Flávia Saraiva conquista a prata na
Ginástica Artística Feminina dos Jogos da Juventude
Brasileira foi a segunda colocada na
decisão do Individual Geral, em Nanquim, na China
Comentários de Andréa João: BANHO DE AUTOESTIMA NO POVO BRASILEIRO
Acostumado a figurar na midia com escândalos de corrupção, economia despencando, violência, crimes, tráfico, e culminando com o vexame de 7 x 1 na Copa do Mundo de Futebol, o brasileiro estava precisando de um banho de autoestima. Algo que o faça levantar a cabeça, respirar fundo e acreditar que esse país ainda vale a pena. E essa lição veio de uma menina de 15 anos, que brigou feito uma leoa, não esmoreceu e fez tremer países com grande tradição na ginástica, como China, Japão e Romênia.
O que mais me chamou a atenção não foi só a perfeição com que Flavia Saraiva executava os elementos, mas acima de tudo a atitude, a coragem e a vontade de representar seu país. Isso é muito importante, não se acovardar diante dos obstáculos. Tudo bem que é uma categoria "junior", mas com medalha ou sem medalha o Brasil estava lá entre os melhores.
Na prova de salto, Flavia precisa melhorar muito. Sua baixa estatura dificulta voos mais altos e distantes, que são os critérios mais importantes na prova. Mas ela consegue compensar esses fatores com uma execução limpa . A paralela ainda é uma "pedra no sapato". Creio que hoje ela fez a melhor série que já vi em competição. Precisa aumentar a dificuldade. Novamente, esse item hoje foi compensado com poucos erros de execução. A trave, podemos dizer que é a sua melhor prova. Tem bastante dificuldade e com chances de melhorar. A boa execução nos saltos de dança e algumas ligaçãoes elevam bastante a sua nota. Quando acerta soma sempre acima de 14,000 pontos. Por último, na prova de solo ela está mais consistente. Ouvi que vai mudar a música, é uma boa opção. Particularmente eu gostaria de vê-la dançando algo com a identidade do Brasil. No mais é torcer para que essa motivação continue, e as perspectivas de um futuro promissor são bastante altas.
Parabéns a todos que contribuiram para o resultado de hoje!!
Santo
André (SP) - A Ginástica Artística Feminina tem muitos motivos para
comemorar. Nesta quarta-feira (20), a modalidade conquistou uma medalha de
prata inédita com a jovem Flávia Saraiva, no Individual Geral dos Jogos
Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China, e deixou ainda maior a
expectativa de obter resultados extremamente importantes no futuro, já que a
atleta é uma das que terá condições de representar o País nos Jogos Olímpicos
do Rio de Janeiro, em 2016.
A brasileira somou 54.700 pontos nos quatro aparelhos, sendo 13,900 no salto, 12,950 nas barras assimétricas, 14,050 na trave e 13,800 no solo, com uma apresentação impecável. "Hoje a Flávia realmente foi espetacular. Ela controlou bem o nervosismo e até me surpreendeu nesse sentido. A cada aparelho em que se apresentava, ela ia melhorando sua colocação e crescendo durante a competição. Como foi a primeira a se apresentar no solo e acertou tudo, passou para primeiro lugar e acabou jogando a pressão para as outras", analisou o técnico Alexandre Cuia, que está acompanhando a atleta na China. A primeira colocada no Individual Geral foi a russa Seda Tutkhalyan, com 54,900 pontos, sendo 14,400 no salto, 14,050 nas barras assimétricas, 14,000 na trave e 12,450 no solo. A terceira foi a britânica Elissa Downie, com 54,150, sendo 14,750 no salto, 13,350 nas barras assimétricas, 13,150 na trave e 12,900 no solo. O desempenho da ginasta de 14 anos, nascida no Rio de Janeiro (RJ), foi duplamente comemorado, não só pela medalha, mas também já pensando nos futuros compromissos, como nos próximos Jogos Olímpicos. "Nós temos um caminho grande pela frente até 2016, mas hoje ela deu um grande passo para chegar lá. Nosso objetivo realmente é 2016, primeiro para que ela possa fazer parte do grupo e depois conseguir estar em uma final olímpica", acrescentou Alexandre. Flávia ainda tem boas chances de garantir mais medalhas no próximo domingo (24) na decisão dos aparelhos solo e trave. A competição tem início às 8h (horário de Brasília). No sábado (23), será a decisão do salto e barras assimétricas. Neste último, Flávia é a primeira reserva e pode competir caso alguma das classificadas não se apresente. Programação (Horário de Brasília) Sábado (23) 8h: Final solo GAM 8h25: Final salto GAF 9h15: Final cavalo com alças GAM 9h40: Final barras assimétricas GAF 10h05: Final argolas GAM Domingo (24) 8h: Final salto GAM 8h25: Final trave GAF (Flávia Saraiva) ao vivo no Sportv 9h15: Final paralelas GAM 9h40: Final solo GAF (Flávia Saraiva) ao vivo no Sportv 10h10: Final barra fixa GAM Photo&Grafia Comunicação / www.photoegrafia.com.br |
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Realmente ela competiu como uma leoa e esta de parabéns pela conquista. Andrea você pode me explicar se há alguma penalização quando a ginasta não completa um elemento como a tripla pirueta no solo da Flávia? Eu sei que neste caso é validado como dupla e meia mas mesmo assim eu achei a nota D um pouco baixa. Sempre acompanho seu blog! Obrigado.
ResponderExcluirOLÁ, além da dificuldade baixar de tripla para dupla e meia ela perde em execução. Os descontos nas aterrissagens são muitos. Obrigada por acompanhar meu blog.
ResponderExcluir