quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Seleção de Ginástica Artística Masculina inicia caminhada por medalhas nos Jogos Olímpicos
Brasileiros estão na primeira subdivisão das classificatórias, que serão neste sábado (6) a partir das 10h30
Fotos Ricardo Bufolin


Rio de Janeiro (RJ) - Os Jogos Olímpicos têm início nesta sexta-feira (5), mas o coração dos representantes da ginástica artística masculina já começou a bater mais forte hoje, durante o treino de pódio, na Arena Olímpica do Rio de Janeiro. As apresentações servem como aquecimento e reconhecimento do ginásio, que irá receber as classificatórias masculinas no sábado (6), das 10h30 às 21h. O Brasil faz parte da primeira subdivisão e começa nas argolas.

Como de costume na ginástica, o treino de pódio seguiu a ordem dos aparelhos que os ginastas farão nas qualificatórias. O primeiro deles foi a argola, uma das maiores chances brasileira de medalha na Rio 2016, com o atual campeão olímpico Arthur Zanetti. Diego Hypolito fez hoje as séries de salto e de solo, especialidades do atleta mais experiente da equipe, com 30 anos. Os generalistas Arthur Nory Mariano, Francisco Barretto Júnior e Sérgio Sasaki fizeram as provas nos seis aparelhos.

As apresentações, apenas para as delegações e banca de arbitragem, agradaram aos brasileiros. De acordo com Francisco, os ginastas estão bastante motivados. Além de competirem em casa, a modalidade masculina contará com uma equipe completa na competição pela primeira vez na história. "De um modo geral, gostei do meu treino, mas acredito que ainda posso melhorar até a estreia. Realmente estou confiante que possamos fazer uma grande festa para todo o Brasil. O resultado pode ser muito positivo pelo que vi aqui hoje", afirmou Chico, que vai contar com a torcida mais do que especial da família e de amigos de Ribeirão Preto (SP).

Nory também divide a mesma opinião do companheiro de Seleção. Segundo ele, mesmo sem valer nota, é importante passar bem pelo treino de pódio. "É positivo mostrarmos que a ginástica do Brasil veio forte e que estamos seguros nos aparelhos. Agora, é seguir treinando nesses dois dias até a estreia. Vamos apenas corrigir alguns detalhes e fazer o que temos trabalhado, sem mudar o treinamento, rotina de alimentação, rotina de sono. Temos que aproveitar essa oportunidade, curtir a competição e esquecer a 'pressão' natural. Quero voltar para essa quadra e fazer o que mais amo, que é a ginástica", contou o carismático ginasta, um dos candidatos à final de barra fixa.

Do trio de generalistas, Sasaki é o único que chegou ao Rio já com participação em Jogos Olímpicos. Em Londres 2012, foi o décimo colocado no individual geral, melhor resultado brasileiro nesta categoria até hoje. Para ele, nesta reta final, é manter o foco e a seriedade. "Estou feliz com meu treino. Gostei do meu salto, com dificuldade maior, apesar de não ter acertado a chegada, mas hoje é um dia para nos adaptarmos. Já tenho na cabeça o que preciso melhorar e ajustar até as classificatórias. Estou muito focado na competição", explicou.

Segundo Leonardo Finco, coordenador da Seleção de Ginástica Artística Masculina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e chefe de equipe, restam apenas alguns ajustes a serem feitos. "Esse foi o primeiro contato dos ginastas com a arena de competição. Ainda temos dois dias para fazermos alguns ajustes nas séries, então acredito que eles estarão ainda melhores até sábado", reforçou.

Ginástica Artística Feminina: O treino de pódio feminino será nesta quinta-feira (4), a partir das 9h45. Como estão na terceira subdivisão, as brasileiras se apresentam das 14h30 às 16h, começando pela trave. Na tarde de hoje, as ginastas fizeram o último treinamento no Parque dos Atletas, dentro do Parque Olímpico, antes do pódio.

Lideradas pelas experientes Daniele Hypolito, na quinta edição dos Jogos Olímpicos da carreira, e Jade Barbosa, na segunda, o time da casa conta ainda com as jovens Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade. Carolyne Pedro é a reserva.

"Nesta reta final de preparação, é corrigir os pequenos detalhes e mostrar a técnica que adquiriram durante muitos anos de dedicação intensa à ginástica. As meninas estão bem focadas", comentou uma das técnicas da Seleção Feminina, Keli Kitaura.

Programação

Quinta-feira (4)
9h45 às 22h: treino de pódio GAF (Brasil das 14h30 às 16h)

Sábado (6)
10h30 às 13h: classificatórias primeira subdivisão GAM (Brasil)
14h30 às 17h: classificatórias segunda subdivisão GAM
18h30 às 21h: classificatórias terceira subdivisão GAM

Domingo (7)
9h45 às 13h: classificatórias primeira e segunda subdivisões GAF
14h30 às 16h: classificatória terceira subdivisão GAF (Brasil)
17h30 às 19h: classificatória quarta subdivisão GAF
20h30 às 22h: classificatória quinta subdivisão GAF

Segunda-feira (8)
16h às 18h55: final por equipe GAM

Terça-feira (9)
16h às 18h10: final por equipe GAF

Quarta-feira (10)
16h às 18h45: final individual geral GAM

Quinta-feira (11)
16h às 18h10: final individual geral GAF

Domingo (14)
14h às 14h45: final solo GAM
14h45 às 15h30: final salto GAF
15h30 às 16h15: final cavalo com alças GAM
16h15 às 17h: final barras assimétricas GAF

Segunda-feira (15)
14h às 14h45: final argolas GAM
14h50 às 15h35: final salto GAM
15h40 às 16h25: final trave GAF

Terça-feira (16)
14h às 14h45: final paralelas GAM
14h45 às 15h30: final solo GAF
15h30 às 16h15: final barra fixa GAM

Delegação brasileira de ginástica artística

Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior e Sérgio Sasaki
Reservas: Caio Souza e Lucas Bitencourt
Técnicos: Cristiano Albino, Marcos Goto e Renato Araújo
Chefe de equipe: Leonardo Finco
Árbitro: Robson Caballero

Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade
Reserva: Carolyne Pedro
Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko e Keli Kitaura
Chefe de equipe: Georgette Vidor
Árbitra: Yumi Sawasato 


Fonte Photoegrafia











Nenhum comentário:

Postar um comentário