sábado, 13 de maio de 2017


Brasil conquista três medalhas na Copa do Mundo da Eslovênia de Ginástica Artística
Rebeca Andrade é ouro no salto, Flávia bronze nas assimétricas, e Zanetti ouro nas argolas




Da Redação, Santo André (SP) - O começo do ciclo olímpico 2017/2020 não poderia ser melhor para a ginástica artística do Brasil. Em sua primeira participação em Copas do Mundo, em Koper, na Eslovênia, neste sábado (13), os ginastas do país conquistaram três medalhas, sendo duas de ouro e uma de bronze. Neste domingo (14), os brasileiros voltam a competir nas finais em três aparelhos, com transmissão ao vivo no SPORTV 3, a partir das 9h.

Quem entrou em ação primeiro foi Arthur Zanetti. Campeão olímpico e mundial das argolas - e prata no aparelho nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 -, o atleta do SERC/São Caetano disputou a decisão do solo e alcançou a nota 13.900, empatado com o holandês Bram Verhofstad. Seria medalha de bronze. No entanto, pelo critério de desempate - prova com maior grau de dificuldade, mas com mais falhas -, Zanetti terminou na quarta colocação.

A segunda a competir foi Rebeca Andrade, que completou 18 anos no último dia 8. E a ginasta do Flamengo deu show. Segunda a se apresentar na final do salto, mostrou muita técnica, ótima altura e recebeu 14.600 na média dos dois saltos que fez: medalha de ouro. Ela não realizava dois saltos desde a Copa do Mundo de São Paulo, em 2015.

O terceiro aparelho do dia foi o cavalo com alças. Nele, o Brasil foi representado por Francisco Barretto (EC Pinheiros). O ginasta teve a pressão de ser o primeiro a competir na decisão do aparelho, sofreu uma queda no começo da série e teve nota 12.800. Depois de os adversários se apresentarem, Chico ficou em sétimo.

Em seguida, foi a vez de Flávia Saraiva nas assimétricas. O aparelho não é sua especialidade e sempre foi o mais difícil para o Brasil na ginástica artística feminina. Mas a atleta do Flamengo, que abriu a final, fez uma apresentação limpa, sem falhas, e garantiu a medalha de bronze com 13.450 pontos, atrás apenas da romena Larrisa Iordache (1º) e da canadense Elsabeth Black (2º).

Arthur Zanetti voltou a competir para fechar o dia em Koper. E com chave de ouro. O brasileiro mostrou, mais uma vez, que é difícil vencê-lo neste aparelho. Com uma série de alto nível, foi muito superior aos adversários: conquistou nota 14.850 e subiu ao lugar mais alto do pódio. Ele estava há oito meses sem competir, se recuperando de uma cirurgia no ombro esquerdo.

Os ginastas do Brasil voltam à arena Bonifika neste domingo (14) para disputar medalha em outros três aparelhos: Lucas Bitencourt (SERC/São Caetano) nas paralelas, e Flávia Saraiva e Thaís Fidelis (Cegin) no solo e na trave. A comissão técnica em Koper é formada por Roger Medina, no feminino, e Cristiano Albino e Marcos Goto, no masculino.

Resultados do primeiro dia de finais:

Solo (GAM):
1º - Eddie Penev (EUA) / 14.400
2º - Donnell Whittenburg (EUA) / 14.300
3º - Bram Verhofstad (HOL) / 13.900
4º - Arthur Zanetti / 13.900

Salto (GAF):
1º - Rebeca Andrade / 14.600
2º - Boglarka Devai (HUN) / 14.150
3º - Teja Belak (SLO) / 14.025

Cavalo:
1º - Saso Bertoncelj (SLO) / 14.900
2º - Zoltan Kallai (HUN) / 14.700
3º - Krisztian Berki (HUN) / 14.600
7º - Francisco Barretto / 12.800

Assimétricas:
1º - Larissa Andreea Iordache (ROM) / 13.800
2º - Elsabeth Black (CAN) / 13.800
3º - Flávia Saraiva / 13.450

Argolas:
1º - Arthur Zanetti / 14.850
2º - Marco Lodadio (ITA) / 14.550
3º - Kiu Chung NG (HKG) / 14.400

Programação (horários do Brasil):

Domingo, 14 de maio
9h às 11h50 - finais: GAM - salto, paralelas e barra fixa / GAF - trave e solo

* transmissão ao vivo domingo no canal SPORTV 3, a partir das 9h

Fonte: Photoegrafia


sexta-feira, 12 de maio de 2017

Brasil se classifica para oito finais na Copa do Mundo da Eslovênia de ginástica artística

Disputa por medalha será neste fim de semana, sábado (13) e domingo (14), a partir das 9h

VEJA AO VIVO NO SPORTV
Sábado (13) a partir das 10h no Sportv 2
Domingo (14) a partir das 09h no Sportv 3

Da Redação, Santo André (SP) - As seleções brasileiras de ginástica artística começaram a disputar nesta sexta-feira (12) sua primeira etapa de Copa do Mundo no ano em Koper, na Eslovênia, e estrearam com o pé direito. O Brasil foi um dos destaques das provas classificatórias, se classificou para oito finais e, por isso, volta a competir neste fim de semana por medalhas: sábado (13) e domingo (14), a partir das 9h, com transmissão prevista nos canais SPORTV.

No feminino, Rebeca Andrade - que voltou a se apresentar com dois saltos após dois anos - foi a melhor do dia no aparelho (14.400). Flávia Saraiva garantiu vaga nas finais de trave (5º/12.800), solo (2º/13.300) e assimétricas (2º/13.750); e Thaís Fidelis ficou entre as oito primeiras colocadas na trave (7º/12.500) e no solo (1º/13.450). As três estão sob o comando do técnico Roger Medina.

A ginástica artística masculina terá brasileiros em quatro finais. Campeão olímpico e mundial nas argolas, Arthur Zanetti se classificou em primeiro no aparelho (14.900) e também disputará medalha no solo (2º/13.950). O ginasta passou por uma cirurgia no ombro esquerdo e não competia há oito meses, desde que conquistou a medalha de prata nas argolas na Olimpíada do Rio.

Francisco Barreto foi o oitavo melhor no cavalo (13.650) e volta a competir no fim de semana por um lugar no pódio. Lucas Bitencourt também defendeu o Brasil e avançou para a decisão das paralelas (8º/13.450). Quem comanda os três na competição são Cristiano Albino e Marcos Goto.

A Copa do Mundo da Eslovênia tem a participação de cerca de 150 atletas de 31 países, além do Brasil: Áustria, Bulgária, Canadá, Colômbia, Croácia, Chipre, República Tcheca, Espanha, Grã-Bretanha, Alemanha, Hong Kong, Hungria, Irlanda, Iraque, Israel, Itália, Jordânia, Letónia, Lituânia, Países Baixos, Noruega, Roménia, África do Sul, Eslovénia, Sérvia, Suíça, Eslováquia, Ucrânia, Uzbequistão e Venezuela.

Depois de disputar a competição em Koper, a delegação embarca para a Croácia, onde vai competir na Copa do Mundo de Osijek. A viagem de um país europeu para o outro será no dia 15, e as provas em solo croata começam no dia 18 e terminam em 21 de maio.

Resultados das classificatórias:

GAM

Solo - Arthur Zanetti em 3º (13.950) / Lucas Bitencourt em 20º (12.000)
Cavalo - Francisco Barretto em 8º (13.650) / Lucas Bitencourt em 30º (11.850)
Argolas - Arthur Zanetti em 1º (14.900) / Lucas Bitencourt em 9º (13.150)
Paralelas - Lucas Bitencourt em 8º (13.450) / Francisco Barreto em 10º (13.300)
Barra Fixa - Francisco Barreto em 9º (13.250) / Lucas Bitencourt em 10º (12.950)

GAF

Salto - Rebeca Andrade em 1º (14.400) / Thaís Fidelis em 15º (12.625)
Assimétricas - Flávia Saraiva em 2º (13.750) / Rebeca Andrade em 11º (12.450)
Trave - Flávia Saraiva em 5º (12.800) e Thaís Fidelis em 7º (12.500)
Solo - Thaís Fidelis em 1º (13.450) e Flávia Saraiva em 2º (13.300)

Programação - Copa do Mundo da Eslovênia (horários do Brasil):

Sábado, 13 de maio
9h às 11h50 - finais: GAM - solo, cavalo e argolas / GAF - salto e assimétricas

Domingo, 14 de maio
9h às 11h50 - finais: GAM - salto, paralelas e barra fixa / GAF - trave e solo



 Fonte: Photoegrafia
Brasil disputa Copa do Mundo de ginástica artística na Eslovênia neste fim de semana
Classificatórias serão nesta sexta-feira (12), e finais no sábado (13) e no domingo (14)


Da Redação, Santo André (SP) - O Brasil disputa, a partir desta sexta-feira (12), sua primeira etapa de Copa do Mundo de ginástica artística no ano. As seleções brasileiras feminina e masculina da modalidade vão competir na Arena Bonifika, em Koper, na Eslovênia. O primeiro dia será de provas classificatórias, e as finais serão no sábado (13) e no domingo (14), com transmissão prevista nos canais SPORTV.

A equipe feminina para a competição é formada por Flávia Saraiva (assimétricas, trave e solo), Rebeca Andrade (salto e assimétricas) e Thaís Santos (solo, salto e trave), sob o comando do técnico Roger Medina.

"Elas já estão com suas provas ajustadas ao novo código de pontuação. Então, viemos com novas ligações para aumentar as notas de partidas com a Flávia e a Thaís no solo, na trave e nas paralelas. Além disso, estamos testando um salto novo com a Rebeca com o objetivo de conseguirmos ir para a final neste aparelho no Campeonato Mundial", explicou Marcos Goto, chefe da delegação.

O dirigente destacou a qualidade no trabalho das atletas. "Estou muito contente com o empenho e o comprometimento com que as meninas estão treinando para esta competição. Elas entenderam que necessitamos aumentar as notas de partida para buscar grandes resultados lá na frente. Mas tudo isso só poderia acontecer com o apoio e a dedicação de seus treinadores e respectivos clubes", completou.

No masculino, vão defender o País Arthur Zanetti (solo e argolas), Francisco Barreto (cavalo, paralelas e barra fixa) e Lucas Bitencourt (solo, cavalo, argolas, paralelas e barra fixa), com os treinadores Cristiano Albino e Marcos Goto.

"Estamos testando séries novas no masculino, fazendo os ajustes necessários ao novo código de pontuação, colocando elementos novos com alto grau de dificuldade para conseguirmos aumentar as notas de partida. Com isso, ficamos mais suscetíveis a falhas, mas não estamos preocupados com isso neste momento, e sim em bater a meta, que é competir com as notas de partidas altas", disse Marcos Goto.

A Copa do Mundo da Eslovênia terá a participação de cerca 150 ginastas de 31 países, além do Brasil: Áustria, Bulgária, Canadá, Colômbia, Croácia, Chipre, República Tcheca, Espanha, Grã-Bretanha, Alemanha, Hong Kong, Hungria, Irlanda, Iraque, Israel, Itália, Jordânia, Letónia, Lituânia, Países Baixos, Noruega, Roménia, África do Sul, Eslovénia, Sérvia, Suíça, Eslováquia, Ucrânia, Uzbequistão e Venezuela.

Depois de disputar a competição em Koper, a delegação embarca para a Croácia, onde vai competir na Copa do Mundo de Osijek. A viagem de um país europeu para o outro será no dia 15, e as provas em solo croata começam no dia 18 e terminam em 21 de maio.

Programação - Copa do Mundo da Eslovênia (horários do Brasil):

Sexta, 12 de maio
5h às 7h30 - classificatórias: GAM - solo, cavalo e argolas / GAF - salto e assimétricas
11h às 14h - classificatórias: GAM - salto, paralelas e barra fixa / GAF - trave e solo

Sábado, 13 de maio
9h às 11h50 - finais: GAM - solo, cavalo e argolas / GAF - salto e assimétricas

Domingo, 14 de maio
9h às 11h50 - finais: GAM - salto, paralelas e barra fixa / GAF - trave e solo

* há previsão de transmissão ao vivo das finais nos canais SPORTV, a partir das 8h55: sábado no SPORTV 2 e domingo no SPORTV 3 

Fonte: Phototegrafia

domingo, 9 de abril de 2017

RANKING MUNDIAL DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA

Após a Etapa de Londres da Copa do Mundo de Ginástica que aconteceu ontem na O2 Arena, foi definido o ranking mundial Individual Geral de 2017



Individual Geral Masculino

RkNOCGymnastUSAGERGBRBest1Best2Best3TOTAL
1UKRVERNIAIEV O5560055600115
2CHNSUN W355003550085
3GERDAUSER L253502535060
3USAMOLDAUER Y6000600060
5JPNKAYA K0550055055
6NEDDEURLOO B5000500050
7RUSIGNATYEV N0450045045
7SUIYUSOF E4500450045
9JPNKATO R4000400040
9GBRHALL J0400040040
11USABOWER A0300030030
11GBROLDHAM S3000300030
13SUIHEGI O N0250025025

Individual Geral Feminino




RkNOCGymnastUSAGERGBRBest1Best2Best3TOTAL
1GERALT T0600060060
1USASMITH R6000600060
3RUSMELNIKOVA A0550055055
3JPNTERAMOTO A5500550055
5FRADE JESUS DOS SANTOS M5000500050
5USAHURD M0500050050
7GERBUI K4500450045
7NEDTHORSDOTTIR E0450045045
9CHNXIE Y4000400040
9CHNZHANG J0400040040
11GBRKINSELLA A0350035035
11NEDVOLLEMAN T3500350035
13AUSWHITEHEAD E3000300030

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Campeões da Série de Copas do Mundo de Ginástica serão coroados, neste sábado em Londres (08/04)
Assista no Sportv 
Individual Geral Feminino - 09 às 12h no Sportv 3
Individual Geral Masculino - 16h às 19h no Sportv 2 


Os Campeões da Copa do Mundo da FIG serão coroados neste sábado, na Copa do Mundo iPro Sport, etapa de Londres. Este é o último dos três eventos de Copa Mundial de Ginástica Artística deste ano. 

O país com o maior número de pontos depois de todas as três etapas vai levar o título da Copa do Mundo, e os três melhores ginastas nas classificações individual geral receberão prêmios entre 10.000 e 25.000 francos suíços.

Com base em suas atuações nas competições mundiais AT & T American e EnBW DTB-Pokal do mês passado, o medalhista de prata Olímpico de 2016, Oleg Verniaiev, quase levou o título masculino para a Ucrânia. O Sun Wei da China, atualmente segundo no ranking de pontos da Copa do Mundo, precisaria vencer em Londres e também contar com Verniaiev terminando em sétimo lugar para conquistar o título para a China.

A disputa entre as mulheres é mais difícil. Ragan Smith, dos EUA, e Tabea Alt, da Alemanha, venceram os eventos da Copa do Mundo realizados em março em seus respectivos países, além de outros bons resultados que deram a ambos os países uma vantagem no ranking. A China também permanece a uma distância impressionante.

Com a vitória em Stuttgart, a Alt estará de volta em ação para tentar levar o título da série para a Alemanha, enquanto a recém-chegada dos EUA, Victoria Nguyen, lidera o lado americano. Em Londres, Amy Tinkler, medalhista de bronze nos Jogos do Rio, e Georgia-Mae Fenton, em sua estréia, terão como objetivo continuar com a tendência dos ginastas do país anfitrião de vencerem em casa.

A competição será realizada na famosa Arena O2, o mesmo local que recebeu a Ginástica Artística nas Olimpíadas de Londres 2012. Para Sam Oldham, membro da equipe masculina britânica que ganhou bronze em Londres, retornar ao O2 é como voltar para casa. A Arena  guarda memórias mais traumáticas para Verniaiev, cuja equipe ucraniana foi nocauteada das medalhas por uma mudança de pontuação de última hora na final por equipes.

Lista Nominativa de Atletas que estarão em cena neste sábado:

2017 London World Cup competitors - Men
Switzerland: Eddy Yusof
China: Luo Jianlin
Great Britain: Brinn Bevan
Great Britain: Sam Oldham
Germany: Lukas Dauser
Russia: Alexey Rostov
Ukraine: Oleg Vernaiev
USA: Donnell Whittenburg
2017 London World Cup competitors - Women
China: Liu Jinru
Great Britain: Amy Tinkler
Great Britain: Georgia-Mae Fenton
Germany: Tabea Alt
Netherlands: Tisha Volleman
Russia: Angelina Melnikova
USA: Victoria Nguyen
Fonte: www.fig-gymnastics.com

Ranking Mundial de Copas do Mundo Masculino

RkNOCGymnastUSAGERGBRBest1Best2Best3TOTAL
1UKRVERNIAIEV O5560055600115
2CHNSUN W355003550085
3GERDAUSER L253502535060
3USAMOLDAUER Y6000600060
5JPNKAYA K0550055055
6NEDDEURLOO B5000500050
7RUSIGNATYEV N0450045045
7SUIYUSOF E4500450045
9JPNKATO R4000400040
9GBRHALL J0400040040
11USABOWER A0300030030
11GBROLDHAM S3000300030
13SUIHEGI O N
0250025025
Ranking Mundial de Copas do Mundo Feminino
RkNOCGymnastUSAGERGBRBest1Best2Best3TOTAL
1GERALT T0600060060
1USASMITH R6000600060
3RUSMELNIKOVA A0550055055
3JPNTERAMOTO A5500550055
5FRADE JESUS DOS SANTOS M5000500050
5USAHURD M0500050050
7GERBUI K4500450045
7NEDTHORSDOTTIR E0450045045
9CHNXIE Y4000400040
9CHNZHANG J0400040040
11GBRKINSELLA A0350035035
11NEDVOLLEMAN T3500350035
13AUSWHITEHEAD E3000300030

domingo, 2 de abril de 2017

Flávia Saraiva garante mais duas medalhas para o Brasil no Trofeo Città di Jesolo

Ginasta foi ouro no solo e prata na trave na primeira competição internacional do ano para a Seleção Brasileira de GAF


Da redação, Santo André (SP) - A primeira competição internacional do ano para a Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina terminou neste domingo (2), com saldo bastante positivo. O País, que levou quatro ginastas ao Trofeo Città di Jesolo, na Itália, encerrou o torneio amistoso com quatro medalhas e uma grande esperança no futuro. Ontem, já havia sido vice-campeão por equipe e conquistou a prata com Rebeca Andrade no individual geral, hoje, na disputa por aparelhos, mais duas medalhas com Flávia Saraiva: ouro no solo e prata na trave.

A equipe brasileira em Jesolo foi composta por um grupo bastante jovem. Carolyne Pedro, Flávia Saraiva, Rebeca Andrade e Thaís Fidelis se saíram muito bem no primeiro desafio do ciclo, demonstrando um grande potencial para os campeonatos quem vêm pela frente como etapas de Copa do Mundo, Mundial e Pan-Americanos, além, é claro, da preparação já visar aos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

Na competição por aparelhos deste domingo, Flávia garantiu 13,900 no solo e ficou com o lugar mais alto do pódio, ao lado da norte-americana Abby Pulson, que obteve a mesma nota. A russa Angelina Malnikova, com 13,800, ficou com o bronze. Na trave, ela mais uma vez se saiu bem. Com 14,100, conquistou o segundo lugar, empatado com a francesa Marine Boyer. O ouro foi para Riley Mc Cuskey, dos Estados Unidos.

Rebeca foi quinta colocada na barra (13,800), sexta na trave (13,350) e quarta no solo (13,550).

Para o coordenador técnico das Seleções de Ginástica Artística, Marcos Goto, esse foi um bom início de ciclo. "Os resultados foram positivos para a primeira competição do ano. Temos um longo trabalho pela frente até Tóquio, mas certamente demos um bom primeiro passo. Agora serão semanas de avaliação de erros e acertos e de muito treinamento para as etapas de Copa do Mundo na Europa no próximo mês. Precisamos evoluir fisicamente e tecnicamente, e nos adaptarmos rapidamente ao novo código de pontuação. Mas, ficamos satisfeitos com o desempenho das atletas, pois tivemos um grupo bem jovem que representou bem o Brasil nesse importante é tradicional torneio na Itália", analisou. 


Fonte: Photoegrafia

sábado, 1 de abril de 2017

Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina sobe ao pódio na Itália
País conquistou medalhas por equipe e no individual geral no Trofeo Città di Jesolo; finais por aparelhos serão neste domingo (2)



A Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina começou com o pé direito a agenda de competições internacionais de 2017. Neste sábado (1°), em Jesolo, na Itália, Carolyne Pedro, Flávia Saraiva, Rebeca Andrade e Thaís Fidelis, terminaram o dia no pódio, com a segunda colocação por equipes. Rebeca ainda garantiu a medalha de prata no Individual Geral, com Flávia na quinta colocação.

O torneio amistoso de grande prestígio mundial conta também com a participação da Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Rússia. As norte-americanas foram as campeãs por equipe, com 167,950 pontos. O Brasil, com um bom desempenho, principalmente no salto, somou 164,650 pontos e garantiu o segundo lugar do pódio, assim como no ano passado. A terceira colocação ficou com a Rússia, com 164,600.

Na soma dos quatro aparelhos que compõem a ginástica artística feminina (salto, assimétricas, trave e solo), Rebeca Andrade representou muito bem o País, conseguindo a segunda colocação. Ela obteve 56,000 pontos, atrás apenas de Riley McCustey, dos Estados Unidos, com 56,600. A norte-americana Abbey Paulson, com 55,800, ficou em terceiro. Flávia Saraiva terminou na quinta colocação, com 55,400.

As brasileiras também estão garantidas nas finais por aparelhos amanhã, a partir das 10h (horário de Brasília). Flávia e Rebeca estarão nas decisões de solo e trave. Nas classificatórias do solo, elas garantiram o primeiro e o segundo lugar, com 13,850 e 13,650, respectivamente. Na trave somaram 13,550 e 13,500. Rebeca estará também nas finais de assimétricas, ao fazer 13,800.

O gerente das Seleções de Ginástica Artística, Leonardo Finco, afirmou que a comissão técnica ficou bastante satisfeita com a estreia das meninas na primeira competição de 2017. "Foi um dia positivo. Nossas metas para o evento foram cumpridas quase em 100%, mas ainda temos muito o que melhorar. As meninas estão iniciando o novo ciclo com mudanças nas regras e adaptações ao novo código. Elas ainda estão montando as séries novas, e acreditamos que podem crescer bastante", avaliou.


Fonte: Photoegrafia