quarta-feira, 21 de outubro de 2015
terça-feira, 20 de outubro de 2015
Treino de pódio será termômetro para
Seleção de
Ginástica Artística Masculina no Mundial
fotos Ricardo Bufolin
Equipe brasileira passa pelo teste nesta quarta-feira (21) a partir das 6h15 (horário de Brasília
Glasgow (SCO) - Nesta quarta-feira (21), a Seleção de Ginástica Artística Masculina irá pisar, oficialmente, no palco do Mundial de Glasgow, na Escócia, pela primeira vez. Será o primeiro dia do treinamento de pódio masculino na SSE Hydro Arena e os brasileiros, como fazem parte da primeira subdivisão, irão abrir a programação, a partir das 6h15 (horário de Brasília), ao lado dos anfitriões e de Porto Rico. A competição masculina começa no domingo (25).
Grandes são os objetivos deste ano e, com isso, grande foi a preparação até aqui. A meta é que a equipe fique entre as oito primeiras colocadas para garantir a vaga direta para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Os países que ficarem de nono a 16º lugares terão que disputar o evento-teste classificatório em abril do próximo ano.
O objetivo conjunto causou uma união sem igual no grupo que tem treinado junto no Rio de Janeiro (RJ) há vários meses. O último passo, antes de Glasgow, foi a aclimatação em Anadia, Portugal, onde a simpatia e hospitalidade dos lusos fizeram com que os brasileiros se sentissem em casa e ainda mais confiantes para obter o resultado tão esperado.
O treinador chefe do Brasil, Renato Araújo, afirma que amanhã será um grande termômetro para o campeonato. "A preparação desde o Rio foi muito boa. Estamos treinando juntos há alguns meses e isso gera uma motivação maior porque cada um tem o outro de espelho e consegue ver a evolução todos os dias. Pudemos fazer nossas avaliações periodicamente. Foram seis antes dos Jogos Pan-Americanos e depois mais quatro para o Mundial. Nossa expectativa é classificar, mesmo sabendo que o Mundial Pré-Olímpico é o mais forte", lembrou o treinador.
A comissão técnica acredita que os árbitros estejam mais criteriosos na primeira subdivisão, mas é importante encontrar um lado positivo e fazer o que foi planejado. "Vamos estar junto com a Grã-Bretanha, que está em casa. O ginásio vai estar cheio. É uma equipe muito boa que vai brigar ao menos pelo terceiro lugar na fase de qualificação. Se eles competirem e conseguirmos ir atrás, nossas notas também irão subir", explicou Renato. "Amanhã no treino de pódio poderemos sentir um pouco tudo isso."
O treinador chefe do Brasil, Renato Araújo, afirma que amanhã será um grande termômetro para o campeonato. "A preparação desde o Rio foi muito boa. Estamos treinando juntos há alguns meses e isso gera uma motivação maior porque cada um tem o outro de espelho e consegue ver a evolução todos os dias. Pudemos fazer nossas avaliações periodicamente. Foram seis antes dos Jogos Pan-Americanos e depois mais quatro para o Mundial. Nossa expectativa é classificar, mesmo sabendo que o Mundial Pré-Olímpico é o mais forte", lembrou o treinador.
A comissão técnica acredita que os árbitros estejam mais criteriosos na primeira subdivisão, mas é importante encontrar um lado positivo e fazer o que foi planejado. "Vamos estar junto com a Grã-Bretanha, que está em casa. O ginásio vai estar cheio. É uma equipe muito boa que vai brigar ao menos pelo terceiro lugar na fase de qualificação. Se eles competirem e conseguirmos ir atrás, nossas notas também irão subir", explicou Renato. "Amanhã no treino de pódio poderemos sentir um pouco tudo isso."
Lucas Bitencourt é um dos jovens ginastas de grande talento da equipe e afirma que o grupo está bem otimista. "Treinamos bem durante todo esse período de preparação e estamos muito confiantes", afirmou. "Amanhã, como o treino vai ser no ginásio de competição, vamos tentar fazer o melhor que pudermos. A fase de Portugal foi uma adaptação importante para chegarmos bem aqui", completou o ginasta, que participa do Mundial pela segunda vez.
A comissão técnica acredita que os árbitros estejam mais criteriosos na primeira subdivisão, mas é importante encontrar um lado positivo e fazer o que foi planejado. "Vamos estar junto com a Grã-Bretanha, que está em casa. O ginásio vai estar cheio. É uma equipe muito boa que vai brigar ao menos pelo terceiro lugar na fase de qualificação. Se eles competirem e conseguirmos ir atrás, nossas notas também irão subir", explicou Renato. "Amanhã no treino de pódio poderemos sentir um pouco tudo isso."
Lucas Bitencourt é um dos jovens ginastas de grande talento da equipe e afirma que o grupo está bem otimista. "Treinamos bem durante todo esse período de preparação e estamos muito confiantes", afirmou. "Amanhã, como o treino vai ser no ginásio de competição, vamos tentar fazer o melhor que pudermos. A fase de Portugal foi uma adaptação importante para chegarmos bem aqui", completou o ginasta, que participa do Mundial pela segunda vez.
O grupo é composto por Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt, Péricles da Silva e Digo Hypolito, que será o reserva. Deles, Nory, Caio, Francisco e Lucas farão todos os aparelhos. Zanetti compete nas argolas, solo e salto e Péricles no cavalo com alças, barra fixa e paralelas.
Feminino - A Seleção Feminina passou muito bem pelo treino de pódio nesta segunda-feira (19) e deixou tanto a comissão técnica quanto as ginastas bastante animadas em busca de um bom resultado. Mesmo as atletas mais jovens se mostraram confiantes. O Brasil está no Mundial com Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorenna Rocha, Lorrane Oliveira e Thauany Araújo.
Programação
Horário de Brasília
Quarta-feira (21)
6h15 - Treino de pódio Masculino - Brasil
Quinta-feira (22)
Treino de pódio Masculino
Sexta-feira (23)
Classificatórias femininas
6h15 às 8h15 - subdivisão 1 - ROU, ESP
8h30 às 10h30 - subdivisão 2 - JPN, AUT
10h40 às 12h40 - subdivisão 3 - CAN, SWE
13h30 às 15h30 - subdivisão 4 - BRA, GBR
15h45 às 17h40 - subdivisão 5 - RUS, ITA
17h50 às 19h50 - subdivisão 6 - GER, POL
Sábado (24)
Classificatórias femininas
6h15 às 8h15 - subdivisão 7 - CHN, PKR
8h30 às 10h30 - subdivisão 8 - BEL, KOR
10h40 às 12h40 - subdivisão 9 - AUS, FRA
13h30 às 15h30 - subdivisão 10 - USA, NED
15h40 às 17h40 - subdivisão 11 - MEX, GRE
17h50 às 19h50 - subdivisão 12 - SUI, HUN
Domingo (25)
Classificatórias masculinas
6h15 às 9h25 - subdivisão 1 - BRA, GBR , PUR
9h45 às 12h50 - subdivisão 2 - RUS, GER, SUI
13h40 às 16h45 - subdivisão 3 - CHN, JPN, BEL
17h às 20h - subdivisão 4 - KOR, GRE, COL
Segunda-feira (26)
Classificatórias masculinas
6h15 às 9h25 - subdivisão 5 - UKR, FRA, HUN
9h45 às 12h50 - subdivisão 6 - CAN, ESP, MEX
13h40 às 16h45 - subdivisão 7 - USA, NED, BLR
17h às 20h - subdivisão 8 - ITA, ROU, TPE
Terça-feira (27)
15h45 às 18h - Finais Femininas por equipe - transmissão SporTV
Quarta-feira (28)
14h45 às 18h - Finais Masculinas por equipe - transmissão SporTV
Quinta-feira (29)
15h45 às 18h - Finais Individual Geral Feminino - transmissão SporTV
Sexta-feira (30)
15h10 às 18h - Finais Individual Geral Masculino - transmissão SporTV
Sábado (31)
10h às 14h - Finais por aparelho - transmissão SporTV
Domingo (1°)
10h30 às 14h - Finais por aparelho - transmissão SporTV
Seleção de Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo
Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Coreógrafa: Valéria Lakerbai
Médico: Roberto Nahon
Fisioterapeuta: Júlio Mattos
Chefe de delegação: Georgette Vidor
Seleção de Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva
Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Chefe de delegação: Leonardo Finco
Fonte: Photoegrafia
| Seleção de Ginástica Artística Feminina
segue confiante após treino de pódio do Mundial Fotos Ricardo Bufolin Equipe passou bem pelo primeiro teste em Glasgow e, agora, dá sequência aos treinamentos até a estreia na competição |
|
Glasgow (SCO) - O primeiro teste da Seleção de Ginástica Artística Feminina no Mundial de Glasgow foi cumprido da melhor forma possível. Nesta segunda-feira (19), a equipe passou pelo treinamento de pódio e pôde testar os aparelhos na SEE Hydro Arena, palco da competição, que tem início na próxima sexta-feira (23). Com poucas falhas durante as séries, as ginastas ficaram ainda mais confiantes em cumprir o objetivo de colocar o País entre os oito primeiros colocados e garantir vaga direta para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, sem ter que passar pelo evento-teste.
Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorenna Rocha, Lorrane Oliveira e Thauany Araújo se mostraram seguras e, acima de tudo, com muita vontade de representar bem o Brasil. Para Flávia, Lorenna, Lorrane e Thauany esta será a primeira participação em um Mundial, mas, apesar de um pouco de nervosismo, assumiram bem a responsabilidade. Flávia, sempre descontraída, saiu satisfeita após o primeiro teste. "Eu gostei muito. É legal, bem diferente. O ginásio está bonito e eu adorei", afirmou. "É um competição diferente de todas as outras." Thauany, de 16 anos, gostou das apresentações. "É o meu primeiro Mundial, por isso eu fiquei nervosa e cometi uma falha na trave. Acho que todas nós treinamos bem", disse a ginasta. Para os treinadores, que acompanharam atentos a performance das atletas, o treinamento foi bem produtivo. "O treino foi ótimo. Temos muitas meninas novas, mas elas conseguiram fazer a parte delas", avaliou Keli Kitaura, uma das técnicas da equipe. "Claro que tiveram alguns errinhos, um certo nervosismo natural, mas foi dentro do esperado. Elas estavam bem unidas e como temos as meninas estreantes isso é ainda mais importante. Foi positivo para ganhar confiança", encerrou. Na sexta-feira (23), o Brasil estreia na competição com as classificatórias, a partir das 13h30 (horário de Brasília). Amanhã, a comissão técnica irá definir as titulares e quais aparelhos cada uma irá disputar. Masculino - A Seleção Masculina fará o treinamento de pódio nesta quarta-feira (21). Enquanto isso, segue treinando normalmente para acertar detalhes das séries. Na competição entre os homens, o Brasil conta com Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Pericles Silva. Os meninos participam das classificatórias no domingo (25). Programação Quarta-feira (21) Treino de pódio masculino Brasil Quinta-feira (22) Treino de pódio masculino Sexta-feira (23) Classificatórias femininas 6h15 às 8h15 - subdivisão 1 - ROU, ESP 8h30 às 10h30 - subdivisão 2 - JPN, AUT 10h40 às 12h40 - subdivisão 3 - CAN, SWE 13h30 às 15h30 - subdivisão 4 - BRA, GBR 15h45 às 17h40 - subdivisão 5 - RUS, ITA 17h50 às 19h50 - subdivisão 6 - GER, POL Sábado (24) Classificatórias femininas 6h15 às 8h15 - subdivisão 7 - CHN, PKR 8h30 às 10h30 - subdivisão 8 - BEL, KOR 10h40 às 12h40 - subdivisão 9 - AUS, FRA 13h30 às 15h30 - subdivisão 10 - USA, NED 15h40 às 17h40 - subdivisão 11 - MEX, GRE 17h50 às 19h50 - subdivisão 12 - SUI, HUN Domingo (25) Classificatórias masculinas 6h15 às 9h25 - subdivisão 1 - BRA, GBR , PUR 9h45 às 12h50 - subdivisão 2 - RUS, GER, SUI 13h40 às 16h45 - subdivisão 3 - CHN, JPN, BEL 17h às 20h - subdivisão 4 - KOR, GRE, COL Segunda-feira (26) Classificatórias masculinas 6h15 às 9h25 - subdivisão 5 - UKR, FRA, HUN 9h45 às 12h50 - subdivisão 6 - CAN, ESP, MEX 13h40 às 16h45 - subdivisão 7 - USA, NED, BLR 17h às 20h - subdivisão 8 - ITA, ROU, TPE Terça-feira (27) 15h45 às 18h - Finais Femininas por equipe - transmissão SporTV Quarta-feira (28) 14h45 às 18h - Finais Masculinas por equipe - transmissão SporTV Quinta-feira (29) 15h45 às 18h - Finais Individual Geral Feminino - transmissão SporTV Sexta-feira (30) 15h10 às 18h - Finais Individual Geral Masculino - transmissão SporTV Sábado (31) 10h às 14h - Finais por aparelho - transmissão SporTV Domingo (1°) 10h30 às 14h - Finais por aparelho - transmissão SporTV Seleção de Ginástica Artística Feminina Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko Coreógrafa: Valéria Lakerbai Fisioterapeuta: Júlio Mattos Chefe de delegação: Georgette Vidor Seleção de Ginástica Artística Masculina Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo Médica: Ana Carolina Corte Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz Chefe de delegação: Leonardo Finco Fonte: Photoegrafia |
|
sábado, 17 de outubro de 2015
Técnico russo cobra investimento na base para a ginástica artística brasileira
O caminho para transformar a ginástica artística brasileira em potência olímpica passa pela Rússia. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) foram até lá buscar um dos mais respeitados técnicos do mundo, Alexander Alexandrov, que tem em seu currículo nada menos do que 15 medalhas olímpicas, das quais seis de ouro. Treinador da seleção feminina desde 2013, ele diz que o time atual evoluiu bastante, mas alerta para um problema que se espalha por outras modalidades olímpicas: falta trabalho e estrutura para a base.
Alexandrov embarcou para a Europa com o restante da delegação brasileira na última terça-feira. Lá, a equipe está terminando a preparação para o Mundial de Glasgow, na Escócia. A competição será disputada na semana que vem e garante oito vagas para os Jogos do Rio-2016.
Na última segunda-feira, o técnico comandou a última atividade no Rio. A seleção treinou no CT Time Brasil, inaugurado no ano passado. "Este ginásio é ótimo para desenvolver a coordenação, mas temos de fazer mais espaços como esse", comentou Alexandrov.
A falta de estrutura e de investimento na base são apontados pelo treinador como principal obstáculo. "A gente tem de focar na base, nas crianças. É preciso construir centros e motivá-las. Só assim que a ginástica vai crescer realmente".
O diagnóstico é baseado no exemplo de outros países, sobretudo os europeus. "A maioria dos países de ponta possui uma equipe de juniores. É ela que, quando cresce, substitui a principal", disse o técnico. E antes mesmo de o Brasil garantir a vaga por equipes nos Jogos do Rio, ele já demonstrou preocupação com a seleção que brigará por classificação para a Olimpíada de Tóquio, em 2020. "Tem de começar a resolver isso agora".
A questão da formação de atletas foi um dos problemas que Alexandrov se deparou quando chegou ao Brasil. "Tive de ir até o básico da ginástica com essas meninas, mesmo elas já sendo atletas de equipe principal", comentou. "Foram questões de base, técnicas e coreográficas".
Outro empecilho é a falta de professores. "Meu objetivo principal é passar tudo o que eu já vivi no esporte para os treinadores brasileiros. Agora depende de aparecer novos treinadores, porque ter apenas três ou quatro no País é muito pouco".
Apesar disso, ele elogia o nível da equipe feminina e aposta no potencial. "As brasileiras têm desenvoltura e estrutura física", avaliou. "Nesses dois anos a ginástica subiu muito para o Brasil. Todos estão fazendo um bom trabalho".
sexta-feira, 16 de outubro de 2015
Na
Europa, Seleções de Ginástica Artística
finalizam estratégia para Mundial
Equipes
seguem neste sábado (17) para Glasgow, na Escócia, palco da competição
Santo André (SP) - Em contagem
regressiva para o início do Mundial Pré-Olímpico de Ginástica Artística (23
de outubro a 1º de novembro), as Seleções Masculina e Feminina seguem em
concentração total. Este é o momento de acertar detalhes, deixar as séries impecáveis
e finalizar estratégias para ir em busca de um resultado histórico e já
colocar o Brasil diretamente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016,
sem ter que passar pelo evento-teste. Enquanto a hora não chega, os atletas
finalizam a preparação em países europeus e, neste sábado (17), seguem para
Glasgow, na Escócia, palco do campeonato deste ano.
As meninas já passaram pela Alemanha, onde fizeram um meeting com a Seleção da casa e a Suíça. O resultado foi extremamente positivo e o Brasil saiu como campeão por equipes do torneio. Para completar, Flávia Saraiva foi campeã no Individual Geral. Depois disso, o grupo seguiu para Arques, na França, onde continua fazendo avaliações. A comissão técnica tem gostado do desempenho das jovens ginastas convocadas. "Estamos bem, só um pouco cansadas. O complexo é maravilhoso. Tudo muito bom. Estamos com um médico, psicóloga e uma nutricionista nos auxiliando no trabalho", contou a coordenadora da Seleção de Ginástica Artística Feminina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Georgette Vidor. No feminino, o Brasil conta com Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo. Destas, Daniele, Flávia, Jade e Lorrane já são titulares, mas a equipe completa será definida somente após o treino de pódio desta segunda-feira (19), segundo Georgette. O masculino está em Anadia, Portugal, também com uma comissão técnica multidisciplinar para auxiliar os atletas a melhorarem cada vez mais o desempenho e não sofrerem um desgaste muito grande nesta fase de preparação intensa. Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva também seguem para Glasgow neste sábado (17). A equipe fez mais uma avaliação, o que deixou todos bastante satisfeitos, segundo o coordenador da Seleção de Ginástica Artística Masculina da CBG, Leonardo Finco. "Fizemos uma boa avaliação. Treinamos dois turnos e a equipe segue focada. Ainda iremos fazer alguns ajustes e definir a estratégia para a competição. Estamos na reta final, agora são só detalhes a serem corrigidos", disse Leonardo. A equipe masculina titular também não está definida. "Os titulares serão conhecidos em um momento mais próximo da competição, após mais avaliações", afirmou. O treino de pódio do Brasil está marcado para o dia 21. As oito melhores equipes do Mundial de Glasgow se classificam diretamente para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Os classificados de nono a 16º participam do evento-teste, de 16 a 24 de abril. Seleção de Ginástica Artística Feminina Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko Coreógrafa: Valéria Lakerbai Médico: Roberto Nahon Fisioterapeuta: Júlio Mattos Chefe de delegação: Georgette Vidor Seleção de Ginástica Artística Masculina Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo Médica: Ana Carolina Corte Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz Chefe de delegação: Leonardo Finco Fonte: Photoegrafia |
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
VEM AÍ......O TÃO ESPERADO, DESEJADO, ALMEJADO E SONHADO.....
CAMPEONATO MUNDIAL
DE GINÁSTICA ARTÍSTICA DE GLASGOW!
TÁ POR FORA e se perguntando porque tudo isso? É o campeonato que vai definir as primeiras vagas individuais e por equipes da Ginástica Artística para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016. Isso mesmo, a prova de fogo para as seleções masculina e feminina do Brasil.
AGORA A BOA NOTÍCIA.... VOCÊ ACOMPANHARÁ TODAS AS FINAIS AO VIVO NO SPORTV.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
A programação está com transmissões ao vivo a partir do dia
27/10 (terça-feira) – ao vivo no sportv 2 das 16:45 hs às 19:15 hs.
Quarta dia 28/10 – ao vivo no sportv 2 das 16:00 hs às 19:10 hs;
Quinta dia 29/10 – ao vivo no sportv 2 das 16:50 hs às 19:15 hs;
Sexta dia 30/10 – ao vivo no sportv 2 das 16:15 hs às 19:20 hs;
Sábado dia 31/10 – ao vivo no sportv 2 das 11:30 hs às 15:00 hs;
Domingo 01/11 – ao vivo no sportv 2 das 11:30 hs às 15:00 hs.
ENTÃO TEMOS ENCONTRO MARCADO. ATÉ LÁ!
sábado, 10 de outubro de 2015
GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA ENCERRA AMISTOSO
NA ALEMANHA COM BOM SALDO
A Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina liderou o amistoso realizado neste fim de semana na Alemanha, contra as ginastas da casa e as da Suiça.
Resultado positivo faz renascer a esperança de classificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Equipes:
1. BRA 224.450
2. GER 223.800
3. SUI 217.000
1. Flavia Saraiva (BRA) 56.85
2. Pauline Schafer (GER) 56.30
A ginástica feminina vem passando por dificuldades com várias ginastas lesionadas. O Brasil precisa se classificar até o 16º lugar por equipes para competir com um time completo em 2016. Esse resultado reacende o sonho da conquista da vaga olímpica. Avante Meninas!!!!!
PARABÉNS!
Assinar:
Postagens (Atom)

























