segunda-feira, 29 de julho de 2019

PODE ACREDITAR!! 

DEU OURO PARA O BRASIL NA GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA EM LIMA!

Fotos do incrível Ricardo Bufolin

Hoje os meninos da ginástica nos proporcionaram muitas emoções e alegrias. O ouro por equipes no Pan Americano de Lima é a consagração de um trabalho feito a muitos anos e por muitas mãos. Tá certo que Caio Sousa, Francisco Barreto, Arthur Zanetti, Artur Nory e Luis Porto foram os protagonistas da cena. Mas posso falar com propriedade de quem já vem assistindo capítulos dessa novela a mais de 45 anos. 

Foram passos de formiguinha que acompanhei bem. Desde os tempos que o masculino treinava com os colchões que sobravam do feminino. E nem faz tanto tempo assim. Sem falar dos preconceitos.... menino não faz ponta de pé, isso é esporte de menina, menino não usa "Colant" (nem sabiam que o nome do traje usado pelos meninos é Leotard) etc... etc... etc...

Mas eles enfrentaram tudo isso e conquistaram o coração do Brasil. Aliás o Brasil andava meio atrasado nessa história, porque a ginástica masculina já havia conquistado o mundo a muito tempo. 

Mas tudo bem, antes tarde do que nunca, e quem diria, veio deles a nossa primeira medalha olímpica. 

Bom, esse bla bla bla é para aproveitar a festa do PAN e homenagear a todos e todas, que tanto faz se é atleta, árbitro, treinador, dirigente, médico, fisioterapeuta, psicólogo, comentarista, parente ou me desculpe se esqueci alguma função, mas a todos mesmo, que tenham contribuído para chegarmos hoje ao sucesso que estamos vivendo. 

VIVA A GINÁSTICA DO BRASIL!! 






sábado, 20 de julho de 2019

AHHHH! ACABOU!!

E assim foi o encerramento do Curso de Ginástica Rítmica em Singapura.

Alívio para as candidatas que passaram por provas teóricas e práticas, muita energia para colocar o que foi aprendido em prática e claro... saudades do tempo compartilhado juntas.


Nossas participantes vieram da Malásia, Filipinas, India, Rússia, China e Singapura e retornam a seus países com muitas esperanças e sonhos de evoluir com suas ginastas.

Abaixo estou com com Ms. Lee Bon, vice presidente da Federação de Ginástica de Singapura.

Estes são Tai Chan à direita e George à esquerda. Nosso incansável staff que fez de tudo para tornar nossa vida fácil e agradável em Singapura. Valeu meninos!!


 Esta é a super Nadya Alexandrova, da Bulgária, colega de vários trabalhos a super treinadora de GR que agora mora em Londres, é uma das mais atuantes nos programas educacionais da Federação Internacional.

Se você não é da Ginástica Rítmica talvez não conheça a super campeã também da Bulgária Silvyia Miteva. Ex-integrante da seleção nacional a finalista olímpica nos Jogos Olímpicos de Londres é uma doçura, super companheira e abrilhantou muito o curso com sua troca de experiências com as treinadoras mais jovens. Quem não quer aprender com um ídolo não é? 


UFA! MISSÃO CUMPRIDA! No próximo post vou falar do Curso de Ginástica Artística que foi logo em seguida. Até!



segunda-feira, 15 de julho de 2019

ESTUDO, NOVAS AMIZADES E MUITA 
GINÁSTICA RÍTMICA EM SINGAPURA! (parte 1)

A expectativa era grande e o destino mais do que atraente: SINGAPURA! Aliar ginástica a uma das cidades mais modernas e desenvolvidas do mundo foi mais um sonho realizado. 

Singapura foi sede do Curso Internacional de Ginástica Rítmica - FIG ACADEMY de 13 a 21 de junho. 

O curso teve participantes da Malasia, Filipinas, Singapura, China, India, Russia e China Taipei.


Eu ministrei as aulas teóricas de Anatomia, Fisiologia, Psicologia e Biomecânica, junto com duas feras da GR da Bulgária, Nadja Alexandrova e Silvyia Miteva, que ministraram as aulas práticas de coreografia, ballet, planejamento, construção de rotinas individuais e conjunto, música, e manejo dos aparelhos corda, arco, bola, maças e fita.

Silvyia, EU e Nadja







A Nadja já é uma companheira antiga de trabalho, ministramos vários cursos juntas e tenho grande admiração pelo trabalho dela. Já com a grande campeã Silviya Miteva foi o primeiro encontro. Daí nasceu uma bela amizade e pude conhecer um pouquinho dos bastidores da sua carreira como integrante da seleção nacional da Bulgária (país referência quando se fala em GR), até sua participação nas finais dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Silvyia estava grávida do seu segundo filho. 

Tivemos muitas ginastas demonstrando os exercícios durante toda a semana. Essas lindinhas deram um charme especial às aulas, e auxiliaram as treinadoras a compreender melhor os conteúdos do curso. 



O local do curso foi o extraordinário ginásio de ginástica rítmica do OCBS Arena – Sports Hub, onde treina a seleção nacional. 
No próximo post vou falar dos exames finais e cerimônia de encerramento. Aguardem!

sábado, 13 de julho de 2019

COMENTÁRIOS NA INAUGURAÇÃO DO CANAL DE TV 
DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA (CBG)

O dia 09 de Junho de 2019 foi mais um dia histórico e de muita alegria para a ginástica brasileira. 

Na Arena Carioca do Rio de Janeiro aconteceu a tão esperada inauguração do canal de TV online da Confederação Brasileira de Ginástica, com a transmissão do Campeonato Brasileiro de Especialista de Ginástica Artística.

QUERO AGRADECER À CBG PELA OPORTUNIDADE DE FAZER PARTE DESTE DIA HISTÓRICO SENDO A PRIMEIRA COMENTARISTA DO CANAL. 


 Foi uma grande honra poder comentar a performance dos ginastas, assim como entrevistar atletas, técnicos e dirigentes que estiveram por lá. Foi uma emoção incrível 





Para saciar os desejos daquele público faminto por ginástica, O TVN Sports by Netshoes, promete ser um divisor de águas na divulgação de todas as modalidades e dos atletas brasileiros. 

Os internautas ainda puderam interagir pela #CBGinasticaAoVivo

Neste canal serão exibidos os principais Campeonatos Brasileiros e você vai poder curtir e conhecer melhor o trabalho dos clubes nacionais, dos treinadores e de atletas que muitas vezes não tem oportunidade de estar na TV. Vai entender melhor sobre a arbitragem estar pertinho do seu esporte do coração. 


Acesse o canal pelo link https://cbginastica.tvnsports.com.br e divirta-se!!!





sexta-feira, 17 de maio de 2019

HALL OF FAME INTERNATIONAL GYMNASTICS

OKLAHOMA CITY - Cinco lendas da ginástica serão homenageadas na 23ª cerimônia anual do Hall da Fama Internacional de Ginástica (IGHOF) no sábado, 18 de maio de 2019, no Petroleum Club em Oklahoma City.

A lista IGHOF de 2019:

Shawn Johnson (EUA): 4 vezes medalhista olímpica, incluindo medalha de ouro na trave (2008 Beijing) e 2007 Campeã Mundial Individual Geral.
Maria Filatova (Rússia): 3 vezes medalhista olímpica (1976-1980) e 4 vezes medalhista do Campeonato Mundial
Ivan Ivankov (Bielorrússia): 11 vezes medalhista mundial, incluindo 2 vezes campeão mundial de todos os tempos (1994 e 1997)
Li XiaoPeng (China): 5 vezes medalhista olímpico, incluindo 4 ouros, 11 medalhas em Campeonaots Mundiais
Além da Lista de 2019, a Ordem de Mérito Internacional IGHOF 2019 será designada a Hardy Fink (Canadá), Diretor de Educação e Programa de Academia da Federação Internacional de Ginástica, por suas 4 décadas de liderança e serviço.

“Os homenageados da IGHOF em 2019 incluem alguns dos nomes mais famosos e influentes da história do nosso esporte, então a cerimônia deste ano promete ser especialmente emocionante e inspiradora”, disse Bart Conner, presidente do conselho da IGHOF.

Nos últimos 22 anos, 99 das maiores estrelas e colaboradores da ginástica, representando 22 países, foram formalmente homenageados pelo Hall of Fame. O IGHOF é o lar de grandes nomes da ginástica, como Vera Caslavska, Nádia Comaneci, Olga Korbut, Mary Lou Retton, Nikolai Andrianov, Sawao Kato e Vitaly Scherbo.

Fundada em 1987, a IGHOF foi originalmente localizada em Oceanside, Califórnia. Em 1996, mudou-se para Oklahoma City, Oklahoma, onde desenvolveu uma base sólida de apoio privado.

“O objetivo da diretoria da IGHOF é preservar o legado desses ícones da ginástica e inspirar as gerações futuras”, disse Conner.

Endossado pela Fédération Internationale de Gymnastique, com sede em Lausanne, Suíça, o Hall da Fama Internacional de Ginástica é uma organização sem fins lucrativos dinâmica e voltada para o futuro que celebra a excelência atlética e artística dos atletas e lendas mais talentosos da ginástica. futuras gerações de jovens ginastas e fãs.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

BRAZILIAN AEROBIC GYMNASTICS CLINIC

Sabem onde estive essa semana? Participando da Clínica Brasileira de Ginástica Aeróbica aconteceu de 29 de Janeiro a 02 de Fevereiro nas instalações da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participaram 4 países (Peru, Argentina, Uruguai e Brasil), e os experts foram Hardy Fink, Diretor dos Programas de Educação da Federação Internacional de Ginástica, Cristina Perez, Treinadora da Seleção de Ginástica Aeróbica da Espanha e a Profa. Dra. Kátia Lemos, Treinadora da Dupla e Individual campeões da Copa do Mundo de 2018 e Profa. Associada da UFMG.


O evento contou com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais, da Federação Mineira de Ginástica e das empresas MeloGym e Rituais Cafés Especiais. 

Na foto abaixo as ilustres presenças da Profa. Dra. Ivana Montandon, que foi ginasta da seleção brasileira de Ginástica Artística e atualmente ministra aulas de Ginástica na UFMG, a Profa. Dra. Katya Lemos, que organizou o evento, o Prof. Hardy Fink, Diretor da FIG, EU, Profa. Dra. Andréa João, convidada do evento, e a Profa. Katya Mouthé, também ex-ginasta da Seleção Brasileira e atualmente Presidente da Federação Mineira de Ginástica. Todas pessoas muito amigas e que admiro muito. 

Os treinos e aulas aconteceram nas instalações de Ginástica Artística e Aeróbica da UFMG, que possuem uma ótima estrutura para desenvolver as Ginásticas. 

Ginásio de Ginástica Aeróbica da UFMG


Ginásio de Ginástica Artística da UFMG

Foram 5 dias de treinos intensos para os atletas e aulas de coreografia, fisiologia, metodologias técnicas, rítmos e preparação física para os treinadores. 




O evento contou com a cobertura de foto e filmagem da empresa MeloGym, com seu super fotógrafo Ivan Ferreira.

Além de fotografar Ivan ainda deu uma ajuda demonstrando alguns exercícios. Valeu Ivan!!!

Como sempre essas são oportunidades de encontrar amigos e reunir pessoas e não por acaso estiveram presentes 3 experts que atuam em Cursos de Capacitação da FIG: Newton Vianna, EU, e Katia Lemos, com nosso "big boss" Hardy Fink. 






PARABÉNS á Profa. Dra. Katia Lemos pela grande iniciativa, e também pelos apoios junto à Universidade Federal de Minas Gerais e Federação Mineira de Ginástica. Essa união ainda vai dar o que falar, e é um grande exemplo de que unindo forças os sonhos se tornam realidade!

E assim foi mais uma semana de estudos, aprendizagem, reencontros e claro... saudades!!!
Veja entrevista com os campeões mundiais de Ginástica Aeróbica, Lucas Santiago e Tamires Rebeca em fb.com/andrea.joao.1
Me segue: instagram.com/andreajoao.gymania








sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

E ASSIM FOI O ENCERRAMENTO 
DO NOSSO CURSO EM HONG KONG (PARTE 2)

Continuando o post anterior fiquei de mostrar o encerramento do Curso de Ginástica Artística que aconteceu em Hong Kong, e as pessoas que contribuiram para o sucesso do curso. 

Primeiramente o mérito vai para a Presidente da Federação de Ginástica de Hong Kong, Prof. CHEUNG Siu Yin, MH, que promoveu o Curso, cuidando de todos os detalhes desde hospedagem, alimentação, transporte, locais e facilidades para as aulas. 



Agradecimentos ao super Staff que nos auxiliou todo o tempo resolvendo todos os problemas e necessidades.
Kyle, Qyle, Allye, Fei e Jaison



Aos ginastas que serviram de modelo e aos experts Andrés Llanos e Derick Scholtz


Aos 40 treinadores dos 12 países que participaram do curso



Hong Kong deixou saudade....