sexta-feira, 31 de julho de 2015

AGRADEÇO PUBLICAMENTE À CARTA DE CUMPRIMENTOS QUE RECEBI DO

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA (CONFEF) PELOS COMENTÁRIOS DA 

GINÁSTICA ARTÍSTICA NOS JOGOS PANAMERICANOS DE TORONTO PELO SPORTV! 

A mídia tem uma enorme contribuição a dar à sociedade nas transmissões esportivas. Podem incentivar as pessoas a adotarem uma vida mais ativa e a saírem do sofá. Podem valorizar os atletas, mesmo aqueles que não sobem ao pódio, e narrar as competições ensinando sobre as modalidades. Nestes tempos de Jogos Olímpicos torcemos para que a mídia se interesse em promover eventos e coloque pautas como essas em discussão, por profissionais da área da Educação Física.


Atletas esperam casa cheia no Troféu Brasil e Etapa Caixa de Ginástica Artística e Rítmica

Fotos Ricardo Bufolin


Palco das apresentações deste fim de semana é o Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju (SE)
Aracaju (SE) - O Troféu Brasil e II Etapa Caixa de Ginástica Artística e Rítmica promete lotar o Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju (SE), neste fim de semana. As arquibancadas do palco de competição, que também já recebeu outros eventos da ginástica, como o Brasileiro e o Pan-Americanos Juvenil, costuma ficar cheia. Dessa vez, o público poderá assistir as apresentações de importantes nomes das modalidades, como o campeão olímpico Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego e Daniele Hypolito e Natália Gáudio, que esperam 'casa cheia' neste sábado (1), a partir das 9h, e domingo (2), com entrada gratuita.

Bastante querida e sempre muito assediada pela torcida de Aracaju (SE), Daniele Hypolito contou, após o treino de pódio desta sexta-feira (31), que 'perdeu a conta' de quantas vezes esteve na capital sergipana e o quanto gosta de estar na cidade. "Eu já vim para cá várias vezes e esse calor que a gente recebe do povo de Sergipe é muito gratificante. Vou em busca de fazer o meu melhor, o mais bonito possível, para que o público possa nos ver bem nesse intervalo entre o Pan e o Mundial", afirmou Daniele, que nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, conquistou o bronze por equipe.

Em preparação para o Mundial da Escócia, em outubro, classificatório para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, Daniele espera fazer uma boa competição em Aracaju (SE) e, acima de tudo, acertar as provas - a ginasta fará os quatro aparelhos. "Faz um pouco mais uma semana que cheguei do Canadá e o corpo ainda está um pouquinho cansado, mas vou tentar fazer as minhas provas firmes. O mais importante é acertar, da mesma maneira que foi no Pan", completou a experiente atleta da Seleção e do Cegin (PR).

Assim como Daniele, quem também fez bonito em Toronto e agora está em Aracaju (SE) é Caio Souza, que voltou do Canadá com uma prata por equipe e um bronze no salto. Um dos destaques do individual geral brasileiro, o ginasta fará todos os aparelhos e espera que tudo dê certo como foi no Pan.

"A expectativa é fazer a minha parte para eu sair satisfeito com a competição. Eu estou bem confiante, treinando muito e vou entrar com o meu melhor. Independentemente do que acontecer, quero sair feliz", destacou.

Nas arquibancadas, Caio também deseja receber todo o carinho da torcida local. "Ver o pessoal aqui incentivando e gritando o nosso nome é bom para a gente e para a ginástica. Isso mostra que o trabalho está sendo reconhecido. O público de Aracaju sabe torcer e vibrar junto com a gente, então espero que esse ginásio esteja lotado para ver a modalidade crescendo cada vez mais", frisou.

Com o término dos treinamentos de pódio da ginástica artística, será a vez das meninas da rítmica, que se apresentam até às 17h.

Clubes participantes de ginástica artística: ADC São Bernardo (SP), Associação Desportiva Santo André (SP), Centro de Excelência de Ginástica do Paraná/Cegin (PR), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), C.S.S.E. Osasco (SP), Esporte Clube Pinheiros (SP), Fluminense Football Clube (RJ), Grêmio Náutico União (RS), Minas Tênis Clube (MG), Serc Santa Maria (SP) e Sesi-SP.

Clubes participantes de ginástica rítmica: Associação GRC (PR), Clube Esperia (SP), Clube Ítalo Brasileiro do Espírito Santo (ES), Escola de Campeãs (ES), Grêmio Náutico União (RS), Gym Clube (BA), Instituto Dom Fernando Gomes (SE) e Tuiuti Esporte Clube (PR).

Programação

Sexta-feira (31)
15h às 17h: treinamento livre GAF
15h às 16h: solo GAF

15h às 17h: treinamento livre GAM
16h às 17h: solo GAM

13h às 17h: treinamento de pódio GR

Sábado (1)
7h50 às 8h20: aquecimento corporal GAF
8h20 às 9h: aquecimento nos aparelhos GAF
9h às 11h30: competição GAF

8h às 8h20: aquecimento corporal GAM - subdivisão 1
8h20 às 9h: aquecimento aparelhos GAM - subdivisão 1
9h às 11h: competição GAM - subdivisão 1
11h às 11h20: aquecimento corporal GAM - subdivisão 2
11h20 às 12h: aquecimento aparelhos GAM - subdivisão 2
12h às 14h: competição GAM - subdivisão 2

14h30 às 18h: competição GR

Domingo (2)
II Etapa Caixa
8h30 às 8h50: aquecimento corporal
8h50 às 9h30: aquecimento nos aparelhos
9h40 às 11h40: competição
11h50: premiação individual geral e por aparelhos

Serviço
Troféu Brasil e II Etapa Caixa de Ginástica Artística e Rítmica
Treinamentos: 28 a 31 de julho
Competição: 1 e 2 de agosto
Local: Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, na Rua Vila Cristina, S/N, Treze de Julho, em Aracaju (SE)
Entrada gratuita
Fonte: Photo&Grafia Comunicação

Troféu Brasil e Etapa Caixa de Ginástica: atletas fazem treinos de pódio nesta sexta-feira (31)

Fotos Ricardo Bufolin


Provas que valem os títulos do individual geral e por aparelhos serão no fim de semana, em Aracaju (SE)
Aracaju (SE) - A edição de 2015 do Troféu Brasil terá início oficialmente nesta sexta-feira (31), no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju (SE). Após os treinamentos livres, que tiveram início na terça-feira (28), os ginastas farão os treinos de pódio amanhã. Os primeiros serão os da ginástica artística feminina, das 9h às 10h20, seguidos pelos do masculino, das 10h30 às 12h30, e da rítmica, das 13h às 17h. Para fechar a programação do dia, às 19h, será a cerimônia de abertura. A entrada é gratuita.

Durante toda esta quinta-feira (30), o ginásio recebeu os ginastas para os treinos. Quem passou pelo local na tarde de hoje foi Arthur Zanetti, ouro nas argolas e prata por equipe nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, neste mês. Depois das ótimas conquistas no Canadá, o campeão olímpico e mundial, que se prepara para o Mundial da Escócia, em outubro, vai em busca de mais uma medalha dourada no aparelho em que é especialista.

"Como nós viemos de um período de treinamento e competição muito fortes, a gente precisa dar uma baixada na intensidade para evitarmos lesões. Por isso, farei uma série mais simplificada em relação a que fiz no Pan, que sairá dois décimos a menos, mas que já alivia bastante. Não quero deixar de competir e, para mim, é importante estar aqui", frisou.

E na última vez que se apresentou na capital sergipana, durante o Brasileiro do ano passado, Arthur encontrou o ginásio cheio. "Eu espero que isso aconteça novamente. Gostaria que, cada vez mais, as competições nacionais e internacionais tivessem os ginásios lotados para divulgarmos ainda mais a ginástica", disse o atleta da Seleção e do Serc Santa Maria (SP).

Ao contrário do experiente Arthur, o Troféu Brasil contará também com a presença de jovens atletas, muitos deles iniciantes na categoria adulta, como é o caso de Alana Mota, atleta de ginástica rítmica do IDFG - Instituto Dom Fernando Gomes (SE). Aos 16 anos, a sergipana participa da segunda competição adulta - a estreia foi no Brasileiro de Vitória (ES), no mês passado, quando se apresentou com o conjunto. Agora, o evento será ainda mais especial para Alana, que conta com a satisfação de estar em casa, com a família e amigos na torcida.

"O que eu espero é competir bem e seguir melhorando as minhas apresentações. Acredito que ter a presença dos meus pais e de meninas do meu clube aqui me ajudará bastante. Dá sempre um friozinho na barriga, ainda mais por eu estar em casa, mas será muito bom vê-los me prestigiando. Quero representar muito bem toda a população de Sergipe", contou.

Alana mostrará as séries nos quatro aparelhos e destacou as maças como o que está mais confiante. "Com certeza é o meu melhor aparelho, é aquele que tenho mais segurança. Já a fita é o que sinto um pouco de dificuldade, mas tenho treinando bastante e espero melhorar a minha apresentação. No arco estou com uma série dançante, com uma música espanhola, ao contrário da bola, que é lenta e me permite ter expressividade e controle", completou a jovem.

Na edição do ano passado, disputada em Bento Gonçalves (RS), os campeões do individual geral foram Arthur Nory Mariano, pela artística masculina, Rebeca Andrade, pelo feminino, e Natália Gaudio, pela rítmica, que foi ainda ouro em todos os aparelhos.

Clubes participantes de ginástica artística: ADC São Bernardo (SP), Associação Desportiva Santo André (SP), Centro de Excelência de Ginástica do Paraná/Cegin (PR), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), C.S.S.E. Osasco (SP), Esporte Clube Pinheiros (SP), Fluminense Football Clube (RJ), Grêmio Náutico União (RS), Minas Tênis Clube (MG), Serc Santa Maria (SP) e Sesi-SP.

Clubes participantes de ginástica rítmica: Associação GRC (PR), Clube Esperia (SP), Clube Ítalo Brasileiro do Espírito Santo (ES), Escola de Campeãs (ES), Grêmio Náutico União (RS), Gym Clube (BA), Instituto Dom Fernando Gomes (SE) e Tuiuti Esporte Clube (PR).

Programação

Sexta-feira (31)
8h30 às 9h: aquecimento corporal GAF
9h às 10h20: treinamento de pódio GAF
15h às 17h: treinamento livre GAF
15h às 16h: solo GAF

10h às 10h30: aquecimento corporal GAM
10h30 às 12h30: treinamento de pódio GAM
15h às 17h: treinamento livre GAM
16h às 17h: solo GAM

13h às 17h: treinamento de pódio GR

19h: abertura oficial

Sábado (1)
7h50 às 8h20: aquecimento corporal GAF
8h20 às 9h: aquecimento nos aparelhos GAF
9h às 11h30: competição GAF

8h às 8h20: aquecimento corporal GAM - subdivisão 1
8h20 às 9h: aquecimento aparelhos GAM - subdivisão 1
9h às 11h: competição GAM - subdivisão 1
11h às 11h20: aquecimento corporal GAM - subdivisão 2
11h20 às 12h: aquecimento aparelhos GAM - subdivisão 2
12h às 14h: competição GAM - subdivisão 2

14h30 às 18h: competição GR

Domingo (2)
II Etapa Caixa
8h30 às 8h50: aquecimento corporal
8h50 às 9h30: aquecimento nos aparelhos
9h40 às 11h40: competição
11h50: premiação individual geral e por aparelhos

Serviço
Troféu Brasil e II Etapa Caixa de Ginástica Artística e Rítmica
Treinamentos: 28 a 31 de julho
Abertura: 31 de julho, às 19h
Competição: 1 e 2 de agosto
Local: Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, na Rua Vila Cristina, S/N, Treze de Julho, em Aracaju (SE)
Entrada gratuita
A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pela Caixa Econômica Federal.
Fonte: Photo&Grafia Comunicação



quarta-feira, 29 de julho de 2015


Troféu Brasil reúne principais destaques da Ginástica Artística e Rítmica em Aracaju (SE)
Competição será realizada no próximo sábado (1) e domingo (2), no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira
Fotos: Ricardo Bufolin




Santo André (SP) - Depois dos bons resultados nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, alguns dos principais destaques da ginástica brasileira estarão reunidos em Aracaju (SE) de 28 de julho a 2 de agosto para a disputa do Troféu Brasil e da II Etapa Caixa de Ginástica Artística e Rítmica. As delegações começam a chegar à capital sergipana já nesta terça-feira (2) e fazem os treinamentos livres no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. A entrada é gratuita.

Os treinos de pódio serão na sexta-feira (31), mesmo dia da abertura oficial, que será às 19h. A competição será realizada no sábado (1) e no domingo (2).

Os clubes participantes da Ginástica Artística são ADC São Bernardo (SP), Associação Desportiva Santo André (SP), Centro de Excelência de Ginástica do Paraná/Cegin (PR), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), C.S.S.E. Osasco (SP), Esporte Clube Pinheiros (SP), Fluminense Football Clube (RJ), Grêmio Náutico União (RS), Minas Tênis Clube (MG), Serc Santa Maria (SP) e Sesi-SP.

Na Ginástica Rítmica, estarão na disputa a Associação GRC (PR), Escola de Campeãs (ES), Clube Ítalo Brasileiro do Espírito Santo (ES), Associação Esportiva e Recreativa Sadia (PR), Clube Esperia (SP), Grêmio Náutico União (RS), Associação Educacional Esportiva e Cultural Tryade (SP), Gym Clube (BA), Instituto Dom Fernando Gomes (SE) e Tuiuti Esporte Clube (PR).

Entre diversos nomes de destaque, o Troféu Brasil terá presenças previstas de Diego e Daniele Hypolito, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Jade Barbosa, Letícia Costa, Natália Gáudio e do campeão olímpico Arthur Zanetti.

Programação GAM/GAF/GR

Terça-feira (28)
Tarde: treinamento livre GAM/GAF/GR

Quarta-feira (29)
Manhã e tarde: treinamento livre GAM/GAF/GR

Quinta-feira (30)
Manhã e tarde: treinamento livre GAM/GAF
13h às 18h15: treinamento livre GR
19h30: congresso técnico

Sexta-feira (31)
8h30 às 9h: aquecimento corporal GAF
9h às 10h20: treinamento de pódio GAF
15h às 17h: treinamento livre GAF
15h às 16h: solo GAF

10h às 10h30: aquecimento corporal GAM
10h30 às 12h30: treinamento de pódio GAM
15h às 17h: treinamento livre GAM
16h às 17h: solo GAM

13h às 17h: treinamento de pódio GR

19h: abertura oficial

Sábado (1)
7h50 às 8h20: aquecimento corporal GAF
8h20 às 9h: aquecimento nos aparelhos GAF
9h às 11h30: competição GAF

8h às 8h20: aquecimento corporal GAM - subdivisão 1
8h20 às 9h: aquecimento aparelhos GAM - subdivisão 1
9h às 11h: competição GAM - subdivisão 1
11h às 11h20: aquecimento corporal GAM - subdivisão 2
11h20 às 12h: aquecimento aparelhos GAM - subdivisão 2
12h às 14h: competição GAM - subdivisão 2

14h30 às 18h: competição GR

Domingo (2)
II Etapa Caixa
8h30 às 8h50: aquecimento corporal
8h50 às 9h30: aquecimento nos aparelhos
9h40 às 11h40: competição
11h50: premiação individual geral e por aparelhos

Serviço
Troféu Brasil e II Etapa Caixa de Ginástica Artística e Rítmica
Treinamentos: 28 a 31 de julho
Abertura: 31 de julho, às 19h
Competição: 1 e 2 de agosto
Local: Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, na Rua Vila Cristina, S/N, Treze de Julho, em Aracaju (SE)
Entrada gratuita
A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pela Caixa Econômica Federal.
Fonte: Photo&Grafia Comunicação

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Brasil receberá mais uma etapa de Copa do Mundo de Ginástica Artística
Competição será realizada de 20 a 22 de maio de 2016, em São Paulo (SP)
Santo André (SP) - A concorrência foi acirrada. Afinal, 11 países estavam na disputa. Mas a primeira vitória nesta competição é do Brasil, que conseguiu, por meio da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) a chance de ser sede de mais uma etapa da Copa do Mundo de Ginástica Artística. Depois de ser palco do mesmo campeonato em maio deste ano, o Brasil receberá os melhores ginastas do mundo de 20 a 22 de maio de 2016, em São Paulo (SP), às vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

A etapa de 2015 foi considerada de grande sucesso, o que pesou na decisão da Federação Internacional de Ginástica (FIG) pela escolha do Brasil mais uma vez. O total de nove medalhas conquistadas pelos ginastas brasileiros animou ainda mais a torcida, que lotou o Ibirapuera entre os dias 1º e 3 de maio. Segundo a presidente da CBG, Luciene Resende, o fato de receber mais uma etapa da Copa do Mundo confirma o bom trabalho realizado na ginástica brasileira.

"Estamos muito felizes com a decisão da FIG, já que enxergamos isso como uma prova de confiança no trabalho de todos nós da ginástica. Vamos ter mais um desafio pela frente e acredito que, contando com o apoio e empenho de todas as pessoas envolvidas, conseguiremos realizar mais um belo evento", disse Luciene.

A presidente da CBG quer mais do que um campeonato bem realizado. "Claro que a primeira ideia é receber todos os participantes da melhor maneira e com a melhor estrutura possível, mas nosso objetivo sempre é proporcionar boas condições para que os ginastas brasileiros tenham chances de conquistar medalhas para o nosso País e servir de preparação para os Jogos Olímpicos 2016 ", complementou Luciene Resende.

O atual momento da ginástica brasileira é extremamente positivo, especialmente depois da participação nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, onde, em nove dias de competição, o Brasil conseguiu medalhas de ouro, prata e bronze.
A Confederação Brasileira de Ginástica é patrocinada pela Caixa Econômica Federal.
Fonte: Photo&Grafia Comunicação

quarta-feira, 22 de julho de 2015

RETRO DA PARTICIPAÇÃO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NO PAN DE TORONTO - parte final
por Andréa João

Dando continuidade à análise da participação da ginástica artística nos Jogos Panamericanos de Toronto, e fazendo uma projeção para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, começarei pela competição AA (all around) ou Individual Geral.

Masculino - Como já disse várias vezes, o foco do Brasil neste evento foi a competição por equipes. No entanto, não posso deixar de falar da brilhante participação do Caio Souza e do Lucas Bittencourt na competição individual geral. O Lucas foi bem mas acredito que a pouca experiência o levou a cometer algumas falhas. Tem um excelente futuro. O Caio entrou na competição como um verdadeiro "leão". Dono de si, confiante, focado e acertando as provas. Representou muito bem o Brasil, rodando no grupo dos melhores ginastas ao lado de Larduet de Cuba e Mikulak dos Estados Unidos.

Fotos Ricardo Bufolin


RESULTADO

1º  SAMUEL MIKULAK - USA
2º MANRIQUE LARDUET - CUB
3º  JOSSIMAR CALVO MORENO - COL
4º CAIO SOUZA -BRA
9º LUCAS BITENCOURT - BRA

No feminino tivemos duas estrelas: Dani Hypolito e Flavia Saraiva. A nossa "pequena notável" da ginástica mais uma vez encantou o público e os juizes. Somou a maior pontuação da carreira. Com séries limpas (quero dizer, com ótima execução) chegou à medalha de bronze. Flavia vem crescendo desde que substituiu a ginasta Rebeca Andrade nos Jogos Olímpicos da Juventude. Pode ir mais longe, é uma questão de tempo.

Deixei a Dani Hypolito para depois de propósito. A ginasta fez questão de dizer que esse foi seu último Pan, e  já senti o peito doer de saudade. Eu não só comentei suas provas mas me deliciei com suas apresentações. Eu acompanho a Dani desde menina e hoje vejo uma mulher madura dando um grande exemplo de força, coragem e superação. Daniele não parecia estar competindo, mas dando um presente ao público. Passou por altos e baixos, mas chegou em Toronto em plena forma, pronta para lutar pelo Brasil. Ela parecia chamar para si a responsabilidade nas horas mais difíceis. Foi estrategicamente colocada para iniciar todas as provas do Brasil, e nossa "CAPITÃ", cumpriu com seu papel, fazendo provas seguras e deixando o caminho livre para as novatas.


RESULTADO

1 BLACK Ellie CAN
2 DESCH Madison USA
3 LOPES SARAIVA Flavia BRA
4 HUNDLEY Amelia USA
5 MATIAS HYPOLITO Daniele BRA

Nas finais por aparelho, o destaque foi para nosso REI Arthur Zanetti que brilhou mais uma vez. Praticamente sem concorrentes a altura, ele competiu para bater seu próprio record de 16 pontos. Ficou bem próximo com uma apresentação sólida e beirando a perfeição. Não tenho dúvidas de que esse ouro o credenciou à favorito para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.


Posso ressaltar ainda uma boa apresentação de Julie Kin na trave, e para finalizar, o mais do que merecido bronze no salto de Caio Souza.

Foram dias de pura emoção, orgulho, e mais do que tudo, a confirmação de que nossos ginastas estão chegando junto.

ESTÁ NASCENDO A VERDADEIRA IDENTIDADE DA GINÁSTICA BRASILEIRA!

PARABÉNS TÉCNICOS, DIRIGENTES, ÁRBITROS, GINASTAS 
E A TODA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR


segunda-feira, 20 de julho de 2015

RETRO DA PARTICIPAÇÃO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NO PAN DE TORONTO - parte 1
por Andréa João

A Ginástica Artística do Brasil marcou presença no Coliseu de Toronto. 

Amigos, deixo aqui minhas impressões sobre esse evento marcante, e os possíveis desdobramentos até o Campeonato Mundial pré-olímpico, que acontecerá em Outubro na Escócia. Evento esse, que será o mais importante do ano valendo vaga para os Jogos do Rio de Janeiro.

Com um formato diferente do oficial, o primeiro dia de competição classificatória serviu também como finais por equipe, além de classificar para as competições individual geral e por aparelhos. Competiram no máximo 4 ginastas em cada equipe e foram somadas as 3 melhores notas por aparelhos para o somatório final das equipes.

O aquecimento geral não foi no local de competição, e os ginastas tiveram apenas 30 segundos para experimentar os aparelhos. 

A competição por equipes masculina foi de alto nível.  Os Estados Unidos, ao contrário do último Pan, vieram com seu time principal dando uma apimentada na competição. Por outro lado, o retorno de Cuba aos eventos esportivos mostrou que os cubanos não vieram apenas participar, mas tinham fome de medalhas. A Colômbia, com Calvo Moreno e Jorge Giraldo tinha muita chance de subir ao podio, e o Brasil, ainda que desfalcado de Diego Hypolito e Sergio Sasaki, entrou para buscar o ouro. Tudo isso tornou a competição um verdadeiro show de ginástica. 

A equipe brasileira ficou com a prata, mas deu um certo trabalho aos americanos que viram no Brasil um real adversário. O destaque ficou para a união dos meninos. Sempre apoiando uns aos outros, eles foram guerreiros do início ao fim. Fiquei muito orgulhosa de ver um time jovem, com um potencial tremendo, e extremamente focado em sua meta.

Tive a oportunidade de conversar com o Renatinho (Renato Araujo, treinador chefe da Seleção Brasileira Masculina, a intimidade é porque nos conhecemos desde criança) e ele me explicou que o principal objetivo é classificar a EQUIPE do Brasil para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Para isso eles devem finalizar entre as 8 melhores equipes no Campeonato Mundial em outubro na Escócia. Esse feito inédito é o grande sonho de todos. Seria demais se isso se tornasse realidade logo aqui no RJ. 

Eu acredito realmente que eles tem potencial para isso. Mas não quer dizer que será fácil. O nível da Ginástica Masculina mundial é absurdamente alto. Tem China, Japão, Russia, Romênia, Alemanha, Gra Bretanha, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Porto Rico, Bielorussia, Ukrania etc.....além de excelentes especialistas que buscarão a vaga individual.  Pela prévia que tivemos no Pan o Brasil pode chegar lá.

RESULTADO:
1º Estados Unidos
2º Brasil 
3º Colômbia

Ao contrário do masculino, os Estados Unidos não levaram suas melhores ginastas. A equipe feminina era sólida porém, prometia mais do que realmente fez. Levaram o ouro porque eram bem superiores às demais equipes, no entanto tiveram falhas. Mas as outras equipes também falharam, e muito. O formato 3-3-3, como será no Campeonato Mundial pré-olímpico (equipe de 3 ginastas, competem 3 em cada prova e contam as 3 notas para a equipe) é chamado mata-mata, justamente porque não descarta a pior nota. Logo, quem falhar está frito. Isso vale para o Brasil, Canadá e Estados Unidos, que são as equipes candidatas à briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos. 

Sem dúvida Rebeca Andrade fez falta na Seleção Brasileira. A ginasta do Flamengo poderia fazer a diferença, mas está lesionada e só volta às competições dentro de 6 a 8 meses. Não estará pronta para participar do Campeonato Mundial pré-olímpico. O cenário é bastante preocupante, mas competição não se ganha ou se perde antes da hora. Ainda terá muita água para rolar até Outubro, e as meninas do Brasil estão confiantes. 

RESULTADO:
1º Estados Unidos
2º Canadá
3º Brasil


Pela primeira vez um canal de televisão brasileiro transmitiu na íntegra, toda a classificatória de uma competição de ginástica. Além do sinal oficial o Sportv tinha câmeras exclusivas que davam destaque aos brasileiros, quando estavam em ação. Neste dia participei dos comentários junto ao narrador super competente Luis Carlos Junior. Espero que tenham curtido.
Amanhã volto a falar do AA (all around) ou Competição Individual Geral. A seguir, curta algumas fotos da cabine de transmissão do Sportv. Deixe também seus comentários e sua impressão sobre o que rolou no primeiro dia de competição por equipes. Grande Abraço.

Luis Carlos Junior e Andréa João

Por trás das câmeras, Adriano, Everaldo e Jeferson