domingo, 9 de abril de 2017

RANKING MUNDIAL DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA

Após a Etapa de Londres da Copa do Mundo de Ginástica que aconteceu ontem na O2 Arena, foi definido o ranking mundial Individual Geral de 2017



Individual Geral Masculino

RkNOCGymnastUSAGERGBRBest1Best2Best3TOTAL
1UKRVERNIAIEV O5560055600115
2CHNSUN W355003550085
3GERDAUSER L253502535060
3USAMOLDAUER Y6000600060
5JPNKAYA K0550055055
6NEDDEURLOO B5000500050
7RUSIGNATYEV N0450045045
7SUIYUSOF E4500450045
9JPNKATO R4000400040
9GBRHALL J0400040040
11USABOWER A0300030030
11GBROLDHAM S3000300030
13SUIHEGI O N0250025025

Individual Geral Feminino




RkNOCGymnastUSAGERGBRBest1Best2Best3TOTAL
1GERALT T0600060060
1USASMITH R6000600060
3RUSMELNIKOVA A0550055055
3JPNTERAMOTO A5500550055
5FRADE JESUS DOS SANTOS M5000500050
5USAHURD M0500050050
7GERBUI K4500450045
7NEDTHORSDOTTIR E0450045045
9CHNXIE Y4000400040
9CHNZHANG J0400040040
11GBRKINSELLA A0350035035
11NEDVOLLEMAN T3500350035
13AUSWHITEHEAD E3000300030

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Campeões da Série de Copas do Mundo de Ginástica serão coroados, neste sábado em Londres (08/04)
Assista no Sportv 
Individual Geral Feminino - 09 às 12h no Sportv 3
Individual Geral Masculino - 16h às 19h no Sportv 2 


Os Campeões da Copa do Mundo da FIG serão coroados neste sábado, na Copa do Mundo iPro Sport, etapa de Londres. Este é o último dos três eventos de Copa Mundial de Ginástica Artística deste ano. 

O país com o maior número de pontos depois de todas as três etapas vai levar o título da Copa do Mundo, e os três melhores ginastas nas classificações individual geral receberão prêmios entre 10.000 e 25.000 francos suíços.

Com base em suas atuações nas competições mundiais AT & T American e EnBW DTB-Pokal do mês passado, o medalhista de prata Olímpico de 2016, Oleg Verniaiev, quase levou o título masculino para a Ucrânia. O Sun Wei da China, atualmente segundo no ranking de pontos da Copa do Mundo, precisaria vencer em Londres e também contar com Verniaiev terminando em sétimo lugar para conquistar o título para a China.

A disputa entre as mulheres é mais difícil. Ragan Smith, dos EUA, e Tabea Alt, da Alemanha, venceram os eventos da Copa do Mundo realizados em março em seus respectivos países, além de outros bons resultados que deram a ambos os países uma vantagem no ranking. A China também permanece a uma distância impressionante.

Com a vitória em Stuttgart, a Alt estará de volta em ação para tentar levar o título da série para a Alemanha, enquanto a recém-chegada dos EUA, Victoria Nguyen, lidera o lado americano. Em Londres, Amy Tinkler, medalhista de bronze nos Jogos do Rio, e Georgia-Mae Fenton, em sua estréia, terão como objetivo continuar com a tendência dos ginastas do país anfitrião de vencerem em casa.

A competição será realizada na famosa Arena O2, o mesmo local que recebeu a Ginástica Artística nas Olimpíadas de Londres 2012. Para Sam Oldham, membro da equipe masculina britânica que ganhou bronze em Londres, retornar ao O2 é como voltar para casa. A Arena  guarda memórias mais traumáticas para Verniaiev, cuja equipe ucraniana foi nocauteada das medalhas por uma mudança de pontuação de última hora na final por equipes.

Lista Nominativa de Atletas que estarão em cena neste sábado:

2017 London World Cup competitors - Men
Switzerland: Eddy Yusof
China: Luo Jianlin
Great Britain: Brinn Bevan
Great Britain: Sam Oldham
Germany: Lukas Dauser
Russia: Alexey Rostov
Ukraine: Oleg Vernaiev
USA: Donnell Whittenburg
2017 London World Cup competitors - Women
China: Liu Jinru
Great Britain: Amy Tinkler
Great Britain: Georgia-Mae Fenton
Germany: Tabea Alt
Netherlands: Tisha Volleman
Russia: Angelina Melnikova
USA: Victoria Nguyen
Fonte: www.fig-gymnastics.com

Ranking Mundial de Copas do Mundo Masculino

RkNOCGymnastUSAGERGBRBest1Best2Best3TOTAL
1UKRVERNIAIEV O5560055600115
2CHNSUN W355003550085
3GERDAUSER L253502535060
3USAMOLDAUER Y6000600060
5JPNKAYA K0550055055
6NEDDEURLOO B5000500050
7RUSIGNATYEV N0450045045
7SUIYUSOF E4500450045
9JPNKATO R4000400040
9GBRHALL J0400040040
11USABOWER A0300030030
11GBROLDHAM S3000300030
13SUIHEGI O N
0250025025
Ranking Mundial de Copas do Mundo Feminino
RkNOCGymnastUSAGERGBRBest1Best2Best3TOTAL
1GERALT T0600060060
1USASMITH R6000600060
3RUSMELNIKOVA A0550055055
3JPNTERAMOTO A5500550055
5FRADE JESUS DOS SANTOS M5000500050
5USAHURD M0500050050
7GERBUI K4500450045
7NEDTHORSDOTTIR E0450045045
9CHNXIE Y4000400040
9CHNZHANG J0400040040
11GBRKINSELLA A0350035035
11NEDVOLLEMAN T3500350035
13AUSWHITEHEAD E3000300030

domingo, 2 de abril de 2017

Flávia Saraiva garante mais duas medalhas para o Brasil no Trofeo Città di Jesolo

Ginasta foi ouro no solo e prata na trave na primeira competição internacional do ano para a Seleção Brasileira de GAF


Da redação, Santo André (SP) - A primeira competição internacional do ano para a Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina terminou neste domingo (2), com saldo bastante positivo. O País, que levou quatro ginastas ao Trofeo Città di Jesolo, na Itália, encerrou o torneio amistoso com quatro medalhas e uma grande esperança no futuro. Ontem, já havia sido vice-campeão por equipe e conquistou a prata com Rebeca Andrade no individual geral, hoje, na disputa por aparelhos, mais duas medalhas com Flávia Saraiva: ouro no solo e prata na trave.

A equipe brasileira em Jesolo foi composta por um grupo bastante jovem. Carolyne Pedro, Flávia Saraiva, Rebeca Andrade e Thaís Fidelis se saíram muito bem no primeiro desafio do ciclo, demonstrando um grande potencial para os campeonatos quem vêm pela frente como etapas de Copa do Mundo, Mundial e Pan-Americanos, além, é claro, da preparação já visar aos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

Na competição por aparelhos deste domingo, Flávia garantiu 13,900 no solo e ficou com o lugar mais alto do pódio, ao lado da norte-americana Abby Pulson, que obteve a mesma nota. A russa Angelina Malnikova, com 13,800, ficou com o bronze. Na trave, ela mais uma vez se saiu bem. Com 14,100, conquistou o segundo lugar, empatado com a francesa Marine Boyer. O ouro foi para Riley Mc Cuskey, dos Estados Unidos.

Rebeca foi quinta colocada na barra (13,800), sexta na trave (13,350) e quarta no solo (13,550).

Para o coordenador técnico das Seleções de Ginástica Artística, Marcos Goto, esse foi um bom início de ciclo. "Os resultados foram positivos para a primeira competição do ano. Temos um longo trabalho pela frente até Tóquio, mas certamente demos um bom primeiro passo. Agora serão semanas de avaliação de erros e acertos e de muito treinamento para as etapas de Copa do Mundo na Europa no próximo mês. Precisamos evoluir fisicamente e tecnicamente, e nos adaptarmos rapidamente ao novo código de pontuação. Mas, ficamos satisfeitos com o desempenho das atletas, pois tivemos um grupo bem jovem que representou bem o Brasil nesse importante é tradicional torneio na Itália", analisou. 


Fonte: Photoegrafia

sábado, 1 de abril de 2017

Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina sobe ao pódio na Itália
País conquistou medalhas por equipe e no individual geral no Trofeo Città di Jesolo; finais por aparelhos serão neste domingo (2)



A Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina começou com o pé direito a agenda de competições internacionais de 2017. Neste sábado (1°), em Jesolo, na Itália, Carolyne Pedro, Flávia Saraiva, Rebeca Andrade e Thaís Fidelis, terminaram o dia no pódio, com a segunda colocação por equipes. Rebeca ainda garantiu a medalha de prata no Individual Geral, com Flávia na quinta colocação.

O torneio amistoso de grande prestígio mundial conta também com a participação da Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Rússia. As norte-americanas foram as campeãs por equipe, com 167,950 pontos. O Brasil, com um bom desempenho, principalmente no salto, somou 164,650 pontos e garantiu o segundo lugar do pódio, assim como no ano passado. A terceira colocação ficou com a Rússia, com 164,600.

Na soma dos quatro aparelhos que compõem a ginástica artística feminina (salto, assimétricas, trave e solo), Rebeca Andrade representou muito bem o País, conseguindo a segunda colocação. Ela obteve 56,000 pontos, atrás apenas de Riley McCustey, dos Estados Unidos, com 56,600. A norte-americana Abbey Paulson, com 55,800, ficou em terceiro. Flávia Saraiva terminou na quinta colocação, com 55,400.

As brasileiras também estão garantidas nas finais por aparelhos amanhã, a partir das 10h (horário de Brasília). Flávia e Rebeca estarão nas decisões de solo e trave. Nas classificatórias do solo, elas garantiram o primeiro e o segundo lugar, com 13,850 e 13,650, respectivamente. Na trave somaram 13,550 e 13,500. Rebeca estará também nas finais de assimétricas, ao fazer 13,800.

O gerente das Seleções de Ginástica Artística, Leonardo Finco, afirmou que a comissão técnica ficou bastante satisfeita com a estreia das meninas na primeira competição de 2017. "Foi um dia positivo. Nossas metas para o evento foram cumpridas quase em 100%, mas ainda temos muito o que melhorar. As meninas estão iniciando o novo ciclo com mudanças nas regras e adaptações ao novo código. Elas ainda estão montando as séries novas, e acreditamos que podem crescer bastante", avaliou.


Fonte: Photoegrafia


quinta-feira, 30 de março de 2017

Marcos Goto assume a coordenação técnica das seleções brasileiras de ginástica artistica

CBG e COB definem novo programa; objetivo é integrar seleções masculina e feminina

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgaram, durante a Assembleia Geral Ordinária realizada nesse fim de semana, em Aracaju (SE), o novo programa de preparação da ginástica artística para o ciclo olímpico 2017/2020. O grande objetivo será a padronização do trabalho nas modalidades masculina e feminina, e Marcos Goto passa a ser coordenador técnico, chefiando as duas frentes.


Além de Marcos, a ginástica artística seguirá sendo assistida por uma série de profissionais importantes na manutenção e na melhoria do desempenho dos atletas. Klayler Mourthe continuará como supervisor de seleções. Juliana Fajardo será a coordenadora de serviços para performance - responsável por preparação física, nutrição, bioquímica, biomecânica e preparação mental -, e Breno Schor o coordenador médico. Robson Caballero comandará o Comitê Técnico da ginástica artística masculina, e Yumi Sawasato o da feminina. Os treinadores serão Cristiano Albino, para os homens, e Irina Ilyashenko e Francisco Porath, para as mulheres. Leonardo Finco será o gerente das duas seleções. Conforme as equipes nacionais forem sendo formadas para a seletiva, em agosto, outros técnicos serão incorporados.



Antes um dos treinadores da seleção masculina e líder na conquista de três medalhas olímpicas - Arthur Zanetti, ouro nas argolas em Londres 2012 e prata no aparelho na Rio 2016, e Diego Hypolito, prata no solo na Rio 2016 -, Marcos Goto se credenciou para assumir a função de coordenador técnico, criada neste ciclo olímpico.



"A primeira filosofia a ser adotada é o trabalho conjunto entre as Seleções e os comitês técnicos. Não vão mais ficar separados. Além disso, queremos integrar o masculino e o feminino, com os profissionais trabalhando nas duas frentes. O feminino tem um trabalho muito bom e mais resultados, numericamente, pelos investimentos feitos em longo prazo. Não são muitas mudanças, mas queremos trazer um pouco da sistematização do masculino para o feminino. Queremos que todos deem sua opinião, integrando toda a ginástica", explicou Goto.



Jorge Bichara, gerente de alto rendimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), participou da Assembleia Geral Ordinária da CBG e ressaltou como será esse trabalho, na prática. "O Marcos atuará no formato de avaliação das atletas, modificando um pouco o que tínhamos. Podemos aplicar mais ciência aos treinos, respeitando a individualidade do feminino, para diminuir a incidência de lesões. É um momento de testar coisas novas para a modalidade seguir nessa curva ascendente que está."



Depois de atuar por anos como coordenador da equipe masculina, Leonardo Finco será, agora, gerente das duas seleções, dando apoio ao trabalho de Marcos Goto. Além de cuidar da organização logística, no planejamento de viagens, dará suporte técnico, aproximando comitês e comissões, e alinhará o relacionamento com a TV. 



"Outra estratégia adotada é que os árbitros internacionais credenciados pela CBG junto à Federação Internacional de Ginástica (FIG) terão participação mais efetiva na elaboração das séries dos atletas. A ginástica artística teve uma evolução muito grande no último ciclo, conquistas em nível mundial, com masculino e feminino apresentando novos valores e renovação de atletas. Mas ainda tem muito a ser feito. Temos que recriar projetos e ações para mantermos o patamar de excelência e a modalidade continuar no pódio olímpico", explicou Goto.



Dois dos principais investimentos para este ciclo olímpico, até os Jogos de Tóquio, em 2020, serão a integração entre as categorias de base e adulta e a realização de clínicas com treinadores estrangeiros. O Centro de Treinamento da Ginástica no Rio de Janeiro está sendo remontado e tem previsão para ficar pronto na segunda quinzena de abril. Como, neste ano, o Campeonato Mundial não tem competição por equipe, as seleções brasileiras treinarão em menor período, e o CT servirá como celeiro de novos talentos, com espaço aberto para clubes e federações proporcionarem atividades para seus ginastas.



"As clínicas com os treinadores estrangeiros serão bem importantes, principalmente neste primeiro ano do ciclo, porque precisamos continuar em evolução em alguns aparelhos, como nas assimétricas, que a ginástica feminina do Brasil sempre teve deficiência. A primeira clínica deve ter um especialista neste aparelho", revelou Bichara.



Luciene Resende, presidente da CBG, apresentou o relatório dos atos administrativos de 2016 e destacou que esse momento é de recomeço, com novas metas, sem deixar de lado tudo o que já foi conquistado. "Aos poucos, conforme a necessidade, vamos acrescentar mais profissionais ao organograma, fortalecendo o grupo, com todos pensando da mesma maneira para padronizar o sistema. O grande objetivo é dar continuidade ao trabalho desenvolvido durante os dois últimos ciclos olímpicos, melhorando ainda mais os resultados. No novo planejamento, é de grande importância a participação dos comitês e dos árbitros para que nossa ginástica evolua cada vez mais e chegue ao nível das grandes potências mundiais".



O primeiro evento internacional com participação brasileira em 2017 será o Trofeo Cittá di Jesolo, para a ginástica artística feminina. A competição, realizada anualmente na Itália, será no próximo fim de semana, dias 1 e 2 de abril. 

Fonte: Photoegrafia

quarta-feira, 29 de março de 2017

A AUSTRÁLIA FOI SEDE DO CURSO INTERNACIONAL DE ARBITRAGEM
EM GINÁSTICA DE TRAMPOLIM


www.facebook.com/andreajoao.gymania
www.instagram.com/andreajoao.gymania
www.facebook.com/andrea.joao.1

 Dando continuidade à formação de árbitros da Federação Internacional de Ginástica, a Austrália realizou o curso Internacional de Ginástica de Trampolim. Com duração de 4 dias (25 a 29 de março), o evento aconteceu no Australia Institute of Sport na cidade de Canberra.

Eu atuei novamente na supervisão do curso, e os experts Stephan Duchesne (Canadá) e Dimitri Poliaroush (Russo que vive nos Estados Unidos), ministraram as aulas. Stephan também vai ministrar o curso que acontecerá em Junho no Brasil (Aracaju). Helen Colagiuri representou a Federação da Austrália e atuou também no comitê organizador local.
                                                                 Stephan, EU, Dimitri e Helen


Tivemos a participação de 5 países (Singapura, Austrália, Nova Zelândia, Grã Bretanha e Espanha) e 24 participantes no Trampolim, 21 no Duplo Mini Trampolim e 16 no Tumbling. O maior número de participantes no curso de Trampolim justifica-se por esta ser uma prova olímpica.

Este curso se diferenciou dos demais por ter as provas já nos primeiros dias, e conforme os conteúdos iam sendo transmitidos os alunos eram submetidos às avaliações teóricas e práticas.

Mesmo assim a atmosfera de intercâmbio e estudos foi ótima, os participantes estavam alegres e tentando absorver o máximo de conhecimentos possível para obter a aprovação e receber o Brevet de árbitro da FIG.
Após o curso, houve um jantar de confraternização.

Fiquei emocionada com o carinho e o reconhecimento dos participantes. Recebi um presente e um cartão lindo, com mensagens de agradecimento da Helen e dos alunos.


Helen, obrigada por tudo. Stephan e Dimitrius foi uma grande honra atuar com vocês!
Até a próxima galera do trampolim. Espero vê-los em breve.

quinta-feira, 23 de março de 2017

AUCKLAND - NOVA ZELÂNDIA
Curso Internacional de Arbitragem de Ginástica Rítmica

Foi com alegria e muita descontração que terminamos o Curso Internacional para Árbitros de Ginástica Rítmica,  realizado de 15 a 22 de março, no hotel Sudima em Auckland, Nova Zelândia.


O evento contou com a presença de cinco países (Austrália, Lituânia, Hong Kong, Nova Zelândia e Canadá) e trinta participantes.

As aulas foram ministradas pelas experts, Shihoko Sekita do Japão e Isabell Sawade da Alemanha, que são membros do Comitê Técnico de Ginástica Rítmica da FIG.


O Comitê Organizador Local fez um trabalho maravilhoso e a organização do curso foi extremamente elogiada por todos. Christine Reed e Tas Evans formaram a força tarefa que não deixou nada a desejar.


Eu fui a líder adminstrativa e fiquei encarregada da supervisão geral do curso, palestra de abertura e explicações sobre os exames, coordenação das provas e resultados.




Para minha surpresa encontrei um grande amigo de longas datas, Flaminio Oliveira. Ele é de Natal-RGN, e foi o descobridor da ginasta Ana Cláudia que integrou a Seleção Brasileira. Agora ele vive a 12 anos em Auckland onde treina uma equipe feminina de Ginástica Artística e foi até o hotel me visitar.


Como sempre muito trabalho, muito estudo, e mas uma experiência gratificante. Auckland é a terra das grandes aventuras e confesso que se eu retornar um dia, vou fazer bungy jump da ponte de Auckland e andar no topo da Sky Tower.