quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A TRISTE HISTÓRIA SE REPETE!!!

Movimento "MUDA RIO" luta para salvar mais um esporte no Rio de Janeiro


          Li hoje no jornal Globo/seção de esportes, mais uma notícia triste para o Rio de Janeiro- repórter Claudio Nogueira.

          O grupo MUDA RIO, sob a presidência de Renato Cito, que assumiu recentemente, a Federação de Tênis do Estado do Rio de Janeiro (Fterj), depois de recorrer à justiça, informa a situação caótica com que recebeu a Federação do ex-presidente. O mais impressionante é que o que está acontecendo agora com o Tênis, foi exatamente o que aconteceu comigo quando assumi a Presidência da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro em 1999. Incrível mas 13 anos depois a história se repete!!
          O atual Presidente Renato Cito, relata que recebeu a Federação de Tênis sem sede, sem telefone e sem conta bancária. 
          - Se alguém nos perguntasse se vamos reconstruir a federação a partir do ponto zero, eu diria que estamos numa situação pior do que alguém que fosse fundar uma nova federação esportiva. Nós estamos trabalhando para para chegar ao zero. Hoje estamos abaixo disso - Comenta Filipe Mascarenhas, um dos integrantes do grupo MUDA TÊNIS RIO.

Pois é, este foi exatamente o mesmo discurso que eu disse quando assumi a federação de ginástica do RJ.

          Assim como está acontecendo com o Tênis, a Ginástica também não teve uma transição (da antiga diretoria para a nova). Nós nem sequer sabíamos o que devíamos e a quem devíamos. De acordo com os planos do presidente Cito, nós também entramos na justiça para que a antiga diretoria nos apresentasse os documentos, lista de credores e o quanto estávamos devendo. Mas pasmem, fomos derrotados pelos votos dos desembargadores, que no nosso entendimento nem leram todo o processo.

          Também com incrível semelhança às idéias dos novos gestores da Fterj, a primeira coisa que tentei fazer foi sanear financeiramente a federação. Pois assumi no vácuo. Eu não recebi sequer um papel sobre empregados, créditos, débitos, clubes filiados, nada ... 

          Achei que conseguiria solucionar os problemas do passado e pensar no futuro, mas com o nome da federação de ginástica, sujo, sem poder tirar as certidões negativas que são necessárias para fechar parcerias com os órgãos públicos, ficamos engessados sem condições de avançar. 

          Da mesma forma que o presidente Cito está pensando solucionar suas dívidas, solicitando o apoio da Confederação Brasileira de Tênis, eu também pensei que essa seria a nossa solução. Mas pasmem novamente, eu não tive ajuda de nenhum órgão ou autoridade responsável pelo esporte nas esferas federal, estadual ou municipal. 

          Mais uma coincidência incrível, é a idéia do presidente Cito em desenvolver um projeto modelo a ser apresentado aos prefeitos dos municípios fluminenses, para massificar o tênis e revelar talentos. Eu criei este projeto para a ginástica, mas sem as certidões negativas, e com inúmeras dívidas não podíamos fazer parcerias com órgãos públicos. 

         Assim como o tênis fará, tivemos também que mudar o estatuto da Federação de Ginástica, pois estava desatualizado a quase 20 anos.

          O jornal Globo diz que tentou falar com o antigo presidente da federação de tênis e não conseguiu. Eu fiz até plantão e acampei na porta do ex-presidente da federação de ginástica, mas por coincidência também não consegui falar com ele. Mas por felicidade o tênis ainda tem uma esperança de cobrar suas contas, pois na época o ex-presidente da federação de ginástica morreu.

          Obviamente a solução caótica da federação de ginástica também ocupou várias páginas de jornal, foi notícia de TV etc.. e culminou em uma passeata de clubes, ginastas, técnicos, dirigentes e responsáveis na praia para pedir socorro para nossa federação.

          Mesmo depois da passeata, e de deixar cartas de pedido de ajuda em todos os escaninhos de vereadores e deputados estaduais, não recebemos nenhum retorno ou ajuda para tirar a federação daquela situação.

        Depois de 8 anos tentando sobreviver e reverter o quadro, quando já estávamos quase desacreditados, finalmente o Deputado Chiquinho da Mangueira abraçou a nossa causa, e conseguiu junto ao governador Sérgio Cabral encontrar uma solução para normalizar o funcionamento da federação. 

Toda nossa trajetória você encontra no site www.ginasticario.com.br clicando em relatórios da presidência.

               O mais incrível desta história, é que hoje, em 2013, quando estamos celebrando a conquista da realização dos jogos olímpicos, a federação de ginástica, continua "fazendo ginástica" para se manter. Ainda sem sede fomos despejados do depósito que mantíamos no Estádio Célio de Barros, devido a possibilidade de demolição. 

           A partir daí, a história vocês já conhecem. Ginásio pegando fogo, CT de ginástica sendo demolido, atletas campeões mundiais sendo demitidos, clubes (vários) encerrando o departamento de ginástica etc... etc... etc...

          Mas como todo campeão deve ser, estamos resistindo bravamente, e continuamos crescendo e melhorando apesar dos obstáculos. O campeão busca a medalha e nós buscamos crescer e oferecer às pessoas todas as possibilidades de ser feliz e melhorar suas vidas através da ginástica. 

           Desejamos ao novo presidente Renato Cito e ao grupo MUDA RIO, os melhores votos de sucesso, e que alcancem êxito em tempo bem menor que a ginástica. E ainda, que consiga apoio para transformar seus planos em realidade.

3 comentários:

  1. É triste ver uma história se repetindo. Este é o país do futuro... das olimpíadas... Parabéns pela sua competência frente à ginástica do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Andrea!
    Sou um dos dois vice-presidentes da Nova Federação de Tênis e, por força da minha profissão - jornalista esportivo -, também já te entrevistei algumas vezes, além de termos nos encontrado no Sportv, onde trabalhei, como editor de texto, de 2005 a 2010...
    Muito obrigado pela força pra FTERJ, pro nosso "trabalho"...
    Vamos precisar mesmo de toda a ajuda possível, pois a tarefa é árdua, já que teremos que "reconstruir" a entidade e "salvar" o tênis do Rio...
    Contamos com você.
    Sempre.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Atila, estaremos juntos em prol do esporte no RJ. Bj

    ResponderExcluir