domingo, 19 de fevereiro de 2017

CARTA ABERTA À COMUNIDADE DA GINÁSTICA

Rio, 19/02/2017


À Confederação Brasileira de Ginástica, toda sua equipe de diretores e funcionários, Presidentes das Federações Estaduais, Técnicos, Árbitros, Ginastas

Queridos amigos

Depois de 16 anos atuando como presidente da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ), venho informar que ontem deixei oficialmente o cargo por opção, ao término do meu mandato, para me lançar em novos projetos.

O motivo é porque já dei minha missão como cumprida, foram 4 mandatos de muito trabalho, além disso, a presidência não me deixaria espaço para as novas atividades. Deixo para o meu sucessor uma entidade adimplente, forte e estruturada.

Saio da presidência mas não estou abandonando a ginástica que é minha paixão. Vou usar toda experiência adquirida para continuar apoiando o esporte e fazendo prevalecer a justiça, a ética e o respeito.

Estou aqui para agradecer a todos que participaram dessa jornada, e que me ajudaram a reerguer a ginástica no estado do Rio de Janeiro, trazendo de volta o brilho à nossa Federação. 

Sem minha família e meus verdadeiros amigos, não teria conseguido superar todos obstáculos.

Deixo meus sinceros votos de muito êxito e sucesso à nova gestão.


EM BREVE ESTAREI DIVULGANDO UM BALANÇO COMPLETO DA MINHA ADMINISTRAÇÃO

Muito obrigada
Profa. Dra. Andréa João

sábado, 18 de fevereiro de 2017

ALUNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRJ 

Venha passar 2017-1 comigo!


Vaga para monitor de Ginástica Artística! 


ENTREVISTA DIA 23 DE FEVEREIRO ÀS 10h NO GINÁSIO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA DA EEFD/UFRJ.


Veja edital em: http://pr1.ufrj.br/index.php/editais-mainmenu-145/bolsa-de-monitoria-editais-194/1355-edital-do-programa-de-monitoria-2017-n-489 


 Por favor ajudem na divulgação!


Abraços 

Andrea João
fb.com/andreajoao.gymania
instagram.com/andreajoao.gymania

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

TERMINOU HOJE O CURSO INTERNACIONAL DE ARBITRAGEM DE GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA
EM TORONTO - CANADÁ

O curso foi organizado pela Federação  de Ginástica do Canadá, 
no período de 11 a 16 de janeiro 

Participaram do curso 73 árbitros de 10 países diferentes, sendo a maioria canadenses e americanos.


De quatro em quatro anos, sempre ao término do ciclo olímpico, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) promove cursos de arbitragem de todas as modalidades. Os árbitros que desejarem se manter ativos são obrigados a participar do curso e ser aprovado nas provas teórica e prática.

Existem 4 categorias de árbitro internacional na ginástica: Categoria 1, 2, 3 e 4, sendo que a categoria mais alta é a 1 e a mais baixa é a 4. Mas o que isso significa?  Só podem arbitrar Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Copas do Mundo os árbitros de categoria 1, 2 e 3, e para chefiar uma banca e atribuir nota de dificuldade nestes eventos é necessário ter categoria 1 ou 2. A categoria 4 só pode arbitrar campeonatos continentais e regionais. 

Eu atuei como lider administrativo, convidada pela FIG, juntamente com os membros do Comitê Técnico Masculino.
 Mr. Arturs  Mickevics, Mr. Holger  Albrecht, o membro do Comitê Executivo da FIG Mr. Jani  Tanskanen e o Presidente do Comitê Científico Mr. Keith Russel


No time administrativo contei com a competente ajuda de Mariève Reid e Kristen Lawson, que trabalham na Federação de Ginástica do Canadá.


As instalações do Hotel Hilton assim como toda a organização do curso foi excelente.


 Vejam quem eu encotrei, o Edgar Vernetti, árbitro brasileiro de categoria 2 que foi participar do curso para renovar seu Brevet. As notas só sairão na semana que vem, mas estamos torcendo muito para que o Edgar tenha um ótimo resultado.

Abaixo o grupo de árbitros do Canadá


e nesta foto estão alguns árbitros dos demais países participantes. Veja um video com eles no meu instagram www.instagram.com/andreajoao.gymania ou na minha fan page www.facebook.com/andreajoao.gymania 




Após o curso, momentos de descontração do nosso time de Toronto, num jantar oferecido pela Federação de Ginástica do Canadá - Canada Gymnastics.



VALEU PESSOAL!! O PRÓXIMO SERÁ DE GINÁSTICA RÍTMICA EM TASHKENT NO USBEQUISTÃO.



sábado, 7 de janeiro de 2017

TOUR PELA NOVA SEDE DA FIG

Olá meus queridos fãs e não fãs de ginástica. Neste primeiro post do ano, vou mostrar pra vocês a nova sede da Federação Internacional de Ginástica, inaugurada em 07 de dezembro de 2016.

Nessa passagem pela Suíça minha missão foi participar do "Workshop for Judge`s Course", ou seja, uma reunião para formatar os novos cursos internacionais de arbitragem de todas as modalidades de ginástica da FIG.

É isso mesmo, a FIG remodelou o formato dos cursos, primeiramente para que o processo de formação dos árbitros seja transparente, e depois para que os exames testem muito mais a compreensão que o árbitro tem do código, do que simplesmente decorar regras e "chutar" uma nota no final.  

Foi uma experiência incrível, e após os trabalhos fomos convidados a conhecer esse espaço maravilhoso que abriga a ginástica internacional. Então claro, quero compartilhar com vocês alguns momentos que vivi nos dias 8 e 9 de dezembro. 

Vamos juntos?

A sede da FIG, era antes uma casa de 3 andares na cidade de Lausanne na Suiça, e mudou-se para um prédio inteligente de 6 andares, construido especialmente para isso. 
ANTIGA SEDE

NOVA SEDE

Agora vamos para a entrada principal. Aprecie essa linda escultura da ginasta com a bola (ponto para a Ginástica Rítmica, kkkk), que deixa quem chega de queixo caído. 



Porta automática com logo da FIG que dá acesso à recepção da sede.

Pronto, entramos na recepção. Observe no canto esquerdo a escultura de bronze do ginasta nas argolas.  Viva o Zaneti, nosso bi medalhista olímpico neste aparelho!!!!!!!!!
Ah, a galera aí na foto, são o José Sucart de Porto Rico, Lilia Ortiz do México e Mônica Calabro da Argentina. Nosso quarteto forma o grupo de "administrative leaders" de língua espanhola. Somos bem amigos e atuamos em alguns cursos juntos. 


Ainda na recepção, projeções das várias modalidades nos painéis de led. Tudo muito dinâmico, dando vida ao local. 


Curta agora as salas e os offices. Nem preciso falar nada, as imagens são belíssimas e falam por si só. 



Chegamos na sala do novo presidente eleito para o ciclo 2017-2020, Mr Morinari Watanabe do Japão.  Foi emocionante tirar essa foto na sala do nosso chefe máximo, mas confesso que não resisti. Espero que o presidente Watanabe tenha muito êxito na sua gestão.

São encantadoras as muitas obras de arte e esculturas espalhadas pelos 6 andares




E para finalizar, o terraço com vista privilegiada para a cidade de Lausanne. Local que no futuro poderá servir para cursos e eventos. 


Esse senhor simpático é o Secretário Geral da FIG, André Gueisbuhler, que conduziu a nossa tour


E aí está o grupo de Experts que vão atuar nos cursos internacionais de árbitros, com destaque para a senhora de blusa azul, vice presidente da FIG, Slava Corn.


Se gostou, dá um look na minha fan page e instagram para ver os videozinhos. 
facebook.com/andreajoao.gymanya e instagram.com/andreajoao.gymania


quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

E MAIS UM SEMESTRE ACABOU.....

AI, JÁ VAI DANDO AQUELA SAUDADE........

Linha de chegada para as turmas da disciplina Fundamentos da Ginástica Artística da UFRJ (a melhor do Brasil)!!

Esse momento é muito difícil para o professor, pois agente cuida dos alunos como se fossem filhos, e aí o semestre acaba, e perdemos eles para o mundo. Que cruel!!
Mas as lembranças são as melhores. Dá uma olhada no registro da nossa última avaliação.



Meus "filhotes", que estão sendo preparados para serem futuros professores de Educação física, foram desafiados por mim, a preparar um tema, que na opinião deles fosse relevante ser discutido na escola, e utilizando os fundamentos da ginástica (aí agente usa um pouco de tudo, artística, rítmica, acrobática, folclore, dança etc...) eles desenvolveriam esse tema com os alunos deles. Vale ressaltar que eles não são atletas, e muitos tiveram contato com a ginástica artística pela primeira vez na universidade.
Veja no que deu:

A turma de 7:30 trouxe os temas "Favela" e "Cultura Popular Brasileira". O primeiro grupo falou sobre o surgimento das favelas, a origem do nome e o convívio entre os moradores.


O segundo grupo optou por ampliar a cultura dos alunos mostrando o funk, o frevo, maculelê e o samba.


Já o pessoal das 9:30 escolheu a discussão de gênero com o tema "Xô Homofobia"


Outro grupo falou da cultura da mulher no Oriente Médio. Hahahah, olha o sheik e seu harém!!!

Por fim chegou a vez do grupo que escolheu o tema "Empoderamento Feminino"

Ah, e não podemos esquecer o famoso BOMBOM, premiação para os alunos que não tiveram nenhuma falta e nenhum atraso durante todo o semestre. MÃE OLHA EU AÍ!!!!


Vale ressaltar que eles não são atletas e muitos tiveram contato com a ginástica artística pela primeira vez nessa disciplina.
Vai ou não vai deixar saudade!!??

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

FIG INAUGURA NOVA SEDE EM LAUSANNE

O presidente do COI, Thomas Bach, e o presidente da FIG, Bruno Grandi, cortaram a fita inaugural na nova sede da FIG, no centro de Lausanne, durante uma festa na terça-feira (07/12) à noite.



A Federação Internacional de Ginástica (FIG) inaugurou a sua nova sede na terça-feira à noite, no seu novo edifício perto da estação ferroviária central em Lausanne-Suíça.

O presidente da FIG, Bruno Grandi, que se aposentará no final de 2016, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, cortaram a fita tradicional durante uma cerimônia que reuniu numerosas personalidades do movimento olímpico e autoridades locais.

Entre os convidados estavam membros da Comissão Executiva do COI e outros membros do COI, vários presidentes e secretários-gerais das federações desportivas internacionais e representantes da cidade de Lausanne e do Canton de Vaud, incluindo o Ministro de Estado Philippe Leuba.

"Depois de 20 anos de presidência, tenho o prazer de deixar ao meu sucessor Morinari Watanabe as chaves de uma sólida federação. Este edifício é um testemunho do crescente prestígio da Ginástica no cenário esportivo internacional", disse Grandi.

"Você pode olhar para o futuro da FIG e da Ginástica no mundo sobre uma base muito sólida. Eu espero que essa construção aqui seja uma base sólida. Mas eu tenho certeza que você tem uma base muito sólida e vimos outra demonstração do poder da Ginástica nos Jogos Olímpicos do Rio ", declarou Bach.

O novo edifício de quatro andares foi construído sob a direção dos arquitetos Richter Dahl Rocha & Associates. A estátua de uma ginasta graciosa, obra da artista Eleanor Cardozo, indica a entrada do edifício aos visitantes.

A mais antiga federação esportiva olímpica internacional, a FIG, já teve vários endereços em sua história. Foi fundada em 1881 na cidade belga de Liege, e seguiu seus diferentes presidentes para a França, Polônia e, finalmente, Suíça, onde retomou suas atividades após a Segunda Guerra Mundial.

Depois de passeios em Genebra, Lyss e Moutier, mudou seus escritórios para Lausanne, capital olímpica em 2008, ocupando residência em uma vila do século 19 na Avenue de la Gare 12.

Ao longo dos anos, o espaço tornou-se demasiado pequeno e menos adaptado às necessidades profissionais modernas, levando o Comité Executivo da FIG a investir 16,5 milhões de francos suíços na construção de um novo edifício no terreno vizinho, situado na Avenida de la Gare, número 12 A .

Após 26 meses de construção, os 30 funcionários da Federação puderam mudar para seus novos escritórios no final de novembro.

domingo, 4 de dezembro de 2016

CIRCUITINHO CAIXA-UFRJ DE GINÁSTICA ARTÍSTICA

Projeto de Extensão de Ginástica Artística da UFRJ

O evento aconteceu hoje na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 


A Vice diretora da Escola de Educação Física, Profa. Dra. Angela Bretas compareceu para nos prestigiar e elogiou o público presente, as crianças e ressaltou a importância do projeto para a universidade.
  





Foi muito gratificante poder ver o resultado do projeto que coordeno e que tem por objetivo principal oferecer aulas gratuitas para alunos de 3 anos em diante. 


Foi também uma prova de fogo para o Professor Fabiano Luiz e para os monitores que atuam no projeto, pois tiveram que conduzir os alunos e fazer com que essa fosse uma experiência positiva e saudável para todos. 

Recebi a visita do Projeto Rio em Forma que funciona no Melo Tênis Clube sob a liderança do Prof. Ronaldo Ardente e da Profa. Amanda, e ainda da Escola de Ginástica Fabiola Monteiro. 



Os árbitros nacionais Orlando Sant´Anna e Haroldo Mota juntamente com a Profa. Isabel Roboredo comandaram a arbitragem e os pais corujas fizeram muita ginástica para fotografar os pimpolhos.


E não poderia deixar de agradecer à super equipe de limpeza da Diana, da EEFD que preparou todo o local para nossa festa.
Valeu galera, foi lindo!!!