terça-feira, 27 de outubro de 2015


Seleção de Ginástica Artística Masculina faz final por equipes no Mundial nesta quarta-feira (28)
Fotos Ricardo Bufolin

Já classificados para os próximos Jogos Olímpicos, brasileiros agora querem superar o sexto lugar do ano passado

Glasgow (SCO) - Com a classificação por equipes para os Jogos Olímpicos de 2016 já assegurada, a sensação para a Seleção de Ginástica Artística Masculina no Mundial de Glasgow, na Escócia, foi de dever cumprido. Porém, ainda não acabou. Nesta quarta-feira (28), a partir das 15h25 (horário de Brasília) - com transmissão dos canais SporTV - o grupo compete nas finais e quer fazer bonito novamente. Em 2014, o Brasil terminou na sexta posição e colocou seu nome definitivamente entre os melhores. Dessa vez, tem grandes chances de ultrapassar essa marca.

"Pelo que temos visto dos nossos próprios resultados, podemos melhorar nossa posição com relação ao ano passado", garantiu o campeão olímpico Arthur Zanetti. "Em Toronto, por exemplo, ficamos atrás dos Estados Unidos por três pontos, aqui por apenas um, e eles fizeram uma boa classificatória. Então, se fizermos uma boa competição, podemos ultrapassá-los", completou o ginasta, lembrando que os Estados Unidos terminaram em quinto lugar na qualificatória, com 350,332 pontos.

Apesar de não ter conquistado vaga nas finais das argolas, Zanetti está empolgado pela disputa em equipe e pretende usar toda a experiência para ajudar os companheiros a somar uma pontuação importante. "A final por equipe é uma das mais legais tanto para o público quanto para quem está competindo. Vamos fazer a nossa parte. Sabemos que é muito difícil subir ao pódio com tantos concorrentes fortes como China, Japão, Estados Unidos e Grã-Bretanha, que está em casa, mas queremos fazer tudo bem feito."

Na final, a Seleção terá que contar com a ausência de Péricles Silva, que sentiu dores no joelho esquerdo ao terminar a série de barra fixa e, por uma decisão da comissão técnica, não integrará a equipe nas finais para preservá-lo de uma lesão grave. O atleta será substituído por Diego Hypolito, que havia ficado na reserva anteriormente.

Diego promete fazer o melhor para que o Brasil conquiste um bom resultado. "Fico muito honrado em poder ajudar a equipe. Este é meu décimo Mundial. Vamos tentar aproveitar essa final e fazer o melhor, já que nosso objetivo principal foi cumprido", disse o bicampeão mundial. "Não vou negar que estou um pouco nervoso de entrar na final, porque se torna uma expectativa grande, mas vou tentar entrar o mais feliz possível e fazer um bom trabalho", garantiu.

Na etapa qualificatória, os brasileiros somaram 349,057 pontos e ficaram na sétima posição. Na classificatória, cinco ginastas competem em cada aparelho e a pior nota é descartada, portanto, são calculadas apenas quatro. Já nas finais, três atletas se apresentam em cada aparelho e as três notas são computadas.

Diego irá competir no salto e solo, Arthur Nory no salto, barra fixa, solo e cavalo com alças, Arthur Zanetti nas argolas, Caio Souza no salto, paralelas, solo e argolas, Francisco Barretto nas paralelas, barra fixa e cavalo, e Lucas Bitencourt nas paralelas, barra fixa, cavalo e argolas.

Além das finais por equipe, nos próximos dias o Brasil estará também na decisão do Individual Geral Masculino com Arthur Nory e Lucas Bitencourt, na barra fixa com Arthur Nory, e no Individual Geral Feminino com Lorrane Oliveira e Flávia Saraiva.

Programação
Horário de Brasília

Quarta-feira (28)
15h25 às 19h10 - Finais Masculinas por equipe - Brasil - transmissão SporTV

Quinta-feira (29)
16h10 às 19h15 - Finais Individual Geral Feminino - Lorrane Oliveira e Flávia Saraiva - transmissão SporTV

Sexta-feira (30)
15h40 às 19h20 - Finais Individual Geral Masculino - Arthur Nory e Lucas Bitencourt - transmissão SporTV

Sábado (31)
10h50 às 15h - Finais por aparelho - transmissão SporTV

Domingo (1°)
11h às 15h - Finais por aparelho - Arthur Nory (barra fixa) - transmissão SporTV

Seleção de Ginástica Artística Feminina

Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo

Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Coreógrafa: Valéria Lakerbai
Médico: Roberto Nahon
Fisioterapeuta: Júlio Mattos
Chefe de equipe: Georgette Vidor

Seleção de Ginástica Artística Masculina

Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva

Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Chefe de delegação: Leonardo Finco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário