sábado, 27 de outubro de 2018

CAMPEONATO MUNDIAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA - DOHA 2018

PROGRAMAÇÃO:
Quinta (25)
2h30 - Cerimônia de abertura
3h - 15h30 - Classificatório masculino
Sexta (26)
3h - 15h30 - Classificatório masculino (Brasil competirá às 14h, na subdivisão 10, ao lado de China, Hungria e Argentina)
Sábado (27)
3h - 15h30 - Classificatório feminino
Domingo (28)
3h - 15h30 - Classificatório feminino (Brasil competirá às 7h30, na subdivisão 9, ao lado de Rússia, Grã-Bretanha, Turquia e Dinamarca)

Segunda (29)
10h - 11h30 - Final por equipes masculina

Terça (30)
10h - 12h - Final por equipes feminina

Quarta (31)
10h - 12h - Final individual geral masculino

Quinta (1)
10h - 11h30 - Final individual geral feminino

Sexta (2)
10h - Solo - masculino
10h30 - Salto - feminino
11h30 - Cavalo com alças - masculino
12h - Paralelas assimétricas - feminino
12h30 - Argolas - masculino

Sábado (3)
10h - Salto - masculino
10h40 - Trave feminina
11h30 - Paralelas - masculino
12h - solo - feminino
12h30 - Barra fixa

Veja os convocados:
GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA
• Anna Júlia Reis – CEGIN 
• Flávia Saraiva - CRF
• Jade Barbosa - CRF
• Lorrane Oliveira – CRF 
• Rebeca Andrade - CRF
• Thaís Fidélis – CEGIN

GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA
• Arthur Nory - ECP 
• Arthur Zanetti - SERC 
• Caio Souza - SBC
• Francisco Barretto - ECP 
• Lucas Bitencourt - MTC 
• Leonardo de Souza - MTC

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

FAZENDO HISTÓRIA NO IRÃ (parte 1)

Sem saber exatamente o que eu ia encontrar por lá, aceitei o convite, melhor dizendo o "desafio" de liderar e ministrar palestras no primeiro Curso Internacional para mulheres treinadoras de Ginástica Artística em Teerã-Irã. 

O curso que faz parte do Programa da Federação Internacional de Ginástica contou com a organização da Federação de Ginástica do Irã, e com apoio do Comitê Olímpico Iraniano. 


Contamos com a participação de 34 treinadoras de várias cidades que estavam super entusiasmadas com essa oportunidade inédita, e com a ajuda de jovens ginastas que serviram de modelo na hora de demonstrar os exercícios.

A abertura do curso foi no Khaney Gymnastic Azarpay Hall e contou com a presença de autoridades locais, das participantes, e do presidente do Comitê Olímpico Iraniano. 


Demos várias entrevistas para TV que vou postar em breve no meu instagram e na fan page
intagram.com/andreajoao.gymania
fb.com/andreajoao.gymania




Minha parceira nesta empreitada foi a mexicana Lili Ortiz, sendo essa a terceira vez que atuamos juntas em curso de ginástica artística. Eu fiquei encarregada de palestrar na abertura, aulas teóricas e coreografia, enquanto Lili ministrou a parte técnica nos 4 aparelhos. 


O curso nível 1 teve aulas teóricas (anatomia, fisiologia, psicologia e biomecânica) e aulas práticas, que aconteceram no ginásio que fica no complexo esportivo Khaney Gymnastic Azarpay.












No próximo post vou contar mais algumas curiosidades e também como foi a cerimônia encerramento do curso. 

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Continuação do post anterior

TRABALHANDO FORTE PARA O CRESCIMENTO DA GINÁSTICA

O Curso FIG Academy para treinadores de Ginástica Artística Masculina e Feminina no México foi marcado por um grande intercâmbio de experiência. O leva e trás de novas técnicas, metodologias e teorias que se deu entre os treinadores participantes e experts se refletirá sem dúvida na evolução dos ginastas.  

 Experts da FIG Gustavo Sito, Andrés Gerardino, Andréa João, Hardy Fink (Diretor da Academia FIG) e o Presidente da Federação Mexicana de Ginástica Gustavo Salazar na abertura do curso

Aulas teóricas e práticas com participação das ginastas mexicanas







Saudades e a certeza de que todos deixaram suas contribuições, movidos pelo amor e a paixão por esse esporte sem fronteiras. 



segunda-feira, 15 de outubro de 2018

NOVOS EXPERTS SÃO FORMADOS EM CURSO PARA TREINADORES NO MÉXICO

De 19 a 30 de novembro aconteceu mais um FIG Academy de Ginástica Artística Masculina e Feminina na cidade de San Luis Potosí/México. 


O diferencial é que desta vez a Federação Mexicana de Ginástica solicitou a licença do Programa FIG Academy, isso quer dizer que eles terão direito a usar todo o material didático do curso, cuja Federação Internacional tem os direitos autorais, e treinadores mexicanos (novos experts) poderão multiplicar os conhecimentos no país.

Para preparar estes novos experts, a Federação Internacional enviou seu grupo de experts (Eu, Andrés Llanos e Gustavo Sito), além do diretor da Academia, Mr. Hardy Fink, para supervisionar a atuação de novos candidatos a expert. Bem vindos ao time, Alejandra, América, Lorena, Ana, Ricardo, Aldo e Samuel. 


O curso aconteceu no Centro Deportivo La Loma, um super espaço privado, com instalações fantásticas para vários esportes incluindo ginástica artística, atletismo, natação, vôlei, basquete, tênis, uma mega sala equipada para musculação e fitness, cross fit entre outros. O espaço conta ainda com auditório e várias salas para reuniões e aulas. 







 Além de alojamentos muito bem equipados o Centro La Loma conta com a infra estrutura de um hotel logo em frente à pista de atletismo. Todas essas facilidades contribuíram sem dúvida para o sucesso do curso.
No próximo post vou contar sobre os participantes e como foram as aulas. Até lá. 

domingo, 2 de setembro de 2018

UMA EXPERIÊNCIA INCRÍVEL!
Atuar como jurada do concurso de dança


Foi imensamente gratificante participar como jurada do concurso de dança no Festiva de Arte e Cultura da Olimpíada do Saber. Difícil mesmo foi escolher o vencedor dentre tantos talentos que se apresentaram. Meus parabéns ao organizador Wilson Cardoso e seu maravilhoso projeto. Gente do Bem que faz o Bem. Conte sempre com o meu apoio.

[12:02, 12/8/2018] Wilson Cardoso: Enfim!
A final do FAC – Festival de Arte e Cultura da Olimpíada do Saber.

Queremos agradecer a todos que participaram deste sensacional evento (artistas; professores; escolas; jurados; torcida; etc.) a eficiente equipe da Olimpíada do Saber e principalmente a Lona Cultural João Bosco (Vista Alegre).

Foi muito, muito, trabalho e dedicação para realizar um primeiro evento que não gerasse nenhum tipo de incidente.

Graças a Deus tivemos uma excelente participação e conseguimos atingir os principais objetivos que projetamos:

1º - Realizar um evento que integrasse e motivasse os alunos e as escolas participantes da Olimpíada do Saber.
2º - Revelar e dar visibilidade a talentos da musica e da dança.
3º - Gerar oportunidade para que jovens artistas pudessem apresentar a sua arte e ser visto pela Call Art’s Institute (EUA), através da parceria com a Art Transforma.

O resultado final ficou assim:
Dança:
1º lugar: CEFET
2º lugar: Franciscano Santo Antônio
3º lugar: GAU Penha – Grupo I
4º lugar: GAU Penha – Grupo II
Música:
1º lugar: Nossa Senhora das Dores
2º lugar: CEFET
3º lugar: Percepção
4º lugar: Ação I
5º lugar: GAU Penha

Ressaltamos que os critérios para pontuação (informado antecipadamente nas regras e largamente divulgado) foram:
1 – Nota do júri técnico: podendo alcançar um máximo de 50 pontos (5 jurados x 10 pontos cada)
2 – Presença da torcida organizada: podendo alcançar 50 pontos (1 ponto por torcedor presente).

Fotos sensacionais do fotografo Derek Cheyne podem ser vistas no site https://www.derekcheyne.com/musicdanceshow 

Visite no facebook um vídeo da etapa final do FAC!

Desculpem-nos por eventuais falhas, nos desdobramos para fazer o melhor possível!

“O SUCESSO SÓ FOI POSSÍVEL PORQUE TODOS, ABSOLUTAMENTE TODOS, CONTRIBUIRAM”.


No sábado (dia 18), aconteceu a 8ª entrega de prêmios da Olimpíada do Saber.

Este sensacional programa visa motivar (e reconhecer) professores e incentivamos alunos de escolas destinadas as classes C e D a acreditarem num sonho de uma vida melhor, conquistada através do estudo e da consciência cidadã.
Nosso grande orgulho é já ter viabilizado quase 200 bolsas universitárias (que ultrapassam os R$ 3 milhões).
Agradecemos a presença de todos que estiveram conosco!
Que Deus nos ajude e proteja.

sexta-feira, 20 de julho de 2018

letter from Takashi Kobayashi

One of the great coaches and coach educators is grievously ill. He’s only 51-years-old with children age 5 and 8.
July 15, 2018
My dear friends,
Many now know of my cancer diagnosis and have expressed concern and support for me and my family.
I would like to provide an overview of the situation.
I was diagnosed with poorly differentiated adeno-carcinoma of stomach cancer, stage IV in fall of 2015. Following the surgery, the oncologist said that the cancer had already infected the lymph nodes. I underwent ten months of chemotherapy but then discontinued it because of the side effects.
I then seemed to have regained my health for more than a year with a combination of alternate therapies, balanced diet and regular exercise.
Unfortunately, the cancer returned, and I started another course of a more aggressive chemotherapy. This turned out not to be effective and the cancer metastasized to the liver and to the lungs.  And then even with an immunotherapy treatment the tumors spread and increased.
Since conventional treatment was not effective, we decided to stop the aggressive treatment and let the body have a rest. I am now urgently seeking alternative treatment to survive and relieve the pain.
I have always been a warrior as is evidenced by my continued work for the FIG Academy Program until October 2017, and I will continue to fight both for myself and for my wife and two young children. I am praying for a miracle and thank you for your thoughts and prayers and offers of assistance.
Kathy So
On behalf of my beloved husband, Takashi Kobayashi, who dictated this message.
Takashi asks that you share his letter with your Gymnastics friends and contacts. He wants everyone to hear it from himself.
__ FIG’s Hardy Fink:
I had the privilege to have had Takashi teach at 13 FIG academies on all continents. He is the most exceptional expert and educator. He also taught many camps for the Asian Gymnastics Union.
He taught the last five FIG academies after his diagnosis. He never let anyone know and was surprised when the news got out exactly two weeks ago.
As many know he was on the Japan MAG coaching staff from 2003 to 2009 during which time he coached Naoya Tsukahara and Kohei Uchimura. He then served as Coaching Director of the Japanese Olympic National Training Centre, and as WAG National Coach 2013-2015.
I was honoured that he phoned me three times during the past week even though he could almost not speak. I also spoke with his devoted wife, Kathy. As he wrote in his letter, he is a WARRIOR and he will continue to fight but his main concern is for the well-being of his young family. By the way, his 52nd birthday is on July 29.
Please, forward Takashi’s very personal letter to the many coaches that he helped around the world.

2 thoughts on “letter from Takashi Kobayashi”

  1. I met him in 1992, wgghen he was training himself as an active gymnast. Working in Canada, he often took part in training camps to learn more about coaching.
    After Takshi lefts for Japan, he came several times with the national junior team to Canada to conduct a training camp together with me.
    He is one of the most searching and meticulous trainers I’ve known in my practice.
    He is able not only to listen, but also to hear and understand, and this is not given to everyone.
    His student Olymic Champion Uchimura is the result of his painstaking work.
    Takashi is one of the most modest and decent people I’ve ever met in my
    life.
    I really hope that he will eventually recover from this ailment.
  2. We had the privilege of having Takashi share with us his awesome knowledge when he conducted academies and age group camps in Manila He first came to us with the Now president Watanabe in 2015 and were instrumental in discovering a very talented young gymnast Carlos yulo who is now working his way to the 2020
    Olympic Games.
    Takashi San the man , simple, quiet, caring, sharing.
    Thank you for all you have done for Philippine Gymnastics. We are one in praying for your recovery. Miracles do happen.

sábado, 7 de julho de 2018

MANRIQUE LARDUET E RANDY LERÚ SÃO APOSTAS DE CUBA PARA O PRÓXIMO MUNDIAL 


Cuba voltou ao cenário internacional da Ginástica Artística em 2015. Me lembro bem quando estava comentando os Jogos Panamericanos em Toronto, que se destacaram dois jovens ginastas, Randy Lerú e Manrique Larduet, que apelidei carinhosamente de " El Cubano Volador".
Daí pra frente os dois só aumentaram suas conquistas se tornando as grandes esperanças de Cuba para o próximo mundial do Qatar, com chances reais de medalha.
Randy tem mostrado resultados expressivos na barra. Segundo seu treinador Carlos Gil eles criaram um elemento novo que poderia receber o nome do ginasta, mas a FIG alterou o código de pontuação recentemente e o elemento foi proibido. Mas ainda assim estão pensando em novas possibilidades para cravar o nome do Cubano no código.
Já Larduet, que se declarou fã do super ginasta japonês Kohei Uchimura, chegou a ser vice-campeão mundial no individual geral em 2015, perdendo apenas para o próprio Uchimura. É considerado um dos ginastas mais completos da atualidade, e tem um elemento nas paralelas que leva o seu nome.
Veja os principais títulos dessas feras:

Randy Lerú
2º barra - Copa do Mundo de Guimarães - 2018
7º barra - Campeonato Mundial de Montreal 2017
3º barra - Copa do Mundo de Anadia - 2016
3º barra - Copa do Mundo de Anadia - 2015

Manrique Larduet
1º argola, 1º salto e 1º paralela - Copa do Mundo de Guimarães - 2018
5º paralela e 6º barra - Jogos Olímpicos 2016
5º individual geral, 7º solo e 4º paralela - Campeonato Mundial Montreal - 2016
2º individual geral e 3º barra e 7º solo - Campeonato Mundial Glasgow - 2015

Além de ótimos ginastas os dois são uma simpatia! Olho neles galera!!