente marca de 13,6, 13,4 e 13,7. Logo ele, que passou anos avaliando os árbitros da Federação Internacional...
Quero parabenizar Hardy Fink por sua corajosa atuação, e pela linda mensagem de incentivo à prática da ginástica a partir da terceira idade. Lembro que organizei uma competição de masters no Rio de Janeiro, no final da década de 90, e foi um sucesso, não faltou diversão para ninguém.
Fotos: Hardy Fink, acervo pessoal.
Fotos: Hardy Fink, acervo pessoal.
sexta-feira, 9 de junho de 2017
MAIOR EVENTO DE GINÁSTICA DO MUNDO REÚNE
PARTICIPANTES ENTRE 4 E 94 ANOS
PARTICIPANTES ENTRE 4 E 94 ANOS
O Deutches Turnfest é provavelmente o maior Festival e Competição de Ginástica do mundo, e este ano contou com a participação de 80.000 concorrentes entre 4 e 94 anos. Eles competiram em uma grande variedade de provas relacionadas à ginástica, atletismo e apresentações das modalidades que
fazem parte de Federação Alemã (Deutches Turner Bund).
Competição de Ginástica Masculina para maiores de 70 anos
O evento foi sediado em Berlim, Alemanha, de 3 a 8 de junho, e é realizado a cada quatro anos.
Os participantes puderam vivenciar as várias atividades de ginástica
Abertura do evento no Brandenburg Gate
Competição de Ginástica Masculina para maiores de 70 anos
As atividades aconteceram espalhadas por cerca de 40 halls enormes, alguns com 100mt x 50mt e contou ainda com muitos outros espaços menores que acomodaram as competições, seminários, experimentação em equipamentos da ginástica, além de áreas para apresentações nas instalações da Messe de Berlim e em outros lugares da cidade.
Os participantes puderam vivenciar as várias atividades de ginástica
O próximo Deutches Turnfest já está agendado para acontecer em Leipzig em 2021. Ai que vontade de ir!!
Por Andréa João
sábado, 3 de junho de 2017
Brasileiros garantem bons resultados
internacionais na Ginástica Aeróbica
Ginastas competiram
na etapa da Copa do Mundo e no Open Internacional de Portugal
Da redação,
Santo André (SP) - No último fim de semana, as seleções brasileiras
transitórias de Ginástica Aeróbica fizeram bonito em duas competições
disputadas em Portugal. Na categoria adulta, os atletas conquistaram ótimos
resultados em uma das etapas de Copa do Mundo, enquanto as categorias de base
mostraram muito talento no Open Internacional. Os dois eventos foram realizados
na cidade de Catanhede.
Na Copa do Mundo, Lucas Barbosa (UFMG) foi medalha de prata no Individual Masculino (21,900), após uma competição bastante equilibrada, que contou com concorrentes fortíssimos. O húngaro Daniel Bali conquistou a medalha de ouro (23,000), e o bronze foi para o búlgaro Antonio Papazov (21,850).
Os brasileiros também chegaram à final de duplas mistas, com Lucas Barbosa e Tamires Silva, que ficaram em oitavo (20,800). Na decisão de duplas mistas categoria Age Group 1, Manoella Leite e Lucas Pinho terminaram na quinta posição (17,000).
No Open Internacional, foi a vez dos jovens talentos. O trio formado por Laura Pedro, Luiza Conte e Maria Eduarda Bebiano (CER-RJ) conquistou a medalha de prata na categoria Infantil (16,550). A Rússia garantiu os outros dois lugares do pódio. O trio campeão somou 17,250, e o terceiro colocado 16,450.
Para completar, o Grupo Infantil do Brasil ficou com o quarto lugar (15,900), e Maria Eduarda Bebiano foi a sexta colocada (17,250) no Individual Feminino, categoria que contou com a participação de 50 ginastas.
Na Copa do Mundo, Lucas Barbosa (UFMG) foi medalha de prata no Individual Masculino (21,900), após uma competição bastante equilibrada, que contou com concorrentes fortíssimos. O húngaro Daniel Bali conquistou a medalha de ouro (23,000), e o bronze foi para o búlgaro Antonio Papazov (21,850).
Os brasileiros também chegaram à final de duplas mistas, com Lucas Barbosa e Tamires Silva, que ficaram em oitavo (20,800). Na decisão de duplas mistas categoria Age Group 1, Manoella Leite e Lucas Pinho terminaram na quinta posição (17,000).
No Open Internacional, foi a vez dos jovens talentos. O trio formado por Laura Pedro, Luiza Conte e Maria Eduarda Bebiano (CER-RJ) conquistou a medalha de prata na categoria Infantil (16,550). A Rússia garantiu os outros dois lugares do pódio. O trio campeão somou 17,250, e o terceiro colocado 16,450.
Para completar, o Grupo Infantil do Brasil ficou com o quarto lugar (15,900), e Maria Eduarda Bebiano foi a sexta colocada (17,250) no Individual Feminino, categoria que contou com a participação de 50 ginastas.
Assinar:
Postagens (Atom)







