quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Aos 16, americana bate vice-campeã mundial e leva outro ouro na ginástica


Melhor ginasta da seletiva americana e ouro por equipes nos Jogos, Gabrielle Douglas supera russa Victoria Komova na final do individual geral em Londres

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

Campeã da seletiva americana para os Jogos de Londres e uma das principais revelações da ginástica artística mundial, Gabrielle Douglas confirmou o favoritismo e levou mais um ouro olímpico, dessa vez, no individual geral, nesta quinta-feira, na Arena de North Greenwich. Com uma atuação brilhante, a jovem de 16 anos somou 62.232 pontos e tornou-se a ginasta mais completa da competição. Apelidada de "esquilo voador" pelo seu desempenho aéreo nas barras assimétricas, ela competiu em quatro aparelhos (salto, solo, assimétricas e trave). Na última terça-feira, os Estados Unidos conquistaram o lugar mais alto do pódiona disputa por equipes feminina, com Gabrielle, Jordyn Wieber, Alexandra Raisman, Kyla Ross e McKayla Maroney.
A russa Victoria Komova lutou até o fim pelo ouro, fez uma apresentação de solo perfeita, mas não conseguiu alcançar a rival e caiu no choro. Com 61.973 pontos, a vice-campeã mundial e agora olímpica foi mais uma vez batida por uma americana no individual geral, assim como no Mundial de Tóquio, no ano passado, quando foi superada por Jordyn Wieber. A russa Aliya Mustafina completou o pódio na capital britânica, com 59.566.

A americana Alexandra Raisman atingiu 59.566 pontos e ficou na quarta colocação geral. Com a terceira melhor nas eliminatórias da prova, a compatriota Jordyn Wieber não pôde disputar a final, já que as companheiras de equipe tiveram as duas melhores notas e cada país pode levar apenas duas atletas. Ouro no individual geral do Mundial de 2011, sua primeira competição internacional, ela era uma forte candidata a ocupar o topo do pódio em Londres.

Confira a pontuação das três primeiras colocadas no individual geral:

1º lugar - Gabrielle Douglas (EUA)
Salto - 15.966 pontos
Solo - 15.033
Barras assimétricas - 15.733
Trave - 15.500

2º lugar - Victoria Komova (Rússia)
Salto - 15.466
Solo - 15.100
Barras assimétricas - 15.966
Trave - 15.441

3º lugar - Aliya Mustafina (Rússia)
Salto - 15.233
Solo - 14.600
Barras assimétricas - 16.100
Trave - 13.633



18 comentários:

  1. Acho que ela mereceu mesmo! Bjs Bella 12 anos

    www.bellacuticuti.blogspot.com da uma passadinha lá??

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente um AHAZO...amei a apresentação dela...foi digna do ouro...Aquela dupla pirueta e meia dela no salta foi espetacular. Sem contar a pirueta parada dela na trave. Sem duvidas minha torcida esta com ela e toda a equipe americana que esta dando o sangue nas Olimpíadas!

    ResponderExcluir
  3. Andrea, descobrir seu site neste domingo, durante a final por aparelhos. Eu não sou formado em educação física e nem trabalho na área, mesmo assim, sou fissurado em esportes. Aqui onde eu moro, no interior da Bahia, não existe a prática da ginástica artística. Apesar disso, como eu sou um viciado em esportes e mais ainda, um viciado em ginástica artística, já fiz uns dois cursos em arbitragem. Não sou torcedor da equipe americana, e sim da "ginástica artística", pois, acho legal quando todas as ginastas acertam as provas. Eu achei muito justa e merecida a conquista da medalha de ouro no individual geral pela Gabrielle Douglas. Com certeza, foi uma das melhores apresentações nas últimas finais olímpicas. A Gabrielle Douglas praticamente não cometeu nenhuma falha, e nesse nível de ginástica, aqui me referindo ao nível olímpico, vence quem erra menos. Ela foi fria, e muito precisa em suas acrobacias.
    Webiston Barbosa Reis
    Brumado - Bahia

    ResponderExcluir
  4. Cara Andréa, você acha que Shawn johnson, que se aposentou, e anastasia liukin, não classifica para as Olimpíadas, fariam diferença na equipe? E vc acha que se Alicia Sacramone estivesse na Equipe, ela poderia levar o ouro para os EUA no salto ja que é a atual campeã mundial nesse aparelho?
    Abraços Fabrício Maciel

    ResponderExcluir
  5. Tenho no meu coração a Russa como melhor do mundo embora ontem não tenha levado o ouro (por não ter saltado tão bem). Mas mesmo assim a superioridade dela em relação às outras é incontestável e ontem ela deixou isso bem clar...
    Digo isso por que a escola russa é de uma ginastica bem mais difícil de ser cumprida. A leveza em seus movimentos, sua graciosidade, plasticidade, coreografia e etc. são qualidades que elas tem, mas que não é fácil adquiri-los. É muito prazeroso assistir a ginastica delas, mas elas ralam muito para deixar a ginastica bonita.
    Komova sempre foi criticada por ter psicológico fraco, mas nas olimpiadas ela provou que superou isso. Ser a ultima a ser apresentar no solo com a faca no pescoço e fazer aquela apresentação não é pra qualquer um. E uma prova de barra e trave dignas de ouro olímpico também!

    ResponderExcluir
  6. foi de partir o coração ver a komova perder mais uma vez! como ela disse no dia anterior da competição, não eh nda fácil competir em um estádio onde metade era torcedor americano...a pressão era muito grande pra ela! realmente torci mto pela Komova...ela é linda, graciosa, a considero sim superior a Douglas, não só pelo seu passado mais glorioso, como tb pelo que ela fez nessas olimpiadas! digna de medalha de ouro! só quem perde o ouro sabe a dor que é, então ela tem motivo sim pra chorar...pq ngm vai ali pra ganhar a prata!

    ResponderExcluir
  7. Nota Inflamada Nas Barras E Na Trave Da Gabby! ganhou O Ouro Pq Se Manteve Forte E Focada Desde O Primeiro Dia!

    Porém Nunca Terá Minha Admiração...Não Sei Como As Pessoas Gostam Do Solo Das Americanas..EH GROTESCO!

    Ginástica ERA Um Pefeito Equilíbrio De Força E Graciosidade, Saltos E Balé...ACHO QUE SÓ RUSSAS SE APROXIMAM DISSO!

    ResponderExcluir
  8. Komova chorou exatamente por esse motivo: por ter perdido o ouro para uma americana, mais uma vez! E, por isso, eu também nao me conformo. Era a vez da Komova...

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei triste com essa final, porque a melhor ñ venceu. Diferente do ano passado, onde mesmo sendo melhor muito melhor q a Wieber, Komova ñ mereceu o ouro no AA, em Londres ela mereceu, mesmo com o erro no salto. Eu realmente ñ entendo onde a Douglas foi melhor em execução de paralela em relação a Komova... como ela sobe em 0,533 a nota de execução de um dia pro outro fazendo a prova praticamente igual? 0,5 é muita coisa, Komova melhorou 0,2, mas dá pra perceber facilmente q ela acertou mais paradas de mãos. Gabby tb ñ mereceu 15,5 por aquela trave, NÃO.

    ResponderExcluir
  10. Poxa se a Komova tivesse acertado aquele salto, se ela tivesse conseguido repetir o 15.833 da final por equipes, ela tinha ganho o ouro, mas como o "se" não da medalha. A Gabby tá de parabéns ela foi brilhante nessa final, a Mustafina também foi ótima tirando aquela trave dela, enfim as três estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  11. A Gabby é uma atleta completa sim. E isso é indiscutível. Mas as notas de Gabby estavam tão infladas quanto a dos campeonatos americanos!. Gente, vamos acordar!! Nunca a Gabby havia tirado um 15,7 nas paralelas. A trave de 15,500 então nem se fala, ela executou da mesma maneira dos dias anteriores e suas notas foram bem menores.
    As notas de paralela foram todas infladas na final do AA, somente a Komova foi injustiçada e mantiveram a nota dela como já é de costume. Dou toda a razão pra ela chorar com essa roubalheira que houve nessa final.
    Mais para Vika a medalha é o de menos, pq ela sabe que é a melhor atualmente no mundo todo. Clássica, longilínea, forte e agora consistente! Tudo que uma ginasta de verdade precisa ter.

    ResponderExcluir
  12. todo mundo fala como se fosse o salto que tivesse tirado a komova! minha gente, vamo acordar! komova tinha chance sim de recuperar, não era o fim da competição! nas paralelas, ela tiraria essa diferença fácil, fácil! pq ela tem notas altissimas! mas os juizes decidiram dar um presentão a gabby, e aumentar a sua execução MISTERIOSAMENTE em 0,5 de um dia p outro!

    ResponderExcluir
  13. A Gabby Douglas mereceu o titulo do AA. Foi mais consistente e não deixou a pressão subir na cabeça, e é isso que a melhor ginasta das Olimpíadas deve ser. Claro que ela não tem tanta ginástica quanto tinha a Shawn e a Nastia, mas mereceu o titulo que conquistou.

    A Komova é uma ginasta mais limpa e melhor que ela, mas infelizmente deixa a pressão subir, e logo na primeira rotação, no salto, perdeu a medalha, uma pena. Não deveria estar chorando, afinal, fez uma excelente competição.

    Estava torcendo pela Aliya, e muito. Quase enfarto quando ela caiu na trave. Se ela não tivesse tido a lesão, seria ela a ginasta a ser batida e provavelmente ganharia o titulo, mas fico feliz pelo bronze. Ela é uma guerreira, espero que venha para o Rio. E as barras foram lindas! Amo a série!

    Foi uma excelente competição e fico feliz pelo resultado.

    ResponderExcluir
  14. Achei impressionante como a Douglas conseguiu melhorar a execução da pararela em 0.5 em apenas 2 dias. Mas são os árbitros, o que podemos fazer ? Komova, a verdadeira campeã olímpica <3

    ResponderExcluir
  15. comparar vika a gabby é o mesmo que comparar um teatro com uma discoteca!

    ResponderExcluir
  16. A final confirmou o q nós sabemos desde 2009, quando a Komova tinha 13 anos, ela é a melhor ginasta do ciclo, sem sombra de duvidas, encostou na Douglas mesmo tendo notas de solo e paralela injustas e tendo sua adversária com notas surrealmente infladas na trave e na paralela, Komova ñ chore, saiba q vc é a melhor e ainda calou quem diz q vc é fraca, venceu seus fantasmas, vc ganhou idependente da cor da medalha.

    ResponderExcluir
  17. pq vc n aceita os comentários andrea? que coisa chata!

    ResponderExcluir
  18. Gente, quando desespero!
    Bom acho a komova uma grandessíssima ginasta, sem duvidas uma das melhores que o mundo já viu, porem achei justo sim as notas de todas, principalmente a da Douglas. Douglas vencem a seletiva norte americana, que esta sendo julgada mais difícil que a comitiva olímpica. os EUA vem ganhando o ouro no individual geral desde 2004 em Atenas (Carly Patterson depois em 2008 com a Anastasia Liukin e agora com a Douglas...Sem contar os mundiais! Realmente foi uma pena o erro da Komova no salto, mas mesmo assim acho que a Douglas ainda levaria essa! Gostei bastante do resultado. Achei o Pódio lindo...tres ginastas de MUITÍSSIMA classe e TALENTO!

    ResponderExcluir