segunda-feira, 20 de julho de 2015

RETRO DA PARTICIPAÇÃO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NO PAN DE TORONTO - parte 1
por Andréa João

A Ginástica Artística do Brasil marcou presença no Coliseu de Toronto. 

Amigos, deixo aqui minhas impressões sobre esse evento marcante, e os possíveis desdobramentos até o Campeonato Mundial pré-olímpico, que acontecerá em Outubro na Escócia. Evento esse, que será o mais importante do ano valendo vaga para os Jogos do Rio de Janeiro.

Com um formato diferente do oficial, o primeiro dia de competição classificatória serviu também como finais por equipe, além de classificar para as competições individual geral e por aparelhos. Competiram no máximo 4 ginastas em cada equipe e foram somadas as 3 melhores notas por aparelhos para o somatório final das equipes.

O aquecimento geral não foi no local de competição, e os ginastas tiveram apenas 30 segundos para experimentar os aparelhos. 

A competição por equipes masculina foi de alto nível.  Os Estados Unidos, ao contrário do último Pan, vieram com seu time principal dando uma apimentada na competição. Por outro lado, o retorno de Cuba aos eventos esportivos mostrou que os cubanos não vieram apenas participar, mas tinham fome de medalhas. A Colômbia, com Calvo Moreno e Jorge Giraldo tinha muita chance de subir ao podio, e o Brasil, ainda que desfalcado de Diego Hypolito e Sergio Sasaki, entrou para buscar o ouro. Tudo isso tornou a competição um verdadeiro show de ginástica. 

A equipe brasileira ficou com a prata, mas deu um certo trabalho aos americanos que viram no Brasil um real adversário. O destaque ficou para a união dos meninos. Sempre apoiando uns aos outros, eles foram guerreiros do início ao fim. Fiquei muito orgulhosa de ver um time jovem, com um potencial tremendo, e extremamente focado em sua meta.

Tive a oportunidade de conversar com o Renatinho (Renato Araujo, treinador chefe da Seleção Brasileira Masculina, a intimidade é porque nos conhecemos desde criança) e ele me explicou que o principal objetivo é classificar a EQUIPE do Brasil para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Para isso eles devem finalizar entre as 8 melhores equipes no Campeonato Mundial em outubro na Escócia. Esse feito inédito é o grande sonho de todos. Seria demais se isso se tornasse realidade logo aqui no RJ. 

Eu acredito realmente que eles tem potencial para isso. Mas não quer dizer que será fácil. O nível da Ginástica Masculina mundial é absurdamente alto. Tem China, Japão, Russia, Romênia, Alemanha, Gra Bretanha, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Porto Rico, Bielorussia, Ukrania etc.....além de excelentes especialistas que buscarão a vaga individual.  Pela prévia que tivemos no Pan o Brasil pode chegar lá.

RESULTADO:
1º Estados Unidos
2º Brasil 
3º Colômbia

Ao contrário do masculino, os Estados Unidos não levaram suas melhores ginastas. A equipe feminina era sólida porém, prometia mais do que realmente fez. Levaram o ouro porque eram bem superiores às demais equipes, no entanto tiveram falhas. Mas as outras equipes também falharam, e muito. O formato 3-3-3, como será no Campeonato Mundial pré-olímpico (equipe de 3 ginastas, competem 3 em cada prova e contam as 3 notas para a equipe) é chamado mata-mata, justamente porque não descarta a pior nota. Logo, quem falhar está frito. Isso vale para o Brasil, Canadá e Estados Unidos, que são as equipes candidatas à briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos. 

Sem dúvida Rebeca Andrade fez falta na Seleção Brasileira. A ginasta do Flamengo poderia fazer a diferença, mas está lesionada e só volta às competições dentro de 6 a 8 meses. Não estará pronta para participar do Campeonato Mundial pré-olímpico. O cenário é bastante preocupante, mas competição não se ganha ou se perde antes da hora. Ainda terá muita água para rolar até Outubro, e as meninas do Brasil estão confiantes. 

RESULTADO:
1º Estados Unidos
2º Canadá
3º Brasil


Pela primeira vez um canal de televisão brasileiro transmitiu na íntegra, toda a classificatória de uma competição de ginástica. Além do sinal oficial o Sportv tinha câmeras exclusivas que davam destaque aos brasileiros, quando estavam em ação. Neste dia participei dos comentários junto ao narrador super competente Luis Carlos Junior. Espero que tenham curtido.
Amanhã volto a falar do AA (all around) ou Competição Individual Geral. A seguir, curta algumas fotos da cabine de transmissão do Sportv. Deixe também seus comentários e sua impressão sobre o que rolou no primeiro dia de competição por equipes. Grande Abraço.

Luis Carlos Junior e Andréa João

Por trás das câmeras, Adriano, Everaldo e Jeferson

                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário