segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

SEMINÁRIO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA MARCA A LARGADA PARA TÓQUIO
Com Renata Teixeira (Dir. técnica da GR ) e a Presidente da CBG Luciene Resende

O Seminário inédito no país foi promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e aconteceu neste sábado (13) e domingo (14) no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo foi traçar as metas e estratégias para a Seleção Brasileira deslanchar em Tóquio. 

Fiquei feliz de ver a grande quantidade de jovens treinadores participando juntamente com médicos, fisioterapeutas, árbitros e gestores, de estudos e planejamentos focando alcançar os melhores resultados nesse novo ciclo. Foram apresentados desde temas técnicos, as principais lesões da modalidade e como evitá-las, assédio no esporte, código de conduta, doping, coaching esportivo, análise do cenário internacional, preparação física, nutrição, arbitragem e participação em eventos internacionais, entre outros. Temas bem atuais como ética e boa conduta também não ficaram de fora. É muito importante ressaltar que além de resultados, este encontro enfatizou a importância da saúde dos atletas, aliás temas que abordamos em todos os cursos internacionais da FIG. Traduzindo quer dizer que os resultados são muito importantes, sim, porém não podem vir em detrimento da boa saúde dos nossos atletas. BINGO! 

Os atletas passarão constantemente por avaliações física, técnica e psicológica.

A GA de alto rendimento está cada vez mais difícil, e é muito importante prevenir as lesões bem como tratá-las com a maior brevidade possível, permitindo um rápido retorno aos treinos. 

Outro fato que me chamou a atenção foi o grande interesse de todos e a troca de experiências além da aquisição de novos conhecimentos. 

Para os que não sabem foi editado o novo código de ética da CBG. Esse instrumento será fundamental para garantir boa conduta, e se fazer respeitar o que é consensualmente definido. Quando normas são descumpridas deve haver a punição a fim de evitar que se repitam.
E ainda foi distribuído o novo exemplar da revista GINÁSTICA BRASIL, que trás um balanço dos resultados na Rio 2016, além de lindas imagens dos ginastas e entrevistas super interessantes. 

Espero que mais eventos como esse sejam realizados pois com EDUCAÇÃO, encontraremos a solução para os mais diversos problemas que vem travando o desenvolvimento da ginástica. GANHAM OS ATLETAS, GANHA O BRASIL!



Nenhum comentário:

Postar um comentário