sábado, 31 de outubro de 2015


Arthur Nory faz final de barra fixa no Mundial de Ginástica Artística neste domingo (1º)
Fotos Ricardo Bufolin
Fonte: Photoegrafia


Ginasta levou o Brasil pela primeira vez à decisão deste aparelho na história da competição
                                   Glasgow (SCO) - Neste domingo (1°), o Campeonato Mundial de Ginástica Artística chega ao fim em Glasgow, na Escócia. Será o segundo dia de decissões das medalhas por aparelhos e o Brasil estará representado na prova de barra fixa por Arthur Nory Mariano. Esta é a primeira vez que o País participa da final deste aparelho na história da competição e já tem grandes chances de subir ao pódio.

Nory foi um dos atletas mais importantes da equipe durante o Mundial, mantendo a regularidade em todo o campeonato. Além das finais por equipe, ele esteve também na decisão do Individual Geral masculino, ontem, e terminou com a 12ª colocação. Ao lado dele, Lucas Bitencourt fez a estreia em uma final de Mundial e fechou na 20ª posição.

Na barra fixa, Nory terminou a fase classificatória em terceiro lugar, somando 15,300. À frente dele ficaram o norte-americano Danell Leyva (15,566) e o japonês multicampeão Kohei Uchimura (15,366). Mesmo com ginastas tão experientes ao lado, Nory mostra confiança e tranquilidade antes da final. "Minha série de barra está bem limpa e isso pode ser um diferencial. Tenho tirado notas muito boas de execução, mas finai é final. Somos oito disputando as medalhas e vou estar lutando por isso. Estou tentando manter a regularidade e fazer uma competição limpa. Estarei ao lado de grandes atletas, que sempre foram meus ídolos, mas vou buscar um lugar no pódio, com certeza."

A Seleção Masculina cumpriu em Glasgow o principal objetivo no campeonato, que era classificar a equipe completa para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Arthur Nory, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto, Lucas Bitencourt e Péricles Silva terminaram entre os oito primeiros e carimbaram o passaporte direto para a principal competição do Planeta sem precisar passar pelo evento-teste.

Programação
Horário de Brasília

Domingo (1°)
11h às 15h - Finais por aparelho - Arthur Nory (barra fixa) - transmissão SporTV

Seleção de Ginástica Artística Feminina

Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo

Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Coreógrafa: Valéria Lakerbai
Médico: Roberto Nahon
Fisioterapeuta: Júlio Mattos
Chefe de equipe: Georgette Vidor

Seleção de Ginástica Artística Masculina

Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva

Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Chefe de delegação: Leonardo Finco

sexta-feira, 30 de outubro de 2015


KOHEI UCHIMURA OU KOREI UCHIMURA??

O que é que o Uchimura tem? O que o torna tão diferente dos demais ginastas? Como ele conseguiu seis títulos de campeão mundial no individual geral, competição considerada a mais difícil da ginástica artística? Como ele consegue ser tão perfeito? Serão inúmeras perguntas e penso que essas respostas dariam uma tese.
Em fevereiro deste ano fiz um curso no Japão-Tokio, na Universidade de Nittaidai- Nippon Sport Science University. Nesta Universidade treinaram nada mais nada menos do que Uchimura, Kenzo Shirai e Asuka Teramoto. Isso mesmo gente, na Universidade de Educação Física.


 No campus da Educação Física olha o que tem logo na parede da entrada!!


 Abaixo o ginásio da Universidade de Nittaidai de onde saíram inúmeros campeões do Japão, entre eles o Rei Uchimura, Kenzo Shirai e Asuka Teramoto.


 Esses são os troféus conquistados pelos alunos de Nittaidai. Aqui tem inúmeros troféus de campeonatos mundiais e olímpicos.


E tentando desvendar os mistérios deste japonês imbatível, ajudei a reporter da revista Veja a construir essa maravilhosa matéria. Aproveite a leitura.



UCHIMURA, NÃO TEM COMO NÃO SER FÃ!

Brasileiras destacam experiência após final do Individual Geral no Mundial de Ginástica Artística
Lorrane Oliveira e Flávia Saraiva estiveram pela primeira vez na competição que reúne os melhores atletas da atualidade

Fotos Ricardo Bufolin
Fonte: Photoegrafia

  Lorrane Oliveira e Flávia Saraiva representaram o Brasil, nesta quinta-feira (29), nas finais do Individual Geral Feminino do Mundial de Ginástica Artística, em Glasgow, na Escócia. As atletas participaram pela primeira vez da competição e destacaram, principalmente, o ganho de experiência para os próximos compromissos, incluindo o evento-teste que poderá garantir à Seleção Feminina a vaga por equipe nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. 

Lorrane foi a 18ª colocada ao somar 55,031 pontos. A ginasta fez 15,166 no salto, 13,733 nas assimétricas, 12,966 na trave e 13,166 no solo. Flávia ficou com o 24º lugar, com o total de 53,232, sendo 14,233 no salto, 13,700 nas assimétricas, 12,266 na trave e 13,033 no solo. 
 Para elas, estar entre as melhores do mundo foi além do esperado para a primeira participação em um Mundial. "Vim preparada para dar o máximo e ajudar a equipe a classificar para os Jogos Olímpicos, mas infelizmente não conseguimos. Não pensava em chegar a essa final do Individual Geral. Vim para competir bem. Hoje falhei, às vezes acontece, mas gostei da minha participação. Foi uma grande experiência. Acho que agora já vou chegar melhor no evento-teste, menos nervosa, e se conseguirmos classificar a equipe, iremos mais confiantes para os Jogos Olímpicos", disse a ginasta de 17 anos. 

Flávia Saraiva tem a mesma opinião da companheira de Seleção, a de que esta final serviu como uma grande preparação. "Gostei muito de ter participado dessa final. Fiquei muito feliz. Meu desempenho não foi como eu esperava, por isso quero treinar mais para que nas próximas competições eu possa ir bem. Essa é a experiência que eu levo desse Mundial", contou. 
 No pódio, o domínio foi mais uma vez norte-americano, com Simone Biles conquistando o tricampeonato, depois de somar 60,399, e Gabrielle Douglas terminando com a prata, com 59,316. A medalha de bronze foi para a romena Larisa Iordache, com 59,107. 

Masculino - Nesta sexta-feira (30), Arthur Nory Mariano e Lucas Bitencourt competem nas finais do Individual Geral Masculino, a partir das 15h40 (horário de Brasília), com transmissão dos canais SporTV. Nory, 11° colocado na classificatória, chega às finais do Individual Geral pela terceira vez. Já Lucas, 20° na fase preliminar, fará a estreia na decisão. 
 Programação 
Horário de Brasília

Sexta-feira (30)
15h40 às 19h20 - Finais Individual Geral Masculino - Arthur Nory e Lucas Bitencourt - transmissão SporTV

Sábado (31)
10h50 às 15h - Finais por aparelho - transmissão SporTV

Domingo (1°)
11h às 15h - Finais por aparelho - Arthur Nory (barra fixa) - transmissão SporTV

Seleção de Ginástica Artística Feminina

Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo

Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Coreógrafa: Valéria Lakerbai
Médico: Roberto Nahon
Fisioterapeuta: Júlio Mattos
Chefe de equipe: Georgette Vidor

Seleção de Ginástica Artística Masculina

Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva

Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Chefe de delegação: Leonardo Finco
F


Gl                              





F
Fonte 

Fonte

quarta-feira, 28 de outubro de 2015


Jovens talentos do Brasil buscam medalhas nas finais do Mundial de Ginástica Artística
Fotos Ricardo Bufolin


Lorrane Oliveira e Flávia Saraiva estão na decisão do Individual Geral Feminino nesta quinta-feira (29

Glasgow (SCO) - Nesta quinta-feira (29), Lorrane Oliveira e Flávia Saraiva, dois dos jovens talentos da Ginástica Artística Feminina, irão representar o Brasil nas finais do Individual Geral no Mundial de Glasgow, na Escócia. A decisão de quem serão as medalhistas na soma de todos os aparelhos contará com as 24 melhores colocadas na etapa classificatória e tem início às 16h10 (horário de Brasília), com transmissão dos canais SporTV.

As brasileiras, que competem pela primeira vez em um Mundial, tiveram um bom desempenho na primeira fase e foram bastante aplaudidas pelo público presente na SSE Hydro Arena. Lorrane foi a 11ª colocada, com 56,365 pontos, e Flávia a 14ª, com 55,798. Junto delas na final estão atletas dos Estados Unidos, Suíça, Canadá, Holanda, Rússia, Grã-Bretanha, Japão, China, Alemanha, Hungria, Romênia, Itália e Bélgica.

As ginastas sabem que é um privilégio estrear na competição e já conseguir se classificar para uma final. Por isso, querem aproveitar ao máximo esse momento. "Tenho que fazer uma boa competição e vou dar o meu melhor, assim como foi na classificatória. Vamos ver na hora como será. Sei que estarei ao lado de grandes ginastas, mas o importante é estar concentrada nas minhas séries e procurar me sair o melhor possível", afirmou Lorrane.

Flávia, que normalmente encanta o público com um grande carisma, se mostra muito tranquila e com o objetivo de conseguir uma pontuação ainda mais alta do que nas preliminares. "Esse é o meu primeiro Mundial e eu já estou muito feliz por ter me classificado para a final. Gostei do meu desempenho na classificatória, mas quero melhorar ainda mais, principalmente na trave. Espero que dê tudo certo. Estou contente por estar em uma final ao lado de ginastas que eu admiro como a Simone Biles (seis vezes medalhista de ouro em Mundiais) e a Gabrielle Douglas (campeã olímpica), dos Estados Unidos", comemorou.

No Individual Geral Masculino, o Brasil também terá dois representantes. Arthur Nory Mariano e Lucas Bitencourt participam da decisão na sexta-feira (30), a partir das 15h40 (horário de Brasília), também com transmissão dos canais SporTV. No sábado (31) e no domingo (1°) serão as finais por aparelho. Arthur Nory compete na decisão da barra fixa, no domingo (1°), a partir das 11h.

Programação
Horário de Brasília

Quarta-feira (28)
15h25 às 19h10 - Finais Masculinas por equipe - Brasil - transmissão SporTV

Quinta-feira (29)
16h10 às 19h15 - Finais Individual Geral Feminino - Lorrane Oliveira e Flávia Saraiva - transmissão SporTV

Sexta-feira (30)
15h40 às 19h20 - Finais Individual Geral Masculino - Arthur Nory e Lucas Bitencourt - transmissão SporTV

Sábado (31)
10h50 às 15h - Finais por aparelho - transmissão SporTV

Domingo (1°)
11h às 15h - Finais por aparelho - Arthur Nory (barra fixa) - transmissão SporTV

Seleção de Ginástica Artística Feminina

Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo

Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Coreógrafa: Valéria Lakerbai
Médico: Roberto Nahon
Fisioterapeuta: Júlio Mattos
Chefe de equipe: Georgette Vidor

Seleção de Ginástica Artística Masculina

Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva

Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Chefe de delegação: Leonardo Finco

Fonte: Photoegrafia

terça-feira, 27 de outubro de 2015


Seleção de Ginástica Artística Masculina faz final por equipes no Mundial nesta quarta-feira (28)
Fotos Ricardo Bufolin

Já classificados para os próximos Jogos Olímpicos, brasileiros agora querem superar o sexto lugar do ano passado

Glasgow (SCO) - Com a classificação por equipes para os Jogos Olímpicos de 2016 já assegurada, a sensação para a Seleção de Ginástica Artística Masculina no Mundial de Glasgow, na Escócia, foi de dever cumprido. Porém, ainda não acabou. Nesta quarta-feira (28), a partir das 15h25 (horário de Brasília) - com transmissão dos canais SporTV - o grupo compete nas finais e quer fazer bonito novamente. Em 2014, o Brasil terminou na sexta posição e colocou seu nome definitivamente entre os melhores. Dessa vez, tem grandes chances de ultrapassar essa marca.

"Pelo que temos visto dos nossos próprios resultados, podemos melhorar nossa posição com relação ao ano passado", garantiu o campeão olímpico Arthur Zanetti. "Em Toronto, por exemplo, ficamos atrás dos Estados Unidos por três pontos, aqui por apenas um, e eles fizeram uma boa classificatória. Então, se fizermos uma boa competição, podemos ultrapassá-los", completou o ginasta, lembrando que os Estados Unidos terminaram em quinto lugar na qualificatória, com 350,332 pontos.

Apesar de não ter conquistado vaga nas finais das argolas, Zanetti está empolgado pela disputa em equipe e pretende usar toda a experiência para ajudar os companheiros a somar uma pontuação importante. "A final por equipe é uma das mais legais tanto para o público quanto para quem está competindo. Vamos fazer a nossa parte. Sabemos que é muito difícil subir ao pódio com tantos concorrentes fortes como China, Japão, Estados Unidos e Grã-Bretanha, que está em casa, mas queremos fazer tudo bem feito."

Na final, a Seleção terá que contar com a ausência de Péricles Silva, que sentiu dores no joelho esquerdo ao terminar a série de barra fixa e, por uma decisão da comissão técnica, não integrará a equipe nas finais para preservá-lo de uma lesão grave. O atleta será substituído por Diego Hypolito, que havia ficado na reserva anteriormente.

Diego promete fazer o melhor para que o Brasil conquiste um bom resultado. "Fico muito honrado em poder ajudar a equipe. Este é meu décimo Mundial. Vamos tentar aproveitar essa final e fazer o melhor, já que nosso objetivo principal foi cumprido", disse o bicampeão mundial. "Não vou negar que estou um pouco nervoso de entrar na final, porque se torna uma expectativa grande, mas vou tentar entrar o mais feliz possível e fazer um bom trabalho", garantiu.

Na etapa qualificatória, os brasileiros somaram 349,057 pontos e ficaram na sétima posição. Na classificatória, cinco ginastas competem em cada aparelho e a pior nota é descartada, portanto, são calculadas apenas quatro. Já nas finais, três atletas se apresentam em cada aparelho e as três notas são computadas.

Diego irá competir no salto e solo, Arthur Nory no salto, barra fixa, solo e cavalo com alças, Arthur Zanetti nas argolas, Caio Souza no salto, paralelas, solo e argolas, Francisco Barretto nas paralelas, barra fixa e cavalo, e Lucas Bitencourt nas paralelas, barra fixa, cavalo e argolas.

Além das finais por equipe, nos próximos dias o Brasil estará também na decisão do Individual Geral Masculino com Arthur Nory e Lucas Bitencourt, na barra fixa com Arthur Nory, e no Individual Geral Feminino com Lorrane Oliveira e Flávia Saraiva.

Programação
Horário de Brasília

Quarta-feira (28)
15h25 às 19h10 - Finais Masculinas por equipe - Brasil - transmissão SporTV

Quinta-feira (29)
16h10 às 19h15 - Finais Individual Geral Feminino - Lorrane Oliveira e Flávia Saraiva - transmissão SporTV

Sexta-feira (30)
15h40 às 19h20 - Finais Individual Geral Masculino - Arthur Nory e Lucas Bitencourt - transmissão SporTV

Sábado (31)
10h50 às 15h - Finais por aparelho - transmissão SporTV

Domingo (1°)
11h às 15h - Finais por aparelho - Arthur Nory (barra fixa) - transmissão SporTV

Seleção de Ginástica Artística Feminina

Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo

Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Coreógrafa: Valéria Lakerbai
Médico: Roberto Nahon
Fisioterapeuta: Júlio Mattos
Chefe de equipe: Georgette Vidor

Seleção de Ginástica Artística Masculina

Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva

Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Chefe de delegação: Leonardo Finco 

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

UM POR TODOS E TODOS POR UM!!!

Se individualmente eles já são maravilhosos, imagina todos juntos!! Se um cai, o outro acerta, se um acerta o outro aplaude, e nesse clima de união os nossos meninos alcançaram a tão sonhada meta de colocar o Brasil na disputa por equipes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Calma, você não vai acordar de um sonho!! Ninguém mais tira o nosso time da disputa.
Quer mais?? Você poderá acompanhar as finais por equipes no SPORTV, e se deliciar com a performance dos nossos garotos em todas as provas.
Tá pensando que acabou?! Ainda veremos a inédita participação de Arthur Mariano, primeiro ginasta brasileiro a colocar o Brasil numa final de barra fixa, deixando pra trás o campeão olímpico, simpelesmente a máquina voadora da Holanda, Epke Zonderlande. Puxa Nory, maldade, eu gosto tanto da prova dele....


Seleção de Ginástica Artística Masculina faz história ao conquistar vaga por equipe para Rio 2016
fotos Ricardo Bufolin

 Pela primeira vez País terá uma equipe completa masculina na maior competição esportiva do planeta

Glasgow (SCO) - A ginástica brasileira acaba de conquistar um dos feitos mais importantes da história da modalidade: classificar uma equipe masculina completa para os Jogos Olímpicos pela primeira vez. A Seleção, composta por Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva, fez uma boa apresentação em todos os aparelhos e somou 349,057 pontos na fase classificatória do Mundial de Glasgow, na Escócia. Assim, além de estar garantida no Rio de Janeiro, em 2016, o que era o principal objetivo da Seleção este ano, também passa para as finais por equipe do Mundial, marcada para a próxima quarta-feira (28).

O Brasil ficou com a sétima posição da qualificatória e, juntamente com Japão, China, Grã-Bretanha, Rússia, Estados Unidos, Suíça e Coreia do Sul, irá em busca de uma medalha daqui a dois dias. Porém, para o grupo, o mais importante foi cumprir o objetivo de colocar a equipe nos Jogos Olímpicos. Ter o direito de levar uma equipe completa ao Rio significa aumentar as chances do Brasil de conquistar uma medalha olímpica, seja por equipe, no Individual Geral ou por aparelhos, já que haverá mais atletas do País competindo. O Brasil já possui o ouro de Arthur Zanetti nas argolas em 2012. 

 "Esse é o fruto de um grande trabalho que começou há alguns anos", frisou o treinador chefe da Seleção, Renato Araújo. "É um momento histórico. Classificar uma equipe inteira sempre foi o nosso sonho. Já perseguimos isso há algum tempo. Batemos na trave no último ciclo, pois em Londres tivemos três atletas, mas não a equipe completa. Este é o melhor momento da Ginástica Artística Masculina do Brasil. Nossa classificatória veio de um Mundial com a presença dos melhores ginastas do planeta e isso é muito difícil."

O técnico ressalta o grande trabalho que a modalidade tem feito em busca desse objetivo. "Tivemos uma preparação excelente. Estamos com uma boa estrutura de treinamento. Estamos trabalhando todos juntos já há algum tempo. Esses últimos dias, principalmente da aclimatação em Portugal para cá, foram os melhores de um Pré-Mundial que eu já vivi. Todos os atletas tiveram muita disciplina e tentaram fazer o melhor nos treinos. Fizemos tudo junto, como uma verdadeira equipe deve fazer. Foi perfeito", pontuou.

 Passada a pressão de estar garantido nos Jogos Olímpicos, o Brasil já pode dar sequência à estratégia para conquistar bons resultados no Rio. "Temos, agora, pouco mais de nove meses para trabalhar focados nas Olimpíadas. Se não tivéssemos nos classificados, teríamos que nos organizar para o evento-teste e, só depois disso, começar a trabalhar para os Jogos Olímpicos. Acredito que podemos ter um resultado melhor em 2016 com essa preparação desde já", acrescentou o técnico.

Para completar, o País também busca o pódio mundial na barra fixa também pela primeira vez, com Arthur Nory Mariano, terceiro colocado nas classificatórias, e no Individual Geral com Nory e com Lucas Bitencourt. Na fase preliminar, Nory foi o 11° colocado, com 88,182 na somatória de todos os aparelhos, e Lucas o 20°, com 86,564.

"Nosso principal objetivo era classificar a equipe, mas estamos muito felizes por estarmos nessas duas finais. Nunca disputamos uma medalha na barra. Isso, mais uma vez, mostra a evolução da ginástica brasileira", concluiu Renato Araújo.
 Para a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, esta é uma grande recompensa por todo o trabalho realizado. "Todos os ginastas, técnicos, árbitros e profissionais que trabalham com a ginástica no Brasil estão de parabéns pela dedicação e empenho em busca dessa conquista inédita. Temos que agradecer ao nosso patrocinador master, a Caixa Econômica Federal, ao Ministério do Esporte e ao Comitê Olímpico do Brasil pelo apoio de sempre, além de todos os colaboradores e admiradores da ginástica brasileira. Estamos muito felizes com esse resultado histórico", resumiu.


Programação
Horário de Brasília

Terça-feira (27)
16h45 às 19h - Finais Femininas por equipe - transmissão SporTV

Quarta-feira (28)
15h45 às 19h - Finais Masculinas por equipe - Brasil - transmissão SporTV

Quinta-feira (29)
16h45 às 19h - Finais Individual Geral Feminino -Lorrane Oliveira e Flávia Saraiva - transmissão SporTV

Sexta-feira (30)
16h10 às 19h - Finais Individual Geral Masculino - Arthur Nory e Lucas Bitencourt - transmissão SporTV

Sábado (31)
11h às 15h - Finais por aparelho - transmissão SporTV

Domingo (1°)
11h30 às 15h - Finais por aparelho - Arthur Nory (barra fixa) transmissão SporTV

Seleção de Ginástica Artística Feminina

Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo

Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Coreógrafa: Valéria Lakerbai
Médico: Roberto Nahon
Fisioterapeuta: Júlio Mattos
Chefe de equipe: Georgette Vidor

Seleção de Ginástica Artística Masculina

Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva

Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Chefe de delegação: Leonardo Finco
Fonte: Photoegrafia

domingo, 25 de outubro de 2015


Brasil passa pelas classificatórias masculinas do Mundial de Ginástica Artística
Equipe precisa aguardar o desempenho de outros países para saber se está classificado para as finais
Fotos Ricardo Bufolin

 Glasgow (SCO) - Quando o enorme telão instalado na SSE Hydro Arena, em Glasgow, na Escócia, começou a passar a vinheta de abertura da etapa classificatória do Mundial de Ginástica Artística, na manhã deste domingo (25), o coração da Seleção Brasileira Masculina bateu mais forte. Era o início real de uma grande corrida em busca da classificação para as finais por equipe e para garantir a vaga direta para os Jogos Olímpicos de 2016, sem precisar passar pelo evento-teste. 

Ao longo das rotações, o que se viu foi uma grande união e foco de todos os atletas, mesmo quando algumas coisas não saíram como o esperado. O resultado foi 349,057 pontos e o segundo lugar após o fim da primeira subdivisão, atrás da forte Grã-Bretanha, que somou 354,417. A subdivisão do Brasil era a primeira e abriu a competição. No total, até amanhã, serão oito subdivisões, portanto, os brasileiros terão que esperar até o final para saberem se estão ou não classificados. 
 O Brasil teve algumas quedas durante as apresentações, mas no geral se saiu bem e tem grandes chances de cumprir a meta. "Chegamos próximos dos 350 pontos, que era o que esperávamos. As falhas que tivemos não comprometeram demais o trabalho de equipe porque elas não aconteceram no mesmo aparelho. Acho que o trabalho foi bom, bem próximo do que a equipe pode fazer. A arbitragem também foi bem criteriosa e espero que mantenha esse parâmetro até o final", analisou o coordenador da Seleção Masculina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Leonardo Finco. 

 O campeão olímpico e mundial nas argolas, Arthur Zanetti, destacou o esforço de todo o grupo. "A equipe do Brasil está de parabéns. Fez um belo trabalho de equipe, porque quando um falhava, vinha outro em seguida para substituir a nota", disse o ginasta, lembrando que as quatro melhores notas da equipe em cada aparelho são contabilizadas e a quinta é descartada. "Com a pontuação que tivemos, geralmente, é possível nos classificarmos, mas competição é competição e agora temos que esperar a nota das outras equipes. O bom é que já fizemos a nossa parte, mas é ruim ter que esperar ainda um dia e meio para saber se estamos classificados", completou Zanetti. 


 Arthur Nory Mariano foi um grande pilar para o Brasil nas classificatórias de hoje e tem grandes chances de representar o País nas finais do Individual Geral. Ele garantiu 88,182 pontos. Além dele, o jovem Lucas Bitencourt também se saiu muito bem na soma de todos os aparelhos, com 86,564. "Acho que fizemos a nossa parte", afirmou Nory. "Tivemos erros em alguns aparelhos, mas acredito que com a boa pontuação que fizemos vamos conseguir ficar entre os oito."

Sobre o melhor desempenho do Brasil no Individual Geral, Nory garante que o mais importante foi ajudar o grupo. "Eu estava aqui para dar todo o suporte para a equipe. A cada aparelho procurei mostrar que estava satisfeito com o que eu fiz e mandar confiança para a equipe. Nós treinamos muito. Eu estava focado e trabalhei para ser consistente", comentou. 


As finais por equipe estão marcadas para a próxima quarta-feira (28). Na sexta-feira (30) serão as finais do Individual Geral masculino e no sábado (31) e domingo (1º) as finais por aparelhos. 

Resultados - Classificatórias masculinas

Cavalo com alças
Caio Souza 12,633
Lucas Bitencourt 13,800
Arthur Nory 14,533
Francisco Barretto 14,366
Péricles da Silva 14,266

Argolas
Arthur Nory 14,033
Caio Souza 14,333
Francisco Barretto 13,200
Lucas Bittencourt 14,366
Arthur Zanetti 15,433

Salto
Lucas Bittencourt 14,766
Arthur Nory 14,900
Arthur Zanetti 14,816
Caio Souza 14,966
Francisco Barretto 14,016

Paralelas
Péricles da Silva 14,400
Arthur Nory 14,533
Lucas Bitencourt 14,266
Francisco Barretto 14,966
Caio Souza 14,200

Barra fixa
Péricles da Silva 14,066
Lucas Bitencourt 14,866
Arthur Nory 15,300
Caio Souza 14,233
Francisco Barretto 12,975

Solo
Lucas Bitencourt 14,500
Arthur Zanetti 13,666
Caio Souza 14,466
Arthur Nory 14,883
Francisco Barretto 14,000

Programação
Horário de Brasília

Segunda-feira (26)
Classificatórias masculinas
7h15 às 10h25 - subdivisão 5 - UKR, FRA, HUN
10h45 às 13h50 - subdivisão 6 - CAN, ESP, MEX
14h40 às 17h45 - subdivisão 7 - USA, NED, BLR
18h às 21h - subdivisão 8 - ITA, ROU, TPE

Terça-feira (27)
16h45 às 19h - Finais Femininas por equipe - transmissão SporTV

Quarta-feira (28)
15h45 às 19h - Finais Masculinas por equipe - transmissão SporTV

Quinta-feira (29)
16h45 às 19h - Finais Individual Geral Feminino - transmissão SporTV

Sexta-feira (30)
16h10 às 19h - Finais Individual Geral Masculino - transmissão SporTV

Sábado (31)
11h às 15h - Finais por aparelho - transmissão SporTV

Domingo (1°)
11h30 às 15h - Finais por aparelho - transmissão SporTV

Seleção de Ginástica Artística Feminina

Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo

Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Coreógrafa: Valéria Lakerbai
Médico: Roberto Nahon
Fisioterapeuta: Júlio Mattos
Chefe de equipe: Georgette Vidor

Seleção de Ginástica Artística Masculina

Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva

Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Chefe de delegação: Leonardo Finco 
Fonte: Photoegrafia

 Seleção Feminina fica a uma posição das finais por equipe no Mundial de Ginástica Artística
País precisa competir no evento-teste em abril em busca de vaga para os Jogos Olímpicos 
Fotos Ricardo Bufolin
Glasgow (SCO) - A vaga direta por equipe para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro passou próximo da Seleção de Ginástica Artística Feminina. A jovem equipe brasileira se saiu muito bem na fase classificatória do Mundial de Glasgow, na Escócia, e por uma diferença pequena de pontuação não ficou entre as oito primeiras e não se classificou para as finais, assim terá que disputar o evento-teste classificatório para 2016, no mês de abril, quando mais quatro Seleções se classificam. 

O Mundial deste ano está muito equilibrado, prova disso é que equipes tradicionais como a Romênia e Alemanha também não se classificaram e terão que percorrer o mesmo caminho do Brasil para chegar às Olimpíadas. Como fazia parte da quarta subdivisão, a Seleção se apresentou ontem, garantiu 221,861 pontos e teve que esperar até hoje para saber o resultado dos concorrentes. A Holanda, com séries limpas e sem erros conseguiu superar o Brasil ao somar 222,354 e, assim, ficou com a oitava vaga, deixando o Brasil em nono.
 Os Estados Unidos lideraram 236,611, seguido pela Rússia (231,437), Grã-Bretanha (227,162), China (225,127), Itália (224,452), Japão (223,863), Canadá (222,780) e Holanda. 

"Competimos mal na paralela, que é um aparelho que ainda precisamos trabalhar mais. Fizemos uma competição de trave maravilhosa, mas erramos nesse aparelho e isso fez a diferença. A Holanda fez uma prova de paralela limpa e não falhou em nenhum aparelho. Mas, no geral, melhoramos em tudo e ainda estamos sem uma grande ginasta que é a Rebeca e que faria a diferença", resumiu a coordenadora da Seleção Feminina, Georgette Vidor. 

O que muda de agora em diante para a Seleção até chegar aos Jogos Olímpicos é a estratégia de competição, segundo Georgette. "Teríamos um treinamento diferente daqui em diante se já tivéssemos nos classificado. Eles seriam mais voltados para os Jogos Olímpicos. Agora, o foco passa a ser outro. Essa competição passa a ser alvo para nós. Mas, vendo pelo lado positivo e estratégico, vamos ter uma competição por equipe dentro do nosso País antes dos Jogos. Vamos ter uma prévia, dentro do ginásio onde vamos competir, com público etc. Vai ser um grande teste e um grande treinamento", acrescentou. 

 O fato positivo do Mundial de Glasgow é que a nova geração de atletas do País mostrou um potencial enorme, com a classificação das estreantes Lorrane Oliveira e Flávia Saraiva para as finais do Individual Geral. Lorrane foi a 11ª colocada (56,365) e Flávia a 14ª (55,798). "Temos duas ginastas na final. No último Mundial não tivemos ninguém. São duas meninas novas, então, se compararmos com o resultado do ano passado estamos muito bem. Aumentamos 2,5 pontos e saímos da 16ª para a nona posição. Então, acho que no geral, fomos bem", concluiu Georgette. 

Os países que irão competir no evento-teste feminino São: Brasil, França, Bélgica, Alemanha, Rússia, Austrália, Coreia do Sul e Suíça.


Masculino - A Seleção Masculina faz as qualificatórias neste domingo (25), a partir das 7h15 (horário de Brasília) e também tem como objetivo ficar entre os oito primeiros para se classificar diretamente para os Jogos Olímpicos. O Brasil será representado por Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles da Silva. 

Programação
Horário de Brasília

Domingo (25)
Classificatórias masculinas
7h15 às 10h25 - subdivisão 1 - BRA, GBR , PUR
10h45 às 13h50 - subdivisão 2 - RUS, GER, SUI
14h40 às 17h45 - subdivisão 3 - CHN, JPN, BEL
18h às 21h - subdivisão 4 - KOR, GRE, COL

Segunda-feira (26)
Classificatórias masculinas
7h15 às 10h25 - subdivisão 5 - UKR, FRA, HUN
10h45 às 13h50 - subdivisão 6 - CAN, ESP, MEX
14h40 às 17h45 - subdivisão 7 - USA, NED, BLR
18h às 21h - subdivisão 8 - ITA, ROU, TPE

Terça-feira (27)
16h45 às 19h - Finais Femininas por equipe - transmissão SporTV

Quarta-feira (28)
15h45 às 19h - Finais Masculinas por equipe - transmissão SporTV

Quinta-feira (29)
16h45 às 19h - Finais Individual Geral Feminino - transmissão SporTV

Sexta-feira (30)
16h10 às 19h - Finais Individual Geral Masculino - transmissão SporTV

Sábado (31)
11h às 15h - Finais por aparelho - transmissão SporTV

Domingo (1°)
11h30 às 15h - Finais por aparelho - transmissão SporTV

Seleção de Ginástica Artística Feminina

Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo

Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Coreógrafa: Valéria Lakerbai
Médico: Roberto Nahon
Fisioterapeuta: Júlio Mattos
Chefe de equipe: Georgette Vidor

Seleção de Ginástica Artística Masculina

Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva

Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Chefe de delegação: Leonardo Finco 

Fonte: PHotoegrafia

sábado, 24 de outubro de 2015

SELEÇÃO FEMININA PASSA BEM PELA CLASSIFICATÓRIA E AGUARDA FINAL DA COMPETIÇÃO PARA SABER SE VAI ÀS FINAIS
                                                          Fotos Ricardo Bufolin
 Glasgow (SCO) - O Brasil passou bem pela etapa classificatória feminina do Mundial de Ginástica Artística, em Glasgow, na Escócia, nesta sexta-feira (23). Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira e Thauany Araújo colocaram o País na sexta colocação por equipes ao final da quinta subdivisão. São 12 subdivisões no total durante os dois dias das provas qualificatórias, que seguem ainda hoje, com uma subdivisão, e terminam amanhã, com mais seis. As ginastas somaram 221,861 pontos e ficaram atrás da Rússia (231,437), Grã-Bretanha (227,162), Itália (224,452), Japão (223,863) e Canadá (222,780).

As brasileiras começaram muito bem, arrancando aplausos do público no solo. Cheia de graça e simpatia, Flávia Saraiva encantou e garantiu a nota de 14,166. Lorrane Oliveira somou 14,066, Daniele Hypolito fez 13,966, Jade Barbosa obteve 13,433 e Letícia Costa 12,433. 
 O segundo aparelho das brasileiras foi o salto e elas conseguiram manter as boas notas. Jade somou 14,833, Lorrane garantiu 14,766, Daniele 14,300, Flávia 14,233 e Thauany 14,166. Em seguida foi a vez das assimétricas. Lorrane fez 13,600, Flávia 13,266, Thauany 12,800, Daniele 12,300 e Jade 11,633.

Para finalizar, as brasileiras passaram bem pela trave. Jade obteve 14,200, Flávia 14,133, Lorrane 13,933, Daniele 13,866 e Thauany 12,800.

Lorrane Oliveira se saiu bem e deve ser uma das representantes do Brasil nas finais do Individual Geral, após somar 56,365. "Estou muito feliz por ter acertado tudo, não ter tido nenhuma queda e por ter sido a melhor do Brasil no Individual Geral. Acho que minha hora chegou e ainda bem que foi no Mundial", disse a ginasta que disputa pela primeira vez o campeonato. "Estou muito satisfeita com a minha competição de hoje", completou.
 A atleta confessa que sentiu um pouco o nervosismo da estreia, mas que depois conseguiu controlar bem e cumprir seu papel. "Acho que temos que saber lidar com isso. Todas nós da equipe controlamos bem o nervosismo. Mesmo com algumas falhas, fomos super bem."

Flávia Saraiva também faz seu primeiro Mundial, mas tirou de letra a estreia e, como sempre, encantou o público. "Foi muito legal, mas fiquei um pouco ansiosa. Gostei das minhas séries, mas achei que poderia ter ido um pouco melhor na trave. Espero que com a nossa nota consigamos chegar à final. Vamos ter que conter a ansiedade porque ainda faltam várias equipes", disse. Flávia também tem grandes chances de garantir vaga nas finais do Individual Geral e precisa esperar os próximos resultados.  Jade Barbosa destacou a união da equipe durante a passagem pelos aparelhos, lembrando que uma estava sempre dando força para a outra. "Treinamos muito este ano. Tivemos alguns contratempos, como a lesão de atletas importantes como a Rebeca (Andrade), que estaria competindo muito bem aqui, mas soubemos superar. Estivemos juntas o tempo todo, independentemente do nosso resultado. Isso vai fazer a diferença", apontou Jade.

O Mundial deste ano é classificatório para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Portanto, as oito melhores equipes garantem vaga direta para a competição. Os países que ficarem de nono a 16º precisam disputar o evento-teste, em abril do próximo ano. No total, 87 países estão participando do Mundial.

Masculino - As classificatórias masculinas começam neste domingo (25). O Brasil integra a primeira subdivisão, ao lado da Grã-Bretanha e de Porto Rico. A equipe passou muito bem pelo treino de pódio na quarta-feira (21) e segue em treinamento intensivo para a estreia no campeonato.

Resultados do Brasil - Classificatórias femininas

Solo
Letícia Costa 12,433
Jade Barbosa 13,433
Lorrane Oliveira 14,066
Daniele Hypolito 13,966
Flávia Saraiva 14,166

Salto
Thauany Araújo 14,166
Daniele Hypolito 14,300
Flávia Saraiva 14,233
Jade Barbosa 14,833
Lorrane Oliveira 14,766

Assimétricas
Thauany Araújo 12,800
Daniele Hypolito 12,300
Flávia Saraiva 13,266
Jade Barbosa 11,633
Lorrane Oliveira 13,600

Trave
Thauany Araújo 12,800
Daniele Hypolito 13,866
Flávia Saraiva 14,133
Jade Barbosa 14,200
Lorrane Oliveira 13,933

Programação
Horário de Brasília

Sábado (24)
Classificatórias femininas
6h15 às 8h15 - subdivisão 7 - CHN, PKR
8h30 às 10h30 - subdivisão 8 - BEL, KOR
10h40 às 12h40 - subdivisão 9 - AUS, FRA
13h30 às 15h30 - subdivisão 10 - USA, NED
15h40 às 17h40 - subdivisão 11 - MEX, GRE
17h50 às 19h50 - subdivisão 12 - SUI, HUN

Domingo (25)
Classificatórias masculinas
6h15 às 9h25 - subdivisão 1 - BRA, GBR , PUR
9h45 às 12h50 - subdivisão 2 - RUS, GER, SUI
13h40 às 16h45 - subdivisão 3 - CHN, JPN, BEL
17h às 20h - subdivisão 4 - KOR, GRE, COL

Segunda-feira (26)
Classificatórias masculinas
6h15 às 9h25 - subdivisão 5 - UKR, FRA, HUN
9h45 às 12h50 - subdivisão 6 - CAN, ESP, MEX
13h40 às 16h45 - subdivisão 7 - USA, NED, BLR
17h às 20h - subdivisão 8 - ITA, ROU, TPE

Terça-feira (27)
15h45 às 18h - Finais Femininas por equipe - transmissão SporTV

Quarta-feira (28)
14h45 às 18h - Finais Masculinas por equipe - transmissão SporTV

Quinta-feira (29)
15h45 às 18h - Finais Individual Geral Feminino - transmissão SporTV

Sexta-feira (30)
15h10 às 18h - Finais Individual Geral Masculino - transmissão SporTV

Sábado (31)
10h às 14h - Finais por aparelho - transmissão SporTV

Domingo (1°)
10h30 às 14h - Finais por aparelho - transmissão SporTV

Seleção de Ginástica Artística Feminina

Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo

Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko
Coreógrafa: Valéria Lakerbai
Médico: Roberto Nahon
Fisioterapeuta: Júlio Mattos
Chefe de equipe: Georgette Vidor

Seleção de Ginástica Artística Masculina

Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva

Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Chefe de delegação: Leonardo Finco

Fonte: Photoegrafia

sexta-feira, 23 de outubro de 2015


Brasileiras estreiam no Mundial de Ginástica Artística
em busca da vaga olímpica
Fotos Ricardo Bufolin

Nesta sexta-feira (23), equipe participa da etapa classificatória a partir das 13h30 (horário de Brasília)
Glasgow (SCO) - Chegou o grande dia para a Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina. Nesta sexta-feira (23), as atletas fazem a estreia no Mundial Pré-Olímpico de Glasgow, na Escócia, e começam a corrida por uma vaga direta para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. As classificatórias do Brasil têm início às 13h30 (horário de Brasília) e as meninas fazem parte da quarta das seis subdivisões do dia, juntamente com a Grã-Bretanha. A etapa segue ainda no sábado (24) com mais seis subdivisões. As finais femininas começam na terça-feira (27), com transmissão dos canais SporTV

 Se o Brasil terminar o Mundial entre os oito primeiros por equipes, estará garantido diretamente em 2016. Os países que ficarem de nono a 16° irão disputar o evento-teste no mês de abril. O grupo sabe que tem potencial e que o objetivo pode ser alcançado se sair de acordo com a preparação feita. "Fizemos tudo o que estava dentro do possível este ano. Todo mundo deu o máximo de si e agora é acertar, mostrar o que temos trabalhado. Fizemos boas avaliações e estamos confiantes. É claro que um Mundial Pré-Olímpico causa uma ansiedade grande, mas estamos prontas", comentou Jade Barbosa. 

Ela garante que o importante é estarem concentradas e colocarem em prática o que foi planejado. "Amanhã, o importante é mostrarmos o que treinamos. Temos que fazer o que sabemos e não errar. Como algumas meninas estão em um Mundial pela primeira vez, nós que já competimos antes procuramos ajudar e nos unirmos ainda mais. Isso pesa, com certeza. Eu espero que elas também sintam confiança em nós, da mesma forma que senti isso nas meninas mais experientes quando comecei", relembrou. 

 Flávia Saraiva, apesar de competir em um Mundial pela primeira vez, não tem sentido muito o peso, ao menos por enquanto. "Sei que é uma responsabilidade, mas o importante é pensar em fazer o melhor, acertar tudo o que treinei até aqui, assim como nas outras competições", enfatizou a ginasta de 16 anos. 

A coordenadora da Seleção Feminina, Georgette Vidor, acredita em um bom desempenho brasileiro durante as classificatórias, mesmo sabendo que a concorrência é muito grande. "Temos algumas equipes disputando a vaga com o Brasil, mas se competirmos bem, acertando tudo, nossas chances são grandes. Elas estão muito bem preparadas. Temos grandes ginastas. Tivemos uma boa preparação e boa aclimatação. Fizemos a melhor preparação possível. Nada poderia ser melhor do que foi. Vamos ver agora como elas irão se sair", pontuou. 


 Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira farão todos os aparelhos, Thauany Araújo se apresenta no salto, assimétricas e trave, e Letícia Costa no solo. Lorenna Rocha será a reserva. 

Masculino - As classificatórias masculinas começam no próximo domingo (25). O Brasil integra a primeira subdivisão, ao lado da Grã-Bretanha e de Porto Rico. As provas têm início às 6h15 (horário de Brasília). Nesta quinta-feira (22), a equipe, que passou ontem pelo treino de pódio, trabalhou somente a parte física na academia. 



Programação 
Horário de Brasília 

Sexta-feira (23)
Classificatórias femininas 
6h15 às 8h15 - subdivisão 1 - ROU, ESP
8h30 às 10h30 - subdivisão 2 - JPN, AUT
10h40 às 12h40 - subdivisão 3 - CAN, SWE
13h30 às 15h30 - subdivisão 4 - BRA, GBR
15h45 às 17h40 - subdivisão 5 - RUS, ITA
17h50 às 19h50 - subdivisão 6 - GER, POL

Sábado (24)
Classificatórias femininas 
6h15 às 8h15 - subdivisão 7 - CHN, PKR
8h30 às 10h30 - subdivisão 8 - BEL, KOR
10h40 às 12h40 - subdivisão 9 - AUS, FRA
13h30 às 15h30 - subdivisão 10 - USA, NED
15h40 às 17h40 - subdivisão 11 - MEX, GRE
17h50 às 19h50 - subdivisão 12 - SUI, HUN

Domingo (25)
Classificatórias masculinas 
6h15 às 9h25 - subdivisão 1 - BRA, GBR , PUR
9h45 às 12h50 - subdivisão 2 - RUS, GER, SUI
13h40 às 16h45 - subdivisão 3 - CHN, JPN, BEL
17h às 20h - subdivisão 4 - KOR, GRE, COL

Segunda-feira (26)
Classificatórias masculinas 
6h15 às 9h25 - subdivisão 5 - UKR, FRA, HUN
9h45 às 12h50 - subdivisão 6 - CAN, ESP, MEX
13h40 às 16h45 - subdivisão 7 - USA, NED, BLR
17h às 20h - subdivisão 8 - ITA, ROU, TPE

Terça-feira (27)
15h45 às 18h - Finais Femininas por equipe - transmissão SporTV

Quarta-feira (28)
14h45 às 18h - Finais Masculinas por equipe - transmissão SporTV

Quinta-feira (29)
15h45 às 18h - Finais Individual Geral Feminino - transmissão SporTV

Sexta-feira (30)
15h10 às 18h - Finais Individual Geral Masculino - transmissão SporTV

Sábado (31)
10h às 14h - Finais por aparelho - transmissão SporTV

Domingo (1°)
10h30 às 14h - Finais por aparelho - transmissão SporTV

Seleção de Ginástica Artística Feminina

Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo 

Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko 
Coreógrafa: Valéria Lakerbai
Médico: Roberto Nahon
Fisioterapeuta: Júlio Mattos
Chefe de equipe: Georgette Vidor

Seleção de Ginástica Artística Masculina 

Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva

Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Chefe de delegação: Leonardo Finco

Fonte: Photoegrafia