segunda-feira, 2 de outubro de 2017


Na última subdivisão, Brasil faz classificatórias masculinas do Mundial de Ginástica Artística
Brasileiros terão a oportunidade de observar concorrentes antes de entrar em cena, já que muitos países de tradição na modalidade competem ainda hoje
Fotos: Ricardo Bufolin


Da redação, Santo André (SP) - Chegou a hora da Seleção de Ginástica Artística Masculina colocar à prova toda a preparação feita este ano. Depois de muitos treinamentos, avaliações, controles e muito mais, Arthur Nory, Arthur Zanetti e Caio Suza estão prontos para a estreia no Mundial de Montreal, no Canadá. Integrantes da quarta e última subdivisão eles competem nas classificatórias nesta terça-feira (3), a partir das 10h30 (horário de Brasília), no Estádio Olímpico.


A primeira, segunda e terceira subdivisões, que competem hoje, contam com a presença de atletas de países tradicionais na modalidade, como Alemanha, China, Rússia, Estados Unidos e Japão, entre outros. Na subdivisão do Brasil estão também Nova Zelândia, Holanda, Sri Lanka, Irlanda, Turquia, Itália, Chile, Áustria, Colômbia, Eslováquia, Coreia, Lituânia, Jordânia, Finlândia, Peru e República Tcheca.
Caio será o único dos três que estará na disputa de todos os aparelhos, em busca de uma vaga nas finais do individual geral. Já Zanetti compete na maior especialidade dele, as argolas, aparelho em que foi campeão olímpico em 2012, vice em 2016, e três vezes medalhista em Mundiais. Para completar, Nory busca resultado no solo, no qual foi bronze na Rio 2016, e na barra fixa, aparelho que chegou à final no Mundial de 2015, em Glasgow.
A contar pela experiência dos ginastas nas especialidades que irão competir as perspectivas são muito boas. Pôde-se ao menos dizer que os três estão pisando em terreno seguro, pois além dos resultados, fizeram uma ótima preparação, mesmo sabendo que a concorrência é grande. Por se apresentar na quarta subdivisão, o Brasil terá a 'vantagem' de poder observar grande parte dos adversários antes de entrar em cena e, a partir daí, guiar melhor a série. As outras três subdivisões masculinas passam pelas qualificatórias hoje.
No entanto, apesar de alguns fatores positivos, como o fato de competir mais tarde, eles acreditam que independentemente disso, precisam colocar em prática o que sabem para obter resultados para o País. "Treinamos para fazer a nossa parte, independentemente de estarmos na primeira, segunda ou última subdivisão. O bom é que vamos poder ver todas as notas e como a arbitragem está julgando. Então, vamos jogar com isso também. Vamos poder ver se muita gente errou tal aparelho, se acertou, se vale a pena dificultar a série ou fazer uma série mais limpa. Isso é bom por um lado, mas estamos preparados para o que vier", declarou Nory.


Ele lembra a aclimatação que o Brasil fez em Montreal desde o dia 17 de setembro, quando teve a oportunidade de se acostumar com o clima, com os aparelhos e com toda a estrutura da competição. "O campeonato está muito bem estruturado. O ginásio é incrível, tanto de competição quanto de treinamento, aparelhagem, organização. Isso é muito bom para a nossa preparação. Estamos aqui em Montreal há um tempo já, fizemos uma boa aclimatação no centro deles é, antes disso, no CT Time Brasil, no Rio, então, tudo faz parte. Tudo nos ajuda a entrar bem, confiantes e confortáveis para fazer o que fazemos no treino", acrescentou.
Zanetti também destaca o trabalho pré-Mundial. "A preparação até aqui foi boa. Fizemos uma aclimatação importante antes do campeonato. Hoje treinamos de manhã, tranquilos. Estamos prontos. Nunca devemos pensar no resultado e sim em fazer o nosso melhor e deixar a competição rolar", comentou Zanetti, com a experiência de um grande medalhista.
Caio comentou sobre a última oportunidade que tiveram hoje pela manhã de colocar todos os pontos em ordem. No sábado, eles passaram pelo treino de pódio, na arena de competição e, tiveram mais estes dois dias para fazer ajustes. "O treino de hoje foi bem tranquilo, foi só para ajudar algumas coisas na preparação para amanhã. Fiquei feliz com meu treino de pódio e a expectativa para amanhã é poder competir da melhor forma possível. O bom de competir na última subdivisão porque já se sabe os resultados anteriores, mas não muda muito", concluiu.


As finais masculinas têm início na quinta-feira (5) com o individual geral (transmissão SporTV 4), a decisão por aparelhos será no sábado (7) (SporTV 3) e domingo (8) (SporTV 4). 
Enquanto o masculino está prestes a entrar em cena, o feminino ainda tem mais um tempinho antes de competir. Na quinta e última subdivisão feminina, o Brasil faz as classificatórias somente na quarta-feira (4). Thaís Fidelis passou pelo treino de pódio ontem. Já Rebeca Andrade, que sentiu um incômodo no joelho direito foi poupada e passará por avaliação.



Programação
*Horário de Brasília


Terça-feira (3)
Qualificatória masculina
10h30 - subdivisão 4 (Brasil)
Qualificatória feminina
17h - subdivisão 1
20h - subdivisão 2


Quarta-feira (4)
Qualificatória feminina
14h - subdivisão 3
17h - subdivisão 4
20h - subdivisão 5 (Brasil)


Quinta-feira (5)
19h20 - Apresentação Cirque du soleil
20h - Final individual masculino


Sexta-feira (6)
19h20 - Apresentação Cirque du soleil
20h - Final individual geral feminino


Sábado (7)
14h - Final por aparelhos
Masculino - solo, cavalo com alças e argolas
Feminino - salto e barras assimétricas


Domingo (8)
14h - Final por aparelhos
Masculino - salto, paralelas e barra fixa
Feminino - trave e solo

Fonte: Photo&grafia

domingo, 1 de outubro de 2017

REBECA ANDRADA FOI POUPADA DO TREINO DE PODIO NO
MUNDIAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA

Acompanhe o Mundial de Ginástica Artística pelo SPORTV


Ginasta sentiu um desconforto no joelho direito e foi preservada neste domingo (1º)
Da redação, Santo André (SP) - A ginasta Rebeca Andrade não participou, neste domingo (1º), do treinamento de pódio do Mundial de Ginástica Artística, em Montreal, no Canadá.
"Ela sentiu um desconforto no joelho direito durante o aquecimento na chegada de um salto. Por precaução, a poupamos do treino, porque ainda temos dois dias para a competição. Ela ainda será reavaliada hoje e amanhã de manhã", disse o Dr. Breno Schor, que é o médico da delegação brasileira em Montreal.


Rebeca e Thaís Fidelis são as representantes brasileiras no feminino. As qualificatórias de todos os aparelhos (salto, assimétricas, trave e solo) serão realizadas na quarta-feira (4).

sábado, 30 de setembro de 2017

UM SUPER GINÁSIO NO CORAÇÃO DA BOLÍVIA

Pessoal, vocês nem imaginam o super ginásio de ginástica artística que conheci em Santa Cruz de La Sierra - Bolívia.

Com uma mega estrutura e um investimento de 1 milhão e meio de dólares, foi erguido o imponente centro de treinamento para ginástica artística que leva o nome de PANTERAS. Neste fabuloso complexo ainda acontecerão aulas de natação, hidroginástica, musculação, dança etc... ´Podemos dizer que é um clube privado de primeiro mundo.

Bom,  eu cheguei lá a convite da Maday Arango, que atualmente é a treinadora da Seleção Boliviana de Ginástica Rítmica e estava participando do curso que ministrei em Santa Cruz de La Sierra de 19 a 27 de setembro, nas instalações do Clube Olímpico, onde a Maday é a diretora. Ela é Cubana e juntamente com seu marido Carlos, que também é Cubano e treinador de Ginástica Artística, formam um casal olímpico, que já vive na Bolivia a muitos anos com a família e prometem revolucionar a ginástica no país.

BOA SORTE PRA ELES!!

                                                                   Maday, Eu e Carlos

Agora vejam as instalações, que ainda não estão totalmente prontas:











sábado, 23 de setembro de 2017


Thaís Fidelis lidera dois rankings da temporada de Challenge Cups de Ginástica Artística
Ginasta de apenas 16 anos ocupa a primeira colocação do solo e da trave
Fotos: Ricardo Bufolin





A ginástica artística brasileira já conquistou importantes resultados e promete ainda muito mais para os próximos ciclos olímpicos. Um exemplo disso é a jovem Thais Fidelis, que com apenas 16 anos, ficou em primeiro lugar no ranking do solo e da trave na temporada 2017 de Challenge Cups. A jovem atleta do Cegin (PR) é a única entre todos os ginastas de vários países, do masculino ou feminino, a liderar mais de um aparelho.
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) divulgou as listas baseadas nas cinco etapas da Copa do Mundo deste ano: Koper (Eslovênia), Osijek (Croácia), Varna (Bulgária), Szombathely (Hungria) e Paris (França). Os ginastas foram somando pontos de acordo com seus desempenhos, e os melhores três resultados em cada evento entraram na somatória. Cada primeiro lugar recebeu 30 pontos, seguido por 25 pontos para cada segundo lugar, 20 pontos para cada terceira posição e assim por diante.
Thaís somou 70 pontos no solo mesmo tendo participado de apenas três etapas. Ela ficou com o ouro em Osijek e em Varna e acabou na quarta posição em Koper. Já na trave, a ginasta natural de Ribeirão Preto (SP) terminou com 62 pontos ao ficar na primeira posição em Osijek, além do quarto lugar em Koper e da sexta posição em Varna.
"A Thaís vem há alguns anos mostrando resultados expressivos nacionais e internacionais nas categorias de base e isso foi um grande aprendizado para ela. Este ano, ela fez a estreia no adulto com muitas coisas novas nas séries, as quais precisam de tempo para ficarem consistentes e seguras. Mesmo assim, ela foi campeã brasileira adulta e vem nos surpreendendo com essas medalhas em Copa do Mundo", disse o técnico Roger Medina.
Ele conta que com os resultados obtidos até agora, as perspectivas para o futuro são bastante positivas. "É uma menina que promete chegar para ficar e fortalecer a equipe feminina para o Mundial de 2018 e, possivelmente, Jogos Olímpicos. Ela está comigo desde os nove anos e vê-la crescer assim é uma satisfação e orgulho. Estou muito satisfeito com o que ela vem apresentando", acrescentou o treinador.



Ainda entre os brasileiros, outro destaque é Arthur Zanetti. O duas vezes medalhista olímpico lidera o ranking das argolas com 60 pontos depois de conquistar o ouro nas duas etapas que disputou (Koper e Osijek). E Rebeca Andrade ocupa o segundo lugar no salto, com dois ouros (Koper e Varna) e 60 pontos, e também o quarto lugar das assimétricas, com 43 pontos (ouro em Varna, 11ª em Koper e décima em Osijek).
Os três ginastas agora estão em Montreal, no Canadá, fazendo aclimatação para o Mundial, que ocorre de 2 a 8 de outubro.
Fonte: Photoegrafia

Acompanhem o Mundial de Ginástica Artística no SPORTV!

sábado, 16 de setembro de 2017

Nota do Departamento Médico 
do Comitê Olímpico Brasileiro 
e da Confederação Brasileira de Ginástica

Boletim médico: Francisco Carlos Barretto Júnior



Da Redação, Santo André (SP) - O ginasta Francisco Carlos Barretto Júnior, durante a Copa do Mundo de Varna, 2017, sofreu um trauma em região lombar durante a execução do aparelho Paralelas. Ele realizou todos os exames médicos necessários, sendo observada uma hérnia extrusa em L5 com sintomatologia radicular. Recebeu tratamento médico e fisioterápico nas últimas duas semanas com melhora parcial dos sintomas. Por decisão médica, o atleta não participará do Campeonato Mundial de Ginástica Artística, em Montreal, no Canadá, para completar o tratamento médico.
A Seleção Brasileira viaja neste domingo (17) para aclimatação e período de treinamento no Canadá antes do Mundial, que será realizado de 2 a 8 de outubro. A equipe que vai a Montreal é composta por Arthur Zanetti, Arthur Nory Mariano e Caio Souza no masculino, e Rebeca Andrade e Thais Fidelis no feminino.
Fonte: Photegrafia

domingo, 10 de setembro de 2017


Resultados do Brasileiro Juvenil e Pré-Infantil de Ginástica Artística
Mais de 200 ginastas competiram na Sogipa, em Porto Alegre (RS)
Foto: Daniel Nunes

Da redação, Santo André (SP) - Chegou ao fim, neste domingo (10), na Sogipa, em Porto Alegre (RS), o Campeonato Brasileiro Juvenil e Pré-Infantil de Ginástica Artística. Mais de 200 jovens atletas competiram durante dois dias pelos títulos por aparelhos e por equipe.
O campeonato contou com a presença de ginastas dos clubes E.C. Pinheiros (SP), Minas Tênis Clube (MG), BFC (SP), SERC Santa Maria (SP), Grêmio Náutico União (RS), C.R. Flamengo (RJ), SL, SOGIPA (RS), ADECO (SP), SESI (SP), Paulínia (SP), FUNESP (SP), Jundiaí (SP), SOS, HORTO/Valinhos (SP), Fluminense (RJ), CEGIN (PR), ADC São Bernardo (SP), CCRN (SP), FUNGUARU (SP), Penha (SP), Osasco (SP), Gemini (RJ), ASBAC (DF) e ADIEE (SC).
As competições contaram com muito talento da nova geração da modalidade masculina e feminina.

PRÉ-INFANTIL (até 9 anos) : 

Equipe Masculina
1º Grêmio Náutico União
2º Minas Tênis Clube
3º P. M. Paulínea

Equipe Feminina
1º Pinheiros
2º Flamengo
3º CEGIN

JUVENIL

Equipe Feminina
1º CEGIN
2º Flamengo
3º SERC Santa Maria

Equipe Masculina
1º Minas Tênis Clube
2º SERC Santa Maria
3º Sogipa

Resultados completos: goo.gl/UnZ1Mh
Fonte: Photegrafia

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Seleção de Ginástica Artística divulga primeiros nomes que buscam integrar a Seleção para Tóquio
Quatro atletas do masculino e cinco do feminino já alcançaram as metas estabelecidas pela comissão técnica, que têm como objetivo obter os melhores resultados internacionais

A ginástica artística brasileira teve no último ciclo olímpico resultados excepcionais. A modalidade, que já havia ganhado a primeira medalha olímpica em Londres-2012, com Arthur Zanetti nas argolas, triplicou o feito na Rio-2016 e subiu três vezes ao pódio: mais uma vez com Zanetti, que dessa vez conquistou a prata, e com a dobradinha de prata e bronze de Diego Hypolito e Arthur Nory no solo. Um ano após a última edição da maior competição do Mundo, os atletas e comissões técnicas seguem com o trabalho, já de olho em Tóquio 2020.
Para deixar o trabalho ainda mais afinado, foram realizados durante este ano inúmeras avaliações médicas, físicas e técnicas, e os competidores participaram de vários campeonatos nacionais e internacionais. Depois de todo esse trabalho (organizacional, técnico e dos atletas), chegou-se aos primeiros ginastas que irão compor a Seleção para o ciclo.
Fotos: Ricardo Bufolin

A lista conta com os nomes de Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza e Francisco Barretto Júnior pelo masculino:



Thaís Fidelis, Fabiane Brito, Daniele Hypolito, Flavia Saraiva e Rebeca Andrade pelo feminino. 





Isso não significa que a relação de atletas pare por aqui. O objetivo é chegar a 12 ginastas no masculino e 12 no feminino, inclusive as oportunidades estão abertas a todos. Um dos exemplos é a ginasta Fabiane Brito, que apesar de ter apenas 15 anos, alcançou as metas estabelecidas e já integra o grupo, conforme conta o coordenador de ginástica artística da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Marcos Goto
"Esses são os atletas que farão parte da Seleção neste momento, mas o processo seletivo ainda terá continuidade, inclusive este ano, durante o Campeonato Brasileiro de Especialistas em outubro", explicou. "Todas as competições oficiais da CBG serão avaliativas", acrescentou.
Além do grupo que se prepara para as principais competições deste ciclo e, principalmente, para os próximos Jogos Olímpicos, haverá também outros ginastas que irão trabalhar visando a 2024. "Teremos um grupo controle para 2024 sendo acompanhado paralelamente", finalizou.
Ainda este ano, estão programadas competições importantes que fazem parte do calendário preparatório também para os próximos Jogos Olímpicos. "Temos o Brasileiro de Especialistas e depois algumas etapas de Copa do Mundo", revelou Goto.
Fonte: Photoegrafia