domingo, 26 de junho de 2016

A 40 dias do Rio 2016, Seleções de Ginástica Artística 
fecham Copa do Mundo com cinco medalhas
Após competição em Portugal, brasileiros seguem na Europa para treinamentos 
 preparatórios para os Jogos Olímpicos



Mais uma vez, o Brasil encerrou uma Copa do Mundo de Ginástica Artística com saldo positivo. Na etapa de Portugal, realizada no Centro de Alta Performance de Anadia e encerrada neste domingo (26), foram cinco medalhas para os atletas do País. A 40 dias dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a importância dessas conquistas passa a ser ainda maior para os brasileiros, que, pela primeira vez na história, participam de uma Olimpíada com as duas equipes completas.

No masculino, o representante do Brasil foi Sérgio Sasaki. Após participar da final do cavalo com alças, ontem, desta vez o brasileiro fez outros dois aparelhos. Nas paralelas, somou 13,700 e ficou em oitavo. Já no salto, veio a prata, com 15,212 pontos (15,200 no primeiro salto e 15,225 no segundo). O ouro ficou com o chinês Yu Cen, com 15,375, e o bronze com o japonês Wataru Tanigawa, com 15,075.

"Para nós, o ponto positivo é que o Sasaki voltou a saltar bem, o que o deixou em segundo, além de ter ido muito bem nas qualificatórias do cavalo com alças", comentou o técnico Renato Araújo. "Hoje ele fez o salto Dragulesco Grupado, mas, com certeza, nos Jogos Olímpicos ele fará o Carpado", completou.

Pelo feminino, Flávia Saraiva e Rebeca Andrade foram os grandes destaques do dia. A dupla de 16 e 17 anos, respectivamente, conquistou as primeiras colocações na trave e no solo com excelentes notas. Flávia foi a campeã nos dois aparelhos, com 15,125 na trave e 14,350 no solo. Rebeca ficou com a prata na trave, com 14,125, e no solo, com 14,100. Nos dois aparelhos, as brasileiras aumentaram as notas em relação as classificatórias da competição. Ontem, a finalista brasileira foi Lorrane dos Santos, que participou das barras assimétricas.

Após a Copa do Mundo, Sasaki e o técnico Renato Araújo embarcam para Magglingen, na Suíça, para treinamentos e amistoso com a Seleção da casa. Para o mesmo compromisso, seguem do Brasil os ginastas Arthur Nory Mariano, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior e Lucas Bitencourt. Já pelo feminino, Flávia, Lorrane e Rebeca continuam em Portugal para treinos. Carolyne Pedro, Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Julie Kim Sinmon e Milena Theodoro juntam-se ao treino de atletas.

Delegação brasileira

Seleção de Ginástica Artística Masculina
Ginasta: Sérgio Sasaki
Técnico: Renato Araújo
Fisioterapeuta: Ilan Gedanken
Árbitro: Sandro Brasil Santos

Seleção de Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade
Técnicos: Alexandre Carvalho e Francisco Porath Neto
Fisioterapeuta: Júlio César Mattos
Árbitros: Eduardo Junqueira e Jaqueline Gonçalves
Chefe de equipe: Alexander Alexandrov Sérgio Sasaki (Divulgação)

Fonte: Photoegrafia

sexta-feira, 24 de junho de 2016


Ginástica Artística Brasileira brilha e está em oito finais de Copa do Mundo
Etapa de Anadia, em Portugal, conta com as participações de Sérgio Sasaki, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade; todos se classificaram para as provas que valem medalhas





Ginástica Artística Brasileira brilha e está em oito finais de Copa do Mundo
Etapa de Anadia, em Portugal, conta com as participações de Sérgio Sasaki, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade; todos se classificaram para as provas que valem medalhas
Da redação, Santo André (SP) - Na última etapa de Copa do Mundo com participação dos brasileiros antes dos Jogos Olímpicos, a Seleção de Ginástica Artística do País segue mostrando toda força e talento. Nas provas que estão sendo realizadas no Centro de Alta Performance de Anadia, em Portugal, todos os brasileiros conquistaram vaga nas finais. No total, o Brasil estará em oito decisões de medalhas, neste fim de semana, com transmissão dos canais SporTV.

Nesta sexta-feira (24), pelo masculino, Sérgio Sasaki somou 14,675 no salto e avançou para a final na quarta colocação. Logo depois, foi o quinto melhor nas paralelas, com 15,600. Já na barra fixa, o desempenho não foi o esperado. Com 13,100, o brasileiro ocupou a 20ª colocação. Ontem, o ginasta foi o terceiro no cavalo com alças, com 15,150.

"Eu estou satisfeito", comentou o técnico-chefe da Seleção Masculina, Renato Araújo. "Ele só teve uma falha na largada da barra fixa, mas foi bem nos outros aparelhos. Para as três finais, vamos tentar manter esse padrão. No salto, talvez a gente aumente a dificuldade no primeiro salto e mantemos o segundo. Gostei bastante da nova série de paralela, em que ele tirou 15,600 de 16,800 de nota de partida", completou.

Entre as mulheres, outros ótimos resultados, com dobradinha brasileira na liderança da trave e do solo. Flávia Saraiva foi a primeira colocada na trave, com 14,950, e no solo, com 14,150. Rebeca Andrade veio na sequência, em segundo, com 13,750 na trave e 13,800 no solo. Na classificatória de ontem, Lorrane Oliveira ficou em quinto nas barras assimétricas, com 13,500.

Um dos técnicos da equipe feminina, Alexandre Carvalho avaliou positivamente esses dois primeiros dias de classificatórias. "A Rebeca ficou muito tempo sem competir no solo e na trave. Logo na volta nesses dois aparelhos, ela já foi bem. Gostei bastante do solo da Flávia, mas podemos melhorar um pouco mais. A nota foi acima dos 14,000 e isso já mostra que foi uma boa série. Na trave a pontuação foi excelente. Ela não fez a última ligação, mas, mesmo assim, com essa nota ela estaria em uma final olímpica", avaliou.

As finais deste sábado (25) serão das 11h às 13h30 (horário de Brasília), com Sasaki no cavalo com alças e Lorrane nas barras assimétricas. No domingo (26), no mesmo horário, serão as decisões de salto e paralelas com Sasaki, e de trave e solo com Rebeca e Flávia.

Programação
Horário de Brasília

Sábado (25)
11h às 11h45: finais solo masculino / salto feminino
11h45 às 11h55: premiações
11h55 às 12h30: final cavalo com alças masculino (Sasaki)
12h30 às 13h15: finais argolas masculino / barras assimétricas feminino (Lorrane)
13h15 às 13h30: premiações

Domingo (26)
11h às 11h35: final salto masculino (Sasaki)
11h35 às 12h20: finais paralelas masculino (Sasaki) / trave feminino (Flávia e Rebeca)
12h20 às 12h35: premiações
12h35 às 13h20: finais barra fixa masculino / solo feminino (Flávia e Rebeca)
13h20 às 13h30: premiações

Delegação brasileira

Seleção de Ginástica Artística Masculina
Ginasta: Sérgio Sasaki
Técnico: Renato Araújo
Fisioterapeuta: Ilan Gedanken
Árbitro: Sandro Brasil Santos

Seleção de Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade
Técnicos: Alexandre Carvalho e Francisco Porath Neto
Fisioterapeuta: Júlio César Mattos
Árbitros: Eduardo Junqueira e Jaqueline Gonçalves
Chefe de equipe: Alexander Alexandrov

Fonte: Photoegrafia

quarta-feira, 15 de junho de 2016

COM RECORD DE PARTICIPANTES PANAMÁ SEDIA SUA PRIMEIRA ACADEMIA FIG DE GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA E FEMININA



A Federação de Ginástica do Panamá já recebeu três Academias FIG de outras modalidades anteriormente e encerrou neste fim de semana a FIG Academy nível 1 de ginástica artística. Esta foi a Academia número 230 do Programa Academia FIG. A Academia foi realizada no Ginásio Miguel A. Rivas, na cidade de Albrook durante a semana de 04-11 de junho de 2016.

Para saber mais sobre o FIG Academy entre no site www.fig-gymnastics.com e clique em Educação.

A participação nesta Academy foi parcialmente financiada pela FIG através do Fundo de Desenvolvimento FIG para a União Pan-Americana de Ginástica (UPAG). A UPAG utilizou uma parcela significativa do dinheiro do Fundo de Desenvolvimento FIG para subsidiar a presença de treinadores em Academias e essa política tem sido extremamente bem sucedida. Na verdade, vinte e duas federações diferentes da UPAG, mais do que qualquer outra União Continental, sediaram juntas setenta e sete das 230 Academias realizadas até agora.

Técnicos Participantes da Academia

Um número recorde de quarenta e nove treinadores participaram nesta Academia de quatorze países de língua espanhola membros da UPAG. Várias Academias ultrapassaram o número limite de 40 participantes e o recorde anterior de 48 foi para uma Academia de Ginástica Artística no Chile há cinco anos. As federações participantes foram da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Porto Rico e Venezuela. Foram  14 treinadores na ginástica masculina e 35 compareceram para a ginástica feminina. Mil duzentos e quinze treinadores diferentes da UPAG já participaram de Academias.

Experts da Academia


A líder do curso foi a Professora Dra. Andréa João do Brasil que tem sido uma das especialistas mais atuantes nas Academias e é Presidente da Federação de Ginástica do Rio de Janeiro. Ela ministrou todas as palestras e a classe de coreografia. Andres Llanos Gerardino da Colômbia (à direita), que também tem sido um expert atuante tanto nas Academias como no Programa de Age Group ministrou todas as aulas práticas da ginástica feminina. Ele atualmente atua como treinador no Panamá. O expert das classes práticas da ginástica masculina foi Gustavo Sito da Argentina. Ele também tem frequentemente ensinado nas academias FIG e Age Group. A líder do curso Andréa João viajou para o Panamá diretamente da sua defesa de tese de Doutorado em Portugal onde conquistou o o título de Ph.D. Nós a felicitamos por esta conquista.

                                                             Gustavo Sito

                                                             Andréa João
                                                                  Andrés Llanos
                                                            Andréa João
                                                               Andréa João
Ginastas demonstradoras com os experts

                                                              Andrés Llanos

O exame no final da Academia consistiu de uma prova teórica (anatomia, psicologia, biomecânica e teoria do treinamento) e outra prática, que envolve o ensino de uma habilidade da Ginástica Artística. Os resultados foram muito bons, e variaram de 52% a 97% refletindo a ampla gama de conhecimentos e experiência dos treinadores participantes.

O resultado mais alto para os homens e para o curso geral foi alcançado por Guido Benjamin Zelaya da Argentina. Ele foi seguido de perto por dois treinadores que empataram em segundo lugar, Vanesa Nieves Molina (feminino) e Raul Brandoni (masculino) ambos também da Argentina.

Todos os problemas organizacionais foram resolvidos e tudo foi suficiente para uma Academia nível 1. Os agradecimentos vão para a Presidente da Federação de Ginástica do Paraná, Teresita Medrano de Amado e sua equipe, por acolher esta Academia e que trabalhou diariamente para fornecer tudo o que foi necessário para concluir a Academia com sucesso.


 Gustavo Sito, Andréa João, Teresita Medrano e Andrés Llanos
Homenagem dos participantes aos experts.