Thaís Fidelis lidera dois rankings da
temporada de Challenge Cups de Ginástica Artística
Ginasta de apenas 16 anos ocupa a
primeira colocação do solo e da trave
|
Fotos: Ricardo Bufolin
A ginástica artística
brasileira já conquistou importantes resultados e promete ainda muito mais
para os próximos ciclos olímpicos. Um exemplo disso é a jovem Thais Fidelis,
que com apenas 16 anos, ficou em primeiro lugar no ranking do solo e da
trave na temporada 2017 de Challenge Cups. A jovem atleta do Cegin (PR) é a
única entre todos os ginastas de vários países, do masculino ou feminino, a
liderar mais de um aparelho.
A Federação Internacional de Ginástica (FIG)
divulgou as listas baseadas nas cinco etapas da Copa do Mundo deste ano:
Koper (Eslovênia), Osijek (Croácia), Varna (Bulgária), Szombathely (Hungria)
e Paris (França). Os ginastas foram somando pontos de acordo com seus
desempenhos, e os melhores três resultados em cada evento entraram na
somatória. Cada primeiro lugar recebeu 30 pontos, seguido por 25 pontos para
cada segundo lugar, 20 pontos para cada terceira posição e assim por diante.
Thaís somou 70 pontos no solo mesmo tendo
participado de apenas três etapas. Ela ficou com o ouro em Osijek e em Varna
e acabou na quarta posição em Koper. Já na trave, a ginasta natural de
Ribeirão Preto (SP) terminou com 62 pontos ao ficar na primeira posição em
Osijek, além do quarto lugar em Koper e da sexta posição em Varna.
"A Thaís vem há alguns anos mostrando
resultados expressivos nacionais e internacionais nas categorias de base e
isso foi um grande aprendizado para ela. Este ano, ela fez a estreia no
adulto com muitas coisas novas nas séries, as quais precisam de tempo para
ficarem consistentes e seguras. Mesmo assim, ela foi campeã brasileira adulta
e vem nos surpreendendo com essas medalhas em Copa do Mundo", disse o
técnico Roger Medina.
Ele conta que com os resultados obtidos até agora,
as perspectivas para o futuro são bastante positivas. "É uma menina que
promete chegar para ficar e fortalecer a equipe feminina para o Mundial de
2018 e, possivelmente, Jogos Olímpicos. Ela está comigo desde os nove anos e
vê-la crescer assim é uma satisfação e orgulho. Estou muito satisfeito com o
que ela vem apresentando", acrescentou o treinador.
Ainda entre os brasileiros, outro destaque é Arthur
Zanetti. O duas vezes medalhista olímpico lidera o ranking das argolas com 60
pontos depois de conquistar o ouro nas duas etapas que disputou (Koper e
Osijek). E Rebeca Andrade ocupa o segundo lugar no salto, com dois ouros
(Koper e Varna) e 60 pontos, e também o quarto lugar das assimétricas, com 43
pontos (ouro em Varna, 11ª em Koper e décima em Osijek).
Os três ginastas agora estão em Montreal, no Canadá,
fazendo aclimatação para o Mundial, que ocorre de 2 a 8 de outubro.
Fonte: Photoegrafia
Acompanhem o Mundial de Ginástica Artística no SPORTV!
|
sábado, 23 de setembro de 2017
sábado, 16 de setembro de 2017
Nota do Departamento Médico
do Comitê Olímpico Brasileiro
e da Confederação Brasileira de Ginástica
Boletim médico: Francisco Carlos Barretto Júnior
Da Redação, Santo André (SP) - O ginasta Francisco Carlos Barretto Júnior, durante a Copa do Mundo de Varna, 2017, sofreu um trauma em região lombar durante a execução do aparelho Paralelas. Ele realizou todos os exames médicos necessários, sendo observada uma hérnia extrusa em L5 com sintomatologia radicular. Recebeu tratamento médico e fisioterápico nas últimas duas semanas com melhora parcial dos sintomas. Por decisão médica, o atleta não participará do Campeonato Mundial de Ginástica Artística, em Montreal, no Canadá, para completar o tratamento médico.
A Seleção Brasileira viaja neste domingo (17) para aclimatação e período de treinamento no Canadá antes do Mundial, que será realizado de 2 a 8 de outubro. A equipe que vai a Montreal é composta por Arthur Zanetti, Arthur Nory Mariano e Caio Souza no masculino, e Rebeca Andrade e Thais Fidelis no feminino.
Fonte: Photegrafia
domingo, 10 de setembro de 2017
|
Resultados do Brasileiro Juvenil e
Pré-Infantil de Ginástica Artística
Mais de 200 ginastas competiram na
Sogipa, em Porto Alegre (RS)
|
|
Foto: Daniel Nunes
Da redação, Santo André (SP) - Chegou ao fim, neste domingo (10), na Sogipa, em Porto Alegre (RS), o Campeonato Brasileiro Juvenil e Pré-Infantil de Ginástica Artística. Mais de 200 jovens atletas competiram durante dois dias pelos títulos por aparelhos e por equipe.
O campeonato contou com a presença de ginastas dos clubes E.C. Pinheiros (SP), Minas Tênis Clube (MG), BFC (SP), SERC Santa Maria (SP), Grêmio Náutico União (RS), C.R. Flamengo (RJ), SL, SOGIPA (RS), ADECO (SP), SESI (SP), Paulínia (SP), FUNESP (SP), Jundiaí (SP), SOS, HORTO/Valinhos (SP), Fluminense (RJ), CEGIN (PR), ADC São Bernardo (SP), CCRN (SP), FUNGUARU (SP), Penha (SP), Osasco (SP), Gemini (RJ), ASBAC (DF) e ADIEE (SC).
As competições contaram com muito talento da nova geração da modalidade masculina e feminina.
PRÉ-INFANTIL (até 9 anos) :
Equipe Masculina
1º Grêmio Náutico União
2º Minas Tênis Clube
3º P. M. Paulínea
Equipe Feminina
1º Pinheiros
2º Flamengo
3º CEGIN
JUVENIL
Equipe Feminina
1º CEGIN
2º Flamengo
3º SERC Santa Maria
Equipe Masculina
1º Minas Tênis Clube
2º SERC Santa Maria
3º Sogipa
Resultados completos: goo.gl/UnZ1Mh
Fonte: Photegrafia
|
terça-feira, 5 de setembro de 2017
Seleção de Ginástica Artística divulga
primeiros nomes que buscam integrar a Seleção para Tóquio
Quatro atletas do
masculino e cinco do feminino já alcançaram as metas estabelecidas pela
comissão técnica, que têm como objetivo obter os melhores resultados
internacionais
A ginástica artística brasileira teve no último ciclo olímpico
resultados excepcionais. A modalidade, que já havia ganhado a primeira medalha
olímpica em Londres-2012, com Arthur Zanetti nas argolas, triplicou o feito na
Rio-2016 e subiu três vezes ao pódio: mais uma vez com Zanetti, que dessa vez
conquistou a prata, e com a dobradinha de prata e bronze de Diego Hypolito e
Arthur Nory no solo. Um ano após a última edição da maior competição do Mundo,
os atletas e comissões técnicas seguem com o trabalho, já de olho em Tóquio
2020.
Para deixar o
trabalho ainda mais afinado, foram realizados durante este ano inúmeras
avaliações médicas, físicas e técnicas, e os competidores participaram de
vários campeonatos nacionais e internacionais. Depois de todo esse trabalho
(organizacional, técnico e dos atletas), chegou-se aos primeiros ginastas que
irão compor a Seleção para o ciclo.

Fotos: Ricardo BufolinA lista conta com os nomes de Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza e Francisco Barretto Júnior pelo masculino:
Thaís Fidelis, Fabiane Brito, Daniele Hypolito, Flavia Saraiva e Rebeca Andrade pelo feminino.
Isso não significa que a relação de atletas pare por aqui. O objetivo é chegar a 12 ginastas no masculino e 12 no feminino, inclusive as oportunidades estão abertas a todos. Um dos exemplos é a ginasta Fabiane Brito, que apesar de ter apenas 15 anos, alcançou as metas estabelecidas e já integra o grupo, conforme conta o coordenador de ginástica artística da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Marcos Goto
"Esses são os
atletas que farão parte da Seleção neste momento, mas o processo seletivo ainda
terá continuidade, inclusive este ano, durante o Campeonato Brasileiro de
Especialistas em outubro", explicou. "Todas as competições oficiais
da CBG serão avaliativas", acrescentou.
Além do grupo que
se prepara para as principais competições deste ciclo e, principalmente, para
os próximos Jogos Olímpicos, haverá também outros ginastas que irão trabalhar
visando a 2024. "Teremos um grupo controle para 2024 sendo acompanhado
paralelamente", finalizou.
Ainda este ano, estão
programadas competições importantes que fazem parte do calendário preparatório
também para os próximos Jogos Olímpicos. "Temos o Brasileiro de
Especialistas e depois algumas etapas de Copa do Mundo", revelou Goto.Fonte: Photoegrafia
domingo, 3 de setembro de 2017
Brasil termina Copa do Mundo de Varna
de Ginástica Artística com oito medalhas
Foram cinco ouros e três bronzes nos
dois dias de competições na Bulgária
|
Da
redação, Santo André (SP) - O Brasil teve uma grande participação na Copa do
Mundo de Varna, na Bulgária, de Ginástica Artística e encerrou a competição
com oito medalhas conquistadas. Em quatro finais do feminino, as
ginastas garantiram todos os ouros, além de um bronze. No masculino, foram um
ouro e dois bronzes em quatro provas disputadas.
Neste
domingo (3), Daniele Hypólito garantiu o ouro na trave com a nota 13,750,
enquanto Thaís Fidelis ficou em sexto (11,700) na mesma prova. Na sequência,
foi a vez de Thaís ficar em primeiro lugar no solo (13,500), e Daniele
terminou em quarto (12,600).
Fotos: Ricardo Bufolin
No
masculino, Caio Souza primeiro garantiu a medalha de bronze nas paralelas,
com 14,450. Depois, ele voltou a competir na barra fixa e ficou com o ouro
com 14,200. Já Arthur Nory ficou em quarto no salto (14,225).
No sábado
(2), a Seleção já havia garantido dois ouros com Rebeca Andrade, no
salto e nas assimétricas, um bronze com Thaís Fidelis, nas assimétricas, e
outro bronze com Arthur Nory, no solo.
"Os
resultados mostram que, com notas de partidas altas, somos muito
competitivos.
Necessitamos melhorar nossa execução e assim alcançar resultados ainda melhores, pois no Campeonato Mundial vamos competir com o que cada país tem de melhor. Verifico que alguns deles estão alcançando notas para uma possível classificação para as finais no Campeonato Mundial. Estamos muito felizes com os resultados dos nossos ginastas, e isso mostra que estamos no caminho certo. Todo o trabalho está sendo possível graças à Caixa e à parceria da CBG e do COB", disse Marcos Goto, Coordenador Técnico da Ginástica Artística da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
Após o fim
da etapa da Copa do Mundo, os ginastas seguem se preparando para o Mundial do
Canadá, que será realizado em outubro.
Medalhas do Brasil em Varna
GAF -
salto: Rebeca Andrade (ouro)
GAF - assimétricas: Rebeca Andrade (ouro) e Thaís Fidelis (bronze) GAF - trave: Daniele Hypólito (ouro) GAF - solo: Thaís Fidelis (ouro) GAM - barra fixa: Caio Souza (ouro) GAM - solo: Arthur Nory (bronze) GAM - paralelas: Caio Souza (bronze) Fonte: Photoegrafia |
sábado, 26 de agosto de 2017
VISITA DOS ALUNOS
DE FUNDAMENTOS DA GINÁSTICA ARTÍSTICA DA UFRJ AO CENTRO DE TREINAMENTO DO RIO DE JANEIRO
Atendendo a pedidos dos meus queridos alunos fiz contato com a Federação de Ginástica para fazermos uma visita ao Centro de Treinamento (CT) de Ginástica Artística no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A visita aconteceu neste sábado dia 26/08 entre 09:00 e 16:00, e faz parte das atividades do Projeto de Extensão de Ginástica Artística que coordeno na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Fomos recepcionados pelo presidente da Federação de Ginástica Bruno Chateaubriand, as diretoras Altair Prado e Isabel Roboredo e a querida ginasta olímpica Daniele Hypolito, que viaja ainda hoje para competir na próxima Copa do Mundo.
Puderam ainda experimentar o tablado de solo, e colocar em prática alguns ensinamentos passados nas aulas da UFRJ. Fiquei orgulhosa!!
É maravilhoso receber o carinho dos alunos. E principalmente ver o interesse deles em aprender cada vez mais.
E assim foi nossa manhã de sábado, cheia de entusiasmo, alegria e muita ginástica! ADOREEEEEI!!!
domingo, 13 de agosto de 2017
|
Brasil fecha Pan-Americano de
Ginástica Artística de Especialistas com cinco medalhas
No segundo dia das finais, neste
sábado (12), País subiu ao pódio três vezes
|
|
Da redação, Santo André (SP) - O Brasil fechou o
Pan-Americano de Ginástica Artística de Especialistas, realizado em Lima, no
Peru, com cinco medalhas. Esta foi uma das primeiras competições
internacionais do novo ciclo olímpico e o País contou com a presença de quatro
ginastas: Arthur Zanetti, Caio Souza e Jared Azzarini no masculino, e
Carolyne Pedro no feminino.
No segundo dia das finais, Caio Souza subiu ao lugar
mais alto do pódio nas paralelas, ao somar 14,500. O argentino Osvaldo
Martínez foi o segundo colocado (13,767) e o dominicano Audrys Nin Reyes o
terceiro (13,433). Na barra fixa, Caio garantiu o bronze, com 13,767. Audrys
Nin Reyes fez 13,933 e ficou com o ouro. Kevin Cerda, do México, foi medalha
de prata (13,800).
Mesmo sem subir ao pódio, Jared Azzarini também
obteve boas colocações. Ele participou de três finais e foi quarto colocado
nas paralelas (13,000), quarto na barra fixa (13,233) e sexto no salto
(13,633/13,657).
Já pelo feminino, Carolyne Pedro conquistou o bronze
na trave, com 12,633. A medalha de ouro foi para a canadense Sophie Marois,
com 13,167, e Agustina Pisos, da Argentina, ficou com a prata, com 12,700. A
ginasta ainda ficou na quinta colocação no solo (11,733)
No primeiro dia das finais, Caio Souza já havia
conquistado duas medalhas de prata, no cavalo com alças e argolas.
Fonte: Photegrafia
|
Assinar:
Postagens (Atom)
































