sábado, 11 de julho de 2015

Jogos Pan-Americanos: Seleção de Ginástica Artística Masculina estreia neste sábado (11)

Apresentações que valem o título por equipe têm início às 15h35 (horário de Brasília); País faz parte da primeira subdivisão
Santo André (SP) - Neste sábado (11), a ginástica artística masculina conhecerá o campeão por equipe dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Os brasileiros, atuais campeões, estão na primeira subdivisão, que começa às 15h35 (horário de Brasília). As provas terão transmissão dos canais SporTV (15h20 às 17h20 no SporTV e das 21h às 23h no SporTV2).

Às vésperas de uma competição tão importante, os atletas acabam tendo que lidar com a ansiedade. Aos 21 anos, Lucas Bitencourt é o mais jovem da equipe e estreante em Jogos Pan-Americanos, e destacou que o coração já está batendo mais forte. "Eu estou um pouco ansioso, mas isso é normal, porque sempre fico antes de competir", brincou Lucas. "A Vila Pan-Americana tem uma energia muita boa. Já dá para sentir o clima dos Jogos Olímpicos. Aqui estão atletas muito bons que antes eu só via pela televisão. Agora tenho a chance de conviver com eles", destacou o atleta da Seleção e do Serc Santa Maria (SP).

Lucas sabe da responsabilidade em representar o Brasil, ainda mais com a proximidade do Mundial da Escócia, em outubro, classificatório para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Para isso, todos estão muito focados em fazer bonito. "Será um evento bem forte, com grandes equipes, como Colômbia e Estados Unidos, mas estamos bem preparados", finalizou .

Após fazerem aclimatação nos Estados Unidos, os meninos seguiram para o Canadá, onde estão desde o último sábado (4) fazendo treinamentos diários. Na quarta-feira (8) passaram pelos treinos de pódio e hoje pela manhã realizaram as atividades finais antes da estreia. Durante a preparação, tudo ocorreu exatamente como planejado pela comissão técnica. "Os meninos estão todos bem e agora é fazer o que foi preparado para essa competição", contou o coordenador das Seleções de Ginástica Artística Masculina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e chefe de equipe, Leonardo Finco.

"Nós estamos lutando para participar de todas as finais. Depois batalharemos pelas medalhas", completou Leonardo. Durante a classificatória de amanhã, os ginastas generalistas Caio Souza e Lucas Bitencourt se apresentam em todos os aparelhos. Arthur Nory Mariano fará as provas de solo, cavalo com alças, salto, paralelas e barra fixa. O campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti estará no solo, argolas e salto. Já Francisco Barretto Júnior compete no cavalo com alças, argolas, paralelas e barra fixa.

No total, são 16 equipes, divididas em dois grupos. Os primeiros a se apresentarem serão Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Porto Rico, República Dominicana e Trinidad e Tobago. Na sequência, às 20h35, entram em cena os ginastas da Argentina, Bolívia, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela. Além do título por equipe, serão definidos os classificados para as finais do Individual Geral, na segunda-feira (13), e por aparelhos, na terça-feira (14) e quarta-feira (15).

A equipe brasileira está formada por Arthur Nory, Arthur Zanetti, Caio, Francisco e Lucas. Petrix Barbosa é o reserva. Os técnicos são Cristiano Albino, Marcos Goto e Renato Araújo. Estão em Toronto também os árbitros Daniel Biscalchin, Roberto Nassar, Robson Caballero e Rodrigo Caron.

Pela Ginástica Artística Feminina, as apresentações têm início no domingo (12), às 11h50. O Brasil está na terceira subdivisão, que começa às 20h05.

Delegação brasileira

Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Petrix Barbosa
Técnicos: Cristiano Albino, Marcos Goto e Renato Araújo
Chefe de equipe: Leonardo Finco
Árbitros: Daniel Biscalchin, Roberto Nassar, Robson Caballero e Rodrigo Caron

Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julie Kim Sinmon, Letícia Costa e Lorrane Oliveira
Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Chefe de equipe: Georgette Vidor
Árbitras: Jaqueline Pires, Lisiane Bergue e Yumi Sawasato

Ginástica Rítmica Individual
Ginastas: Angélica Kviecznski e Natália Gáudio
Técnica: Anita Klemann

Ginástica Rítmica de Conjunto
Ginastas: Ana Paula Ribeiro, Beatriz Pomini, Dayane Amaral, Débora Falda, Emanuelle Lima e Jéssica Maier
Técnica: Camila Ferezin
Chefe de equipe: Bruna Rosa
Árbitra: Maria de Fátima Negreiros

Ginástica de Trampolim
Ginastas: Camilla Gomes e Carlos Ramirez Pala
Técnica e chefe de equipe: Tatiana Figueiredo
Árbitro: Klayler Mourthé

Programação
Horário de Brasília

Sábado (11)
15h35: Qualificatória e equipe (subdivisão 1) GAM - Brasil está na subdivisão 1
20h35: Qualificatória e equipe (subdivisão 2) GAM

Domingo (12)
11h50: Qualificatória e equipe (subdivisão 1) GAF
15h50: Qualificatória e equipe (subdivisão 2) GAF
20h05: Qualificatória e equipe (subdivisão 3) GAF - Brasil está na subdivisão 3

Segunda-feira (13)
13h50: Final Individual Geral GAM
19h55: Final Individual Geral GAF

Terça-feira (14)
14h35: Final por aparelho (solo) GAM
14h35: Final por aparelho (cavalo com alças) GAM
14h35: Final por aparelho (salto) GAF
16h35: Final por aparelho (argolas) GAM
16h35: Final por aparelho (barras assimétricas) GAF

Quarta-feira (15)
14h35: Final salto GAM
14h35: Final trave GAF
15h45: Final paralelas GAM
15h45: Final solo GAF
16h35: Final barra fixa GAM

Sexta-feira (17)
11h05: Qualificatória Individual GR
14h05: Qualificatória Conjunto GR

Sábado (18)
11h05: Qualificatória Individual GR
14h05: Qualificatória Conjunto GR
20h05: Qualificatória feminina GTR
21h: Qualificatória masculina GTR

Domingo (19)
11h05: Final Individual GR
12h50: Final Conjunto GR
20h05: Final feminina GTR
20h45: Final masculina GTR

Segunda-feira (20)
11h05: Final Individual GR
12h50: Final Conjunto GR
A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pela Caixa Econômica Federal.

Fonte: Photo&Grafia Comunicação



sábado, 27 de junho de 2015

FIG assina Memorando de Entendimento do COI sobre a luta contra a corrupção no esporte
Iniciativa tem como objetivo principal garantir competições justas
Santo André (SP) - A Federação Internacional de Ginástica (FIG) reafirmou o compromisso com a luta contra a corrupção no esporte ao assinar o Memorando de Entendimento sobre o Sistema de Inteligência de Integridade (IBIS) do Comitê Olímpico Internacional (COI). O IBIS é uma plataforma digital de compartilhamento de informações, que permitirá que a FIG e as federações membros, entre elas a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), possam obter uma extensa rede de monitoramento e de dados sobre o assunto.

Os objetivos principais dessa iniciativa para competições justas é proteger as modalidades da ameaça ligada às apostas ilegais, apoiar as federações com intercâmbio de informações e criar um quadro de maior transparência, confidencialidade e confiança para todos os usuários.

Com isso, a FIG junta-se à outras Federações que já aderiram ao IBIS, tendo em vista os próximos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016. O IBIS está em vigor não somente para as competições de ginástica nos Jogos Olímpicos e nos Jogos Olímpicos da Juventude, mas também para os principais torneios da FIG. O sistema já irá monitorar os próximos Mundiais, em 2015.
A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pela Caixa Econômica Federal.
Fonte: Photo&Grafia Comunicação

quarta-feira, 10 de junho de 2015

FEDERAÇÕES CRIAM CONSELHO PARA ALAVANCAR O ESPORTE NO RIO DE JANEIRO

Com presença dos Secretários Estadual e Municipal de Esportes foi fundado hoje o Conselho de Federações Desportivas do Estado do Rio de Janeiro- COFDERJ.

                                  Presidentes das Federações Estaduais do Rio de Janeiro

Depois de anos amargando uma crise no esporte olímpico do Rio de Janeiro, as Federações Estaduais se uniram para dar um passo ousado que pode alavancar o esporte na cidade olímpica.

Na presença do Secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro, Marco Cabral e do Secretário Municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Marcos Braz, as Federações Estaduais de Atletismo, Aquática, Basquete, Boxe, Futebol de Salão, Ginástica, Handebol e Volley-Ball se reuniram na Vila Olímpica da Rocinha para assinar o termo de Fundação do Conselho de Federações Desportivas do Estado do Rio de Janeiro/COFDERJ.

O Presidente da Federação de Basquete, Alvaro Leonides abriu a sessão com a leitura da ata de fundação da nova entidade. O Secretário Marco Cabral falou dos projetos que o estado tem para auxiliar às Federações e juntamente com o Secretário Marcos Braz garantiram total apoio à COFDERJ.
                                      
                                                  Marco Cabral, Alvaro Leonides e Marcos Braz

A idéia de unir as Federações para criar uma entidade forte para atrair tanto patrocinadores, como o apoio do poder público, não é nova. As Federações de Volley-Ball, Basquete e Ginástica já tinham feito essa tentativa, e conseguiram até aprovar uma lei municipal do Vereador S. Ferraz para garantir recursos para as Federações, mas infelizmente foi vetada na última instância.

       Andréa João e Marcos Braz
Dado o pontapé inicial, agora é torcer para que esse esforço conjunto impulsione o esporte desde a base até o alto rendimento. Essa é a primeira vez que os poderes estadual, municipal e Federações se unem para trabalhar em sintonia.


                                                                          Andréa João e Marco Cabral
Parabéns a todos e que essa união seja benéfica e proveitosa para todos os níveis do esporte, "desde o cidadão até o atleta olímpico"





.




domingo, 24 de maio de 2015


Francisco Barretto Júnior garante a prata na Copa do Mundo de Ginástica Artística de Portugal
Competição em Anadia foi encerrada neste domingo (24)
 Fisioterapeuta Maria Eugênia Ortiz, Francisco e técnico Cristiano Albino

O Brasil fez bonito na última etapa de Copa do Mundo antes dos Jogos Pan-Americanos do Canadá, em julho. Neste domingo (24), no último dia de apresentações no Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Portugal, Francisco Barretto Júnior, da Seleção de Ginástica Artística Masculina, conquistou a prata na barra fixa. Ontem foi a vez de Caio Souza garantir o bronze no solo.

Francisco fez uma apresentação bastante segura na barra fixa, um dos principais aparelhos do ginasta de Ribeirão Preto (SP), e obteve a nota de 14,950. Com uma pequena diferença em relação ao brasileiro, o ouro foi para o cubano Manrique Larduet, com 14,975. O também cubano Randy Leri Bell completou o pódio, com 14,400.

Um dos técnicos da Seleção e treinador de Francisco no Esporte Clube Pinheiros (SP), Cristiano Albino ficou satisfeito com o desempenho do brasileiro na final. Segundo ele, o foco do ginasta está nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, e no Mundial da Escócia, em outubro, competições que pretende representar o Brasil e chegar às finais.

"O Chico fez uma série nova, a primeira vez em uma competição. O mais importante para nós era acertar nessa final, porque a gente sabia que ele tinha chance de medalha. Para ele, foi muito válido ganhar experiência com essa nova apresentação, demonstrar que tem capacidade para fazê-la em nível altíssimo e conquistar uma nota próxima aos 15,000", assegurou Cristiano.

Antes da final de Francisco, Caio Souza participou da decisão das paralelas e ficou na sexta colocação, com 14,350. O primeiro lugar foi do colombiano Jossimar Calvo, com 15,950.

A competição contou ainda com os brasileiros Lucas Bitencourt e Petrix Barbosa, que disputaram finais no sábado (23).

Delegação brasileira

Ginastas: Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Petrix Barbosa
Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes e Renato Araújo
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Árbitro: Daniel Felipe Biscalchin
Photo&Grafia Comunicação / www.photoegrafia.com.br



sábado, 23 de maio de 2015

Caio Souza conquista medalha na Copa do Mundo de Ginástica Artística de Portugal
 Divulgação
Caio Souza entre os técnicos Fernando Lopes e Renato Araújo

Brasil participa de mais duas finais em Anadia neste domingo (24), a partir das 11h (horário de Brasília), com transmissão do canal SporTV

Santo André (SP) - Caio Souza, da Seleção de Ginástica Artística Masculina, subiu ao pódio na Copa do Mundo de Anadia, em Portugal. O atleta conquistou o bronze no solo neste sábado (23) e tem chance de garantir mais uma medalha amanhã, já que é finalista das paralelas. Francisco Barretto Júnior participa da decisão da barra fixa. As provas têm início às 11h (horário de Brasília) e serão transmitidas pelo canal SporTV.

Em uma boa prova no solo, Caio somou 14,750 pontos e ficou atrás apenas do cubano Manrique Larduet, com 15,075, e do esloveno Ziga Silc, com 14,925. "A apresentação foi melhor do que na classificatória", comentou Caio. "Foi um momento importante para eu poder fazer a série nova. Ainda não cheguei na nota de partida que quero, mas acredito que fiz o meu melhor. Estava com um pouco de medo por conta do meu pé, mas nada que me impedisse de competir", completou Caio, que ficou com dor no pé direito após a prova de salto na qualificatória, ontem.

No cavalo com alças, mais dois brasileiros na final. Petrix Barbosa foi o sétimo, com 13,175, e Lucas Bitencourt o oitavo, com 13,075. O campeão no aparelho foi o colombiano Jossimar Calvo, com 15,325.

O jovem Lucas, de 21 anos, esteve ainda na decisão das argolas e ficou em quinto, com a nota de 14,375. O medalhista de ouro foi o argentino Federico Molinari, com 15,275.

Delegação brasileira

Ginastas: Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Petrix Barbosa
Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes e Renato Araújo
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Árbitro: Daniel Felipe Biscalchin

Programação
Horário de Brasília

Domingo (24)
11h às 13h45: salto, paralelas (Caio) e barra fixa (Francisco)
Photo&Grafia Comunicação / www.photoegrafia.com.br

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Brasil garante mais duas finais na Copa do Mundo de Ginástica Artística de Anadia
fotos: Ricardo Bufolin




Os quatro brasileiros que estão na competição disputam medalhas neste fim de semana
Santo André (SP) - Os quatro brasileiros que estão participando da Copa do Mundo de Ginástica Artística de Anadia, em Portugal, conquistaram vaga em finais da competição. Nesta sexta-feira (22), Caio Souza garantiu um lugar nas paralelas e Francisco Barretto Júnior na barra fixa. Ontem, no primeiro dia de classificatórias, Caio, Lucas Bitencourt e Petrix Barbosa já haviam se classificado para outras quatro decisões - Caio no solo, Lucas no cavalo com alças e nas argolas e Petrix no cavalo com alças. As provas que valem medalhas serão neste sábado (23) e domingo (24), das 11h às 13h45 (horário de Brasília), com transmissão dos canais SporTV.

No salto, Caio foi o décimo, com 14,375 pontos. Na barra fixa, Francisco ficou em sétimo, com a nota de 14,000. Petrix, com 13,500, foi o 16°. Nas paralelas, a classificação foi de Caio, já que o brasileiro ficou em quinto, com 14,800. Francisco teve pontuação de 14,300, o que o deixou em 12°.

Caio, que também disputa a final de solo, está satisfeito com o desempenho dos dois primeiros dias de competição. "No solo não fiz a minha melhor série, mesmo assim consegui. Nas paralelas poderia ter feito melhor, mas foi dentro do esperado. Já no salto, infelizmente, não consegui saltar bem, mas estava fazendo um salto relativamente novo, um tsukahara com tripla pirueta. Mas estou muito feliz por ter me classificado para essas duas finais. Espero poder fazer aquilo que estou treinando e conseguir o resultado que busco, que é fazer uma boa competição", constatou o ginasta, um dos principais nomes brasileiros no Individual Geral.

Delegação brasileira

Ginastas: Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Petrix Barbosa
Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes e Renato Araújo
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Árbitro: Daniel Felipe Biscalchin

Programação
Horário de Brasília

Sábado (23)
11h às 13h45: finais solo (Caio), cavalo com alças (Lucas e Petrix) e argolas (Lucas)

Domingo (24)
11h às 13h45: salto, paralelas (Caio) e barra fixa (Francisco)
Photo&Grafia Comunicação / www.photoegrafia.com.br

quinta-feira, 21 de maio de 2015


Brasil conquista vaga em quatro finais de Copa do Mundo de Ginástica Artística

Transmissão ao vivo Sábado (22) e Domingo (23) às 11:00 no Sportv

Fotos: Ricardo Bufolin





Qualificatória tem sequência nesta sexta-feira (22), a partir das 11h (horário de Brasília)
A Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina começou muito bem a participação na Copa do Mundo de Anadia, em Portugal. Logo no primeiro dia da classificatória, realizada nesta quinta-feira (21), o País conquistou vaga em quatro finais - Caio Souza no solo, Lucas Bitencourt no cavalo com alças e nas argolas e Petrix Barbosa no cavalo com alças. Amanhã, a partir das 11h (horário de Brasília), os atletas voltam para se apresentarem nos demais aparelhos. Caio estará no salto e nas paralelas, Francisco nas paralelas e na barra fixa e Petrix na barra fixa. As decisões serão no sábado (23) e domingo (24), com transmissão dos canais SporTV.

As primeiras provas no Centro de Alto Rendimento de Anadia foram as de solo. Caio foi o sexto colocado, com 14,700 pontos, enquanto Lucas o 12°, com 14,450. Nas argolas, Lucas ficou em quinto, com 15,000. Francisco Barretto Júnior obteve a nota de 14,450 e terminou em 11°. No cavalo com alças, os dois brasileiros que disputaram o aparelho garantiram vaga na decisão. O quinto melhor do dia foi Lucas, com 14,400, e o oitavo lugar foi de Petrix, com 14,200, que acredita que pode aumentar a nota e conquistar uma melhor colocação.

"A série foi boa e foi a mesma que fiz na etapa da Copa do Mundo de São Paulo - no início do mês. Hoje tive uma pequena falha na saída, mas isso pode ser corrigido. Eu estou muito feliz e graças a Deus conquistei mais uma vez a classificação nesse aparelho. Na final de sábado provavelmente eu faça uma série um pouco mais difícil em busca de melhorar a nota. Mas antes da decisão, estou focado na classificatória da barra fixa, amanhã, que também espero conseguir um bom resultado", assegurou Petrix.

Delegação brasileira
Ginastas: Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Petrix Barbosa
Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes e Renato Araújo
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Árbitro: Daniel Felipe Biscalchin

Programação
Horário de Brasília

Sexta-feira (22)
11h às 15h: qualificatórias salto (Caio), paralelas (Caio e Francisco) e barra fixa (Francisco e Petrix)

Sábado (23)
11h às 13h45: finais solo (Caio), cavalo com alças (Lucas e Petrix) e argolas (Lucas)

Domingo (24)
11h às 13h45: salto, paralelas e barra fixa
A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pela Caixa Econômica Federal.
Photo&Grafia Comunicação / www.photoegrafia.com.br