quinta-feira, 23 de março de 2017

AUCKLAND - NOVA ZELÂNDIA
Curso Internacional de Arbitragem de Ginástica Rítmica

Foi com alegria e muita descontração que terminamos o Curso Internacional para Árbitros de Ginástica Rítmica,  realizado de 15 a 22 de março, no hotel Sudima em Auckland, Nova Zelândia.


O evento contou com a presença de cinco países (Austrália, Lituânia, Hong Kong, Nova Zelândia e Canadá) e trinta participantes.

As aulas foram ministradas pelas experts, Shihoko Sekita do Japão e Isabell Sawade da Alemanha, que são membros do Comitê Técnico de Ginástica Rítmica da FIG.


O Comitê Organizador Local fez um trabalho maravilhoso e a organização do curso foi extremamente elogiada por todos. Christine Reed e Tas Evans formaram a força tarefa que não deixou nada a desejar.


Eu fui a líder adminstrativa e fiquei encarregada da supervisão geral do curso, palestra de abertura e explicações sobre os exames, coordenação das provas e resultados.




Para minha surpresa encontrei um grande amigo de longas datas, Flaminio Oliveira. Ele é de Natal-RGN, e foi o descobridor da ginasta Ana Cláudia que integrou a Seleção Brasileira. Agora ele vive a 12 anos em Auckland onde treina uma equipe feminina de Ginástica Artística e foi até o hotel me visitar.


Como sempre muito trabalho, muito estudo, e mas uma experiência gratificante. Auckland é a terra das grandes aventuras e confesso que se eu retornar um dia, vou fazer bungy jump da ponte de Auckland e andar no topo da Sky Tower.







segunda-feira, 13 de março de 2017

A LENDA OKSANA CHUSOVITINA 
 Aos 41 anos ela sonha com Tóquio 2020

      Em Fevereiro estive no Uzbequistão para supervisionar o Curso Internacional de Arbitragem em Ginástica Rítmica. Durante minha passagem por Tashkent, capital do país, tive a honra que receber a visita da ilustre ginasta Oksana Chusovitina.  Ela foi ao curso para saudar as participantes, que se encantaram com sua aparição.


      Batemos um papo rápido, mas foi o suficiente para que ela deixasse escapar que estará treinando para disputar sua oitava olimpíada, que será em Tóquio 2020 (assista o vídeo na minha fã page onde a ginasta revelou esse segredo (www.facebook.com/andreajoao.gymania). Ela também não escondeu o sonho de conquistar uma medalha de ouro, e seria na prova de salto, acredito eu.

       A mais famosa ginasta do Uzbequistão já disputou os Jogos Olímpicos por três bandeiras diferentes (União das Repúblicas Socialistas Soviética, Uzbequistão e Alemanha), e ficou conhecida no Brasil como a ginasta que competia para arrecadar fundos e ajudar no tratamento do  filho que sofria de uma grave doença. 

     Conquistou a medalha de prata na prova de salto em Pequim, e é a única ginasta a participar de 7 edições dos Jogos Olímpicos, sendo a última no Rio de Janeiro em 2016.

     Quando competia pela extinta União Soviética em 1992, conquistou o ouro por equipes nos Jogos de Barcelona. A partir daí passou a representar o Uzbequistão, depois naturalizou-se alemã e agora vive numa "ponte aérea" Usbequistão-Alemanha.

     Simples, simpática, alegre e com um jeito meio moleca, e uma legião de fãs pelo mundo inteiro (inclusive euzinha kkk), Chusovitina é a ginasta mais longeva da história e uma das poucas mulheres a competir em alto nível após tornar-se mãe.

Boa Sorte Oksana, que venha Tóquio 2020 porque torcida não vai faltar. 

quarta-feira, 8 de março de 2017

CURSO INTERNACIONAL DE ARBITRAGEM DE
GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA EM PORTUGAL

Depois de uma semana neurótica de estudos acabou hoje (07/03) o curso internacional de arbitragem em ginástica artística feminina, com participação de 10 países e 54 candidatas(os), na cidade de Costa Caparica em Portugal.

O curso foi ministrado pelas experts do Comitê Técnico Feminino da Federação Internacional de ginástica, Naomi (México), Donatela (Itália) e Quiriu (China).



O Brasil esteve representado por um grupo de craques, ou melhor "nerds".

Lisiane, Andrize, Valéria, Monica, EU, Gabriela, Bianca (na foto), além de Gisele, Suzana e Maisa.

Marta Bobo da Espanha foi a lider administrativa do curso, e fez um belo trabalho para que tudo corresse bem com os participantes.


Foram dias de sacrifício, estresse, noites mal dormidas, tudo para aprender o máximo, e poder avaliar as ginastas.

Bem nossa parte foi feita. Agora desejamos muito sucesso para o grupo de arbitragem que irá fazer o curso no México. 



domingo, 19 de fevereiro de 2017

CARTA ABERTA À COMUNIDADE DA GINÁSTICA

Rio, 19/02/2017


À Confederação Brasileira de Ginástica, toda sua equipe de diretores e funcionários, Presidentes das Federações Estaduais, Técnicos, Árbitros, Ginastas

Queridos amigos

Depois de 16 anos atuando como presidente da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ), venho informar que ontem deixei oficialmente o cargo por opção, ao término do meu mandato, para me lançar em novos projetos.

O motivo é porque já dei minha missão como cumprida, foram 4 mandatos de muito trabalho, além disso, a presidência não me deixaria espaço para as novas atividades. Deixo para o meu sucessor uma entidade adimplente, forte e estruturada.

Saio da presidência mas não estou abandonando a ginástica que é minha paixão. Vou usar toda experiência adquirida para continuar apoiando o esporte e fazendo prevalecer a justiça, a ética e o respeito.

Estou aqui para agradecer a todos que participaram dessa jornada, e que me ajudaram a reerguer a ginástica no estado do Rio de Janeiro, trazendo de volta o brilho à nossa Federação. 

Sem minha família e meus verdadeiros amigos, não teria conseguido superar todos obstáculos.

Deixo meus sinceros votos de muito êxito e sucesso à nova gestão.


EM BREVE ESTAREI DIVULGANDO UM BALANÇO COMPLETO DA MINHA ADMINISTRAÇÃO

Muito obrigada
Profa. Dra. Andréa João

sábado, 18 de fevereiro de 2017

ALUNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRJ 

Venha passar 2017-1 comigo!


Vaga para monitor de Ginástica Artística! 


ENTREVISTA DIA 23 DE FEVEREIRO ÀS 10h NO GINÁSIO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA DA EEFD/UFRJ.


Veja edital em: http://pr1.ufrj.br/index.php/editais-mainmenu-145/bolsa-de-monitoria-editais-194/1355-edital-do-programa-de-monitoria-2017-n-489 


 Por favor ajudem na divulgação!


Abraços 

Andrea João
fb.com/andreajoao.gymania
instagram.com/andreajoao.gymania

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

TERMINOU HOJE O CURSO INTERNACIONAL DE ARBITRAGEM DE GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA
EM TORONTO - CANADÁ

O curso foi organizado pela Federação  de Ginástica do Canadá, 
no período de 11 a 16 de janeiro 

Participaram do curso 73 árbitros de 10 países diferentes, sendo a maioria canadenses e americanos.


De quatro em quatro anos, sempre ao término do ciclo olímpico, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) promove cursos de arbitragem de todas as modalidades. Os árbitros que desejarem se manter ativos são obrigados a participar do curso e ser aprovado nas provas teórica e prática.

Existem 4 categorias de árbitro internacional na ginástica: Categoria 1, 2, 3 e 4, sendo que a categoria mais alta é a 1 e a mais baixa é a 4. Mas o que isso significa?  Só podem arbitrar Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Copas do Mundo os árbitros de categoria 1, 2 e 3, e para chefiar uma banca e atribuir nota de dificuldade nestes eventos é necessário ter categoria 1 ou 2. A categoria 4 só pode arbitrar campeonatos continentais e regionais. 

Eu atuei como lider administrativo, convidada pela FIG, juntamente com os membros do Comitê Técnico Masculino.
 Mr. Arturs  Mickevics, Mr. Holger  Albrecht, o membro do Comitê Executivo da FIG Mr. Jani  Tanskanen e o Presidente do Comitê Científico Mr. Keith Russel


No time administrativo contei com a competente ajuda de Mariève Reid e Kristen Lawson, que trabalham na Federação de Ginástica do Canadá.


As instalações do Hotel Hilton assim como toda a organização do curso foi excelente.


 Vejam quem eu encotrei, o Edgar Vernetti, árbitro brasileiro de categoria 2 que foi participar do curso para renovar seu Brevet. As notas só sairão na semana que vem, mas estamos torcendo muito para que o Edgar tenha um ótimo resultado.

Abaixo o grupo de árbitros do Canadá


e nesta foto estão alguns árbitros dos demais países participantes. Veja um video com eles no meu instagram www.instagram.com/andreajoao.gymania ou na minha fan page www.facebook.com/andreajoao.gymania 




Após o curso, momentos de descontração do nosso time de Toronto, num jantar oferecido pela Federação de Ginástica do Canadá - Canada Gymnastics.



VALEU PESSOAL!! O PRÓXIMO SERÁ DE GINÁSTICA RÍTMICA EM TASHKENT NO USBEQUISTÃO.



sábado, 7 de janeiro de 2017

TOUR PELA NOVA SEDE DA FIG

Olá meus queridos fãs e não fãs de ginástica. Neste primeiro post do ano, vou mostrar pra vocês a nova sede da Federação Internacional de Ginástica, inaugurada em 07 de dezembro de 2016.

Nessa passagem pela Suíça minha missão foi participar do "Workshop for Judge`s Course", ou seja, uma reunião para formatar os novos cursos internacionais de arbitragem de todas as modalidades de ginástica da FIG.

É isso mesmo, a FIG remodelou o formato dos cursos, primeiramente para que o processo de formação dos árbitros seja transparente, e depois para que os exames testem muito mais a compreensão que o árbitro tem do código, do que simplesmente decorar regras e "chutar" uma nota no final.  

Foi uma experiência incrível, e após os trabalhos fomos convidados a conhecer esse espaço maravilhoso que abriga a ginástica internacional. Então claro, quero compartilhar com vocês alguns momentos que vivi nos dias 8 e 9 de dezembro. 

Vamos juntos?

A sede da FIG, era antes uma casa de 3 andares na cidade de Lausanne na Suiça, e mudou-se para um prédio inteligente de 6 andares, construido especialmente para isso. 
ANTIGA SEDE

NOVA SEDE

Agora vamos para a entrada principal. Aprecie essa linda escultura da ginasta com a bola (ponto para a Ginástica Rítmica, kkkk), que deixa quem chega de queixo caído. 



Porta automática com logo da FIG que dá acesso à recepção da sede.

Pronto, entramos na recepção. Observe no canto esquerdo a escultura de bronze do ginasta nas argolas.  Viva o Zaneti, nosso bi medalhista olímpico neste aparelho!!!!!!!!!
Ah, a galera aí na foto, são o José Sucart de Porto Rico, Lilia Ortiz do México e Mônica Calabro da Argentina. Nosso quarteto forma o grupo de "administrative leaders" de língua espanhola. Somos bem amigos e atuamos em alguns cursos juntos. 


Ainda na recepção, projeções das várias modalidades nos painéis de led. Tudo muito dinâmico, dando vida ao local. 


Curta agora as salas e os offices. Nem preciso falar nada, as imagens são belíssimas e falam por si só. 



Chegamos na sala do novo presidente eleito para o ciclo 2017-2020, Mr Morinari Watanabe do Japão.  Foi emocionante tirar essa foto na sala do nosso chefe máximo, mas confesso que não resisti. Espero que o presidente Watanabe tenha muito êxito na sua gestão.

São encantadoras as muitas obras de arte e esculturas espalhadas pelos 6 andares




E para finalizar, o terraço com vista privilegiada para a cidade de Lausanne. Local que no futuro poderá servir para cursos e eventos. 


Esse senhor simpático é o Secretário Geral da FIG, André Gueisbuhler, que conduziu a nossa tour


E aí está o grupo de Experts que vão atuar nos cursos internacionais de árbitros, com destaque para a senhora de blusa azul, vice presidente da FIG, Slava Corn.


Se gostou, dá um look na minha fan page e instagram para ver os videozinhos. 
facebook.com/andreajoao.gymanya e instagram.com/andreajoao.gymania