quarta-feira, 22 de julho de 2015

RETRO DA PARTICIPAÇÃO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NO PAN DE TORONTO - parte final
por Andréa João

Dando continuidade à análise da participação da ginástica artística nos Jogos Panamericanos de Toronto, e fazendo uma projeção para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, começarei pela competição AA (all around) ou Individual Geral.

Masculino - Como já disse várias vezes, o foco do Brasil neste evento foi a competição por equipes. No entanto, não posso deixar de falar da brilhante participação do Caio Souza e do Lucas Bittencourt na competição individual geral. O Lucas foi bem mas acredito que a pouca experiência o levou a cometer algumas falhas. Tem um excelente futuro. O Caio entrou na competição como um verdadeiro "leão". Dono de si, confiante, focado e acertando as provas. Representou muito bem o Brasil, rodando no grupo dos melhores ginastas ao lado de Larduet de Cuba e Mikulak dos Estados Unidos.

Fotos Ricardo Bufolin


RESULTADO

1º  SAMUEL MIKULAK - USA
2º MANRIQUE LARDUET - CUB
3º  JOSSIMAR CALVO MORENO - COL
4º CAIO SOUZA -BRA
9º LUCAS BITENCOURT - BRA

No feminino tivemos duas estrelas: Dani Hypolito e Flavia Saraiva. A nossa "pequena notável" da ginástica mais uma vez encantou o público e os juizes. Somou a maior pontuação da carreira. Com séries limpas (quero dizer, com ótima execução) chegou à medalha de bronze. Flavia vem crescendo desde que substituiu a ginasta Rebeca Andrade nos Jogos Olímpicos da Juventude. Pode ir mais longe, é uma questão de tempo.

Deixei a Dani Hypolito para depois de propósito. A ginasta fez questão de dizer que esse foi seu último Pan, e  já senti o peito doer de saudade. Eu não só comentei suas provas mas me deliciei com suas apresentações. Eu acompanho a Dani desde menina e hoje vejo uma mulher madura dando um grande exemplo de força, coragem e superação. Daniele não parecia estar competindo, mas dando um presente ao público. Passou por altos e baixos, mas chegou em Toronto em plena forma, pronta para lutar pelo Brasil. Ela parecia chamar para si a responsabilidade nas horas mais difíceis. Foi estrategicamente colocada para iniciar todas as provas do Brasil, e nossa "CAPITÃ", cumpriu com seu papel, fazendo provas seguras e deixando o caminho livre para as novatas.


RESULTADO

1 BLACK Ellie CAN
2 DESCH Madison USA
3 LOPES SARAIVA Flavia BRA
4 HUNDLEY Amelia USA
5 MATIAS HYPOLITO Daniele BRA

Nas finais por aparelho, o destaque foi para nosso REI Arthur Zanetti que brilhou mais uma vez. Praticamente sem concorrentes a altura, ele competiu para bater seu próprio record de 16 pontos. Ficou bem próximo com uma apresentação sólida e beirando a perfeição. Não tenho dúvidas de que esse ouro o credenciou à favorito para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.


Posso ressaltar ainda uma boa apresentação de Julie Kin na trave, e para finalizar, o mais do que merecido bronze no salto de Caio Souza.

Foram dias de pura emoção, orgulho, e mais do que tudo, a confirmação de que nossos ginastas estão chegando junto.

ESTÁ NASCENDO A VERDADEIRA IDENTIDADE DA GINÁSTICA BRASILEIRA!

PARABÉNS TÉCNICOS, DIRIGENTES, ÁRBITROS, GINASTAS 
E A TODA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR


Um comentário: