sábado, 17 de outubro de 2015

Técnico russo cobra investimento na base para a ginástica artística brasileira

O caminho para transformar a ginástica artística brasileira em potência olímpica passa pela Rússia. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) foram até lá buscar um dos mais respeitados técnicos do mundo, Alexander Alexandrov, que tem em seu currículo nada menos do que 15 medalhas olímpicas, das quais seis de ouro. Treinador da seleção feminina desde 2013, ele diz que o time atual evoluiu bastante, mas alerta para um problema que se espalha por outras modalidades olímpicas: falta trabalho e estrutura para a base.
Alexandrov embarcou para a Europa com o restante da delegação brasileira na última terça-feira. Lá, a equipe está terminando a preparação para o Mundial de Glasgow, na Escócia. A competição será disputada na semana que vem e garante oito vagas para os Jogos do Rio-2016.
Na última segunda-feira, o técnico comandou a última atividade no Rio. A seleção treinou no CT Time Brasil, inaugurado no ano passado. "Este ginásio é ótimo para desenvolver a coordenação, mas temos de fazer mais espaços como esse", comentou Alexandrov.
A falta de estrutura e de investimento na base são apontados pelo treinador como principal obstáculo. "A gente tem de focar na base, nas crianças. É preciso construir centros e motivá-las. Só assim que a ginástica vai crescer realmente".
O diagnóstico é baseado no exemplo de outros países, sobretudo os europeus. "A maioria dos países de ponta possui uma equipe de juniores. É ela que, quando cresce, substitui a principal", disse o técnico. E antes mesmo de o Brasil garantir a vaga por equipes nos Jogos do Rio, ele já demonstrou preocupação com a seleção que brigará por classificação para a Olimpíada de Tóquio, em 2020. "Tem de começar a resolver isso agora".
A questão da formação de atletas foi um dos problemas que Alexandrov se deparou quando chegou ao Brasil. "Tive de ir até o básico da ginástica com essas meninas, mesmo elas já sendo atletas de equipe principal", comentou. "Foram questões de base, técnicas e coreográficas".
Outro empecilho é a falta de professores. "Meu objetivo principal é passar tudo o que eu já vivi no esporte para os treinadores brasileiros. Agora depende de aparecer novos treinadores, porque ter apenas três ou quatro no País é muito pouco".
Apesar disso, ele elogia o nível da equipe feminina e aposta no potencial. "As brasileiras têm desenvoltura e estrutura física", avaliou. "Nesses dois anos a ginástica subiu muito para o Brasil. Todos estão fazendo um bom trabalho".

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Na Europa, Seleções de Ginástica Artística 
finalizam estratégia para Mundial
                     Equipes seguem neste sábado (17) para Glasgow, na Escócia, palco da competição


Santo André (SP) - Em contagem regressiva para o início do Mundial Pré-Olímpico de Ginástica Artística (23 de outubro a 1º de novembro), as Seleções Masculina e Feminina seguem em concentração total. Este é o momento de acertar detalhes, deixar as séries impecáveis e finalizar estratégias para ir em busca de um resultado histórico e já colocar o Brasil diretamente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, sem ter que passar pelo evento-teste. Enquanto a hora não chega, os atletas finalizam a preparação em países europeus e, neste sábado (17), seguem para Glasgow, na Escócia, palco do campeonato deste ano.

As meninas já passaram pela Alemanha, onde fizeram um meeting com a Seleção da casa e a Suíça. O resultado foi extremamente positivo e o Brasil saiu como campeão por equipes do torneio. Para completar, Flávia Saraiva foi campeã no Individual Geral. Depois disso, o grupo seguiu para Arques, na França, onde continua fazendo avaliações. A comissão técnica tem gostado do desempenho das jovens ginastas convocadas. "Estamos bem, só um pouco cansadas. O complexo é maravilhoso. Tudo muito bom. Estamos com um médico, psicóloga e uma nutricionista nos auxiliando no trabalho", contou a coordenadora da Seleção de Ginástica Artística Feminina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Georgette Vidor.

No feminino, o Brasil conta com Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo. Destas, Daniele, Flávia, Jade e Lorrane já são titulares, mas a equipe completa será definida somente após o treino de pódio desta segunda-feira (19), segundo Georgette.

O masculino está em Anadia, Portugal, também com uma comissão técnica multidisciplinar para auxiliar os atletas a melhorarem cada vez mais o desempenho e não sofrerem um desgaste muito grande nesta fase de preparação intensa. Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva também seguem para Glasgow neste sábado (17). A equipe fez mais uma avaliação, o que deixou todos bastante satisfeitos, segundo o coordenador da Seleção de Ginástica Artística Masculina da CBG, Leonardo Finco.

"Fizemos uma boa avaliação. Treinamos dois turnos e a equipe segue focada. Ainda iremos fazer alguns ajustes e definir a estratégia para a competição. Estamos na reta final, agora são só detalhes a serem corrigidos", disse Leonardo. A equipe masculina titular também não está definida. "Os titulares serão conhecidos em um momento mais próximo da competição, após mais avaliações", afirmou. O treino de pódio do Brasil está marcado para o dia 21.

As oito melhores equipes do Mundial de Glasgow se classificam diretamente para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Os classificados de nono a 16º participam do evento-teste, de 16 a 24 de abril.

Seleção de Ginástica Artística Feminina

Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo

Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Coreógrafa: Valéria Lakerbai
Médico: Roberto Nahon
Fisioterapeuta: Júlio Mattos
Chefe de delegação: Georgette Vidor

Seleção de Ginástica Artística Masculina

Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva

Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Chefe de delegação: Leonardo Finco

Fonte: Photoegrafia

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

VEM AÍ......O TÃO ESPERADO, DESEJADO, ALMEJADO E SONHADO.....

CAMPEONATO MUNDIAL 
DE GINÁSTICA ARTÍSTICA DE GLASGOW!

TÁ POR FORA e se perguntando porque tudo isso? É o campeonato que vai definir as primeiras vagas individuais e por equipes da Ginástica Artística para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016. Isso mesmo, a prova de fogo para as seleções masculina e feminina do Brasil. 

AGORA A BOA NOTÍCIA.... VOCÊ ACOMPANHARÁ TODAS AS FINAIS AO VIVO NO SPORTV. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
A programação está com transmissões ao vivo a partir do dia 27/10 (terça-feira) – ao vivo no sportv 2 das 16:45 hs às 19:15 hs.
Quarta dia 28/10 – ao vivo no sportv 2 das 16:00 hs às 19:10 hs;
Quinta dia 29/10 – ao vivo no sportv 2 das 16:50 hs às 19:15 hs;

Sexta    dia 30/10 – ao vivo no sportv 2 das 16:15 hs às 19:20 hs;

Sábado dia 31/10 – ao vivo no sportv 2 das 11:30 hs às 15:00 hs;

Domingo 01/11 – ao vivo no sportv 2 das 11:30 hs às 15:00 hs.

ENTÃO TEMOS ENCONTRO MARCADO. ATÉ LÁ!


sábado, 10 de outubro de 2015

GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA ENCERRA AMISTOSO 
NA ALEMANHA COM BOM SALDO


A Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina liderou o amistoso realizado neste fim de semana na Alemanha, contra as ginastas da casa e as da Suiça.

Resultado positivo faz renascer a esperança de classificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Equipes: 
1. BRA 224.450
2. GER 223.800
3. SUI 217.000

Individual Geral
1. Flavia Saraiva (BRA) 56.85
2. Pauline Schafer (GER) 56.30
3.Sophie Scheder (GER) 56.25

A ginástica feminina vem passando por dificuldades com várias ginastas lesionadas. O Brasil precisa se classificar até o 16º lugar por equipes para competir com um time completo em 2016. Esse resultado reacende o sonho da conquista da vaga olímpica. Avante Meninas!!!!!
PARABÉNS!

sexta-feira, 9 de outubro de 2015



Com foco na classificação olímpica, Ginástica Artística Masculina segue para treinos em Portugal

Equipe ficará concentrada em Anadia antes do Mundial de Glasgow, na Escócia

Santo André (SP) - A Seleção de Ginástica Artística Masculina está a menos de vinte dias do início da corrida pela vaga olímpica. De 23 de outubro e 1 de novembro, os atletas disputam o Campeonato Mundial de Glasgow, na Escócia, que classificará as oito melhores equipes para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Antes disso, porém, os brasileiros viajam na noite desta quinta-feira (8) para Anadia, em Portugal, onde ficam até dia 17, para fase final de preparação para o Mundial.

O grupo de ginastas experientes, todos com participações em Mundiais, conta com Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva. Durante a forte preparação que fizeram no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), os atletas se mostraram muito unidos e não foi difícil notar o incentivo e a torcida que há entre eles. "Os meninos estão realmente bastante motivados. Eles querem muito garantir essa vaga agora no Mundial", assegurou o treinador-chefe da Seleção Masculina, Renato Araújo.

Para tanto, a equipe terá que ficar entre os oito melhores na competição na Escócia. "Será uma briga de cachorro grande", observou. Dos concorrentes diretos do Brasil pela vaga, o técnico destaca a Alemanha, França, Suíça e Ucrânia, que estão com times fortes, mas lembra que o Brasil vem crescendo e se destacando cada vez mais.


"Os ginastas têm dado o máximo e estamos confiantes que conquistaremos boas notas. Nós sabemos o quanto podemos somar. Os meninos estão mais participativos e isso está fazendo a diferença. Eles sabem que temos que ter esse espírito. Nesse Mundial, as provas por equipe serão as mais importantes para nós. Estamos focados na classificação de todo o time. O que vier depois é lucro", planejou.

A equipe fará aclimatação, com sequência nos treinamentos e nas avaliações, durante oito dias. Logo depois, no dia 17, seguem para a Escócia e fazem os treinos de pódio em 21 e 22. As provas por equipe serão em 25 e 26 e as finais em 28, 30, 31 e 1 de novembro. 

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Ginastas fazem treinos finais no Brasil antes do embarque para aclimatação para o Mundial
fotos: Ricardo Bufolin



Seleções de Ginástica Artística Masculina e Feminina seguem com preparação intensa para a competição, que vale vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016


Santo André (SP) - Na próxima semana, as Seleções de Ginástica Artística seguem para a aclimatação visando o Campeonato Mundial de Glasgow, na Escócia, competição classificatória para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. As primeiras a embarcarem serão as ginastas do feminino, já na terça-feira (6), para a Alemanha e em seguida para a França. Na quarta-feira (7), será a vez do masculino seguir para Anadia, em Portugal, para o último estágio de treinamentos. Antes disso, os atletas continuam com as atividades intensas no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ).

Entre os meninos, os inscritos são Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva. Já pelo feminino são Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira e Thauany Araújo. Julie Kim Sinmon também havia sido relacionada, mas devido a um rompimento do ligamento cruzado anterior durante treino de salto, na última semana, permanecerá no Brasil em tratamento.

A comissão técnica do feminino segue avaliando as ginastas no Rio de Janeiro (RJ). Nessa reta final, a preparação terá a participação de renomados profissionais internacionais, como a presidente do Comitê Técnico de Ginástica Artística Feminina da Federação Internacional de Ginástica (FIG), Nellie Kim.

"Esses próximos dias serão muito importantes para nós, já que teremos mais controles oficias. Essas atividades contarão com a avaliação de árbitros nacionais, da árbitra colombiana Rubi Velazquez e também da Nellie Kim, que farão observações", ressaltou a coordenadora da Seleção de Ginástica Artística Feminina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Georgette Vidor.

Assim como no feminino, o coordenador da Seleção de Ginástica Artística Masculina da CBG, Leonardo Finco, comentou que os atletas continuam sendo avaliados constantemente pela comissão técnica para que sejam definidos os seis titulares da competição, de 23 de outubro a 1 de novembro. "Nós ainda não temos definidos o reserva, já que isso será feito somente no processo final. Até o último momento avaliaremos tudo e todos", assegurou.

Para conquistar o objetivo grandioso da classificação olímpica, os ginastas precisam estar entre os oito melhores por equipe no Mundial. Para o coordenador, os atletas já provaram que é possível - a Seleção Masculina conquistou a inédita sexta colocação por equipe no Mundial da China, em 2014 -, e Leonardo enalteceu o crescimento do grupo neste ciclo olímpico. "Os meninos evoluíram muito, melhoraram a qualidade técnica na execução dos exercícios, as dificuldades e têm competido cada vez melhor. Para chegarmos a esses nomes, levamos em conta o desempenho nas avaliações que fizemos nos últimos meses, já que as notas que eles conquistaram nos testes podem contribuir para o resultado da equipe no Mundial. É claro que consideramos o potencial de medalha nos aparelhos, mas focamos mesmo no grupo e na classificação da equipe", explicou.

Os convocados pelo masculino, com idade entre 21 e 29 anos, são experientes, todos com participação em Mundiais e com medalhas em competições importantes, como etapas de Copa do Mundo. Toda essa bagagem internacional também foi importante na escolha dos convocados. "O Mundial pré-olímpico é sempre o mais complicado e disputado, então a experiência competitiva pode ajudar bastante. Esperamos que eles possam competir com tranquilidade, confiança no que foi planejado e evitar erros o máximo possível. Esse é o nosso foco", frisou Leonardo.

Programação das Seleções - A Seleção de Ginástica Artística Masculina fará a aclimatação em Anadia e, de Portugal, seguirá direto para Glasgow, onde chega no dia 17. Já as meninas vão à Alemanha para um Meeting entre brasileiras, alemãs e suíças. No dia 11, elas seguem para a França para aclimatação, País em que ficam até o dia 17, quando vão para a Escócia. Os treinos de pódio serão de 19 a 22 de outubro, já as classificatórias de 23 a 26 e as finais de 27 a 1º de novembro. 

Fonte: Photoegrafia

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

QUEM NÃO FOI PERDEU!!


O IV SEMINÁRIO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA E RÍTMICA 
DE COMPETIÇÃO FOI UM SUCESSO






Keith Russel, Hardy Fink, Andrea João e Flavio Bessi

Nesta sexta (2) e Sábado (3) de Outubro aconteceu em São Paulo o IV Seminário de Ginástica Artística e Rítmica de Competição. Organizado pelas Universidades Públicas (USP, UNICAMP e UNESP), o evento realizado na Escola de Educação Física da USP contou com mais de 300 participantes de vários estados brasileiros. Dentre os convidados internacionais estiveram presentes:

Keith Russel - Presidente do Comitê Técnico Científico da FIG

Hardy Fink - Diretor dos Programas Educacionais FIG Academy da Federação Internacional de Ginástica.
Monèm Jemni (Qatar University, College of Arts and Sciences. Department of Sport Science, Doah, Qatar), 
Monique Louqet -Doutora em Didática-França, Maria de Lourdes Tristão- Doutora em Ciência do Desporto-Portugal, Astrid Schubring – Gothenburg University, Suécia, Natalie Barker – Gothenburg University, Suécia, Roslyn Kerr – Lincoln University, Nova Zelândia, 

Tudo foi muito proveitoso, as palestras, as discussões, o encontro com vários amigos, mas o que me deixou realmente feliz foi visitar a exposição de posters. A foto abaixo dá a noção de que um grupo ousado de professores tem investido no conhecimento científico para aprimoramento do esporte. E a galera de estudantes vem comprando a ideia, apresentando trabalhos interessantíssimos e sinalizando que o vazio existente na literatura científica da ginástica começa a ser preenchido. Isso não quer dizer que já não existam publicações de qualidade, mas aqui me refiro á quantidade necessária de estudos para resolver os complexos problemas das ginásticas ritmica e artística.



Quero ressaltar também a presença da Presidente da Federação do Amazonas, Artemis Soares, da Federação Paulista de Ginástica, Marcio Tadashi, do técnico campeão olímpico, mundial e panamericano de argolas Marcos Goto, o ex ginasta Mosiah Rodrigues e o árbitro internacional Rodrigo Caron, que ao participar do evento aproximam de forma inédita os técnicos, árbitros, ginastas e as instituições que administram o esporte ao ambiente acadêmico.

Quero parabenizar os Prof. Doutores Marcos Bortoleto, Myrian Nunomura, Laurita Shiavon Michele Carbinatt oe Eliana de Toledo pela excelente organização, coragem, iniciativa e acima de tudo, comprometimento com a Ginástica Brasileira.

Andréa João, Eliana de Toledo, Myrian Nunomura, Laurita Shiavon, Michele Carbinatto








A extensa programação teve as seguintes atividades: 
2/10/2015 (sexta-feira)
13h The enhancement of gymnastics performance: Where to start and what should be included? How do physiology, biomechanics and psychology interact in this process com:  Monèm Jemni (Qatar University, College of Arts and Sciences. Department of Sport Science, Doah, Qatar)
14h Atividades Simultâneas:
  • Mini Curso GA I
  • Mini Curso GR I
16h Atividades Simultâneas:
19h30 Solenidade de Abertura – Local: Auditório István Jancsó (Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária)
20h30 Conferência de Abertura “A Academia de Formação de Técnicos da Federação Internacional de Ginástica”. Com: Hardy Fink - Diretor dos Programas Educacionais FIG Academy da Federação Internacional de Ginástica. Mediação: Michele Viviene Carbinatto
 3/10/2015 (sábado)
8h30 Mesas-Redondas Simultâneas:
  • Ginástica Artística I – Local: Auditório Prof. Dr. José Geraldo Massucato (Bloco B) – EEFE
    Com: Roslyn Kerr – The Soviet coach in NZ: Examining cross-cultural expectations in gymnastics e Natalie Barker and Astrid Schubing – Coming of Age in WAG: An ecological perspective of factors contributing to career prolongationMediação: Marco Antonio Coelho Bortoleto
  • Ginástica Rítmica I – Local: Sala de Aula da EEFE
    Com: Anita Kleman e Anna Danielyan – Gestão Esportiva na GR e Letícia Barros – Gestão Esportiva nas Olimpíadas RIO 2016.
    Mediação: Kizzy Antualpa
11h Mesa-Redonda Simultânea:
  • Ginástica Artística II – Local: Auditório Massucato (EEFE-USP)
    Com: Mosiah Rodrigues – Bolsa Atleta e Rodrigo Caron – Arbitragem na GA
    Mediação: Laurita Marconi Schiavon.
  • Ginástica Rítmica II – Local: Sala de Aula da EEFE-USP
     Com: Monique Loquet e Maria de Lurdes Avila Tristão – Questões Artísticas na Ginástica RítmicaMediação: Eliana de Toledo
14h Atividades Simultâneas
  • Mini Curso GA II
    Clínica de Paralelas, Prof. Cleiton
  • Mini Curso GR II
    Composição coreográfica e dança criativa. 
    Objetivo: a procura e pesquisa de novas ou renovadas formas de construção do movimento e do conteúdo coreográfico
    Com: Maria de Lurdes Avila Tristão
16h Sessão de Pôsteres / Exposição Fotográfica – Local: Hall de Entrada EEFE
18h às 19h Encontro Paralelo: Docentes de Ginástica do Brasil – Local: Sala de Aula da EEFE
19h15 Cerimônia de Encerramento: Quadra EEFE
20h Palestra de Encerramento com Keith Russell- Presidente do Comitê Técnico Científico da FIG
Mediação: Myrian Nunomura.
21h Coquetel de Encerramento