sexta-feira, 11 de novembro de 2016


Caio Souza é campeão do individual geral masculino no Brasileiro de Ginástica Artística

Francisco Barretto Júnior ficou com a prata e Bernardo Miranda levou o bronze; competição tem sequência neste sábado (12)






São Paulo (SP) - O Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Artística definiu os vencedores do individual geral nesta quinta-feira (10), no Ginásio Poliesportivo do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP). No masculino, Caio Souza, da ADC São Bernardo (SP), subiu no lugar mais alto do pódio. Já pelo feminino, Rebeca Andrade, do Clube de Regatas do Flamengo (RJ), e Thaís Fidelis, do Cegin (PR), foram as campeãs. A competição reúne alguns dos melhores ginastas do País até domingo (13).



As provas masculinas fecharam a programação do dia. Caio somou 87,200 pontos (14,200 no solo, 13,350 no cavalo com alças, 15,150 nas argolas, 14,000 no salto, 15,550 nas paralelas e 14,950 na barra fixa). Na sequência veio Francisco Barretto Júnior, do Pinheiros (SP), com 86,350 (13,450 no solo, 14,800 no cavalo com alças, 14,500 nas argolas, 13,600 no salto, 14,750 nas paralelas e 15,250 na barra fixa). Bernardo Miranda, do Minas Tênis 
Clube (MG), faturou o bronze, com 85,700 (14,200 no solo, 14,050 no cavalo com alças, 13,700 nas argolas, 14,100 no salto, 14,750 nas paralelas e 14,900 na barra fixa).
Caio, de 23 anos, comemorou bastante o primeiro título da carreira no Brasileiro Adulto. "Eu fiz uma boa competição. Tive falhas no cavalo com alças e no salto, mas o importante é que isso não tirou o meu foco. Agora, espero que possamos melhorar a pontuação por equipe que fizemos hoje e conquistar o título. Estarei também nas finas por aparelhos e espero que venham mais medalhas", frisou o ginasta integrante da Seleção Brasileira. Por equipe, São Bernardo (SP) fez 332,100 na fase classificatória e ficou atrás do Pinheiros (SP), com 334,900.


Pela manhã foram as disputas do feminino. Na categoria acima de 16 anos, Rebeca Andrade, do Flamengo (RJ), foi a primeira colocada após somar 58,300 pontos. A medalha de prata foi para Carolyne Pedro, do Cegin (PR), com 54,750. Milena Theodoro, do Flamengo (RJ), completou o pódio, com 53,700. Já entre as ginastas de 13 a 15 anos, Thaís Fidelis, do Cegin (PR), garantiu 56,900. A segunda colocada foi Anna Reis, também do Cegin (PR), com 52,550, enquanto o bronze ficou com Jackelyne Silva, do Pinheiros (SP), com 51,700.
Nesta sexta-feira (11), a competição tem uma pausa para os treinamentos. No sábado (12), serão as decisões por equipe. No domingo (13) será a vez das finais por aparelhos, válidas pela Etapa Caixa.



Clubes participantes: ADC São Bernardo (SP), Apam Setor Leste (DF), Brasil Futebol Clube (SP), Cegin (PR), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Clube de Regatas Vasco da Gama (RJ), Esporte Clube Pinheiros (SP), FAE Osasco (SP), Grêmio Náutico União (RS), Minas Tênis Clube (MG), Prefeitura de São José dos Campos (SP), Prefeitura Municipal de Taubaté (SP), Serc Santa Maria (SP) e Sesi (SP).



Programação

Sexta-feira (11)8h30 às 12h: treinamento livre GAM9h às 10h40: treinamento escalonado GAF14h às 17h: treinamento livre finalistas
15h às 18h30: treinamento livre GAM
Sábado (12) - competição por equipe10h às 11h40: competição GAF11h50: premiação por equipe GAF15h às 18h: competição GAM18h10: premiação por equipe GAM
Domingo (13) - I Etapa do Circuito Caixa com as finais por aparelhos10h às 10h25: final solo GAM10h25 às 10h50: finais salto GAF e cavalo com alças GAM10h50 às 11h15: finais barras assimétricas GAF e argolas GAM11h15 às 11h30: premiações11h30 às 11h55: final salto GAM11h55 às 12h20: finais trave GAF e paralelas GAM12h20 às 12h45: finais solo GAF e barra fixa GAM12h45 às 13h: premiações




Serviço
Campeonato Brasileiro e I Etapa Caixa de Ginástica ArtísticaCompetição: quinta-feira (10), sábado (12) e domingo (13)Local: Ginásio Poliesportivo do Esporte Clube Pinheiros, na Rua Hans Nobilling, S/N, Pinheiros, em São Paulo (SP)
Entrada gratuita

Fonte: Photo&Grafia

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Resultados do Campeonato Brasileiro Infantil de Ginástica Artística
Competição foi realizada no Ginásio de Esportes da UEPA, em Belém (PA)


Da redação, Santo André (SP) - O Campeonato Brasileiro Infantil de Ginástica Artística reuniu o futuro da modalidade no Ginásio de Esportes da UEPA, em Belém (PA). A competição contou com cerca de 100 jovens atletas, de 20 clubes, com provas realizadas neste fim de semana.

Pelo masculino, o campeão por equipe foi o Esporte Clube Pinheiros (SP) (537,100 pontos). As apresentações dos meninos foram divididas em infantil sub-12 e sub-14. Pelo sub-12, Erick Trautwein de Oliveira, do Pinheiros (SP), venceu no individual geral (174,125), nas argolas (27,150), nas paralelas (27,500) e na barra fixa (27,500). No solo, o ouro foi conquistado por Ian Camargo Gigeke Iwazak, também do Pinheiros (SP) (29,850). Já no cavalo com alças, o destaque foi Arthur Tadeu Cardoso, do Serc Santa Maria (SP) (43,500), enquanto no salto, foi Kayke Mikael Silva Santos, da Adeco (SP) (23,725).

Entre os ginastas do sub-14, Diogo Brajão Soares, da Academia Pira Olímpica (SP), venceu no individual geral (189,975) e em todos os aparelhos, após somar 30,050 no solo, 45,750 no cavalo com alças, 30,050 nas argolas, 25,025 no salto, 29,850 nas paralelas e 29,950 na barra fixa.

Já pelo feminino, o Cegin (PR) subiu no lugar mais alto do pódio por equipe do infantil A (402,000). Júlia das Neves Soares, também do Cegin (PR), venceu ainda no individual geral (106,375), na trave (26,800) e no solo (26,900). Nas barras assimétricas, Ana Luíza Lima, da equipe paranaense, foi a campeã (26,250). No salto, Camila Siqueira Almeida, do Minas Tênis Clube (MG), levou a melhor (27,225).

Para fechar, pelo infantil B, o Pinheiros (SP) foi o maior pontuador por equipe (217,375). No individual geral, ouro para Tainá Joséa, da Apagro Criciúma (SC) (56,725).

Resultados completos no endereço: http://bit.ly/2e5pptn

Clubes participantes: Academia Pira Olímpica (SP), ADC São Bernardo (SP), Adeco (SP), AIGO - Associação Itajaiense de Ginástica Olímpica (SC), Apagro Criciúma (SC), Apam Setor Leste (DF), Asbac (DF), Centro de Excelência de Ginástica do Paraná/Cegin (PR), Centro de Treinamento de Ginástica Artística de Hortolândia/Valinhos (SP), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Esporte Clube Pinheiros (SP), Fundo de Assistência ao Esporte de Osasco (SP), Funesp - Fundação Municipal de Esporte (MS), Grêmio Náutico União (RS), Minas Tênis Clube (MG), Núcleo de Ginástica Artística Gemini (RJ), Prefeitura Municipal de Jundiaí (SP), Serc Santa Maria (SP), Sesi (SP) e Sogipa (RS). 

Fonte: Photoegrafia

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O MELHOR PRESENTE PARA O PROFESSOR É O RECONHECIMENTO DOS ALUNOS

OBRIGADA FORMANDOS DA TURMA DE 2012-2, 
POR ME ESCOLHER PARA PARANINFA

 

O texto abaixo foi retirado do meu discurso de paraninfa feito em 14/10/2016, data que ficará marcada para sempre em meu coração. 

"Eu fui professora homenageada em 2010, mas essa é a minha primeira turma de afilhados. Quanta emoção!! Quando recebi o convite para estar aqui hoje, como paraninfa da turma, sendo bem honesta, fiquei muito surpresa, e foi bem difícil de acreditar. Durante alguns segundos fiquei paralisada, e após derramar algumas lágrimas, fui tomada por um sentimento de alegria e extrema felicidade, mas acima de tudo de uma sensação de grande responsabilidade.
Há emoções que não sabemos explicar, e esta é uma delas. Então, quero dizer que é uma grande honra, ter sido escolhida para ser paraninfa da turma de vocês, ou melhor, dos ABUSADOS." 
Amanda Da Mata Prestes
Ana Luíza De Araújo
Ana Paula Souza de Oliveira
Andréia Maciel Loiola
Andressa Araujo Da Silva
Bruna Vieira Campos
Carolina Sant'anna Podgaietsky
Carollina Dos Santos Marinho
Cassia Ludmila
Paulo Vicente Daniel Gonçalves Dias Nisenson
Debora Elizabeth Da Silva Passos
Douglas Lobres Da Conceição
Elisangela Celestina Da Rocha
Fabio De Freitas Junior
Fernanda Matos Duarte
Flávia Rodrigues Silva De Lima
Gabriel Hinsch Jose Da Silva
Gabriela Cordeiro de Freitas
Gleiza Da Silva Miranda
Glenda Vitorino de Freitas
Gustavo Moreira Gomes Da Cruz
Haylan Bruna Nogueira De Araujo Iago
Christianes De Oliveira Hercowitz
Jéssica Corrêa Da Fonseca
Jessica Helena Bonafé Braga J
oão Paulo Mayer e Barrros
Laís Dalla Bernardina Coelho
Lucas Alonso Pimenta
Lucas Da Rocha Santana
Luiz Fernando Gomes de Almeida
Maria Gerlane Felix Da Silva
Maria Julia De Novaes Moreno
Paola Fernanda Dos Santos Carvalho
Philipe Thierry Oreinstein
Cintra Vidal
Poliana Santos Da Silva
Priscila Moura De Oliveira
Priscilla Cavalcante Guimarães
Rayane Amâncio De Oliveira
Ricardo Augusto Pereira De Almeida
Rodrigo Medeiros da Silva
Sâmella Esthefanny Cunha de Oliveira
Thales Lopes Moreira Da Silva

Yago De Souza Figueiredo

Eu acredito e confio no potencial de vocês para fazer da atividade física uma ferramenta poderosa que pode transformar o Brasil num país melhor, e construir uma sociedade mais justa, mais democrática, de paz, mais tolerante e solidária. 
Eu vou terminar dizendo que irei guardar para sempre em meu coração o carinho dessa homenagem.
Profa. Dra. Andréa João








sexta-feira, 7 de outubro de 2016

PROJETO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA DA UFRJ 
RECEBE VISITA 
DO CENTRO EDUCACIONAL ESPAÇO INTEGRADO

Nesta quarta feira (5) 43 alunos do Centro Educacional Espaço Integrado, visitaram o projeto de Ginástica Artística "Centro de Excelência Caixa-Jovem Promessa de Ginástica" que coordeno na UFRJ.


Os alunos na faixa etária entre 11 e 13 anos participaram juntamente com os alunos do projeto Caixa e do Clube Escolar da UFRJ de um aulão de ginástica artística super animado, onde puderam experimentar vários aparelhos oficiais e auxiliares, tais como: salto, paralelas, argolas, cavalo com alças e trave. 




Nosso objetivo foi proporcionar uma vivência da ginástica e a oportunidade de contato com os aparelhos e exercícios específicos da modalidade.



A direção da EEFD/UFRJ me deu todo suporte necessário ao evento, como também a administração e o Dr. Rômulo, médico da Escola de Educação Física. 
Contei com a participação dos monitores do projeto; Fabiano da Costa, Caio Alves e Renata Bustamante, além de 14 alunos da UFRJ que se inscreveram voluntariamente para auxiliar. Erick Doria, um dos voluntários, disse que a experiência foi enriquecedora e vai auxiliá-lo em sua formação, já que pretende trabalhar com crianças.  


A iniciativa foi de um ex-aluno meu da UFRJ, Leandro Meruzzi, que faz estágio na escola, e quis oferecer aos alunos uma atividade diferente das que eles estão acostumados. Leandro veio acompanhado da profa. Mônica e do supervisor do colégio. 


Para minha surpresa o aparelho que fez mais sucesso entre meninos e meninas foi a argola, e sem dúvida nenhuma já é uma demonstração do grande impacto causado pelos excelentes resultados obtidos por Arthur Zanetti, nosso campeão olímpico.



Neste projeto estão previstos intercâmbios com escolas, clubes, academias, projetos sociais entre outras instituições que desenvolvem a ginástica artística. Assim espero receber mais alunos e poder mostrar os benefícios que a ginástica proporciona aos jovens. Então estão todos convidados. É só entrar em contato pela minha página no facebook.com/andreajoao.1






quarta-feira, 5 de outubro de 2016



Brasil busca manter hegemonia no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica

Evento com atletas de todas as categorias, do individual e do conjunto, será na Colômbia, de quinta-feira (6) a domingo (9)


Da redação, Santo André (SP) - Destaque nas últimas edições do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica, o Brasil vai novamente à competição com o objetivo de manter a hegemonia e conquistar, mais uma vez, medalhas em todas as categorias. Em 2016, o evento será no Coliseo Municipal de Paipa, na Colômbia, com provas de quinta-feira (6) a domingo (9). As brasileiras do pré-infantil (9 e 10 anos), infantil (11 e 12), juvenil e adulto, do individual e do conjunto, já embarcaram para Paipa e têm ótimas expectativas para a edição deste ano.

Atual tetracampeã Sul-Americana, Natália Gaudio, da Seleção Adulta Individual, conquistou todos os ouros possíveis na edição de 2015, disputada na Bolívia, e espera manter essa excelente performance também na Colômbia. Única representante brasileira da ginástica rítmica individual nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a capixaba segue totalmente motivada e quer continuar evoluindo.
"O objetivo é conquistar o meu pentacampeonato Sul-Americano, mas, acima de tudo, fazer uma competição sem erros e estável, como já vem acontecendo. Depois dos Jogos Olímpicos, participei dos Jogos Abertos de São Paulo por São José dos Campos e deu tudo certo", contou.

Sobre os principais países participantes, além do Brasil, Natália aposta em outros três na lista de favoritos a medalhas. "Argentina, Bolívia e a própria Colômbia estão crescendo na modalidade aqui na América do Sul. Eles estão investindo e as meninas estão mostrando grande evolução. Podemos esperar que elas estejam nos pódios", acredita.
Com grandes feitos na carreira de ginasta, Natália tem se firmado como um dos principais nomes da modalidade brasileira de todos os tempos. Aos 23 anos, a atleta está feliz por ser um espelho para as mais jovens.


"No Sul-Americano, vão competir ginastas de todas as categorias e isso é muito bom. Estar ao lado delas é um verdadeiro incentivo para mim, principalmente quando vejo que as meninas estão torcendo e se inspirando. É uma troca de experiências, pois eu aprendo com elas e elas comigo. Passaremos praticamente uma semana juntas e tenho certeza que tudo será muito positivo", finalizou.

A competição contará com, aproximadamente, 230 ginastas de sete países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela.
Delegação brasileira

Pré-infantil (9 e 10 anos)
Ginastas individuais: Laura Asturian, Gabryela Nogueira da Rocha e Júlia Beatriz Silva KuruncziTreinadora: Fabiana Pace NiedzwiedzGinastas do conjunto: Ana Clara Morais Mendes, Camila Ferreira Cunha, Evelyn da Silva Lamego, Isabella Lira Lages e Raica Gabriela Tomé AlhoTreinadora: Fabrícia Viana de Souza
Infantil (11 e 12 anos)
Ginastas individuais: Kauany Zanettin Paes, Mariana Gonçalves Pinto e Viviane Oda MirandaTreinadora: Ana Paula Scheffer
Ginastas do conjunto: Amanda Hernandez Viotti, Bianca Caroline Caldas, Maiara Manoel de Deus, Marina Ramos Sampaio, Rafaela Cristina Marcelino da Silva e Sophia Evangelista César Botto de FreitasTreinadora: Fernanda Festa Rezende

Juvenil
Ginastas individuais: Heloisa Gabriella Pedroso Bornal, Mariany Hatori Miyamoto e Vitória Guerra AndradeTreinadora: Dayane Camillo da Silva
Ginastas dc conjunto: Ana Paula Falabretti, Bruna Letícia da Silva, Caroline Kunzler, Jainy Iolanda Klemann, Natiely Aparecida da Silva Oliveira e Tayná Isabelli SteinTreinadora: Débora Cristina de Souza

Adulto
Ginastas individuais: Carolina Tonelotto, Gabriela Ribeiro e Natália GáudioTreinadora: Monika QueirozÁrbitras: Célia Maria Paes Santos e Christiane Mogk de Faria
Fisioterapeuta: Marceli Mesquita
Chefe de delegação: Sandro Lopes

Fonte: Photo&Grafia

sexta-feira, 30 de setembro de 2016


Resultados do Brasileiro e do Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica

Competições das categorias infantil, infantojuvenil, juvenil e adulta foram realizadas em Belo Horizonte (MG)


Da redação, Santo André (SP) - O Campeonato Brasileiro e o XIII Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica foram realizados no Ginásio da EEFFTO, dentro da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG). As competições reuniram atletas das categorias infantil, infantojuvenil, juvenil e adulta.

Confira os resultados completos no endereço: http://bit.ly/2cSw97Z


Clubes participantes
Campeonato Brasileiro: Centro Esportivo Ramiro (RJ), São Paulo Futebol Clube (SP), Sociedade Esportiva Palmeiras (SP), UFMG (MG) e Universidade Federal de Lavras (MG)Torneio Nacional: Centro Esportivo Ramiro (RJ), São Paulo Futebol Clube (SP) e UFMG (MG)

Fonte: Photo &Grafia

sexta-feira, 23 de setembro de 2016



CONFEF se posiciona contra Medida Provisória de reforma do Ensino Médio


O Conselho Federal de Educação Física se posiciona radicalmente contra a Medida Provisória publicada nesta sexta-feira, 23/09, pelo Governo Michel Temer, que altera os parágrafos 1º, 2º, 3º e 7º do Art.26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Com a alteração, a disciplina de Educação Física que antes era prevista em todas as etapas da educação básica (infantil, fundamental e médio) passa a ser obrigatória apenas nos ensinos infantil e fundamental.
O CONFEF considera um contrassenso que no momento em que inúmeras pesquisas apontam o crescimento da obesidade e do sedentarismo infanto-juvenil, e sabendo que a atividade física é a medida mais eficaz para evitar esse mal, o Governo Federal proponha a retirada da Educação Física do Ensino Médio. Sobretudo por se tratar do país que acabou de atravessar a década de megaeventos esportivos, sediando recentemente os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, onde ficou clara a importância da atividade física na manutenção da saúde e da formação cidadã.
A MP ainda terá de ser aprovada em até 120 dias pela Câmara e pelo Senado, caso contrário, perderá o efeito. Desta forma, o Conselho Federal de Educação Física se compromete a fazer todo o esforço possível junto ao Congresso Nacional a fim de rejeitar a medida. Contamos ainda com o apoio dos Profissionais de Educação Física e da sociedade em geral para trabalhar junto aos Deputados e Senadores dos seus respectivos estados a reprovação da proposta.