terça-feira, 7 de agosto de 2012

O OURO DO “REI ARTHUR ZANETTI” NA GINÁSTICA




Nada combina mais com a realeza do que o ouro, e essa foi a combinação perfeita entre o ginasta carinhosamente chamado de “REI ARTHUR ZANETTI” e sua gloriosa medalha de ouro nas argolas da Ginástica Artística.  
                A imagem não podia ser mais bonita, quando ele finalizou a saída após uma apresentação impecável, e abriu o largo sorriso de campeão. A emoção foi total quando saiu a nota, confirmando que Arthur Nabarrete Zanetti se tornava, naquele momento, o detentor da primeira medalha olímpica da Ginástica Brasileira. Arthur não só conquistou a medalha como foi o primeiro ginasta da América Latina a ganhar um ouro olímpico.
                Enquanto a festa acontecia na Arena de North Greenwhich e em todo o Brasil, eu chorava copiosamente. Fui tomada por um sentimento de grande emoção e de orgulho pela vitória, e por alguns segundos refleti sobre todas as dificuldades que o esporte atravessa para sobreviver no Brasil.
A falta de investimentos no esporte de base, a falta de reconhecimento pelo trabalho do professor de educação física, o esporte quase inexistente na escola, os baixos salários dos treinadores, os colaboradores de Federações e Confederações que trabalham voluntariamente, e etc..,etc...., são alguns dos inúmeros obstáculos que dificultam o desenvolvimento do esporte no Brasil. Fica então a pergunta: Como produzimos um campeão olímpico? Ainda contamos com o esforço e investimento pessoal dos atletas, familiares e treinadores. Os mais desinformados devem se perguntar, porque isso acontece se nunca tivemos tanta verba aplicada no esporte. É verdade, mas o que acontece é que os investimentos ainda são voltados para o alto rendimento, e pouco se faz pela formação de novos esportistas. Dessa forma os novatos que não tem condições de se manter treinando até conquistar algum resultado expressivo ficam pelo meio do caminho e assim muitos talentos são desperdiçados.
Então pensei que o ouro do Arthur tem um gostinho de superação misturado com muita determinação e é claro com o talento dele e do seu treinador Marcos Goto.
Parabenizo o ginasta, a CBG na gestão da Professora Maria Luciene Resende, o Comitê Olímpico, o SERC de Santa Maria, familiares, instituições e amigos que ajudaram nosso ginasta a alcançar este êxito.
                Quero deixar registrado que tive a honra de comentar a prova de argolas de Arthur Zanetti, o brasileiro que com muito orgulho deu ao Brasil a primeira medalha olímpica de ouro da Ginástica Brasileira. Desejo ao Arthur que aproveite muito este sucesso, mas que não se esqueça de que 2016 vêm aí e o Brasil está lhe esperando para brilhar dentro de casa.

Beijos
Andrea João

OBS: Na foto a visita de Arthur Zanetti e Marcos Goto aos estúdios do Sportv em Londres, onde concederam entrevista exclusiva para o canal.

13 comentários:

  1. Que orgulho!!! Fiquei emocionada com o ouro do Zanetti!!! Parei a minha aula de inglês para acompanhar com a minha aluna a apresentação do Zanetti!!! Emocionante!!!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, PARABÉNS REI ARTHUR ZANATTI como disse o comentarista Galvão Bueno ontem, parabens a toda Equipe que o cerca. Parabéns EsporTV e parabéns Andrea João que sempre com seus olhar sábio e inteligente nos enriquece com seus comentários. PARABÉNS BRASIL!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Andréa!

    Acompanhei as apresentações da Ginástica Artística pela Esportv e, respondendo o seu convite de interatividade, queria comentar sobre o que assisti.
    Primeiro gostaria de parabenizá-la pelos cometários. Ouvindo-a, aprendemos sobre este esporte tão bonito, preciso, difícil e concorrido. Gosto de acompanhar e graças a transmissão e seus comentários na Esportv, pude me sentir mais próximo, ao entender melhor, o que acontece na arena olímpica de North Greenwich.
    Qual foi sua impressão na final do solo feminino, com o ouro da americana Raisman? Na minha humilde opinião a medalha dourada deveria ter ficado com a Russa Catalina Ponor. Sua apresentação foi mais plástica e artística. Se hoje, tem se valorizado esta harmonia com o esporte, que tem como "artística" como sobrenome, o ouro para Ponor enfatizaria esta tendência. Uma pena também a Victória Komova não ter participado desta prova. Ela foi ótima neste "aparelho" nas finais da ginástica feminina. Pena também não ter levado nenhum ouro na competição. Tomara que ressurja no Rio em 2016.
    Bom... grande abraço e bom final de trabalho aí em Londres. Parabéns a toda equipe da esportv!

    Luciano Machado - SJCampos / SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, a apresentação artística está sendo mais valorizada mas não é só isso que conta na arbitragem. É preciso ver as dificuldades, ligações, requisitos etc.. por isso a Raisman pode ter levado vantagem, apesar da Ponor ter agradado mais aos olhos do público. Acho que em 2016 vamos ter um show espetacular. Obrigada por sua participação no blog. Bjs

      Excluir
  4. Andrea, você tem algum facebook que eu possa acompanhar.

    Estou curtindo muito seu trabalho em Londres.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Queria dizer que sou super-fã dos atletas da ginastica brasileira e ontem ver o Arthur ganhando a medalha de ouro foi um momento muito emocionante, mais ainda foi ver como você (Andrea) ficou emocionadíssima com o feito, o interessante é que não tínhamos a sua imagem, mas a voz travada ou a falta dela demonstrou toda a paixão, dedicação e orgulho que você tem por este esporte. Detalhe: eu me acabei de chorar também. Adoro o seu trabalho. Beijossss

    ResponderExcluir
  6. Olá, Andrea.

    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela excelente participação na cobertura das Olimpíadas pelo canal SporTV, e também ao próprio canal, pela cobertura completa e de altíssima qualidade de todas as modalidades. Assistir as provas de Ginástica Artística ao vivo e sentir a emoção na pele através da narração fez com que a sensação de ver o Arthur conquistando a primeira medalha brasileira fosse muito mais intensa. Deixo aqui meus parabéns!

    Acredito que aqui não seja o lugar ideal para lhe perguntar, mas tenho 22 anos e sempre tive interesse em Ginástica Artística. Tenho pleno conhecimento de que atletas de alto nível começaram seu treinamento desde muito cedo, ainda crianças, se destacaram e deram continuidade até chegarem ao nível em que estão, e sei que é impossível almejar chegar a nível profissional começando tão tarde.

    Porém, meu interesse é pelo esporte em si, pela melhora de qualidade de vida e usufruir dos benefícios da Ginástica Artística.

    Há alguma possibilidade de iniciar a prática de G.A. com a minha idade com o intuito de apenas praticar, ou mesmo assim não? Minha vontade é exclusivamente por uma superação própria que quero cumprir, pelo gosto e prazer de praticar um esporte que admiro, sem qualquer pretensão de competir.

    Treino musculação há 5 anos e bom preparo físico. Ainda tenho chances?

    Parabéns pelo seu trabalho.
    Rafael

    rafaelfnunes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, desculpe a demora em responder. Com certeza é possivel iniciar a prática da ginástica com a sua idade. Como vc já sabe não com finalidade de alto rendimento, mas apenas por gosto pela atividade. Você deve seguir a metodologia de iniciação normalmente, pelos elementos básicos e progredir de acordo com o seu grau de condicionamento físico e habilidade. E lógico antes de praticar passar por um exame médico que te libere para a prática deste esporte. Espero ter ajudado. Bjs

      Excluir
  7. Oi Andrea João, tudo bem? Me chamo Gabriella S. Belasco tenho 12 anos e sou de bh,Minhas Gerais.
    Adoro acompanhar as olimpíadas e, uma das coisas que eu mas gosto nelas é a ginástica, é incrível a flexibilidade dos ginastas, parece que eles não tem ossos, kkk.
    Sei que não é sua especialidade mas, queria que, se possível, me ajudasse em uma coisa:
    Tenho o sonho de ser nadadora profissional como o César Cielo e o Michael Phelps, o problema é que aqui em BH, a única escola profissional mesmo de natação é a MINAS TÊNIS.
    Não sei se sabe mas o custo para entrar naquela escola é de, em média 500,00.
    Pode parecer barato pra você, já que deve ser rica né? kk...
    Mas em fim, o problema é este, o custo é muito alto para mim e não acho sistemas de bolsa também, queria saber se você pode me ajudar, falando de mim e do meu sonho na tv, para que talvez alguém possa me ajudar e quem sabe ser meu patrocinador.
    Pode ter certeza que se eu conseguir, vou trazer muitíssimas medalhas de OURO para o Brasil!
    Muito obrigada pela sua atenção e eu sou sua fã!!!!
    Me ajuda aê gente!
    beijão!
    meu e-mail: gabriellabelasco@yahoo.com.br


    tchau! *__*

    ResponderExcluir