domingo, 1 de julho de 2018

Havana ooh-na-na... 

ACADEMIA FIG DE GINÁSTICA ARTÍSTICA EM HAVANA - CUBA
Curso nível 2 para treinadores foi sediado na sensacional Escola Nacional de Ginástica, onde são preparadas a Seleção Nacional e as novas gerações de ginastas. 

As Academias FIG seguem cumprindo seu papel, difundindo conhecimentos e capacitando treinadores de ginástica artística em todo o mundo.

Dessa vez o curso aconteceu em Havana - Cuba, no período de 16 a 24 de julho. Ministrei aulas de anatomia, biomecânica, teoria do treinamento, psicologia e preparação artística e coreográfica, além de coordenar o curso.

Palestra sobre fisiologia

Palestra sobre psicologia aplicada à Ginástica

Prática sobre coreografia, música e apresentação artística

Atuaram comigo os experts Servando Roig de Cuba (direita), que deu as aulas de técnica nos aparelhos femininos e Ernesto Izaguirre também de Cuba.


O curso aconteceu nas instalações da Escola Nacional de Ginástica. Neste fantástico Centro de Treinamento de Havana treinam as Seleções Nacionais de Ginástica Artística Masculina e Feminina, Rítmica e Trampolim. Por aqui passaram os famosos ginastas Eric López e Casimiro Suarez.


Fiquei muito feliz em ver o ginásio em funcionamento com crianças da nova geração sendo formadas ao mesmo tempo em que os principais ginastas se preparavam para os Jogos Centro Americanos, que é a principal competição do ano para os Cubanos.

Foi um privilégio poder ver Randy Lerú e Manrique Larduet em treinamento. O próximo post vou dedicar somente à eles, mas você pode assistir o vídeo da conversa que tive com eles na minha fanpage: facebook.com/andreajoao.gymania

Participaram deste curso 34 treinadores vindos de 6 países além de Cuba: Argentina, Colômbia, Equador, Uruguai, Panamá, Chile.


O encerramento do curso para entrega dos certificados foi num restaurante típico, com a presença dos participantes, experts e do Presidente da Federação Cubana de Ginástica William Garcia Benítez. Nesta ocasião recebi uma medalha da Federação Cubana de Ginástica.


Aqui vai um agradecimento à esposa do Expert Ernesto Izaguirre, a querida amiga Rosa por todo apoio e também pelas aulas de coreografia para os homens, uma nova tendência na Ginástica Artística.

Foi uma semana intensa de trabalho, mas como sempre de muito aprendizado.

Half of my heart is in Havana, ooh-na-na...





domingo, 3 de junho de 2018

Ginástica brasileira conquista bronze na Copa do Mundo da Eslovênia de Ginástica Artística
Gustavo Polato foi o terceiro colocado na barra fixa nas finais deste domingo (3)


Da redação, Santo André (SP) - Gustavo Polato colocou o Brasil no pódio da Copa do Mundo de Koper, na Eslovênia, neste domingo (3). Ele conquistou a medalha de bronze na barra fixa, ao somar 13,900 pontos, atrás apenas do japonês Takaaki Sugino, ouro com 14,100, e do dominicano Audrys Reyes, bronze com 14,050.
"Esse resultado foi o melhor da minha vida até então. Desde o começo do ano, recebi oportunidades na Seleção e trabalhei muito para isso. Na primeira Copa eu falhei, mas na segunda veio a medalha", disse o atleta, lembrando que esta é a segunda etapa de Copa do Mundo disputada por esse grupo. Na semana passada Gustavo, Renato Oliveira, Vinicius Machado e Gabriel Faria estiveram na Copa de Osijek, na Croácia.
"Agradeço muito aos meus técnicos, meu clube Pinheiros, ao Marcos (Goto), coordenador de Seleções, à CBG, Comitê Olímpico e aos patrocinadores pelo apoio de sempre. Estou muito feliz e agradecido", acrescentou o ginasta, que está sendo acompanhado pelos técnicos Carlos Bezerra e Antônio Lameira.
O grupo de jovens atletas se saiu muito bem nas duas competições. Ontem, Renato Oliveira chegou à final de solo e terminou em sétimo lugar. E, na semana passada, na Croácia, Gabriel Faria competiu na decisão das argolas.
Fonte: Photoegrafia
PARABÉNS BRASIL E VAMOS EM FRENTE RUMO À CLASSIFICAÇÃO OLÍMPICA!

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Brasil fecha disputa da ginástica artística em Cochabamba com 21 medalhas
Seleções Masculina e Feminina cumpriram último dia da disputa por aparelhos nesta quarta-feira (30)




Da redação, Santo André (SP) - A ginástica artística brasileira fechou, nesta quarta-feira (30), a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Cochabamba, na Bolívia, com enorme êxito. O País foi o grande campeão geral ao ter conquistado 21 medalhas, sendo dez de ouro, sete de prata e quatro de bronze. 
As Seleções Masculina e Feminina, que mesclaram a experiência de vários atletas com a juventude de novas promessas do esporte, foram campeãs por equipe. No individual geral feminino, Flávia Saraiva foi medalha de prata e Jade Barbosa ficou com o bronze. No masculino, Caio Souza conquistou a prata e Francisco Barretto o bronze.  
No último dia de disputa por aparelhos, Caio Souza garantiu a medalha de prata nas paralelas. O brasileiro terminou entre dois colombianos, Jossimar Calvo em primeiro e Javier Afanador em terceiro. 
Arthur Zanetti foi o campeão no salto. O uruguaio Victor Rios ficou em segundo e o peruano Daniel Barrera em terceiro. 
Caio Souza e Francisco Barretto subiram ao pódio na prova de barra fixa. Caio ficou com o ouro e Francisco com o bronze. Entre eles o colombiano Javier Afanador. 
Flávia Saraiva e Jade Barbosa garantiram o Brasil nos dois primeiros lugares do pódio da trave. Flávia ficou em primeiro e Jade em segundo. A argentina Martina Dominici foi a terceira colocada. 
No solo, dois jovens talentos da ginástica artística feminina. Thais Fidelis foi a campeã e Anna Júlia Reis a vice. Martina Dominici, da Argentina, voltou ao terceiro lugar do pódio. 
No dia anterior, Francisco conquistou o ouro no cavalo com alças, seguido por Péricles da Silva.  Arthur Zanetti e Caio Souza subiram aos dois lugares mais altos do pódio, respectivamente. 
Nas assimétricas, Flávia e Jade  foram campeã e vice. E no salto feminino, Luiza Domingues garantiu a medalha de ouro. 

“Objetivo principal aqui na Bolívia era competir com os aparelhos que vamos usar no Mundial e sair sem atletas machucados. A gente sabia das dificuldades que teria aqui. Por isso a avaliação é boa. A conquista das medalhas é consequência do trabalho”, disse o coordenador das seleções, Marcos Goto, lembrando da principal competição do ano, o Mundial de Doha, no Qatar.. “Temos ajustes para fazer até o mundial. Vamos reunir atletas e comissões técnicas nos próximos dias e fazer os ajustes necessários para o período final de treinamento.

terça-feira, 29 de maio de 2018

Ginástica Artística Feminina sobe três vezes ao pódio na estreia em Cochabamba
Assim como no masculino, Seleção garantiu o puro por equipe e duas medalhas no all around


Da redação, Santo André (SP) - O Brasil teve mais um dia de medalhas na ginástica artística nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia. Nesta segunda-feira (28) foi a vez da Seleção Feminina subir ao pódio por equipe e all around com uma dobradinha de Flávia Saraiva e Jade Barbosa. 

No domingo, primeiro dia de competição, o masculino abriu o quadro de medalhas da modalidade com ouro por equipes é uma prata de Caio Souza é um bronze de Francisco Barreto no all around.
Entre as equipes femininas o País alcançou a medalha de ouro com 210,200 pontos. A Argentina veio atrás com a prata (202,733) e a Colômbia em terceiro (196,768).
Nas assimétricas, Carolyne Pedro somou 12,430, Flávia Saraiva 13,430, Jade Barbosa 12,830, Luiza Domingues 12,170 e Thaís Fidelis 12,100. Na trave, Anna Júlia Reis fez 12,770, Carolyne 12,470, Flávia 13,870, Jade 13,130, e Thaís 12,830.
No salto, Carolyne obteve 13,530 pontos, Flávia 13,470, Jade 13,470, Luiza 13,670, e Thaís 13,470. No solo, Jade somou 13,033, Thaís 13,367, Carolyne 12,967, e Anna Júlia 13,433.
Na competição all around Flávia Saraiva conquistou a medalha de prata, com 52,900 pontos, e o bronze foi para Jade Barbosa, com 52,466. A argentina Martina Dominici ficou com o ouro ao somar 53,100. O Brasil ainda teve Thais Fidelis em quarto lugar e Carolyne Pedro em quinto.
Além disso, o Brasil garantiu vaga nas finais de todos os aparelhos. A disputa será realizada nesta quarta-feira (30), a partir das 16h (horário de Brasília). O salto terá Luiza Domingues e Carolyne Pedro, nas assimétricas e na trave estarão Flávia Saraiva e Jade Barbosa, e no solo Anna Júlia Reis e Thaís Fidelis.
Programação
*Horário de Brasília

Terça-feira (29)
Finais por aparelhos
16h - GAM - solo, cavalo com alças e argolas
16 - GAF - salto e barras assimétricas
19h - Premiação por aparelhos

Quarta-feira (30)
Finais por aparelhos
16h - GAM - salto, paralelas e barra fixa
16h - GAF - trave e solo
19h - Premiação por aparelhos


 Fonte: Photegrafia

domingo, 27 de maio de 2018

Brasil é ouro no Sul-Americano de Ginástica Artística Masculina por equipes
Caio foi prata e Chico bronze no AA


Já são três medalhas para os meninos da Ginástica Artística no primeiro dia de competição dos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia. 

O Brasil garantiu o ouro por equipe, prata com Caio Souza (81,500) e bronze com Francisco Barretto (80,850) no individual geral. O ouro ficou com o colombiano Josimar Calvo Moreno que somou 82,400.

A equipe do Brasil que contou com atletas jovens e veteranos reinou na liderança, e alcançou a marca de 326,700, seguida pela Colômbia com 323,150, e em terceiro ficou a Argentina, com 311,200.

Amanhã quem entra em ação é a equipe feminina, composta por Anna Júlia Reis, Carolyne Pedro, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Luiza Domingues e Thaís Fidelis que competem na primeira subdivisão, com início às 15h30. Com esse time a chance de medalhas é grande. Vamos torcer!


Programação
*Horário de Brasília
Segunda-feira (28)
15h30 - GAF - Classificatórias por aparelhos, competição all around e por equipe subdivisão 1
18h - GAF - Classificatórias por aparelhos, competição all around e por equipe subdivisão 2
20h30 - Premiação All around e por equipe
Terça-feira (29)
Finais por aparelhos
16h - GAM - solo, cavalo com alças e argolas
16 - GAF - salto e barras assimétricas
19h - Premiação por aparelhos
Quarta-feira (30)
Finais por aparelhos
16h - GAM - salto, paralelas e barra fixa
16h - GAF - trave e solo
19h - Premiação por aparelhos
Ginástica Artística Masculina inicia disputa dos Jogos Sul-Americanos neste domingo (27)
Com equipe experiente, Brasil busca medalhas no all around, por equipe e por aparelhos


Da redação, Santo André (SP) - Neste domingo (27), a ginástica artística do Brasil entra em cena em uma das principais competições do ano: os Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia. O campeonato chega primeiro para a Seleção Masculina, que faz a disputa do all around e por equipe, a partir das 14h30 (horário de Brasília), já que faz parte da segunda subdivisão. O dia também será reservado para a classificação por aparelhos.
Depois de um longo período de preparação, concentrados no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Leonardo Souza, Luís Porto e Péricles da Silva, estão prontos para encarar adversários que vem ganhando espaço no continente. Os atletas estão em solo boliviano desde terça-feira para aclimatação e treinamentos.
"Nossos principais oponentes no masculino são a Colômbia e depois a Argentina. No feminino a ordem se inverte. A Argentina se apresenta como principal adversário e depois a Colômbia", frisou o coordenador de ginástica artística da Confederação Brasileira de Ginástica e também chefe de delegação, Marcos Goto.
Na primeira rotação o Brasil compete no solo, depois parte para o cavalo com alças, argolas, salto, paralelas e barra fixa.
O campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti ressalta que a competição faz parte dos objetivos do Brasil este ano. "Este campeonato é importante, pois servirá também como preparação para o Mundial. Estamos com uma equipe forte e bem preparada. Nossos principais adversários são a Colômbia e a Argentina, tanto no individual quanto por equipe", reiterou o atleta.
A Seleção Feminina, composta por Anna Júlia Reis, Carolyne Pedro, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Luiza Domingues e Thaís Fidelis inicia a disputa na segunda-feira (28). As atletas fazem parte da primeira subdivisão, com início às 15h30, e também no primeiro dia terão a definição das medalhas no all around e por equipe, além da classificação por aparelhos.
Programação
*Horário de Brasília

Domingo (27)
9h30 - GAM - Classificatórias por aparelhos, competição all around e por equipe subdivisão 1
14h30 - GAM - Classificatórias por aparelhos, competição all around e por equipe subdivisão 2
20h30 - GAM - Premiação All around e por equipe

Segunda-feira (28)
15h30 - GAF - Classificatórias por aparelhos, competição all around e por equipe subdivisão 1
18h - GAF - Classificatórias por aparelhos, competição all around e por equipe subdivisão 2
20h30 - Premiação All around e por equipe

Terça-feira (29)
Finais por aparelhos
16h - GAM - solo, cavalo com alças e argolas
16 - GAF - salto e barras assimétricas
19h - Premiação por aparelhos

Quarta-feira (30)
Finais por aparelhos
16h - GAM - salto, paralelas e barra fixa
16h - GAF - trave e solo
19h - Premiação por aparelhos

Fonte: Photoegrafia

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Brasil fica a um passo do pódio na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica de Portimão

Seleção de Conjunto garantiu duas vezes o quarto lugar, assim como Natália Gaudio na prova de fita
 Nathalia Gaudio conseguiu resultado histórico!


Da Redação, Santo André (SP) - O fim de semana foi excepcional para a ginástica rítmica brasileira. Em Portimão, a Seleção de Conjunto e a Individual deram um show e ficaram a apenas um passo do pódio na decisão por aparelhos, neste domingo (13), da etapa portuguesa da Copa do Mundo da modalidade. 

O conjunto chegou a duas finais com excelentes classificações. Na decisão tanto da série de cinco arcos quanto no conjunto misto (três bolas e duas cordas), a jovem equipe brasileira terminou na quarta colocação. Na prova de arcos somou 17,450 pontos e na de bolas e cordas 17,400. As duas notas deixaram a equipe muito próxima de uma medalha e com a certeza de que está no caminho certo. 

“Foi uma experiência incrível. Chegamos com um grupo renovado, meninas jovens que nunca competiram fora do país e conseguimos duas finais, terminando em ambas na quarta colocação e com notas acima dos 17 pontos. Estamos muito felizes. Vários árbitros vieram elogiar o nosso trabalho e a coreografia, revelou a treinadora do conjunto, Camila Ferezin. 

Como é natural, ela afirma que a equipe irá seguir treinando forte para se sair ainda melhor nos próximos desafios, lembrando que este ano o Brasil tem importantes compromissos como o Mundial e o Pan-Americano. “Agora é rever o que podemos melhorar, dificultar as coreografias e tente aumentar nossas notas de dificuldade. Tenho certeza que estaremos muito melhores para as próximas competições e continuaremos lutando para continuar entre os melhores do mundo”, acrescentou. 

Já muito feliz por ter conseguido o feito inédito de colocar a Seleção Individual pela primeira vez em uma final de Copa do Mundo, Natália Gaudio fez muito melhor. Também ficou a apenas uma posição do pódio na prova de fita, com 15,850 pontos. “Foi um sonho realizado”, frisou a técnica Monika Queiroz. “Estamos sem palavras. Além do resultado, a nota também subiu, o que nos deixa muito satisfeitas.”

A competição contou também com a participação da jovem Bárbara Domingos, acompanhada pela técnica Márcia Naves. 
 Fonte: Photoegrafia