|
Seletiva para Integrar a Seleção Brasileira - Ginástica Artística
Atletas e treinadores estarão
disponíveis para atendimento à imprensa nesta quinta-feira (8)
Fotos: Ricardo Bufolin
|
|
|
Nesta quinta-feira (8), o Centro de Treinamento Time Brasil, no
Rio de Janeiro (RJ) estará aberto à imprensa que tenha interesse em
acompanhar a seletiva que será realizada com atletas da ginástica artística
nacional. O local recebe desde o dia 26 um grande grupo de ginastas para
treinamento e avaliações e, a programação será aberta durante a seletiva
Juvenil e a masculina adulta.
Aqueles
que pertencem à categoria adulta, terão a chance de serem avaliados em busca
de uma oportunidade para integrar a Seleção Brasileira, que segue em
preparação para importantes desafios internacionais nesse ciclo olímpico. Já
a seletiva da classe juvenil será para formar a equipe que irá representar o
Brasil no Pan-Americano da categoria.
Além
disso, durante o dia, os ginastas Arthur Zanetti, Francisco Barretto, Lucas
Bitencourt, Péricles da Silva e Luis Porto participarão da avaliação como
preparação para o DTB Pokal, em Stuttgart, na Alemanha, em meados deste mês.
É
importante destacar que as seletivas têm sido permanentes no processo de
ingresso na Seleção. As avaliações são feitas em formato de competição.
Segundo Marcos Goto, o sistema instituído neste ciclo olímpico visa cada vez
mais deixar o processo de ingresso nas Seleções mais democrático e transparente.
Os
veículos de imprensa que tiverem interesse em fazer a cobertura, terão a
oportunidade de acompanhar as atividades a partir das 14h. O credenciamento
deve ser feito até a quarta-feira (7), às 16h, pelo e-mail ana@photoegrafia.com.br.
Programação
Seletiva
Quinta-feira (8) 8h50 às 10h30 - Juvenil - salto e assimétricas GAF 10h50 às 13h30 - Adulto - salto e assimétricas GAF 14h30 às 15h - Juvenil - solo e salto GAM 15h às 15h30 - Juvenil - cavalo e paralelas GAM 15h30 às 16h - Juvenil - argolas e barra fixa GAM 17h às 17h30 - Adulto - solo e salto GAM 17h30 às 18h - Adulto - cavalo e paralelas GAM 18h às 18h30 - Adulto - argolas e barra fixa GAM Sexta-feira (9)
8h50 às 10h30 -
Juvenil - trave e solo GAF
10h50 às 13h30 - Adulto - trave e solo GAF 14h30 às 15h - Juvenil - solo e salto GAM 15h às 15h30 - Juvenil - cavalo e paralelas GAM 15h30 às 16h - Juvenil - argolas e barra fixa GAM 17h às 17h30 - Adulto - solo e salto GAM 17h30 às 18h - Adulto - cavalo e paralelas GAM 18h às 18h30 - Adulto - argolas e barra fixa GAM
Fonte: Photoegrafia
|
|
quarta-feira, 7 de março de 2018
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
|
Estreante
Isabel Barbosa conquista duas medalhas em Copa do Mundo de Ginástica
Artística
Brasileira, que passou este ano para a
categoria adulta, foi prata na trave e no solo, em Melbourne, na Austrália
|
|
|
Da redação, Santo
André (SP) - O Brasil conquistou duas medalhas, neste domingo (25), na etapa
da Copa do Mundo de Ginástica Artística de Melbourne, na Austrália. A jovem
atleta Isabel Barbosa, que estreou na categoria adulta este ano, garantiu a
prata no solo e na trave. Esta é a primeira competição internacional de 2018
para o Brasil, que já vem fazendo um forte trabalho de preparação de olho nos
Jogos Olímpicos de Tóquio.
Isabel, que está
sendo acompanhada pelo técnico Danilo Bornea, é um dos jovens talentos da
modalidade e já havia tido um bom desempenho nas classificatórias, tendo sido
a segunda colocada no solo e a sexta na trave. Neste domingo melhorou ainda
mais o desempenho e garantiu o segundo lugar no solo, com 12,600 pontos, e o
segundo na trave, com 12,666.
O Brasil também
disputou a competição com os atletas Luis Porto e Gustavo Polato no
masculino. Luís esteve hoje na final do salto e ficou com a quinta posição
(14,016). A competição contou com a presença de um grande número de
participantes de países como Japão, China e da própria Austrália.
"O
resultado da Isabel foi excelente. Ela passou para a categoria adulta esse
ano e competiu com qualidade e regularidade. Essa é a primeira etapa de Copa
do Mundo que os três atletas disputam e todos fizeram um bom trabalho",
resumiu o treinador e chefe de delegação Leonardo Finco.
Além dos
treinadores e atletas, a delegação conta também com os árbitros Tiago
Cordeiro (GAM) e Jaqueline Pires (GAF). Após dez dias na Oceania, os
brasileiros deixam a Austrália nesta segunda-feira (26).
Fonte: Photoegrafia
|
|
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
O GRANDE DIA DO DESFILE
Confira aqui o making of para nosso desfile de carnaval
Continuação do post anterior
Finalmente chegou o grande dia. 11 de Fevereiro amanheceu ensolarado e com isso veio a alegria de que poderíamos realizar o desfile usando as duas fitas da Ginástica Rítmica e as guardiãs não teriam a preocupação de errar na avenida.
Comecei minha preparação pelo penteado. Já tinha ouvido mil orientações para não errar na avenida, mas nada tinha me despertado o interesse. Até que encontrei a maravilhosa Alê do Qbeauté. Ela foi simplesmente maravilhosa e além de levantar meu astral (devido ao falecimento da tia no dia anterior), ela foi extremamente paciente, me ouviu e realizou cada detalhe solicitado. O resultado ficou divino e muito elogiado antes e depois do desfile no camarote.
Em seguida me dirigi para o local da concentração da escola. As meninas chegaram lá antes e já estavam nos preparativos do cabelo e com a maquiagem de pele finalizada.
A partir daí começamos a maquiagem. Nossos maquiadores Sacha e Micaela capricharam no nosso visual, veja o processo:
Quero também agradecer a presença ilustre da nossa querida Renata Teixeira, Presidente do Comitê Técnico da Confederação Brasileira de Ginástica e da Federação do RJ. Ela ficou conosco todo o tempo antes do desfile dando aquela força. Também recebemos videos do Presidente da Federação de Ginástica, Bruno Chateaubriand e da Diretora Técnica de Ginástica Rítmica Maria Luiza Santos, assim como um áudio da Presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende, desejando sorte e sucesso ao grupo. À todos o meu muito obrigada pelo carinho.
Com Renata Teixeira
A concentração antes do desfile é um momento tenso, mas as entrevistas e fotos serviram para dar uma descontraída.
Após os fogos de artifício, o coração acelerou, foi dado o grito de carnaval e o desfile iniciou!
Na avenida pura alegria e felicidade! Enfim levamos a Ginástica Rítmica para o sambódromo no maior estilo.
Ao final do desfile foi só agradecer a Deus e a todos que participaram dessa experiência maravilhosa.
Às guardiãs Renata, Camila, Nense, Giovana, Isabella, Iasmin, Khadine, Gisele, Grace, Paula, Lara e Tatiana, obrigada pelo empenho de cada uma para tornar esse sonho realidade. Obrigada ao Fabinho (carnavalesco) Willian (assistente) Rita, Maria, Raphaela, Feliciano e João pela convivência maravilhosa desses dias. Que venha 2019!!!!
CARNAVAL 2018
UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA
Este ano resolvi fazer algo diferente da minha rotina. Aceitei o convite para coreografar as guardiãs de mestre sala e porta bandeira da Escola de Samba Império Serrano do Rio de Janeiro.
A ideia do carnavalesco Fábio Ricardo era realmente inovar, levando para avenida meninas que pudessem representar a dança chinesa com fitas através de uma coreografia que seria realizada durante o deslocamento do primeiro casal de mestre sala e porta bandeira.
Essa inovação na verdade era um risco já que esse quesito conta pontos para a escola. Para vocês entenderem melhor, as guardiãs deveriam evoluir durante o deslocamento do casal, porém quando eles chegam em frente ao jurados é o oposto, o casal deve mostrar toda sua evolução enquanto as guardiãs devem ficar imóveis.
Sem pensar duas vezes aceitei o desafio, pois essa é a minha marca registrada. Daí fizemos algumas reuniões e comecei a conhecer pessoas incríveis. Os primeiros da lista foram o William (assistente do carnavalesco) e a Rita (responsável por nos dar todo suporte).
Aí foram definidos o número de guardiãs, locais e estrutura para os ensaios, fantasia etc...
e fui a alguns ensaios na quadra da escola, onde conheci mais pessoas lindas como o João Machado (coreógrafo do casal) a Raphaela Caboclo e o Feliciano, primeira porta bandeira e mestre sala.
Willian Costa, Raphaela e Feliciano
Fiz então o convite a várias ex-ginastas para compor a equipe. Na primeira reunião com o Fabinho (carnavalesco), foi explicado às meninas qual seria a função das guardiãs no desfile.
Paula, Priscila, Nense, Camila, Grace, Isabella, Gisele e Khadine
O próximo passo foi experimentar as fantasias e fazer as adaptações necessárias para a performance com as fitas.
Outra novidade para nossas guardiãs foi quando pedi que usassem duas fitas, uma em cada mão. Vocês sabem que na Ginástica Rítmica se usa apenas uma fita. E não parou por aí, também trocamos o tecido, a largura e o comprimento da fita. Tudo para se adequar ao carnaval e dar o melhor visual possível na avenida.
Por fim começaram os ensaios nas madrugadas. Foi um mês intenso. Começávamos as 23h e ia até as 2:00 da manhã. E no dia seguinte... claro, trabalho normal.
Enfrentamos todas as dificuldades que vocês podem imaginar. a primeira e possivelmente a mais estressante, seria a dúvida do que fazer caso chovesse ou ventasse no dia do desfile. O mais óbvio seria fazer mãos livres, mas queríamos muito usar as fitas, já que era o grande diferencial das guardiãs.
Então decidi, e convenci as meninas de que mesmo se chovesse iríamos usar as fitas. Mas como? Fomos para a avenida treinar debaixo de chuva. Cortei todas as fitas e pedi que elas fossem fazendo a "coreô" do início ao fim da avenida. Parecíamos umas loucas, mas sabe que deu certo! Elas já estavam feras em manejar fitas na chuva, kkkk, tadinhas, mas também terminaram mortas de cansaço e com os braços arrebentados, porque as fitas molhadas pesavam muito mais.
Bom, pelo menos para chuva já tínhamos uma solução, mas o que fazer se estivesse ventando?? Para isso não consegui uma solução, então o negócio era rezar para não ventar.
Justiça seja feita, a Rita e a Maria (sua filha) nos ajudaram o tempo todo, desatando nós de fitas, levando água, lanches, fabricando cabeças de papelão para simular a altura da cabeça da fantasia, levando caixa de som e muitas ajudinhas mais.
Treinamos com a comissão de frente, com o casal de mestre sala e porta bandeira e revezamos espaço na avenida com comissões de frente de várias escolas. E assim foram os ensaios até o grande dia.
Como se não fossem poucas as adversidades enfrentadas, na véspera do desfile faleceu uma quase tia mãe de uma grande amiga. E outro tio estava muito mal no hospital, e veio a falecer logo depois do desfile. Confesso que isso tirou muito minha alegria, mas não deixei transparecer para que as meninas curtissem esse momento.
Véspera do desfile - Nosso último treino foi tenso. Reconheço que fui dura com as meninas mas elas corresponderam e se empenharam bastante.
Precisávamos acertar a entrada e saída dos jurados e a pose que ficariam paradas. E ainda executar a coreografia sem erros. O maior desafio era ficar estática os dois minutos da apresentação do casal para os jurados, elas ficavam muito cansadas. Enfim decidimos a pose e no fim do ensaio tudo tinha dado certo. UFA!
Guardiãs : Nense, Paulinha, Lara, Giovana, Renata, Camila, Isabella, Khadine, Gisele, Iasmin e Tati
No próximo post vou mostrar como foi a nossa preparação no dia do desfile. Bjos
domingo, 11 de fevereiro de 2018
A GINÁSTICA RÍTMICA CAI NO SAMBA
DO CARNAVAL DO RIO
Dez anos depois dos Jogos de Pequim o esporte a China se
encontram...
no carnaval do Rio!
Rio de Janeiro/RJ – O ano de 2018 marca os 10 anos dos
Jogos Olímpicos de Pequim e mais uma vez o esporte encontra a China, mas não
será em nenhuma cidade do país mais populoso do mundo e sim no carnaval do Rio
de Janeiro. A G.R.E.S Império Serrano promete inovar levando para a avenida a
ginástica rítmica. Ex atletas do Rio de Janeiro mostrarão a graça e a beleza da
GR numa coreografia com o aparelho fita.
A coreógrafa do grupo é a Profa. Dra. Andréa João, que
foi ex-ginasta e técnica da Seleção Brasileira de Ginástica Artística e
atualmente é expert da Federação Internacional e Chefe do Departamento de
Ginástica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
− O Fabinho (Fábio Ricardo), carnavalesco da
escola, me fez o convite de levar um grupo de ginastas para fazer uma
coreografia com fitas na avenida. De cara amei o projeto pois o enredo “IMPÉRIO
DO SAMBA NA ROTA DA CHINA” além de muito rico, nos daria a possibilidade não só
de mostrar a ginástica rítmica para milhares de pessoas, mas a chance de
representar a milenar e tradicional dança chinesa com fitas, que é muito
bonita. O desafio era grande mas aceitei porque desafio é a minha marca
registrada.
Então a partir daí comecei a criação da coreografia, mas como é para o carnaval fiz algumas adaptações do uso oficial da fita na GR. Uma delas é que as meninas vão manejar duas fitas ao invés de uma. Outra é que adaptamos o tamanho e o tecido da fita para dar um visual melhor na avenida. O samba é muito bom e estamos aproveitando os acentos da música para acentuar o movimento das fitas, só que com uma energia bem diferente do que as ginastas fazem nas competições. Quero uma coreografia com movimentos fortes, mas ao mesmo tempo graciosos. Minha ideia é não mostrar que são ginastas na avenida e nem sambistas manejando fitas, mas uma representação da dança chinesa com fitas adaptada ao carnaval carioca.
O grupo da ginástica servirá como guardião do primeiro
casal de mestre sala e porta bandeira. Feliciano e Raphaela. Uma função exercida,
em geral, por seguranças que abrem espaço para escola na avenida.
Convidei 12 ex-ginastas, todas do Rio de Janeiro, dentre elas Paula
Cavalieri que é tetra campeã estadual e Nense Viviane detentora do prêmio de
Melhor ginasta da Temporada em todas as categorias em 2009. Além delas estarão
árbitros, técnicas e ginastas que representam ou representaram a AABB Tijuca,
Happy Gym, Vasco, América Futebol Clube, Tijuca Tênis Clube, Nathy Gym, Plínio Leite em campeonatos
estaduais nos últimos anos. Ou seja, aqui está representado também o trabalho de grandes treinadoras cariocas como Andonia e Paola Stavracakis, Gladis Barão, Carol Gaigher, Natália Pinto entre outros, que por muitos anos treinaram essas ginastas.
Os ensaios foram diários, nas madrugadas da Cidade do
Samba. Todo a escola está na expectativa de que o público goste e se empolgue
com esse trabalho que é inovador.
Quero agradecer à Diretoria da AABB Tijuca pela cessão de espaço para nosso último ensaio.
Guardiãs da Império Serrano no Carnaval 2018:
Gisele Matta
Khadine de Kássia
Renata Canalle
Nense Viviane
Paula Cavalieri
Iasmin Patacho
Giovana Graça
Lara de Castro
Tatiana Ferrucio
Grace Kelly
Isabella Barbosa
Camila Cabral
AGENDA: Nesta sexta-feira, 9/02, a noite acontecem ensaio
às 21h na cidade do samba. Sábado, 10/02, pela manhã na AABB tijuca e a tarde o
grupo estará livre. Domingo, 11/02, dia do desfile, a preparação começa a
partir de meio dia com maquiagem em um clube próximo à Sapucaí. A Império entra
na avenida às 21h.
Mais informações: Eliana Alves Cruz – (21) 99949-2875 / elianalvescruz@gmail.com
segunda-feira, 15 de janeiro de 2018
SEMINÁRIO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA MARCA A LARGADA PARA TÓQUIO
Com Renata Teixeira (Dir. técnica da GR ) e a Presidente da CBG Luciene Resende
O Seminário inédito no país foi promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e aconteceu neste sábado (13) e domingo (14) no Centro de Treinamento
Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo foi traçar as metas e estratégias para a Seleção Brasileira deslanchar em Tóquio.
Fiquei feliz de ver a grande quantidade de jovens treinadores participando juntamente com médicos, fisioterapeutas, árbitros e gestores, de estudos e planejamentos focando alcançar os melhores resultados nesse novo ciclo. Foram apresentados desde temas técnicos, as principais lesões da modalidade e como evitá-las, assédio no esporte, código de conduta, doping, coaching esportivo, análise do cenário internacional, preparação física, nutrição, arbitragem e participação em eventos internacionais, entre outros. Temas bem atuais como ética e boa conduta também não ficaram de fora. É muito importante ressaltar que além de resultados, este encontro enfatizou a importância da saúde dos atletas, aliás temas que abordamos em todos os cursos internacionais da FIG. Traduzindo quer dizer que os resultados são muito importantes, sim, porém não podem vir em detrimento da boa saúde dos nossos atletas. BINGO!
Os atletas passarão constantemente por avaliações física, técnica e psicológica.
A GA de alto rendimento está cada vez mais difícil, e é muito importante prevenir as lesões bem como tratá-las com a maior brevidade possível, permitindo um rápido retorno aos treinos.
Outro fato que me chamou a atenção foi o grande interesse de todos e a troca de experiências além da aquisição de novos conhecimentos.
Para os que não sabem foi editado o novo código de ética da CBG. Esse instrumento será fundamental para garantir boa conduta, e se fazer respeitar o que é consensualmente definido. Quando normas são descumpridas deve haver a punição a fim de evitar que se repitam.
E ainda foi distribuído o novo exemplar da revista GINÁSTICA BRASIL, que trás um balanço dos resultados na Rio 2016, além de lindas imagens dos ginastas e entrevistas super interessantes.
Espero que mais eventos como esse sejam realizados pois com EDUCAÇÃO, encontraremos a solução para os mais diversos problemas que vem travando o desenvolvimento da ginástica. GANHAM OS ATLETAS, GANHA O BRASIL!
|
quarta-feira, 3 de janeiro de 2018
CHEGOU A HORA!
VENHA ME ACOMPANHAR EM 2018
O primeiro candidato selecionado será
encaminhado à vaga:
VENHA ME ACOMPANHAR EM 2018
PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA 2018
DISCIPLINA:
FUNDAMENTOS DA GINÁSTICA ARTÍSTICA – EFN 235
UMA
VAGA – PROFa. ANDRÉA JOÃO
INSCRIÇÕES: Levar a documentação abaixo no
dia da prova, que será 10 de janeiro (quarta-feira), às 10h.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: Original
e cópia de Identidade, CPF e CRID.
Obs. importante: Somente podem se inscrever alunos que:
- Foram
aprovados na disciplina de Fundamentos da Ginástica Artística, com grau igual
ou superior a 7,0 (sete).
- Possuem
o CRA igual ou superior a 6,0 (seis);
- Não
tenham sofrido sanção disciplinar.
LEIA ATENTAMENTE O EDITAL
PROGRAMA DE MONITORIA DE 2018
Nº
691 no link https://graduação.ufrj.br/index.php/505-uncategorised/1421-edital-do-programa-de-monitoria-2018-n-691
PROCESSO SELETIVO:
1.
Prova
escrita e entrevista a ser realizada no dia 10/01/2018, quarta-feira, de 10:00h
às 12:00h, no Ginásio de Ginástica Artística, sobre
os conteúdos trabalhados na disciplina.
- A
prova será avaliada a partir dos seguintes critérios: grau de conhecimento
sobre o assunto, capacidade de organização de ideias e nível da escrita
(correção gramatical e articulação do conteúdo).
2. O resultado será enviado por
e-mail em 12/01/2018;
O primeiro candidato selecionado será
encaminhado à vaga:
-
Horários
da monitoria: 2f e 4f (7:30h às 12:30h)
OBS: Os demais candidatos APROVADOS constarão na lista, e podem ainda
exercer a monitoria voluntária.
MAIS INFORMAÇÕES? Entrar em contato privado pelo face: andreajoao.1
Assinar:
Postagens (Atom)


















