quinta-feira, 23 de maio de 2013


O Brasil vai estar em Ação!

Não Perca o Troféu Brasil de Ginástica Artística e Rítmica
no Sportv

Nesta quinta-feira (23) começam as atividades do Troféu Brasil, enquanto no domingo (26) do Circuito Caixa
Santo André (SP) - Toledo (PR) está em contagem regressiva para o início do Troféu Brasil e da I Etapa do Circuito Caixa de Ginástica Artística e Rítmica. Nesta quarta-feira (22), os ginastas começaram a desembarcar na cidade para as competições, que abrem o calendário nacional da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). O evento, no Ginásio de Esportes Alcides Pan, terá entrada gratuita e promete fazer a alegria do público presente.

A arena das competições já respira a modalidade desde o início da semana, quando cerca de 20 toneladas de equipamentos foram descarregados e começaram a ser montados no ginásio. A previsão é que tudo fique pronto ainda nesta quarta-feira (22).

O Troféu Brasil abre oficialmente na quinta-feira (23), com treinamentos. No dia seguinte, tem sequência os treinos da ginástica artística e início das competições da rítmica. No sábado (25), a grande final das duas modalidades, com transmissão ao vivo do canal SporTV, das 10h às 12h. No domingo (26), será a vez da I Etapa do Circuito Caixa, das 9h às 11h.

Para o evento, estão inscritos cerca de 100 atletas de 20 clubes. Entre eles estão Arthur Nory Mariano, Felipe Arakawa, Francisco Barreto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva pela ginástica artística masculina; Adrian Gomes, Ethiene Franco, Harumy de Freitas, Ingrid Messias, Juliana Santos e Rebeca Andrade pela feminina; Angélica Kvieczynski, Emanuelle Lima, Natália Gáudio e Simone Luiz pela rítmica. Alguns ginastas, entre eles Caio Campos, Diego Hypólito, Pétrix Barbosa e Sérgio Sasaki farão apresentações hors concours, ou seja, sem concorrer ao título.

Clubes participantes

Ginástica Artística Masculina: Grêmio Náutico União (RS), Minas Tênis Clube (MG), MESC (SP), SERC Santa Maria (SP) e Esporte Clube Pinheiros (SP).

Ginástica Artística Feminina: Grêmio Náutico União (RS), Centro de Excelência de Ginastica do Paraná - Cegin (PR), SERC Santa Maria (SP), Esporte Clube Pinheiros (SP) e Clube de Regatas do Flamengo (RJ).

Ginástica Rítmica: Grêmio Náutico União (RS), Associação Esportiva e Recreativa Sadia (PR), Clube Esperia (SP), Associação de Ginástica Rítmica de Blumenau (SC), Clube dos Oficiais da PM (ES), Escola de Campeãs - COES (ES), Gorba (BA), Gym Clube (BA), Tuiuti Esporte Clube (PR), Agin - Norsul (SC), Clube de Ginastica Guairacás - Timbó (SC), Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação - ADIEE/UDESC (SC), Associação Educacional Esportiva e Cultural - Tryade (SP) e Espaço Cultural GRM (MG).

Fonte: 
Photo&Grafia Comunicação / www.photoegrafia.com.br

domingo, 19 de maio de 2013

UHUUUUUUULL! Hoje só dá Brasil na Ginástica!! Mais medalhas com Tamires Veiga e Mariana Valentin na Ginástica Artística. Dá-lhes Brasil.


Ginasta brasileira dá show na Rússia e conquista quatro medalhas
Representante do LiveWright, Tamires Veiga, de apenas 13 anos, mostra boa fase e é destaque da Alexander Dityatin Cup, em São Petersburgo. Na categoria adulta, Mariana Valentin foi bronze no solo
Curitiba (PR) - Com apenas 13 anos, Tamires Veiga se destaca como uma das esperanças da ginástica nacional. Os resultados da atleta do LiveWright em competições internacionais mostram que a ginasta tem tudo para recolocar o País no caminho das vitórias na modalidade. Neste sábado (18), na Alexander Dityatin Cup, em São Petersburgo, na Rússia, a garota conquistou quatro medalhas na categoria juvenil. Tamires foi ouro na trave, prata no individual geral e bronze no solo e salto. "Fiquei surpresa com tantas medalhas, esperava subir ao pódio, mas não tantas vezes. Fico feliz com isso, pois assim sei que meus treinos estão dando resultados", revelou a atleta.

O Brasil também subiu ao pódio na categoria adulta com Mariana Valentin, que ficou com o bronze no solo com 10.625 pontos. Ao todo foram cinco medalhas no evento, um dos mais fortes da temporada e que contou com a participação de 17 países. O desempenho de 2013 superou o do ano passado, quando a ginástica feminina nacional faturou três medalhas. As meninas treinam em Curitiba (PR) na sede do Cegin (Centro de Excelência de Ginástica), projeto com patrocínio máster da Cielo.

O campeonato na Rússia chegou à sua 13ª edição e homenageia Alexander Nikolaievich Dityatin, dono de 10 medalhas em Jogos Olímpicos. Em Moscou/80, o atleta subiu ao pódio oito vezes e se tornou uma lenda ao tirar a primeira nota 10 atribuída a um homem em uma competição olímpica.

A equipe de ginástica do Cegin faz parte de um projeto do Movimento LiveWright, em parceria com a Federação Paranaense de Ginástica. A patrocinadora máster é a Cielo. Os patrocinadores platinum são Volvo e Raízen. Klabin, Credit Suisse, MRS são apoiadores oficiais. Ainda contribuem com o movimento Camargo Correa e CBMM.

Desempenho de Tamires, um dos destaques do campeonato - Tamires Veiga é curitibana e tem 13 anos. A jovem promessa da ginástica artística nacional mostra talento desde 2009 se destacando em todos os aparelhos em competições, mesmo nas categorias pré-infantil, infantil e mirim. No ano passado, a atleta passou a fazer parte do time juvenil e disputou eventos internacionais para ganhar mais experiência. A prata no individual geral na Alexander Dityatin Cup comprova seu bom momento. A ginasta somou 51.355 pontos. O melhor desempenho em São Petersburgo foi da ginasta local Elena Eremina (53.800). A outra brasileira na prova, Raquel Silva, ficou em 10º lugar com 49.100 pontos.

Nas provas individuais, Tamires Veiga deu show. O ouro na trave veio com a nota 13.325. Na sequência apareceram a bielorrussa Aliaksandr Koshaleva (13.275) e a russa Elena Eremina (13.025). A brasileira Raquel Silva ficou em quarto (12.050).

No salto sobre o cavalo, a ginasta ficou com o bronze com a nota 13.288. O ouro ficou com a ucraniana Anastasiya Ilnytska e a prata para a russa Spirina Polina. Raquel Silva foi a quinta com 11.750.

O outro bronze foi no solo com 13.200 de pontuação. Ouro para a russa Elona Batalova (13.750) e prata para a ucraniana Anastasiya Ilnytska (13.300). Raquel Silva foi a sétima com 12.500. Tamires Veiga ainda ficou na quarta colocação na paralela no evento russo.

As ginastas brasileiras e Márcia Suplicy, que coordena o grupo, chegam a Curitiba na manhã desta segunda(20), às 9h26, no vôo 1922, da Gol.

A força da Ginástica - As ginastas da nova geração são acompanhadas de perto na capital do Paraná por especialistas de alto nível na modalidade e contam com equipamentos de primeiro mundo. No Cegin (Centro de Excelência de Ginástica), em Curitiba, as atletas são supervisionadas pelo ucraniano Oleg Ostapenko, que revelou Daiane dos Santos e colocou a modalidade em outro patamar no cenário mundial. A ex-ginasta bielorrussa Nellie Kim é a conselheira internacional do projeto de ginástica artística feminina do Movimento LiveWright, em parceria com a Federação Paranaense de Ginástica. Com seis medalhas olímpicas, sendo cinco de ouro, a campeã faz avaliações semestrais do trabalho na capital paranaense.

As integrantes do Cegin têm bolsa auxílio, plano de saúde, auxílio moradia, alimentação, além de poderem contar com médicos, fisioterapeuta, nutricionista, massagista e psicólogo; aulas de educação formal e bolsa para as atletas com idade para cursar faculdade.

Sobre o LiveWright - Fundado por um grupo de empresários em 2011 com o objetivo desenvolver o esporte olímpico brasileiro, o LiveWright é um movimento sem fins lucrativos, que deseja preparar campeões a partir dos Jogos de 2016 e deixar para o esporte brasileiro um legado de profissionalismo e gestão competente.

O LiveWright se inspirou no sonho do empresário Roger Wright, que acreditava que se as crianças tivessem heróis nos quais pudessem se inspirar, teriam chances de uma vida melhor, em um país mais justo. Wright era velejador e foi um dos grandes incentivadores do projeto de trazer uma Olimpíada para o Brasil. Em 2008, reuniu um grupo de empresários para ajudar a candidatura Rio 2016. Ao mesmo tempo, passou a sonhar com a formação de atletas para esta oportunidade. Seu plano era, ao mesmo tempo, simples e ambicioso: investir em modalidades criteriosamente selecionadas, a fim de aumentar consideravelmente nossas chances de medalhas, transformando o Brasil em uma potência olímpica.

Por isso, o LiveWright acredita que promover heróis no Brasil é uma maneira de trazer esperança e novas alternativas para o futuro. O movimento é uma Oscip, inteiramente financiado por corporações e pessoas físicas. O seu modelo de trabalho está baseado em fornecer capital e know-how gerencial para os esportes selecionados por uma comissão formada por atletas, ex-atletas e empresários, e oferecer ao patrocinador a garantia de que os recursos investidos estão sendo bem alocados dentro dos valores da iniciativa privada de desempenho, meritocracia e ética.

O LiveWright reúne alguns dos principais empresários do Brasil, além de esportistas e personalidades de grande relevância. Os atuais parceiros do LiveWright são Camargo Correa, CBMM, Cielo, Volvo, Raízen, MRS, Klabin, Credit-Suisse. Os atuais projetos contam com recursos incentivados do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Fonte: ZDL  
Email: zdl@zdl.com.br
Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica conquista bronze em Copa do Mundo
Equipe ficou em terceiro na série com cinco pares de maças, em Minsk, na Bielorrúsia
Santo André (SP) - Com duas excelentes apresentações, a Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica conquistou um importante resultado na etapa de Minsk, na Bielorrússia, da Copa do Mundo, neste domingo (19). O Brasil concluiu a competição com o a medalha inédita de bronze no conjunto três bolas e duas fitas e com a quinta posição na série com cinco pares de maças. Esta foi a primeira participação do conjunto brasileiro em uma etapa de Copa do Mundo neste ciclo olímpico.

A medalha de bronze do Brasil foi conquistada com a nota 16,133, em uma apresentação que mostrou uma alto grau de dificuldade e foi muito bem executada. A Bielorrússia foi a campeã com 17,71 e a Rússia a segunda colocada com 17,233. Na coreografia com dez maças, o conjunto brasileiro terminou com a nota 15,566.

O resultado foi muito comemorado por todas as integrantes da Seleção, ainda mais porque o grupo passou por uma renovação há apenas dois meses e algumas ginastas fizeram sua primeira participação em uma competição internacional. "Estamos muito felizes com esse resultado. Não tenho palavras para descrever o que estamos sentindo", pontuou a técnica Camila Ferezin. "Estar aqui recebendo os parabéns das russas, bielorrussas e de outras seleções, é muito bom. Foi um trabalho árduo. Metade deste grupo que está aqui, compete pela primeira vez com a Seleção. Foi uma satisfação enorme, pois é a concretização de todo este investimento que está sendo feito pela CBG, que tem acreditado na ginástica rítmica. Conseguir esta medalha no início de um ciclo olímpico, só mostra que podemos chegar ainda mais longe se conseguirmos apoio para participar de mais etapas como fazem as seleções campeãs."

A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende, também lembrou da dedicação de todos que trabalham pela modalidade. "Com apenas dois meses de treinamento, conseguir esse resultado é maravilhoso. É uma conquista muito importante no início de um ciclo olímpico e demonstra que estamos no caminho certo. A ginástica rítmica precisava muito desse resultado para mostrar o trabalho que está sendo feito. Isso é muito importante para o Brasil em uma modalidade que não tem tradição de medalha. Prova todo o esforço e a dedicação da técnica Camila Ferezin, das atletas, árbitros e de todos que participaram desse trabalho ao longo deste tempo", destacou.

A Seleção Brasileira de Conjunto que representa o País nesta competição é formada pelas ginastas Beatriz Pomini, Bianca Mendonça, Débora Falda, Eliane Sampaio, Francielly Pereira e Gabrielle Silva. Camila Ferezin, além de técnica, é chefe de delegação. Bruna Rosa é a coreógrafa, Cristina Vital a árbitra e Roberto Vasconcelos o fisioterapeuta que estão em Minsk.

Fonte: Photo&Grafia Comunicação / www.photoegrafia.com.br

segunda-feira, 6 de maio de 2013

TERMINOU ONTEM O CURSO INTERNACIONAL DE ARBITRAGEM 
DE GINÁSTICA DE TRAMPOLIM

Entre choros e risos terminou ontem o Curso Internacional de Ginástica de Trampolim da Federação Internacional de Ginástica. O curso aconteceu no Rio de Janeiro e foi organizado pela Confederação Brasileira de Ginástica. Foi uma maratona de estudos durante 4 dias sem descanso. O ministrante foi o canadense Stephan Duchesne, presidente do Comitê Técnico de Ginástica de Trampolim da FIG.
Os participantes foram submetidos a exames teóricos e práticos para arbitragem de Trampolim, Tumbling e Duplo Mini, e foram unânimes em reconhecer a dificuldade das provas. Parabéns a todos que enfrentaram esse período de estudos e estão buscando melhorar a carreira de árbitro.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

EEFD IN FORMA 
EVENTO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRJ CONTRIBUIU PARA MAIOR CONHECIMENTO DA INSTITUIÇÃO

                                 Na foto, os professores do Departamento de Ginástica da UFRJ

Parabéns a todos os professores da Educação Física da UFRJ, em especial à chefinha Angela Bretas, que com muita habilidade conseguiu proporcionar um momento de convivência, integração e informação além de muito agradável, para professores, alunos e técnicos. O EEFD in forma foi um evento que nasceu agora mas tem tudo para crescer a cada ano e contribuir para a unidade da nossa instituição. O apoio do diretor e do vice diretor da escola deram o passo final para que esse projeto se concretizasse. 

quarta-feira, 10 de abril de 2013



CURSOS NACIONAL E INTERNACIONAL DE ARBITRAGEM EM GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA TERMINA COM SUCESSO!

Da esquerda para direita- Prof. Naomi, a presidente da CBG Profa. Luciene e a árbitro internacional profa. Yumi Sawasato.

Depois da batalha vencida no Curso Nacional, terminou o Curso Internacional de Arbitragem de Ginástica Artística Feminina em Aracaju. Quem se habilitou a fazer os dois cursos enfrentou uma jornada de 10 dias de estudo, fazendo o trajeto do quarto do hotel para sala de aula e vice versa. Os cursos foram muito bem organizados pela Confederação Brasileira de Ginástica, e as aulas de altíssimo nível ministradas pelas Prof. Yumi do Brasil e Naomi do México. 
Mais uma vez o Brasil deu uma demonstração de capacidade, dedicação e responsabilidade, tamanho era o empenho dos participantes para aprender e fazer bonito nas provas. Sem dúvida esse foi um dos cursos mais difíceis e exigentes que participei desde meu ingresso na arbitragem. A todos os amigos que passaram por essa prova de fogo parabenizo pelo grande esforço empregado durante o curso, e aos que foram aprovados desejo sucesso no desempenho da função de árbitro neste ciclo, que com certeza será um grande desafio.

NOVAS ÁRBITROS INTERNACIONAIS DE GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA


quarta-feira, 27 de março de 2013

COPA DO MUNDO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA EM DOHA NO QATAR

Galera, vamos curtir e torcer pela Ginastica Artística do Brasil. Estamos nas finais da Copa do Mundo de Doha que será transmitida pelo SPORTV 2 na quinta feira (28) e na sexta feira (29) as 10:30. Após as provas classificatórias desta quarta-feira (27), teremos Arthur Zanetti e Henrique Medina nas argolas, Arthur Nory está nas finais do solo e barra fixa, e Francisco Barreto na barra fixa. Pelo feminino, Adrian Gomes se apresentará no salto. Vamos torcer juntos!!